Quatro feridos em colisão de duas viaturas em Varche (Elvas) (c/ fotos e vídeo)

Uma colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros na estrada nacional 4, em Varche, junto ao entroncamento de acesso ao Elxadai, nos arredores de Elvas, provocou quatro feridos, que estão a ser assistidos no local.

As duas viaturas seguiam no sentido Vila Boim-Elvas, quando um dos automóveis ligeiros, ao pretender virar à esquerda para o Elxadai, foi colidido na traseira pelo veículo que seguia logo atrás.

Os quatro feridos, seguiam três na viatura da frente e um no veículo de trás. Um dos feridos foi considerado grave, no local. Os acidentados foram transportados para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

O alerta foi dado às 19.36 horas, de acordo com o CDOS de Portalegre. No local, estiveram presentes 15 elementos e sete viaturas dos Bombeiros Voluntários de Elvas, a SIV de Elvas (ambulância de Suporte Imediato de Vida) e a Guarda Nacional Republicana, num total de 19 operacionais.

Juramento de Bandeira de 189 Guardas-Provisórios em Portalegre

A Guarda Nacional Republicana realizou esta quinta-feira, dia 18 de agosto, no Centro de Formação de Portalegre, da Escola da Guarda, a cerimónia de Juramento de Bandeira do 49º Curso de Formação de Guardas que ainda não o tivessem efetuado nas Forças Armadas.

O juramento de bandeira representa o compromisso solene dos Guardas-provisórios para com a Pátria, constituindo uma data muito importante na vida de qualquer militar. Trata-se de uma cerimónia em que os militares se comprometem a cumprir a Constituição, as demais leis da República, bem como todo os deveres militares, ao serviço da Guarda Nacional Republicana, jurando defender a Pátria, mesmo com o sacrifício da própria vida.

O evento foi presidido pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, contando com a presença do 2.º Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Nuno Augusto Teixeira Pires da Silva e de diversas entidades civis e militares.

Dos 333 Guardas-provisórios que estão a frequentar o curso, 189 (159 masculinos e 30 femininos) realizaram o seu juramento em cerimónia pública, perante o Estandarte Nacional.

Nisa comemora Dia Nacional das Bandas Filarmónicas

As comemorações do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas terão lugar em Nisa, no dia 2 de setembro, numa organização da Banda de Nisa.

Atuam a Banda da Sociedade Recreativa de Póvoa e Meadas, que tem como maestro José Agostinho e a Banda da Sociedade Musical Nisense, com o Maestro António Maria Charrinho.

O dia será assinalado na Praça da República de Nisa, com início marcado para as 21.45 horas.

XP Covers atuam hoje nas Festas de Borba

A banda elvense XP Covers atua esta quinta-feira, dia 18, nas Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos, que estão a decorrer em Borba até segunda-feira.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, “a partir de hoje os espetáculos passam para o largo da Fonte das Bicas que recebe também, amanhã, os Quinta do Bill e a banda do Centro Cultural de Borba”.

De acordo com o presidente, “as festas de agosto são sempre no largo da Fonte das Bicas, um local emblemático da cidade. No sábado, há ainda noite de fados com José Geadas e atuação dos Enso. Podemos considerar que o sábado é dedicado aos artistas do concelho de Borba”.

Hoje, antes da atuação dos XP Covers, marcada para as 22 horas, há recitação do terço, às 18 horas, e santa missa, pelas 19 horas.

Taxa de natalidade na Extremadura em decréscimo

Pelo oitavo ano consecutivo, o Instituto Nacional de Estatística (INE) regista um decréscimo da natalidade no primeiro semestre na Extremadura. Uma queda gradual: dos 4.366 nascimentos registados entre janeiro e junho de 2016 para os 3.392 neste 2022, são 974 a menos (-28,7%). Destes últimos dados, registaram-se 2.287 nascimentos na província de Badajoz e 1.105 na de Cáceres. As duas províncias da Extremadura confirmam a tendência: em 2016 Badajoz registou 2.916 nascimentos e Cáceres 1.450.

Se compararmos os dados deste primeiro semestre de 2022 com os do ano anterior, na Extremadura registaram-se menos 1,1% de nascimentos do que no mesmo período de 2021 e a queda aumenta para 9,18% no mesmo período de 2019, antes da pandemia.

Em todo o território nacional, Espanha registou o menor número de nascimentos em toda a série histórica, com 159.705 em 2022. Apenas em cinco das dezassete comunidades autónomas a taxa de natalidade aumentou: nas Astúrias (7,5%), a Comunidade de Madrid (5%), Comunidade Valenciana (2,7%), Catalunha (1,5%) e Castilla y León (0,5%). Também em Ceuta (5,14%). Em contraste, onde o número de nascimentos mais caiu foi em La Rioja (8,02%), Melilla (6,32%), Ilhas Baleares (4,04%) e Ilhas Canárias (3,84%).

“Estamos a falar de números semelhantes a 1941, dos anos do pós-guerra”, salienta Manuela Caballero, Professora de Sociologia da Universidade da Extremadura, “embora sejam números que confirmam a tendência das últimas décadas, sobretudo por motivos económicos, sociais e culturais”, acrescenta.

A socióloga assinala a “mudança de valores” que ocorreu “em todas as sociedades ocidentais” desde a década de 1960, mas sublinha que “a primeira resposta” à queda progressiva da natalidade é económica: “os jovens têm falta de garantias e segurança que os impedem, eles não sentem que podem oferecer padrões mínimos para criar os filhos”.

Esta socióloga destaca ainda que as políticas de natalidade aplicadas nos últimos tempos “não funcionam”.

Consulta pública do “Demografia, Qualificações e Inclusão” até 8 de setembro

Está a decorrer, até dia 8 de setembro, uma consulta pública para o Programa português “Demografia, Qualificações e Inclusão” do PT2030.

Trata-se de um programa que está “inserido no Programa Operacional “Inclusão Social e emprego” financiado por fundos comunitários que, tal como revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo pretende, em Portugal, “tentar dar resposta ao desafio demográfico, apoio ao emprego, novas medidas de conciliação da vida pessoal e profissional e envelhecimento ativo”.

O objetivo é “tentar encontrar formas de ajudar a combater esses problemas, como medidas para melhorar o acesso ao emprego, acesso ao emprego de pessoas com deficiências, bem como medidas para conciliar melhor a vida no trabalho e a nível pessoal, medidas para garantir mais e melhores de serviços de acolhimento de crianças, também uma rede com mais inclusão”, entre outros acrescenta Ana Pereira.

Qualquer cidadão ou entidade podem participar nesta consulta pública, até dia 8 de setembro, através do europedirect.ipportalegre.pt.

A Consulta pública do programa “Demografia, inclusão e qualificações” é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”, que pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Comércio da Extremadura recebe até 30 mil euros para eficiência energética

A Junta da Extremadura disponibiliza uma linha de ajuda à adequação de instalações e melhoria da eficiência energética dos estabelecimentos comerciais, que estará aberta até 25 de outubro deste ano, e que inclui o fecho automático das portas das empresas para cumprimento o decreto de economia de energia promovido pelo governo central. Através desta chamada, dotada de três milhões de euros financiados a 80% com fundos FEDER, o executivo da Extremadura cumpre o compromisso que assumiu na semana passada com os empresários.

As despesas elegíveis incluem a adequação das instalações comerciais, sistemas de fidelização de clientes, eficiência energética, despesas de publicidade, despesas de contratação de serviços profissionais para acessoria de marketing no ponto de venda, para melhorar a reputação digital, para design de loja e vitrines, acessibilidade universal, como bem como a inteligência artificial aplicada ao comércio.

Concretamente, estes auxílios consistem num subsídio de 50% das despesas elegíveis, com um limite máximo global de ajudar por estabelecimento de 30 mil euros e um investimento mínimo de 1.500 euros. Caso o projeto inclua investimentos na melhoria da acessibilidade, a ajuda será de 60%.

De recordar que uma das medidas de poupança energética impostas pelo Governo é que os estabelecimentos devem ter um sistema de fecho automático das portas viradas para a rua, uma medida que deve ser aplicada até 30 de setembro.

Esta obrigação existia desde 2009 com exceção das instalações que são aquecidas com energia renovável, que também terão de ser adaptadas.

A 10 de agosto, entrou em vigor o pacote de medidas do Executivo Pedro Sánchez para reduzir o consumo de energia em Espanha. Estas consistem principalmente no facto de a climatização dos edifícios (administrativo, comercial e restauração) não poder ser inferior a 27 graus no verão ou 19 no inverno. Além disso, após as 22 horas, as vitrinas e a iluminação dos prédios públicos que estiverem vazios nesse horário devem ser desligadas.

CIMAA vai implementar Videovigilância de Incêndios Florestais

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) vai implementar um sistema integrado de videovigilância para a prevenção de incêndios florestais no distrito de Portalegre, num investimento de cerca de 126 mil euros, resultantes de uma candidatura apresentada ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência.

O Sistema Integrado de Videovigilância para a Prevenção de Incêndios Florestais no Alto Alentejo “vai ser composto por duas torres de acompanhamento remoto, com várias câmaras, instaladas em locais estratégicos, previamente coordenados com a GNR e com a Proteção Civil distrital”, segundo Hugo Hilário, presidente da CIMAA.

As duas torres de acompanhamento remoto vão abranger, nesta fase inicial, áreas afetas aos concelhos de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Marvão, Monforte, Nisa e Portalegre. “Era preciso começarmos por algum lado e estes foram os concelhos identificados pelas entidades competentes, como aqueles onde o risco de incêndio é mais elevado”, garantiu o responsável.

“Além das torres, serão instalados dois centros de gestão e controlo, um no Comando Territorial de Portalegre da GNR e outro nas instalações do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre”.

Esta valência, quando estiver implementada, será gerida através de um acordo de cooperação institucional a celebrar entre a comunidade intermunicipal, a GNR e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Fados levam Campo Maior em peso ao Jardim Municipal

Campo Maior saiu em peso, ontem à noite, à rua, para assistir a um espetáculo de fado, no jardim municipal da vila, no decorrer da Feira de Santa Maria de Agosto.

Ao palco, subiram os fadistas Mariana Guerra e João Carita. Antes, ao final da tarde, a animação esteve a cargo dos Gaiteiros Só-Prá-Qui. Depois da noite de fados, Jorge Pedras animou os presentes com música de baile.

Esta quinta-feira, 18 de agosto, na Feira de Santa Maria de Agosto, a animação no jardim municipal de Campo Maior estará a cargo da Charanga “Os Batatas”, a partir das 18 horas, os Lagóias, às 21h30, Tocadores de Viola Campaniça de Castro Verde, às 22h30, e Jorge Nunes, às 23h30.

A Feira de Santa Maria de Agosto decorre até domingo, dia 22, sendo que amanhã, no palco do Largo dos Carvajais, atua Nuno Ribeiro e, no sábado, Rouxinol Faduncho.

Festas do Povo: “é hora de perceber o que se pode fazer”, diz Rosinha

O espírito das Festas do Povo está bem vincado na edição deste ano da Feira de Santa Maria de Agosto que, até domingo, 21 de agosto, anima Campo Maior, com diversas atividades, espetáculos, feira e meia centena de expositores de diferentes áreas.

A Câmara Municipal, garante o presidente, Luís Rosinha, está na disposição de avançar para a realização do maior evento do concelho, já no próximo ano, lembrando a responsabilidade que a atribuição do selo da UNESCO veio trazer, sendo agora necessário “um esforço maior”, depois de dois anos de pandemia.

“Eu acho que é hora de nós começarmos a perceber como é que as podemos vir a fazer. Não é um chavão quando se diz que as festas só se fazer quando o povo quer, é um facto. É absolutamente indispensável a ajuda e colaboração de todos”, assegura o autarca.

Se assim os campomaiorenses o entenderem, a Câmara Municipal “está disponível para participar no maior evento” do concelho. Luís Rosinha diz ainda que seria “fantástico” ter as festas já no próximo ano, até porque “o povo merece-o”. O apoio e a colaboração do município, garante ainda, poderá ser maior que em anteriores edições.

Hoje, na Feira de Santa Maria de Agosto, a animação no jardim municipal de Campo Maior estará a cargo da Charanga “Os Batatas”, a partir das 18 horas, os Lagóias, às 21h30, Tocadores de Viola Campaniça de Castro Verde, às 22h30, e Jorge Nunes, às 23h30.

Elvas atrai cada vez mais turistas, sobretudo nas férias

Elvas é, por norma, durante todo o ano, uma cidade turística, dada a sua localização geográfica, monumentalidade, gastronomia e história. Neste período de férias, muitos são os turistas que escolhem a cidade de Elvas para passear, conhecer e descobris os vários pontos de interesse.

Por estes dias, e no decorrer de uma visita ao Castelo da cidade, encontrámos turistas provenientes de várias partes do país e também da vizinha Espanha. Lan Martim Dias, de Chaves, regressou este ano a Elvas “para visitar a cidade com a sua família. Eu já conhecia mas acho que há sempre recantos novos para descobrir. Elvas é uma cidade histórica e com muita riqueza, sendo que o que me desperta mais curiosidade são os vestígios das diversas religiões”.

João Pina e Ângela Pereira vieram de Leiria. Com formação académica na área da história, os monumentos “assumem-se como um aspeto de interesse” e em comum para os dois. “Viemos aqui passar uns dias para fugir ao normal, numa altura em que muitos se deslocam para o litoral. Fizemos uma pesquisa prévia mas queremos também procurar o improviso e, até agora, Elvas está a surpreender”.

Já Miguel Isert, de Castelloon, em Espanha, já conhecia a gastronomia elvense e aproveitou as férias para conhecer os monumentos: “a família da minha mulher é de Cáceres a aproveitámos para visitar os monumentos de Elvas. Já estivemos na Sé e agora no Castelo e é tudo muito impressionante”.

Elvas recebeu, em 2012, o selo da Unesco que classifica a Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações como Património Mundial, Do aqueduto ao castelo, dos fortes ao centro histórico, Elvas é uma cidade com 20 igrejas e sete conventos e com uma arquitetura digna de ser visitada.

Cláudia Viagens e Revoltilho nos terceiros lugares do futsal

As equipas de Cláudia Viagens, em seniores, e do Revoltilho, em veteranos, conquistaram os terceiros lugares no Torneio de Futsal da Associação Desportiva do Bairro das Caixas (ADBC).

No encontros da noite desta quarta-feira, dia 17, a Cláudia Viagens bateu a Cidade Nova por 4-3, em seniores; enquanto Revoltilho e Boa-Fé, em veteranos, empataram 2-2 e o Revoltilho venceu por 6-5 no desempate por pontapés de grande penalidade.

Antes destas partidas, houve um desafio de infantis, com jogadores dos escalões de benjamins a traquinas do CF “Os Elvenses”, que voltam a atuar antes da final de veteranos.

O torneio, disputado no Polidesportivo do Jardim Municipal, em Elvas, encerra nesta sexta-feira, dia 19, com os jogos das duas finais: às 22 horas, ADBC – Unossobar/Cláudia Viagens, em veteranos; e, às 23 horas, Revoltilho – Unossobar, em seniores.

Revoltilho, terceiro lugar em veteranos
Boa-Fé, quarto lugar em veteranos
Cláudia Viagens, terceiro lugar em seniores

 

Cidade Nova, quarto lugar em seniores