Incêndio urbano deflagrou em Elvas

Um curto-circuito numa arca frigorífica, instalada na cozinha da habitação, terá sido a causa do incêndio que deflagrou na noite desta segunda-feira, dia 19, na Rua Manuel Gomes Estela, em Elvas.

O alerta foi dado cerca 22.55 horas, de acordo com o CDOS de Portalegre, tendo sido acionados os Bombeiros Voluntários de Elvas e a PSP de Elvas, com quatro veículos e 12 operacionais.

Um compartimento da habitação acabou por ficar danificado e a moradora foi assistida no local.

Novas residências do Politécnico de Portalegre avançam

Com a assinatura dos contratos de financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), no passado dia 15 de setembro, foi dado um passo fundamental para a concretização das novas residências de estudantes do Politécnico de Portalegre e a ampliação da sua Residência dos Assentos.

O financiamento atribuído, no valor superior a 7 milhões de euros, vai permitir ao Politécnico de Portalegre continuar a investir na melhoria das condições de alojamento e bem-estar dos estudantes deslocados.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

As novas residências ficarão localizadas no centro da cidade. A futura residência de estudantes, no Palacete do Visconde dos Cidraes, na Rua 5 de Outubro, terá capacidade para 79 camas. Na Rua Mouzinho de Albuquerque, a adaptação de um edifício existente, permitirá que aí sejam disponibilizadas 9 camas.

A par de aumentar a oferta de alojamento para os seus estudantes, com a intervenção nestes dois edifícios, o Politécnico de Portalegre contribui para revitalizar a zona histórica.

No que se refere à ampliação da residência existente, no Bairro dos Assentos, está projetado um novo edifício que reunirá as condições para que sejam instaladas mais 82 camas, estando ainda prevista a beneficiação de toda a atual infraestrutura.

No total, serão disponibilizadas 170 novas camas para os alunos do politécnico.

[/shc_shortcode]

PSP deteve quatro homens entre 12 e 18 de setembro

No período entre 12 e 18 de setembro, o Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou nove operações de fiscalização rodoviária, com 273 veículos controlados e dez autos de notícia por contraordenação levantados: quatro por falta de inspeção periódica obrigatória, três por falta de seguro obrigatório, um por não utilização do cinto de segurança durante a condução, um por condução sob efeito do álcool e um por utilização do telemóvel no ato de condução.

Foram ainda realizadas cinco ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária e duas ações de vigilância e fiscalização no âmbito dos incêndios rurais.

No mesmo período, foram detidos quatro homens com idades compreendidas entre os 25 e os 65 anos: três por condução de veículo automóvel com excesso de álcool (Taxa de Álcool no Sangue de 2,07, 2,27, e 2,32 gramas de álcool por litro de sangue) e um por posse de arma proibida.

Registou-se ainda um acidente de viação, do qual resultaram danos materiais nas viaturas intervenientes.

Banda 1º de Dezembro em concerto no Jardim de Campo Maior

A Banda 1.º de Dezembro apresentou-se em concerto na de sábado, 17 de setembro, no Coreto do Jardim Municipal, no contexto da edição 2022 da Rota dos Coretos Alentejanos.

Esta foi uma iniciativa da Fundação INATEL, com o apoio da Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre e do Município de Campo Maior.

O muito público presente desfrutou da qualidade musical a que já nos habituou a Banda 1.º de Dezembro que apresentou um repertório variado e muito animado sob a batuta do Maestro Francisco Pinto.

No concerto houve ainda espaço para a canção, com as vozes dos campomaiorenses Leonor Alegria e Duarte Silvério acompanhadas pelos músicos da Banda 1.º de Dezembro.

Durante o evento, no qual marcou presença a vereadora São Silveirinha, a Banda 1.º de Dezembro fez entrega de diplomas de boas vindas a alguns dos músicos que recentemente passaram a integrar ou regressaram à sua formação.

Duo Hélio e Eurico esta segunda-feira à noite na Piedade

O Palco da Feira da Expo São Mateus irá ser animado, esta segunda-feira, dia 19 de setembro, pelo Duo Hélio e Eurico, a partir das 21 horas.

Seguem-se, neste palco secundário da Expo São Mateus, Moura Encantada (quarta-feira, dia 21), Baile com Jorge e Célia (quinta-feira, dia 22), Xumbo Torto (sexta-feira, dia 23) e Brigada 14 de Janeiro (sábado, dia 24).

No Palco São Mateus, o palco principal, vão atuar os Filhos da Madrugada, Quim Barreiros, DJ Diazz, no dia 20; Grupo Voz Amiga, Anjos e DJ Cyer G, no dia 21; Os Raiz; Bárbara Tinoco e DJ Grouse, no dia 22, B3L2, Plutonio e Oskar Dj, no dia 23, e no último dia de animação musical, dia 24, Rumo ao Sul, The Gift e Francisco Cunha.

Ao longo destes dias, a Bandalheira Street Band e a Trupe Euterpe vão animar o espaço da feira. Todos os espetáculos são de entrada gratuita.

Raquel Trabuco vence em Fregenal de la Sierra

A atleta elvense Raquel Trabuco competiu no passado fim-de-semana em Espanha, onde obteve dois lugares no pódio.

No sábado, dia 17, alcançou o segundo lugar nos seis quilómetros de La Zarza; e, no domingo, 18 de setembro, ficou em primeiro lugar em Fregenal de la Sierra.

Para Y Come com restaurante na Expo São Mateus

Um dos restaurantes com presença, pela primeira vez, na Expo São Mateus, no Parque da Piedade, é o Para Y Come, de José Reis e Augusta Coutinho.

De acordo com os proprietários do estabelecimento foram convidados pela autarquia de Elvas a participar no certame, tendo ambos esperança que o negócio, no decorrer do evento, corra bem.

Para os clientes, de uma vasta ementa, o Para Y Come tem disponíveis, entre outros, lulas com bacon, bacalhau dourado, leitão, picanha e plumas de porto preto.

Cosmética Brasil dá a conhecer produtos na Expo São Mateus

Entre as várias empresas com um stand na edição deste ano da Expo São Mateus, em Elvas, encontra-se a Cosmética Brasil.

Com loja, salão de cabeleireiro feminino e estética, na Alferes Cristóvão Pinto, em Elvas, a Cosmética Brasil está no certame, revela o proprietário, Carlos Freire, para, acima de tudo, divulgar os seus “produtos de qualidade” para cabelos, mas não só.

Carlos Freire adianta que, no stand, tal como na loja, é possível encontrar produtos específicos para cada tipo de pessoa e cabelo: “temos hidratações para cabelo, champôs, condicionadores, máscara capilar, produtos para crescimento capilar, vitaminas, antiqueda, temos toda a parte de alisamento”.

Na Cosmética Brasil, há ainda produtos e ferramentas de trabalhos destinados a esteticistas, para além de uma marca dedicada, em exclusivo, ao sexo masculino.

Quercus promove quarto curso sobre biodiversidade fronteiriça

Tem início esta segunda-feira, 19 de setembro, o quarto curso de formação sobre biodiversidade fronteiriça, promovido pela Quercus, como parte integrante do projeto BIOTRANS, um projeto de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha.

A ação, cofinanciada pelo FEDER através do Programa Interreg, tem por objetivo a gestão conjunta e integrada da conservação da biodiversidade na região da EUROACE (Centro-Alentejo-Extremadura), através da implementação de ações conjuntas e sinérgicas entre parceiros ibéricos para proteger e conservar a biodiversidade da área, explica José Janela, da Quercus, na edição desta semana do “Ambiente em FM”.

Este é um curso “lecionado no formato telemático, gratuito e aberto, que inclui webinares temáticos com especialistas”, tendo a duração de cinco semanas, num total de 25 horas (incluindo cinco sessões síncronas de uma hora). Decorre em horário pós-laboral.

De acordo com o ambientalista, “a singularidade e diversidade biológica existente ao longo da fronteira, assim como a necessidade de conservar e valorizar a biodiversidade e os espaços naturais transfronteiriços com extensos ecossistemas e áreas naturais protegidas, é um dos fatores valorizados. O conhecimento da biodiversidade regional por parte dos cidadãos é importante para a sua conservação”.

“Sensibilizar e divulgar os valores naturais, dar a conhecer a biodiversidade transfronteiriça, identificar os distintos problemas e riscos ambientais que se possam gerar nas atividades e projetos de desenvolvimento assim como as possíveis soluções e medidas de intervenção e sensibilizar sobre vigilância ambiental” são os principais objetivos deste curso.

Bandalheira Street anima São Mateus com repertório português

Na Expo São Mateus, que teve início na passada sexta-feira, na noite desta segunda-feira, dia 19, no Palco da Feira, há espetáculo com o Duo Hélio e Eurico, a partir das 21 horas.

Quem também tem animado as noites de São Mateus é a Bandalheira Street que, como explica Nuno Pires, um dos elementos do grupo, é composto por elementos pela Banda e da Brigada 14 de Janeiro.

“Nós tocamos repertório, basicamente português. Fazemos adaptações a repertório português e tentamos animar o máximo possível onde estamos”, adianta Nuno Pires. Atualmente, a Bandalheira Street é composta por seis elementos. “Pode ser que o grupo tenha tendência para ganhar mais elementos, mas, por enquanto, estes seis são mais que suficientes”, garante.

“É sempre um privilégio tocar no São Mateus. É uma festa, para nós muito especial, e fazemos isto com muito gosto, com muita paixão”, remata Nuno Pires.

São Silveirinha: “Pés no Chão” põe Campo Maior no mapa cultural português

O Festival Internacional de Dança “Pés no Chão” terminou ontem, domingo, 18 de setembro, em Campo Maior, com a apresentação de “O Que Uma Vez Foi”, de Maria Lama, no adro da Igreja Matriz.

A bailarina, e professora de dança, explica que esta é uma performance que aborda um sentimento único português: a saudade. Este espetáculo, adianta Maria Lama, leva a “refletir na saudade daquilo que é positivo, quando tentamos esquecer o negativo”.

“Eu acho que devemos ter presente o que não queremos para poder avançar. É pensar sobre as memórias, a nostalgia, sobre o que quisemos fazer um dia e não fizemos, mas que podemos fazer, porque o futuro não está escrito”, revela ainda a bailarina sobre a temática do seu espetáculo.

Já em jeito de balanço daquilo que foi esta primeira edição do festival, a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, garante que este terá, seguramente, continuidade, por mais que haja necessidade de “limar arestas”. Para a vereadora, este foi mesmo “um marco muito importante” na cultura do concelho. “Para o próximo ano, poderemos fazer coisas diferentes, mas, a seu tempo, iremos pensar, mas acredito que este festival vai colocar Campo Maior no mapa cultural de Portugal”, assegura ainda.

São Silveirinha diz ainda que este festival é só mais uma prova da “forte aposta” que o atual executivo tem feito na cultura, lembrando aquilo que foi o Mês do Teatro, a feira do livro, com o lançamento do prémio literário Hugo Santos, o festival “Outros Sons”, um festival Raya “sem igual” e uma Feira de Santa Maria de Agosto com espetáculos de “muita qualidade”.

“O Elvas” vence em Borba no Troféu Plácido Simões

Os seniores de “O Elvas” venceram o Borbense por duas bolas a uma, em jogo de preparação de ambas as equipas, disputado em Borba na tarde deste domingo, dia 18. Cada clube recebeu um exemplar do Troféu Plácido Simões.

Os três golos foram marcados na primeira parte: Generoso (isolado, aos 8 minutos) adiantou o Borbense, enquanto Hayman (em lance individual na esquerda, aos 11) e Gabriel (de cabeça, num canto, aos 32) deram a cambalhota no marcador.

“O Elvas”, a três semanas do início das provas oficiais, teve mais posse e muitas ocasiões, nas quais desperdiçou um resultado volumoso. O Borbense, que começa dentro de uma semana as provas distritais, fez muita rotação dos seus jogadores.

Pedro Canário, técnico de “O Elvas”, à reportagem da Rádio ELVAS, considerou que “foi mais um treino”, verificou que “ainda há muito para corrigir” e confia estar “à espera de mais jogadores para reforçar o plantel”.

Luís Lobinho, treinador do Borbense, falou aos nossos microfones num “jogo muito difícil”, definiu o adversário como “uma equipa muito boa e de individualidades muito fortes”, explicando que um torneio no dia anterior deixou os seus jogadores “cansados, num jogo típico de pré-época”.

O próximo jogo da preparação azul-e-ouro vai decorrer na noite desta quarta-feira, dia 21, às 20 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas, perante o Calipolense.