Exposição do Cão da Serra de Aires em Santo Aleixo

A 32ª edição da Exposição Canina Monográfica do Cão da Serra de Aires tem lugar este sábado, 20 de agosto, a partir das 10 horas, em Santo Aleixo, no concelho de Monforte.

Esta é uma organização do Clube Português do Cão da Serra de Aires em colaboração com o Clube Português de Canicultura, com o Município de Monforte e a Junta de Freguesia de Santo Aleixo.

Todos os cães detentores de LOP e RI podem participar na Monográfica e será realizada uma sessão de confirmação de raça para acesso ao Registo Inicial.

Nuno Ribeiro esta sexta-feira à noite em Campo Maior

A Feira de Santa Maria de Agosto decorre até domingo, em Campo Maior.

Para hoje, sexta-feira, dia 19, está prevista animação de rua, no jardim municipal, a partir das 18 horas, com Drama e Beiço.

A partir das 21.30 horas, atuam os Rumo ao Sul, no palco do Largo dos Carvajais, seguindo-se, uma hora depois, o concerto de Nuno Ribeiro.

A partir da meia-noite, na zona dos bares, junto ao antigo Ciclo de Campo Maior, a animação estará a cargo de Hell DJ.

“O Pugilista” para ver esta sexta-feira em Elvas

“O Pugilista” é o filme que vai estar em exibição esta sexta-feira, dia 19, às 21h30, no Auditório São Mateus.

Jem Belcher transformou o pugilismo primitivo num desporto de reis. Ao crescer na rua, descobriu a dura realidade vendo o seu célebre avô destruir todos à sua volta com a sua violência e o seu vício.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão na bilheteira do Auditório São Mateus ou em http://ticketline.pt

Festas de Varche têm início esta sexta-feira

Começam hoje as festas de Varche em Honra da Nossa Senhora da Encarnação, que decorrem até ao dia 22 de agosto.

O programa das festas começa às 21.30 horas com a procissão em Honra da Nossa Senhora da Encarnação, com saída da capela das britas e com chegada ao recinto das festas. Pelas 22 horas tem início o jogo do torneio de futsal das festas de Varche, que termina com o segundo jogo às 23 horas. A abertura do arraial começa às 22.30 horas e de seguida, o grupo musical AR brinda-nos com a sua atuação até às quatro da manhã.

A iniciativa, que se estende até dia 22 deste mês, tem presente no palco das festas de Varche, dia 20 de agosto pelas 22.30 horas o músico João Carlos, no dia 21 de agosto pelas 21.30 horas o grupo de cantares de São Vicente e Ventosa, e para terminar, no dia 22 de agosto às 21.30 horas a procissão regressa à capela das Britas.

Quinta do Bill e Banda de Borba em concerto sinfónico

Borba acolhe esta sexta-feira, dia 19 de agosto, o concerto sinfónico, dos Quinta do Bill com a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba.

A Banda de Borba vai tocar com os Quinta do Bill, no ano em que a banda comemora 35 anos de carreira.

O espetáculo vai decorrer pelas 22.30 horas, no Largo da Fonte das Bicas, em Borba.

Crédito Fácil pode ser perigoso para o consumidor, avisa a DECO

Ter um crédito rapidamente aprovado pode ser um sinal para o consumidor de que está a ser enganado, podendo este tornar-se mais dispendioso do que deveria.

São muitos os consumidores que recorrem a créditos fáceis, uma vez que estes são rapidamente aprovados, no entanto, é necessária muita cautela na hora de contratar um serviço deste género.

Nesta semana, na rubrica da Deco, Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor alerta para os perigos que a adesão a este tipo de créditos fáceis podem ter, tornando-se algo muito dispendioso e prejudicial para o consumidor.

O crédito fácil é o tema em destaque esta semana na rubrica da Deco para ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas.

Elvas tem sistema inovador em colheita de amêndoa

Pela primeira vez, no distrito de Portalegre, uma máquina de colheita contínua de amêndoa, em sistema intensivo, com descarregamento em andamento, para depósito acoplado a um monta-cargas, está a funcionar no concelho de Elvas.

O vice presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, José Eduardo Gonçalves, revela que “na agricultura, a inovação é uma realidade e, nesse sentido e tendo em conta a falta de mão-de-obra, todos os sistemas de colheita têm de ser o mais mecanizados possível e, no caso do amendoal, essa era uma lacuna”.

Há uns anos, uma empresa, “em Castilla e León, foi aperfeiçoando o sistema desta máquina, sendo que, neste momento, a máquina colhe a amêndoa no sistema intensivo contínuo e é uma realidade que começou ontem, numa herdade em Elvas”.

José Eduardo Gonçalves revela que “este é o futuro da agricultura, dos agricultores e é o futuro da colheita da amêndoa, que é com alegria que esta máquina começa a operar em Elvas”.

A Alemplás, sediada em Évora, comprou esta máquina à empresa espanhola, através da Alentajanices, uma  máquina “colhe entre sete a oito hectares por dia”, acrescenta José Eduardo Gonçalves em declarações à Rádio ELVAS.

Los Romeros na abertura das Festas de Verão de Santa Eulália

Santa Eulália, no concelho de Elvas, está em festa entre hoje, sexta-feira, 19 de agosto, e segunda-feira, dia 22, com as tradicionais festas de verão, em honra da padroeira da freguesia.

Com organização da associação jovem “Os Aldeolas”, as festas contarão, entre outros, com diversos espetáculos musicais, para todos os gostos, com concertos, bailes e discotecas, bem como com atividades tauromáquicas.

Nesta primeira noite de festas, depois da atuação de Los Romeros (na imagem), marcada para as 22 horas, haverá discoteca com Ti Manel Deejay, pelas 23h45, e largada de touros às 2h30.

Amanhã, sábado, dia 30, decorre um passeio das Relíquias de Santa Eulália e dos Tratorinhos, a partir das 9 horas. Às 17h30 há garraiada e pelas 22 horas baile com João Machorrinho. A partir das 2 horas, a música fica a cargo dos Cromos da Noite.

A Associação Columbófila, no domingo, pelas 9 horas, promove uma largada de pombos, antes de uma missa, presidida pelo arcebispo de Évora, às 10 horas, que será seguida de uma procissão. Pelas 17h30 há garraiada com bezerros, para crianças. Às 22 horas, há baile com Hélio e Eurico e pelas 2 horas discoteca com DJ Dinga.

Para terminar, na segunda-feira, dia 22, decorre uma largada de touros às 18 horas e um baile, com Jorge Gomes, a partir das 22 horas.

Desta feita, na festa, que terá o palco instalado no Lardo do Repuxo, haverão vários vendedores ambulantes de comida e insufláveis para as crianças. As ruas, como de costume, serão engalanadas com flores de papel.

Na organização do evento, “Os Aldeolas” contam com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Eulália, Câmara de Elvas e várias associações da freguesia.

 

Finais de seniores e veteranos no futsal da ADBC

As finais de seniores e veteranos são os pontos de maior interesse da 12ª e última jornada do Torneio de Futsal da Associação Desportiva do Bairro das Caixas (ADBC), que se disputa na noite desta sexta-feira, dia 19, no Polidesportivo do Jardim Municipal, em Elvas.

ADBC e Unossobar/Cláudia Viagens enfrentam-se na final de veteranos às 22 horas, enquanto Revoltilho e Unossobar se defrontam na final de seniores às 23 horas. Antes destas partidas, há um desafio de infantis, com crianças dos escalões de benjamins a traquinas do Clube de Futebol “Os Elvenses”, que já tinham atuado na passada quarta-feira.

Este torneio, desde 22 de julho, tem vindo a ser disputado nas noites de segundas, quartas e sextas-feiras, com entrada livre do público e boa presença de espetadores, que têm à disposição um serviço de bar no recinto.

A ADBC organiza esta prova em homenagem a Ricardo Gama (“Pita”), um elemento da coletividade falecido em fevereiro de 2017, vítima de doença súbita.

“Gaiteiros Só-Prá-Qui” animaram jardim municipal de Campo Maior

A programação da Feira de Santa Maria de Agosto de quarta- feira, 17 de agosto, começou durante a tarde com a animação de rua dos “Gaiteiros Só-Prá-Qui”, que trouxeram até Campo Maior o som característico das gaitas-de-foles.

Já no palco do Jardim Municipal, a noite ficou reservada para a canção nacional, com uma noite de fados na voz de dois campomaiorenses: Mariana Guerra e João Carita.

Como não podia deixar de ser, a noite terminou com um baile pelo Duo Jorge & Célia.

Um Coletivo organiza tomada artística com “o que resta do festival A Salto”

Sobressalto é o nome da Tomada Artística da Cidade de Elvas, levada a cabo pela Associação Um Coletivo.

A iniciativa cultural vai decorrer amanhã, dia 20, e Cátia Terrinca (na foto), da associação, explica que “se trata do que resta do Festival A Salto, depois dos cortes que sofremos. Tem os mesmos princípios, mas não podíamos chamar-lhe assim porque entendemos que era um pouco traiçoeiro”.

O programa tem início “de manhã, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, “com a apresentação do projeto desenvolvido pelo elvense Jorge Moita, em conjunto com mulheres seniores de Elvas”.

No período da tarde, a primeira conversa pretende abordar “o trabalho futuro da associação, numa altura em que se fecha um ciclo. Queremos fazer um balanço de seis anos do Festival A Salto e percebermos que sementes é que ficam para que mais tarde nós, ou outros, as possamos colher”.

De seguida, são apresentados “os três projetos que se vão manter na cidade, apesar dos cortes em termos de financiamento que a associação cultural sofreu”.