Elvas tem sistema inovador em colheita de amêndoa

Pela primeira vez, no distrito de Portalegre, uma máquina de colheita contínua de amêndoa, em sistema intensivo, com descarregamento em andamento, para depósito acoplado a um monta-cargas, está a funcionar no concelho de Elvas.

O vice presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, José Eduardo Gonçalves, revela que “na agricultura, a inovação é uma realidade e, nesse sentido e tendo em conta a falta de mão-de-obra, todos os sistemas de colheita têm de ser o mais mecanizados possível e, no caso do amendoal, essa era uma lacuna”.

Há uns anos, uma empresa, “em Castilla e León, foi aperfeiçoando o sistema desta máquina, sendo que, neste momento, a máquina colhe a amêndoa no sistema intensivo contínuo e é uma realidade que começou ontem, numa herdade em Elvas”.

José Eduardo Gonçalves revela que “este é o futuro da agricultura, dos agricultores e é o futuro da colheita da amêndoa, que é com alegria que esta máquina começa a operar em Elvas”.

A Alemplás, sediada em Évora, comprou esta máquina à empresa espanhola, através da Alentajanices, uma  máquina “colhe entre sete a oito hectares por dia”, acrescenta José Eduardo Gonçalves em declarações à Rádio ELVAS.