Campo Maior “caminha pela liberdade” para promover a literacia

“Caminhar pela Liberdade” foi o mote para a segunda edição da iniciativa “Caminhada pela Literacia”, na tarde desta quinta-feira, 29 de setembro, em Campo Maior, promovida pelo Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro (CIPGCRN).

A participar, nesta caminhada, de acordo com a diretora do CIPGCRN, Cristina Lages, estiveram mais de 60 pessoas, que tiveram oportunidade de conhecer, no decorrer do percurso, o que representaram de determinados pontos históricos da vila, antes e depois do 25 de Abril. “Procuramos caracterizar aquilo que era um Campo Maior rural e agora um Campo Maior mais industrial, com todos os benefícios que isso trouxe para a vida dos campomaiorenses”, adianta.

Durante o percurso, e através de “uma narrativa histórica”, procurou-se recordar, entre outros, Tello da Gama, bem como a influência do comendador Rui Nabeiro no desenvolvimento de Campo Maior.

A cada um dos participantes nesta caminhada, para além de uma t-shirt e furta, foram oferecidos dois livros, até porque o grande objetivo da iniciativa é incentivar à leitura, sobretudo dos mais jovens. “Os nossos alunos aderiram todos ao eventos e ainda temos outros jovens, da comunidade, que também estão connosco”, diz ainda Cristina Lages.

Esta caminhada realizou-se no âmbito da iniciativa “Setembro – Mês da Alfabetização e das Literacias”, promovida pela Associação para a Formação e Educação de Adultos.