PSP e GNR reforçam conselhos aos idosos na Feira de Atividades Sénior

O Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas foi palco, até ao final da manhã deste sábado, 10 de setembro, da Feira de Atividades Sénior Ativamente, que contou com um vasto leque de iniciativas para os idosos, desde exposições, a sessões de bingo, espetáculos e rastreios, entre outros.

Presentes neste evento estiveram, para além das várias instituições do concelho, ligadas ao envelhecimento, a PSP e a GNR. Para a Guarda, revela o capitão João Lourenço, comandante do Destacamento de Elvas da GNR, esta é uma forma de estar próximo dos idosos, para lhes transmitir alguns conselhos de segurança importantes. “Temos aqui uma oportunidade única e mais fácil de lhes transmitir alguns conselhos e é nessa perspetiva que aqui estamos presentes”, assegura, adiantado que estes mesmos idosos são acompanhados pela GNR “ao longo do tempo”, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário.

Já o chefe Luís Matos, da PSP de Elvas, recorda o apoio prestado na cidade aos idosos, através do programa Apoio 65, com um acompanhamento sempre muito próximo, apesar da falta de efetivos. “Temos um agente afeto apenas a esse serviço, que apoia os idoso, naquilo que eles precisam, seja a comprar medicamentos, mas tudo aquilo que nos é solicitado nós tentamos ajudar”, garante. Já o agente João Agostinho garante que, atualmente, não é possível dar um acompanhamento direto aos cerca de 800 idosos que a PSP tinha identificados, em Elvas, ao nível do Apoio 65, assegurando que, ainda assim, se procura sempre estar próximo, para que possam, sobretudo, sair, evitando-se que fiquem isolados no centro da cidade.

Campo Maior também se fez representar nesta feira, com um stand dedicado às Festas do Povo, onde Céu Militão esteve a ensinar a fazer as famosas flores de papel, “o melhor” que a vila tem, garante. “Estamos mais uma vez a participar, com todo o gosto, para mostrar o melhor que sabemos fazer e o melhor que a nossa terra tem”, assegura. Céu Militão lembra ainda que são, sobretudo, as senhoras que, em Campo Maior, fazem as flores de papel, sendo que as de Elvas também gostam de aprender. “Elas não nos largam, estão deslumbradas”, remata.