CIMAA vai implementar Videovigilância de Incêndios Florestais

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) vai implementar um sistema integrado de videovigilância para a prevenção de incêndios florestais no distrito de Portalegre, num investimento de cerca de 126 mil euros, resultantes de uma candidatura apresentada ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência.

O Sistema Integrado de Videovigilância para a Prevenção de Incêndios Florestais no Alto Alentejo “vai ser composto por duas torres de acompanhamento remoto, com várias câmaras, instaladas em locais estratégicos, previamente coordenados com a GNR e com a Proteção Civil distrital”, segundo Hugo Hilário, presidente da CIMAA.

As duas torres de acompanhamento remoto vão abranger, nesta fase inicial, áreas afetas aos concelhos de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Marvão, Monforte, Nisa e Portalegre. “Era preciso começarmos por algum lado e estes foram os concelhos identificados pelas entidades competentes, como aqueles onde o risco de incêndio é mais elevado”, garantiu o responsável.

“Além das torres, serão instalados dois centros de gestão e controlo, um no Comando Territorial de Portalegre da GNR e outro nas instalações do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre”.

Esta valência, quando estiver implementada, será gerida através de um acordo de cooperação institucional a celebrar entre a comunidade intermunicipal, a GNR e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.