O Festival Islâmico Al Mossassa está de volta a Marvão de 30 de setembro a 2 de outubro, para uma viagem até ao século IX.
A 15ª edição do festival é gratuito e acontece por toda a vila, onde será possível encontrar diversos artesãos a trabalhar ao vivo, mercadores, cuspidores de fogo, músicos, bailarinas, encantadores de serpentes, saltimbancos, domadores de aves de rapina e duelos com cavaleiros armados.
O festival Al Mossassa celebra a fundação de Marvão bem como Ibn Marwan, figura do Islão peninsular e fundador desta vila histórica do Alto Alentejo.
Ao longo do decorrer do festival estão agendadas múltiplas atividades lúdicas e tradicionais, promovidas pela autarquia local, para que os participantes se sintam emergidos na experiência cultural e estar em contacto com os costumes do passado.
Uma das principais atracções será o tradicional Mercado das Três Culturas – uma reconstituição do ambiente de um mercado típico da época, que marca os legados islâmico, judaico e cristão, composto por dezenas de pontos de venda.
No recinto poderá encontrar gastronomia, chás e ervas medicinais, uma exposição permanente de aves e passeios de burro. Esta é uma oportunidade única para encontrar um vasto leque de produtos e objetos relacionados com o Islão e a sua cultura.