“AlViGen permite identificar problemas mais cedo”, diz investigador do InnovPlantProtect

O projeto “AlViGen: Criação de pólo no Alentejo para a Vigilância Genómica de doenças na agricultura”, liderado pelo InnovPlantProtect (InPP) em parceria com a Universidade de Évora (UÉ), é um dos vencedores da 4ª edição do Programa Promove, na categoria de projetos-piloto inovadores.

Ricardo Ramiro (na foto) foi o investigador do laboratório de Elvas responsável pelo projeto e, em declarações à Rádio ELVAS, explica que “vai ser possível distinguir as diferentes espécies de fungos existentes nas culturas em Portugal, mas também as diferentes estirpes que chegam ao país

De acordo com o responsável, esta vigilância vai ser aplicada, numa fase inicial, ao trigo e ao olival: iremos identificar quais as espécies de fungos que circulam no ar e também caracterizar as estirpes de dois fungos chave nestas culturas: Puccinia striiformis f.sp. tritici (ferrugem amarela no trigo) e Colletotrichum spp. (gafa no olival). Tal permitirá detetar precocemente e de forma rápida as estirpes destes fungos e algumas das suas características, incluindo virulência e resistência a fungicidas/pesticidas”.

Ricardo Ramiro explica que “com esta vigilância genómica vai ser possível identificar os fungos antes dos sintomas serem visíveis. Então, o que vamos fazer é colocar nos campos uma espécies de armadilhas, com aspeto de um funil, sendo que o ar circula para dentro desse funil e os poros dos fungos ficam acumulados numa espécie de uma membrana”.

Para o InnovPlantProtect, este prémio, no valor de 150 mil euros, “vai permitir prestar mais um serviço. Já os agricultores, vão poder detetar os problemas mais cedo”.

Este projeto permitirá ao laboratório InnovPlantProtect criar capacidade para detetar precocemente doenças de múltiplas culturas, através de métodos moleculares que permitem identificar características importantes dos agentes patogénicos, tais como virulência, variedades suscetíveis e resistência a fitofármacos, beneficiando produtores e entidades/autoridades governamentais.

A quarta edição do programa Promove 2022 concedeu apoios a fundo perdido de perto de 3,6 milhões de euros a um total de 13 projetos-piloto inovadores, 7 projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) mobilizadores e 9 ideias inovadoras