Ferido com gravidade evacuado de helicóptero

Um acidente com uma máquina rebarbadora feriu com gravidade um homem, num dos membros superiores.

A vítima foi transportada por familiares para o Hospital de Santa Luzia de Elvas, onde foi assistido.

Devido à gravidade das lesões, o homem foi posteriormente transportado para o Hospital de Santa Cruz (Carnaxide) pelo helicóptero do INEM que aterrou no Campo Pedro Barrena, no Estádio Municipal de Elvas.

 

Procissão do Regresso dos Pendões ligou a Piedade à Sé

A Procissão do Regresso dos Pendões ligou o Santuário da Piedade à Sé de Elvas, na tarde deste domingo, 25 de setembro, e foi acompanhada em direto pela reportagem da Rádio ELVAS. O cortejo religioso saiu da Piedade pouco depois das 17 horas e chegou à Praça da República às 18.10 horas.

Carlos Damião, juiz da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, à nossa reportagem, fez um balanço positivo da feira e das festas deste ano, salientando muitos participantes na Procissão do Pendões no dia 20 e muitos presentes no Parque da Piedade, deixando os comerciantes satisfeitos com a afluência, confessando que aceita as críticas construtivas mas não as outras.

O padre Ricardo Lameira, reitor do Santuário da Piedade, referiu à Rádio ELVAS que os dias 20, 21, 22 e 23 foram o ponto alto da festa religiosa e apontou que as duas facetas destes dias, a feira e a festa religiosa, correram bem.

Vicente Grenho, presidente da Direção da Banda 14 de Janeiro, aos nossos microfones, mostrou-se orgulhoso pela banda interpretar o Hino do Senhor Jesus da Piedade, porque “as pessoas dizem que ninguém toca como nós”, referiu.

Com a entrada dos últimos pendões na escadaria e adro da Sé, ouviu-se o “último foguete” do São Mateus 2022, com o seu estralejar a ser acompanhado em direto pela Rádio ELVAS, que, às 9 horas de dia 20, já acompanhara o “primeiro foguete”.

Agora, vivam as Festas do Senhor Jesus da Piedade e a Feira de São Mateus, em 2023!

Pinturas rupestres de Esperança alavancam turismo de Arronches

Ciente do atraso que Arronches enfrenta, em comparação a outros concelhos da região, na área do turismo, o presidente da Câmara, João Crespo, não tem dúvidas que “há muito a fazer” e a explorar ao nível desse importante motor de desenvolvimento.

Tendo a freguesia de Esperança uma das maiores manchas de pintura rupestre da Península Ibérica, é por aí que a autarquia quer começar a alavancar o turismo do concelho, sendo esta uma das suas “grandes potencialidades”. “É um aspeto que foi, em tempos, trabalhado, mas que depois deixou de ser”, recorda o autarca.

“Há aqui necessidade de trabalhar muito essa área, e nós estamos empenhados em dar início. Aliás, já fizemos alguns contactos com uma instituição de ensino superior para que possamos protocolar o retomar desses estudos arqueológicos no nosso concelho, nomeadamente no estudo das pinturas rupestres, mas também de outros vestígios arqueológicos”, adianta João Crespo.

Muito recentemente, foi descoberta no Monte do Rebôlo, em Arronches, pelos proprietários do terreno, uma estátua-menir antropomórfica, que, após uma primeira observação efetuada por um arqueólogo especializado no assunto, se julga ser da Idade do Bronze, à semelhança da que foi encontrada em Esperança no início do século passado.

Não sendo o turismo arqueológico de massas, poderá, ainda assim, diz João Crespo, aportar alguma riqueza para o concelho. “É um turismo muito focado em públicos específicos, são pessoas que vêm, que ficam por alguns dias e que deixam aqui também algum dinheiro, importante para as empresas da área”, remata.

Situado no meio de um pinhal, na encosta da Serra de Louções, o Abrigo rochoso de Vale de Junco, ou Lapa dos Gaivões, em Esperança, foi classificado como “Monumento Nacional” em 1970, devido ao conjunto de pinturas rupestres executadas maioritariamente a ocre vermelho nas suas paredes interiores.

Inscrições abertas para última prova do Kids Urban Run

A última prova do Campeonato Kids Urban Run, iniciativa desportiva promovida pelo Campo Maior Trail Runners, está marcada para o feriado de 5 de outubro, na freguesia de Degolados, onde serão consagrados os campeões e campeãs dos quatro escalões (dos cinco aos sete anos; dos oito aos nove; dos dez aos 12; e dos 13 aos 16).

A prova decorre no Campo de Futebol de Degolados, sendo que o secretariado abre às 9.30h.

Esta etapa conta com o apoio do Município de Campo Maior, a União de Futebol de Degolados, da Junta de Freguesia de Degolados e da Delta Cafés, estando inserida na programação da Semana do Desporto de Campo Maior.

As inscrições encontram-se abertas e podem ser feitas aqui.

Maria Teixeira venceu a final feminina do Torneio de São Mateus

Maria Beatriz Teixeira venceu este domingo, 25 de setembro, a final feminina do 30.º Torneio de São Mateus em ténis, que tem vindo a decorrer desde sexta-feira nos courts do Clube Escola de Ténis de Elvas.

No encontro decisivo da competição, Maria Beatriz Teixeira derrotou Carla Tomai em dois sets, pelos parciais de 6-1 e 6-4.

O Torneio de São Mateus é uma organização da Associação de Ténis do Alentejo, com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, Delta Cafés, Clube Escola de Ténis de Elvas e Município de Elvas.

28ª Festa da Malha irá decorrer em Mourão

A 28ª Festa da Malha irá decorrer no próximo dia 2 de outubro, no Campo de Futebol da Aldeia da Luz, em Mourão, estando o início do torneio previsto para as 09.30 horas.

A Festa da Malha, organizada anualmente pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e seus municípios associados, contou com a sua primeira edição em 1993, tendo registado uma evolução gradual até aos dias de hoje.

Mantendo o seu carácter cultural e social, este evento desportivo mobiliza a participação de miúdos e graúdos, permitindo desta forma manter vivo e enraizado um jogo popular absolutamente histórico.

A edição deste ano conta, pela primeira vez, com o Escalão Família, em que um dos elementos deverá ter até 12 anos e o outro elemento deverá ter mais de 12 anos, havendo entre os mesmos uma relação de parentesco familiar.

Para a 28ª edição da Festa da Malha esperam-se cerca de 400 participantes, sendo este um evento aberto ao público, para o qual está desde já convidado a assistir.

CD Badajoz derrotado em Madrid

Esta manhã, o CD Badajoz foi derrotado pelo Real Madrid Castilla no Estádio Alfredo Di Stéfano, na Cidade Desportiva do Real Madrid, por três golos a um, naquela que foi a segunda derrota consecutiva do Badajoz no grupo I da Primeira RFEF, temporada 2022-2023.

O CD Badajoz chegou a Madrid com inúmeras baixas no plantel (cinco por lesão e uma por suspensão), depois de ter mostrado sensações menos boas na última jornada, após a derrota frente ao Algeciras, e não houve melhoria na imagem no jogo desta manhã pela equipa alvinegra.

A filial madrilena foi uma tempestade na primeira parte e conseguiu chegar ao intervalo com três golos a seu favor. O primeiro golo foi marcado por Dotor (minuto 20) e mais tarde o seu parceiro Arribas conseguiu marcar dois golos (minuto 27 e minuto 41).

O único golo do CD Badajoz veio de penalti aos 90 minutos, marcado por Zelu.

Após esta derrota, o CD Badajoz continua com cinco pontos na classificação. No próximo sábado, 1 de outubro, a equipa de Badajoz joga a sexta jornada da Liga, onde defronta o Racing de Ferrol, no Estádio Civitas Nuevo Vivero (20h00 espanhol, 19h00 português).

“O Elvas” goleia o Almeirim em juvenis

Os juvenis (sub-17) de “O Elvas” bateram por 6-0 o União de Almeirim, na sexta jornada da Série C da primeira fase da II Divisão do campeonato nacional, num encontro que teve lugar no Campo Patalino do Estádio Municipal, na manhã deste domingo, 25 de setembro. Manuel Batista (dois) e Gonçalo Piçarra (dois), ao lado na foto, apontaram quatro dos seis golos elvenses.

No primeiro tempo, os alentejanos marcaram três golos em 18 minutos, através de Manuel Batista (6 minutos), Bernardo Soares (20) e Gonçalo Piçarra (24). No segundo período, os golos chegaram por Simão Tinoco (54 minutos), Gonçalo Piçarra (56) e Manuel Batista (90). A equipa do Ribatejo não mostrou argumentos para discutir o resultado deste encontro.

Francisco Carvão, treinador do conjunto elvense, à reportagem da Rádio ELVAS, no final do desafio, considerou que “tudo foi fácil” para a sua equipa, que “não é tão má” quanto a goleada em Alverca, nem “tão boa” como o resultado deste encontro, onde aproveitou “para rodar jogadores com menos minutos”.

Resultados da jornada: “O Elvas”, 6 – Almeirim, 0; Louletano, 3 – Despertar de Beja, 2; Casa Pia, 1 – Benfica B, 2; Sporting B, 4 – Lusitano de Évora, 0; Barreirense, 1 – Farense, 1; e Portimonense, 0 – Alverca, 1.

Classificação: 1ºs Sporting B e Casa Pia, 15 pontos; 3º Benfica B, 13 pontos; 4ºs Louletano e Barreirense, 12 pontos; 6ºs Farense, “O Elvas” e Portimonense, 7 pontos; 9º Alverca, 6 pontos; 10º Lusitano de Évora, 4 pontos; e 11ºs Despertar de Beja e Almeirim, 3 pontos.

Na próxima jornada, marcada para domingo, 2 de outubro, “O Elvas” desloca-se a Beja, para defrontar o Despertar, às 11 horas.

António Maio é heptacampeão nacional de TT

António Maio, piloto alentejano natural de Rio de Moinhos (Borba), sagrou-se campeão nacional absoluto de TT pela sétima vez, depois de terminar em segundo lugar o segundo setor seletivo da Baja TT Sharish Gin, disputado este domingo em Reguengos de Monsaraz.

O campeonato nacional de Todo-o-Terreno termina entre os dias 27 e 29 de outubro, com a Baja Portalegre 500. Com o título nacional já alcançado, o major da GNR vai poder concentrar-se em conquistar a sua 8ª vitória na Baja Portalegre 500.

Iniciados de “O Elvas” vencem em Fronteira e lideram

Os sub-15 (iniciados) de “O Elvas” venceram o Fronteirense por duas bolas a uma, na segunda jornada da Série D da primeira fase da II Divisão do campeonato nacional, num triunfo que deixa os elvenses na liderança da prova. O desafio teve lugar na manhã deste domingo, dia 25, no Estádio Cândido de Oliveira, em Fronteira.

Simão Cordeiro (na foto ao lado) apontou os dois golos azuis-e-ouro, na primeira parte, aos 18 e 36 minutos; só na compensação, aos 80+2 minutos, os visitados marcaram, depois de “O Elvas” ter desperdiçado, no segundo tempo, duas ou três boas ocasiões para dilatar o marcador.

Resultados desta jornada: Fronteirense, 1 – “O Elvas”, 2; União de Tomar, 0 – Benfica B, 2; Oeiras, 0 – Sporting B, 0; e o jogo Torreense – Peniche foi adiado para 27 de novembro.

Na classificação atual, com duas jornadas disputadas, “O Elvas” é a única equipa com seis pontos e lidera a tabela: 1º “O Elvas”, seis pontos; 2º Benfica B, 4 pontos; 3º Fronteirense, 3 pontos; 4º Oeiras, 2 pontos; 5ºs Peniche, União de Tomar e Sporting B, 1 ponto; e 8º Torreense, zero pontos.

A jornada três está marcada para domingo, 2 de outubro, quando “O Elvas” receber o Oeiras. Note-se que esta partida vai ser disputada sem público nas bancadas, pois o clube cumpre o segundo de dois jogos de castigo nessa condição.

Grupo Nabeiro promove evento de inovação Delta 2022 a 4 de outubro

O Grupo Nabeiro promove no próximo dia 4 de outubro, no cineteatro do Capitólio, no Parque Mayer, em Lisboa, o evento de inovação Delta 2022 – Try the Reverse, “onde o futuro do café vai ganhar um novo sentido”.

De acordo com o Grupo Nabeiro, “novas perspetivas que elevam a experiência do café a um patamar superior estão prestes a acontecer”. O evento, que tem início marcado para as 10.30 horas, contará com a presença do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro.

Município de Montemor estabelece parceria com a APORMOR

O município de Montemor-o-Novo tem vindo a estreitar ligações com a APORMOR, no sentido de evidenciar a importância do mundo rural.

O presidente da Câmara de Montemor, Olímpio Galvão recorda que este é concelho “com maior encabeçamento de gado bovino do país, daí que o produto de excelência desta terra é o gado e a APORMOR é a associação mais importante, dessa economia, para escoar esse produto”.

Olímpio Galvão enaltece o papel dos leilões realizados, semanalmente, na APORMOR. Para o presidente a questão do mundo rural é preciso defender e é ainda mais importante estarmos bem relacionados”.

A APORMOR é” agora uma grande parceira” do município, acrescenta Olímpio Galvão, não só pelo escoamento de produtos, mas também “pelos colóquios que faz, onde se questiona a soberania alimentar, o ordenamento do território rural, coisas que nos fazem orientar para o futuro, e esta ligação entre o município e o mundo rural é cada vez mais importante”.

Município de Montemor-o-Novo e a APORMOR que celebram protocolo, numa parceria, com o objetivo de evidenciar o mundo rural, do concelho.

Nuno Franco Pires apresentou Sombras da Raia em Elvas

“Sombras da Raia”, o terceiro romance do elvense Nuno Franco Pires, foi apresentado na tarde de ontem, sábado, dia 24 de setembro, nas instalações da Fábrica-Museu da Ameixa.

O livro, ainda que de caráter ficcional, narra nas suas 323 páginas muitos episódios históricos de Elvas e Badajoz ao longo do século passado e destes primeiros anos do século XXI, através de três famílias desta zona fronteiriça.

 

Livro de Rui Rosado Vieira apresentado em Campo Maior

O campomaiorense Rui Rosado Vieira apresenta este domingo, 25 de setembro, o livro “Campo Maior no centro de um conflito internacional”, pelas 16 horas, no auditório do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada, em Campo Maior.

A mais recente obra de Rui Vieira é baseada em documentação até aqui inédita, que destaca o papel preponderante de Campo Maior e dos campomaiorenses nos intensos conflitos militares e sociais que assolaram a Europa e o continente americano, desde a Guerra das Laranjas até à Guerra Civil de 1832-1834, passando pelas Invasões Napoleónicas e os tumultos sociais e políticos provocados na praça de Campo Maior.

Caminhantes de Vila Boim percorrem trajeto até à Piedade

Cerca de 30 pessoas caminharam este domingo, dia 25, entre Vila Boim e o Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

Esta caminhada, “que vem já sendo uma tradição, correu bem”, segundo Francisco Arrifes, do Grupo Amigos Dez e Meia de Vila Boim.

“Apesar de este ano o grupo vir um pouco desfalcado, o pessoal gosta e nós continuamos a organizar a caminhada. Houve anos em que fizemos ida e volta mas começa a ser cansativo e então fazemos só o percurso até ao Santuário”.

À chegada ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade, os caminheiros assistiram à missa de domingo, como vem sendo hábito.

Alandroal vai concluir escola básica em investimento de três milhões

A obra de conclusão da Escola Básica Integrada Diogo Lopes de Sequeira de Alandroal vai finalmente avançar. O auto de consignação entre a câmara municipal de Alandroal e a empresa responsável pela obra já foi assinado e em causa está um investimento de cerca de três milhões de euros.

O projeto para esta escola prevê “a construção de um pavilhão gimnodesportivo que vai servir não só a comunidade escolar como também toda a população do concelho. Por outro lado, vão ser construídas duas salas novas para o pré-escolar”, segundo o presidente da câmara, João Grilo.

O projeto vai ter um prazo de execução de dois anos e o município de Alandroal tem que investir cerca de 700 mil euros, “devidamente enquadrados no orçamento municipal. Vamos ainda tentar que o Ministério da Educação aumente a sua comparticipação para que nós possamos reduzir a nossa e canalizar esse valor para outros investimentos”.

Esta obra é financiada por fundos comunitários, Ministério da Educação e município de Alandroal. Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo, explica que “felizmente que a câmara de Alandroal conseguiu resolver este problema, uma vez que temos aqui a guilhotina de final de 2023 para concluir projetos, uma vez que os que não tiverem contrato assinado ou pelo menos 10 por cento de taxa de execução cairão”.  Para Ceia da Silva, esta escola vai “dignificar o acolhimento às crianças e jovens e tudo o que seja dar melhores condições na educação é trabalhar no futuro e nas gerações vindouras”.

A conclusão da escola Básica Integrada Diogo Lopes de Sequeira de Alandroal está orçamentada em cerca de três milhões de euros, cabendo 700 mil euros ao município local, 170 mil euros ao ministério da educação e os restantes dois milhões e cem mil euros são financiados pelo Portugal 2020.