Assembleia da República vai apreciar Petição da Plataforma Alentejo

A Assembleia da República comunicou ao Secretariado da Plataforma Alentejo que vai apreciar a sua Petição nº 622/XIII/4ª na Reunião Plenária da próxima quarta-feira, dia 28 de setembro, a partir das 15 horas.

A Petição “Plataforma Alentejo – Estratégia Integrada de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional”, apresenta um conjunto de prioridades no domínio das acessibilidades e transportes que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento sustentável de toda a região do Alentejo, bem como para a sua coesão social, territorial, ambiental e energética, com benefícios para a totalidade do território nacional.

Entre outras prioridades, a Plataforma Alentejo exige que se considere o Aeroporto Internacional do Alentejo/Beja como parte do sistema aeroportuário nacional. É ainda prioritária a eletrificação e modernização das Ligações Ferroviárias Sines-Caia por Beja (com ligação à Funcheira – Linha do Algarve) e Portalegre-Abrantes.

A Plataforma Alentejo reclama ainda a requalificação, em perfil de autoestrada, ligando o nó da A26 a Beja, e a ligação do nó da A23 (Nisa) ao nó da A6 (Estremoz).

No âmbito da apreciação da Petição na Assembleia da República, os membros do Secretariado da Plataforma Alentejo estão a organizar uma delegação para seguir presencialmente o debate na AR.

Os restantes membros da Plataforma Alentejo, e todos os outros interessados neste debate, podem seguir o debate através do Canal Parlamento, disponível na TDT, nos canais por cabo, no sítio da internet da Assembleia da República (www.parlamento.pt), na área do Canal Parlamento ou no Facebook do Canal Parlamento.