Elvense José Silva expõe fotografias no Museu João Carpinteiro

A exposição fotográfica “Em Nome Próprio – As Cores do Alentejo II”, com trabalhos da autoria de José Manuel de Jesus Silva, está patente, no Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro, até dia 30 deste mês.

A mostra conta com 40 fotografias dedicadas maioritariamente a Elvas, seus monumentos e outros registos paisagísticos.

Natural de Elvas e técnico de sonoplastia na Antena 1 da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), José Silva tem na fotografia o seu grande hobby, que vem desenvolvendo e aperfeiçoando ao longo dos últimos anos.

A mostra pode ser visitada diariamente das 10h00 às 12h30 e das 15h00 às 18h30 exceto às segundas-feiras, dia em que o Museu da Fotografia se encontra encerrado ao público.

Auto de consignação assinado da rotunda da Zona Industrial de Portalegre

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, assinou, na passada segunda-feira, dia 5 de setembro, com as Infraestruturas de Portugal e as Construções Pragosa, SA, o auto de consignação para a empreitada de execução da rotunda da EN 246 para acesso à Zona Industrial de Portalegre.

Esta empreitada tripartida vem no seguimento do contrato assinado dia 25 de agosto com as Construções Pragosa, SA e deriva do acordo de gestão em vigor, assinado entre a Câmara Municipal de Portalegre e as Infraestruturas de Portugal.

Além de contribuir para melhorar a rede viária no parque empresarial, esta intervenção será mais um passo na concretização da expansão da Zona Industrial de Portalegre e da consequente construção do Centro de Formação da GNR, uma reivindicação já antiga e com grande significado para todos os portalegrenses.

A empreitada foi adjudicada pelo valor de 481.538,74 euros e tem um prazo de execução de 180 dias. Este investimento é cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da operação “Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) – Acessibilidades Rodoviárias – Rotunda na EN246 para acesso à zona industrial de Portalegre”, no montante global de 200 mil euros.

Bricomarché festeja 24º aniversário com campanha “Cortamos Ainda Mais”

O Bricomarché, insígnia do grupo Os Mosqueteiros, especialista em equipamentos de bricolage, casa e jardim, celebra o seu 24º aniversário, com o lançamento da campanha “Cortamos Ainda Mais”, na qual garante os preços mais baixos do mercado entre 8 de setembro e 9 de outubro.

“Muito atento às dificuldades que os consumidores estão a atravessar neste período de instabilidade e inflação”, o Bricomarché garante: “se encontrar mais barato, devolvemos duas vezes a diferença”.

Esta campanha estará disponível nos 49 pontos de venda da insígnia, incluindo no Bricomarché de Elvas.

ExpoMora arranca esta sexta-feira com destaque para as tradições do concelho

Está de regresso mais uma edição da feira ExpoMora, que decorre entre esta sexta-feira e domingo, dias 9 e 11 de setembro.

A presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, adianta que, o tema deste ano “são as tradições, para poder trazer à feira todas as freguesias. Estamos a pensar em fazer quatro entradas na expo, cada uma delas vai ser dedicada a uma freguesia”, e refere ainda que “o palco dois vai ser da responsabilidade de cada freguesia, onde cada uma irá trazer grupos de cantares da própria freguesia ou algumas atividades típicas da mesma”.

Paula Chuço acrescenta que há também atividades ligadas à pesca, porque “temos todo o interesse em voltar a ter a feira da pesca no nosso conselho” e por isso mesmo queríamos já fazer aqui uma pequena ligação na ExpoMora com algo que tenha a ver com pesca para depois fazermos o seguimento da feira no próximo ano”.

Os artistas do conselho irão abrir o palco principal, seguindo-se os cabeça de cartaz, “mas vamos apostar muito no que temos nas freguesias. A animação de rua também vai ser a cargo de dois grupos das freguesias”, revela a presidente.

O recinto da feira irá ter exposições, bares, tasquinhas, animação de rua, Djs, concertos e muito mais.

Na sexta-feira, dia 9 de setembro atua Quim Barreiros, sábado, 10 de setembro, Diogo Piçarra e no domingo, dia 11 de setembro Virgul encerra o certame.

Largadas de touros nos últimos dois dias de festas em Assumar

Imagem: taurodromo.com

As festas em honra de Nossa Senhora dos Milagres, em Assumar, no concelho de Monforte, aproximam-se do fim, sendo que, nestes dois últimos dias, hoje e amanhã, dias 7 e 8 de setembro, o grande destaque vai para as tradicionais largadas de touros.

Esta quarta-feira, há largada de touros, pelas 18 horas, seguindo-se, às 21h30, uma tourada à vara larga com oferta de sardinhas assadas.

Amanhã, os festejos terminam com mais uma largada, marcada para as 22 horas.

Feira das Cebolas regressa sexta-feira a Portalegre

A tradicional Feira das Cebolas regressa esta sexta-feira, 9 de setembro a Portalegre, onde decorre até domingo, 11 de setembro.

O vasto programa da Feira da Cebolas engloba os habituais mercados de produtos hortícolas e agroalimentares, os stands de artesanato, instituições e empresas e ainda o popular Espaço Gastronomia, com petiscos e tasquinhas.

A inauguração terá lugar sexta-feira, às 18 horas, com uma arruada, protagonizada pela Trupe da Banda Filarmónica de Alegrete.

Dos diversos eventos culturais e desportivos que farão parte da Feira das Cebolas, destaca-se, no primeiro dia da festa, o concerto de Nena, às 22.30 horas, também no mesmo dia às 19 horas, atua o cantor da região Filipe Florêncio e, pelas 21 horas, no palco principal, decorrerá o concerto do projeto ComFusão, com as vozes de Dina Valéria e Ana Santos.

No dia 10, a animação musical começa pelas 11 horas, com o espetáculo de homenagem à Música Portuguesa, concebido pela Banda Euterpe, na Rota dos Coretos. Pelas 15 horas, a abertura da Feira será celebrada com a animação de rua dos Farra Fanfarra e às 15.30 horas, há demonstração de Dança Oriental, seguida da atuação da atriz e encenadora Cátia Terrinca, com Poesia das Mulheres.

A terminar a tarde de sábado, decorrerão mais dois eventos: um baile com o artista João Carlos, pelas 17.30 horas e, pelas 19 horas, um teatrinho de rua, com os Chimichurri.

A noite de sábado marcará um dos momentos altos da Feira das Cebolas, pelas 22.30 horas, com a presença em palco de Rita Guerra. Para acabar a noite de sábado da melhor forma, o Jardim da Avenida da Liberdade receberá ainda o Dj Nuno Krespo, que irá proporcionar ao público presente muita animação.

O terceiro dia da Feira das Cebolas, domingo, começa às 09 horas, com o passeio de Bicicletas Clássicas. Às 15 horas, no palco 2, não perca a demonstração de Sevilhanas para todas as idades e para todos os públicos, seguindo-se a atuação do Rancho Folclórico e Cultural da Boavista. Na Praça de Touros José Elias Martins, pelas 17 horas, terá lugar uma corrida de touros, com concurso de ganadarias. Às 19 horas, mais um concerto com Eduardo Branco.

A Feira das Cebolas encerra no Palco Principal com o som eterno das guitarras, violas e vozes da canção de Coimbra, pelas 21 horas, com os grupos Raízes de Coimbra e Coimbra no Sado.

Além dos divertimentos infantis, com air bungee, escorregas e insufláveis, terá lugar todos os dias, no Jardim da Avenida da Liberdade, um torneio de Tiro ao Alvo e ainda existirão nos três dias da Feira demonstrações de Tiro Olímpico, nas disciplinas de Carabina e Pistola de Ar Comprimido.

Consulte o programa detalhado da Feira das Cebolas em www.cm-portalegre.pt.

Desempregados podem rescindir alguns contratos sem custos adicionais

De acordo com a nova lei das telecomunicações, quem estiver em situação de desemprego, doença prolongada ou emigração vai poder cancelar antecipadamente o contrato com uma empresa de telecomunicações sem custos adicionais, mesmo que o período de fidelização ainda decorra.

De acordo com Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da DECO, “as operadoras não poderão exigir ao titular do contrato o pagamento de outros encargos em casos de desemprego, por iniciativa do empregador, ou doença, sempre que se verifique uma perda de rendimento. Em qualquer uma destas situações, a perda de rendimento tem que ser igual ou superior a 20 por cento. Outra situação prevista na lei, diz respeito à mudança de residência permanente, permitindo-se igualmente a rescisão do contrato sem que o consumidor tenha que efetuar algum pagamento”.

De acordo com a jurista, o setor das telecomunicações “é dos que mais queixas tem na Associação para a defesa do consumidor, no que respeita aos temas da fidelização/refidelização de contratos; penalização por rescisão antecipada e devolução de equipamentos”.

Para que tudo corra bem, “o consumidor tem de avisar o operador por comunicação escrita, com pelo menos 30 dias de antecedência mínima”, segundo Neide Brás. A jurista aconselha ainda os consumidores a que façam a denúncia do contrato por um “meio duradouro, ou seja, por carta registada com aviso de receção ou e-mail com comprovativo de que foi entregue”.

Além deste novo enquadramento, os consumidores só estão obrigados a cumprir os períodos de fidelização na primeira vigência do contrato quando há uma renovação automática. Ou seja, após o prolongamento automático, o titular do contrato também poderá denunciá-lo sem incorrer no pagamento de penalizações.

Vacinação outono-inverno contra a covid-19 e a gripe com início esta quarta-feira

A campanha de vacinação outono-inverno,  contra Covid-19, inicia-se esta quarta-feira, 7 de setembro, com a vacinação dos grupos das pessoas com 80 ou mais anos e com doenças, e tem o seu fim previsto no mês de dezembro, com o objetivo principal de proteger as pessoas mais vulneráveis, anunciou a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

Vão ser vacinados os seguintes grupos: pessoas com 60 ou mais anos, residentes e profissionais de lares de idosos e da rede de cuidados continuados, pessoas com 12 ou mais anos com doenças de risco definidas na norma da DGS, grávidas com 18 ou mais anos e também com patologias, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Já vacinação contra a gripe destina-se a pessoas com 65 ou mais anos de idade, residentes em ERPI e na rede nacional cuidados continuados, crianças com seis ou mais meses com patologias crónicas associadas, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas sem limite de idade e profissionais de saúde e outros profissionais prestadores de cuidados.

Os principais objetivos para o outono e inverno passam por proteger a população mais vulnerável, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte por covid-19 e por gripe.

O coronel Penha Gonçalves, que coordena a campanha, informou que serão chamadas “três milhões de pessoas”.

O presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, destacou que as duas vacinas aprovadas dia 1 de setembro pelas autoridades europeias para a variante Ómicron da Covid-19, da Pfizer e Moderna, “incluem na sua composição, em partes iguais, a componente das vacinas originais que tem como alvo a produção de anticorpos contra a estirpe original do SARS-CoV-2” e uma outra componente para a produção de anticorpos para a variante Ómicron.

Estas vacinas são destinadas apenas ao reforço vacinal de pessoas com 12 ou mais anos de idade e a última toma há pelo menos três meses.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O segundo prémio do sorteio de ontem, 6 de setembro, do Euromilhões, no valor de 66 mil euros, saiu a um apostador que registou o boletim em Portugal. Outros sete apostadores no estrangeiro ganharam o mesmo valor.

Não tendo havido totalistas, o jackpot em jogo na próxima sexta-feira, dia 9, será de 130 milhões de euros.

O terceiro prémio, de 15.600 euros, saiu a oito jogadores no estrangeiro, enquanto o quarto, de 1.025 euros, contemplou 38 apostadores, todos fora de Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 7, 10, 22, 29 e 44 e as estrelas 4 e 5.

A informação apresentada não dispensa a consulta do site oficial Jogos Santa Casa.

Gabriel Vissio há 11 anos que viaja pelo Mundo na sua mota e incluiu Elvas na sua rota

Gabriel Vissio, natural de Mendonza, na Argentina, está há 11 anos a percorrer o mundo, na sua mota. Depois de ter estado em Faro e em Avis, em eventos relacionados com motas, Gabriel esteve também dois dias em Elvas, onde pôde visitar alguns monumentos emblemáticos, tendo sido acolhido pelo elvense Luís Rosário.

Este viajante explica que esta aventura começou, quando era ainda pequeno e começou a ter um certo interesse em viajar, porque “aos cinco anos tinha um mapa, onde conhecia já as bandeiras e capitais de vários países do mundo”, conta. Morou muitos anos na Europa e segundo explica, “depois de dez anos voltei para a Argentina, onde depois de um mês, já estava como um tigre numa jaula”.

Tendo o sonho de fazer a volta ao mundo, de mota, mas não tinha dinheiro, nem mota, nem trabalho, aí “comecei a trabalhar, poupei dois mil dólares, comprei a mota e iniciei a viagem”.

A viagem teve início, há 11 anos, pela América, tendo viajado até ao Alasca, percorrendo 19 mil quilómetros, em quatro anos. Para conseguir ter dinheiro para continuar a viagem arranjou trabalho em hostéis, parques de campismo, pintava casas e fazia artesanato para vender, também “com muita ajuda dos motoclubes, que me iam ajudando”.

Depois da América, seguiu-se a Europa. Em mais de 70 países visitados Gabriel, voltou a Portugal, mais concretamente a Faro, e através do Motoclube dessa localidade, entrou em contacto com Luís Rosário do Motoclube Alentejano e chegou a Elvas, uma cidade que já tinha curiosidade em visitar, porque segundo diz, “tinha ouvido falar que era uma cidade muito bonita, antiga e com muita história”.

Este viajante destaca que gostou “muito de Elvas, que é pequena, mas muita bonita”, tendo gostado “desde o Castelo, ao Forte da Graça, que tem uma vista muita bonita e das pessoas”.

Desta longa viagem, Gabriel afirma que o que guarda, dos locais que visita, são essencialmente “as pessoas e os amigos que consegui fazer, porque as pessoas são o melhor de tudo”.

Agora, Gabriel seguiu novamente para Faro e o próximo destino é Andaluzia, em Espanha, para apresentar o seu livro “El equipaje se acomoda en el camino”, para angariar dinheiro para rumar até Africa, em 2023, depois Ásia e, para terminar na Argentina.

Questionado se é pela sua terra natal que se irá manter quando a viagem acabar, afirma não saber, porque segundo explica “estou já há muitos anos fora da Argentina e, o lugar onde vou terminar a minha vida será aquele onde me sentir bem, não importa qual o país”.

Gabriel Vissio, que há 11 anos viaja na sua mota pelo mundo e incluiu na sua rota a cidade de Elvas, para visitar durante dois dias. Se quiser saber mais sobre a viagem deste argentino, pode consultar o seu blog, aqui.