Frederico Figueiredo vence etapa 5 da Volta e chega à amarela

Frederico Figueiredo, da Glassdrive – Q8 – Anicolor, venceu a quinta etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que ligou esta quarta-feira, 10 de agosto, a Mealhada ao Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo.

O segundo a cruzar a meta foi Henrique Casimiro e o terceiro Luís Fernandes.

Com esta vitória, Frederico Figueiredo passa a comandar também a classificação Geral, e é o novo camisola amarela, que pertencia ao seu colega de equipa, Maurício Moreira.

A sexta etapa da Volta a Portugal liga amanhã, quinta-feira, 11 de agosto, de Águeda à Maia, numa distância de 159,9 quilómetros e partida marcada para as 13.10 horas.

Candidaturas a concessão de bares na Expo São Mateus

A Câmara Municipal de Elvas informa que está aberto concurso público para a concessão da exploração de quatro bares, na zona lúdica e cultural da Expo São Mateus, no Parque da Piedade, em Elvas, junto ao palco São Mateus, de dias 20 a 24 de setembro de 2022.

O procedimento pode ser consultado, em formato papel e sem qualquer ónus pelos interessados, no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas, sito na Rua Isabel Maria Picão, 7350-476 Elvas, durante o horário normal de expediente, em dias úteis, das 9:00h às 16:30h e está integralmente disponibilizado, na página da internet www.cm-elvas.pt.

Os interessados em concorrer têm que apresentar a sua proposta obrigatoriamente através de email para o endereço eletrónico concursos@cm-elvas.pt, até às 17 horas do dia 18 de agosto de 2022.

Morte de Chalana “foi uma perda enorme”, diz Manuel Claudino

Fernando Chalana, o Pequeno Genial do Benfica, faleceu na madrugada desta quarta-feira, dia 10, aos 63 anos.

Um dos grandes e eternos nomes da Mística do Sport Lisboa e Benfica, ingressou no Clube aos 15 anos e representou-o, primeiro como jogador, durante 13 épocas (1974-1984 e 1987-1990), e depois, durante largos anos, como elemento técnico ligado ao futebol.

A Casa do Benfica de Elvas mostra-se solidária “com a dor da família de Chalana e também de todos os benfiquistas”, como nos referiu o presidente Manuel Claudino (na foto). “Foi uma perda enorme de um craque da Seleção Nacional e do Benfica. Obrigado ao Fernando Chalana que nos deu muitas glórias.

Natural do Barreiro, onde nasceu no dia 10 de fevereiro de 1959, Fernando Chalana vestiu oficialmente a camisola do Benfica pela primeira vez no dia 7 de março de 1976, com apenas 17 anos. Até àquela data, nunca ninguém tão jovem havia atuado na 1.ª Divisão portuguesa.

Fernando Chalana jogou dez anos no Benfica, antes de rumar ao Bordéus para ser o primeiro português a ter uma carreira internacional. Voltou à Luz, antes de seguir carreira no Belenenses e no Estrela da Amadora.

Na carreira de treinador começou como treinador-adjunto nos escalões de formação do Benfica e conquistado o campeonato na época 1999/2000. Passou ainda pelo Oriental e Paços de Ferreira e foi adjunto da equipa principal do Benfica, nomeadamente de Jesualdo Ferreira, Camacho, Fernando Santos e Quique Flores, tendo colocado um ponto final na carreira como treinador em 2008.

Hotéis Vila Galé no Alentejo são agora bike friendly

Os quatro hotéis que a Vila Galé tem no Alentejo – Vila Galé Collection Alter do Chão, Vila Galé Collection Elvas, Vila Galé Évora e Vila Galé Clube de Campo (Beja) – são agora bike friendly.

Nestas unidades passaram a estar disponíveis equipamentos e serviços específicos para os utilizadores de bicicleta como espaços cobertos e seguros para guardar os veículos e parques de estacionamento exteriores, mini-oficinas com ferramentas adequadas, lavagem e secagem diária de roupa de ciclismo ou partilha de informação sobre ofertas turísticas regionais para ciclistas e de contactos de lojas especializadas para eventuais reparações mais complexas.

Os Satsanga Spa & Wellness lançaram também uma massagem especialmente concebida para ciclistas que ajudará na prevenção de lesões e recuperação pós-treino, ao promover o relaxamento muscular e melhoria da circulação.

Esta iniciativa surge em parceria com o Turismo do Alentejo, que atribuiu o selo oficial ‘Bike Friendly’ a estes quatro hotéis, certificando que têm oferta especializada para responder às necessidades de quem viaja de bicicleta.

Empossada a Direção do Instituto São João de Deus de Montemor

A tomada de posse da direção do Instituto São João de Deus de Montemor-o-Novo decorreu no passado dia 8 de agosto, na reunião geral de colaboradores.

Os elementos que compõem a direção exercem funções para o quadriénio 2022/2026.

Este momento foi presidido pelo Superior Provincial, Ir José Paulo Simões. As patentes foram entregues a: Nuno Lopes (diretor de Estabelecimento); David Padeiro (diretor Adjunto / diretor de Enfermagem); Poliana Barata (diretora Administrativa e Financeira); Vasco Martins (diretor Clínico); Padre Álvaro Lavarinhas (responsável da Pastoral da Saúde e Animação).

Esteve ausente o Superior da Comunidade, Ir. Vítor Lameiras, que também faz parte desta direção.

Câmara melhora condições da casa “Férias em Arronches”

A habitação que recebe cidadãos naturais de Arronches a residir fora do concelho dispõe agora de novos equipamentos, numa obra levada a cabo pela Câmara Municipal.

No primeiro andar do edifício, onde se encontrava a antiga escola Adães Bermudes, no Largo França Borges, existe uma residência, propriedade da autarquia, que se destina ao acolhimento de cidadãos naturais de Arronches, mas que se encontrem a residir fora do concelho e visitem temporariamente a sua terra.

Para que estes se sintam, de facto, em casa, a autarquia procedeu a uma intervenção na referida habitação, procurando assim melhorar as condições da denominada casa Férias em Arronches, aproveitando para adquirir eletrodomésticos para a equipar: uma máquina de lavar a roupa, uma máquina de lavar a loiça e aparelhos de ar condicionado.

Para fazer o pedido de utilização desta casa, os interessados devem entregar o requerimento nos serviços administrativos da Câmara Municipal de Arronches.

PSP no Bairro de São Pedro para impedir ocupação ilegal de casas

Imagem ilustrativa

Seis indivíduos foram identificados, esta quarta-feira, dia 10, pela Polícia Segurança Pública (PSP) de Elvas por tentarem entrar nas habitações do Bairro de São Pedro, que se encontram fechadas.

As moradias em questão são propriedade do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), entidade que já foi notificada da situação.

O caso está a ser acompanhado pela PSP de Elvas, que já efetuou o processo de expediente para ser enviado para o Ministério Público e as moradias serão novamente fechadas para evitar a sua ocupação.

Corrida Noturna de Borba tem inscrições abertas

A oitava Corrida Noturna de atletismo está de regresso a Borba no próximo domingo, dia 14, numa organização do Centro Cultural e Desportivo da Matriz.

Luís Dias, membro da organização, refere que “a prova destina-se a todos os que consigam correr, desde as crianças aos adultos. A partida, e toda a parte da organização, será junto à câmara municipal de Borba. Mais uma vez a prova está integrada nas Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos e, tirando os anos em que a pandemia esteve mais ativa, temos organizado sempre”.

“O percurso é maioritariamente urbano e está devidamente delimitado e acompanhado pelas forças de segurança, o que assegura todas as condições de segurança”, garantiu o responsável.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 13, sábado. A corrida de noturna tem início marcado para as 20.30 horas e conta com distâncias a partir de 100 metros, para os escalões mais baixos, até aos 4800 metros, para os veteranos.

Festas de Varche decorrem entre os dias 19 e 22

As Festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação, em Varche, decorrem entre os dias 19 e 22 de agosto, numa organização da Sociedade Recreio de São Brás.

O programa conta com a procissão em honra da padroeira, no primeiro dia, às 21.30 horas, com saída da capela das Britas e chegada ao recinto das festas. Entre as 22 e as 23 horas, decorrem os primeiros jogos do torneio de futsal e, às 22.45 horas, começa o baile com o grupo musical AR.

No sábado, dia 20, há garraiada pelas 18 horas, a final do torneio às 22 horas e baile abrilhantado pelo músico João Carlos.

Dia 21 de agosto, domingo, decorre o já tradicional leilão das fogaças, pelas 18 horas, e espetáculo de variedades com o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa, às 21.30 horas.

Para o último dia, segunda-feira, dia 22, está marcada uma missa, às 20.30 horas, no recinto das festas, o regresso da procissão, às 21.30 horas e o encerramento do último dia das festas de Varche está marcado para as 23 horas.

Bombeiros de Campo Maior auxiliam no combate às chamas em Manteigas

Os Bombeiros Voluntários de Campo Maior estão a auxiliar no combate ao incêndio que consome a Serra da Estrela, em Manteigas, distrito da Guarda.

Paulo Moreiras, comandante da corporação campomaiorense revela que ontem, terça-feira, 9 de agosto, após solicitação do CDOS de Portalegre, fizeram deslocar “um veículo e dois operacionais”, que “pelo menos 24 horas” estarão no combate às chamas, podendo, “caso haja necessidade fazer troca de bombeiros”.

Apesar de este incêndio ter “propriedades diferentes das que os operacionais estão habituados na região”, Paulo Moreiras acredita que, tendo em conta “o conhecimento e formação” dos seus homens, a resposta “será o mais profissional possível”.

De recordar que o incêndio que, agora deflagra em Manteigas, teve início na madrugada de sábado na Serra da Estrela, no lado da Covilhã, tendo alastrado, posteriormente para esta zona. No combate às chamas, segundo a Proteção Civil, estão mais de mil operacionais, apoiados por 360 viaturas e 12 meios aéreos.

Bombeiros de Elvas apoiam no combate às chamas em Manteigas

Uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Elvas saiu ontem, terça-feira, 9 de agosto, para apoiar no combate às chamas em Manteigas, no distrito da Guarda.

Tiago Bugio, comandante da corporação elvense, refere que esta equipa, composta por uma viatura e cinco operacionais, tem “uma missão de, no mínimo, de 48 horas, existindo a possibilidade de ser rendidos, por outros, não havendo uma previsão de quando regressam”, sendo que o ideal, acrescenta o comandante é que regressem “quando o incêndio estiver, totalmente, extinto”.

O comandante dos Bombeiros de Elvas afirma ainda que “dentro do que é a necessidade, vamos apoiando com os meios de que dispomos, mas sempre salvaguardando o nosso concelho”.

Depois da Covilhã, Algarve e Ourém, é agora a vez de Manteigas receber o apoio dos bombeiros de Elvas, no combate aos incêndios.

Também dois operacionais e uma viatura dos bombeiros de Campo Maior se encontram neste incêndio de grandes dimensões na Serra da Estrela.

Volta a Portugal da Mealhada a Miranda do Corvo

O dia de ontem foi de descanso para os ciclistas da Volta a Portugal em Bicicleta. Já esta quarta-feira, 10 de agosto, voltam à estrada para a quinta etapa que arranca na Mealhada, percorrendo 165,7 quilómetros até Miranda do Corvo, onde a prova termina numa contagem do prémio da montanha de primeira categoria.

A camisola amarela pertence ainda a Maurício Moreira, que assume que esta é uma “grande responsabilidade” e demonstra “alegria” pela forma como os portugueses o têm recebido.

Já Joaquim Gomes, diretor da organização da prova, recorda que antes do início da Volta a Portugal houve alguns contratempos, mas garante que o povo quis e quer. “Com tantas atribulações até me esqueci que chegámos ao dia de descanso, quando o ambiente que foi criado antes da Volta a Portugal existia um grande desânimo da Federação, organização e adeptos de ciclismo e eu sempre acreditei neste evento quase centenário, e que a última palavra ia caber ao povo, que quer a volta na estrada, com justiça desportiva a imperar”.

O diretor revela “estamos bem lançados para encerrar, com sucesso, no dia 15, com o contrarrelógio que vai lugar o Porto a Vila Nova de Gaia, mais uma edição da Volta a Portugal”.

A partida desta quinta etapa da Volta a Portugal está marcada para as 12.25 horas, na Mealhada.

GNR detém seis pessoas em flagrante delito

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 1 a 7 de agosto, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária.

Neste período registaram-se seis detenções em flagrante delito, sendo quatro por condução sob o efeito do álcool; um por tráfico de estupefacientes e um por violência doméstica.

Foram apreendidas 196,20 doses de haxixe e detetadas 129 infrações, destacando-se dez referente a iluminação e sinalização; seis por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças e três relacionadas com tacógrafos.

No âmbito da sinistralidade, registaram-se 16 acidentes dos quais resultaram dois mortos; um ferido grave e três feridos leves.

Foram ainda elaborados 18 autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente, 86 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 162 idosos e 79 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 86 comerciantes.

Espanha apaga luzes das montras e de edifícios vazios

A partir de hoje, quarta-feira, dia 10, todas as montras e edifícios vazios de Espanha vão apagar as suas luzes a partir das dez da noite. Por outro lado, todos os estabelecimentos vão ter que regular a temperatura dos sistemas de aquecimento/arrefecimento: mínimo de 27 graus e, quando chegue o inverno, não subam acima dos 19.

Estas medidas, que ficam em vigor até novembro de 2023, fazem parte de um pacote que pretende reduzir o consumo energético e lutar contra as alterações climáticas.

Incluídos nestas medidas estão edifícios oficiais e das administrações públicas, espaços comerciais, hotelaria e restauração, espaços culturais (como cinemas, teatros, museus ou auditórios), estações de comboio, autocarro ou metro e aeroportos. As cozinhas dos restaurantes, ginásios, cabeleireiros, hospitais, lares de terceira idade ou laboratórios são algumas exceções.

Novo Nissan Ariya disponível na Boutigest de Elvas

A Boutigest, concessionário Nissan em Elvas, Évora e Beja, apresentou ontem, terça-feira, dia 9, o Nissan Ariya, o novo modelo elétrico da marca.

José Manuel Pires, da Boutigest, explica que, em Elvas, “estão disponíveis duas versões em termos de monitorização e autonomia. ESte é o primeiro crossover 100 por cento elétrico e no qual a marca aposta bastante. É um modelo inovador em tudo, desde o design à monitorização”.

Já Nuno Pires refere que “esta é uma gama superior da marca, com muita tecnologia e que está disponível em Elvas até à próxima terça-feira. Mesmo quem não tiver intenção de comprar, pode vir ao nosso stand e experimentar esta viatura”.

O novo Nissan Ariya oferece uma autonomia superior a outros veículos eléctricos Premium e está disponível na Boutigest de Elvas, Avenida da Europa, na Zona Industrial.

Secundária de Campo Maior é a que mais recicla equipamentos elétricos no distrito

A Escola Secundária de Campo Maior foi, no distrito de Portalegre, à semelhança do que aconteceu no letivo 2020/2021, a que mais recolheu pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, no decorrer da última edição da iniciativa Escola Electrão.

Com cerca de tonelada e meia enviada para reciclagem, a Secundária de Campo Maior é premiada com um cheque de 75 euros, para a compra de novos equipamentos elétricos e eletrónicos, à semelhança do que acontece com a Escola Básica Cristóvão Falcão, em Portalegre, que recolheu pouco mais de uma tonelada.

A Secundária D. Sancho II, em Elvas, que recolheu 320 quilos de equipamentos, não atingido o valor mínimo necessário estipulado pelo Electrão, não recebe qualquer prémio. “Os prémios são atribuídos num sistema de pontos, em que atribuímos um determinado número de pontos pela quantidade de resíduos que é recolhida e entregue pelas escolas. No mínimo, são necessários dez pontos, para ter acesso a prémios e a Secundária D. Sancho II não conseguiu esse mínimo”, revela a coordenadora do projeto, Andreia Craveiro.

Ao todo, em Portalegre, estavam inscritas quatro escolas, mas apenas estas três conseguiram “reunir uma quantidade suficiente de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e lâmpadas para solicitar a recolha”, explica a responsável. No distrito, ao todo, foram recolhidas cerca de três toneladas.

Já em Évora, as três escolas do distrito que participaram na iniciativa, das quatro inscritas, encaminharam para reciclagem seis toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, tendo sido a Secundária Rainha Santa Isabel, em Estremoz, a que mais contribuiu para esse valor.

Em termos globais, a nível nacional, foram recolhidas mais de 269 toneladas, pelas 321 escolas de norte a sul do país, incluindo Açores e Madeira que participaram na campanha, que decorreu entre setembro de 2021 e junho deste ano.

Esta campanha, promovida pelo Electrão e que sensibiliza para a necessidade de entregar os equipamentos elétricos usados para reciclagem, permitiu recolher 8,5 toneladas de pilhas, 5,3 toneladas de lâmpadas e 255 toneladas de outros equipamentos elétricos usados, como torradeiras, telemóveis ou computadores. São resultados que representam um aumento face à edição anterior, relativa ao ano letivo de 2020/2021, em que foram recolhidas 262 toneladas.

Ao longo de 11 edições, esta campanha já permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.

Euromilhões tem jackpot de 54 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, conta com um jackpot de 54 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave de ontem.

O segundo prémio, no valor de 548 mil euros, foi entregue a um apostador no estrangeiro, bem como o terceiro prémio, de 25 mil euros, entregue a cinco apostadores no estrangeiro.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 18, 19, 21, 27 e 47 e pelas estrelas 5 e 11.

Esta notícia carece de confirmação no site Jogos Santa Casa.

Torneio de futsal da ADBC na fase a eliminar

O Torneio de Futsal da Associação Desportiva do Bairro das Caixas, em Elvas, já se encontra na fase a eliminar: os seniores disputam os quartos-de-final e os veteranos as meias-finais.

Esta prova prossegue esta noite de quarta-feira, dia 10, com as partidas da jornada 9: às 21 horas, ADBC – Revoltilho (seniores, quartos-de-final); às 22 horas, ADBC – Revoltilho (veteranos, meias-finais); e, às 23 horas, Century 21 – Unossobar (seniores, quartos-de-final).

O torneio começou a 22 de julho, acaba no próximo dia 19 e é uma homenagem a Ricardo Gama (“Pita”). Os encontros são nas noites de segundas, quartas e sextas-feiras no Polidesportivo Municipal do Jardim, com entrada livre do público.

Bombeiros de Elvas com sete novos elementos

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas encontra-se numa fase de recrutamento de novos operacionais.

“Numa altura em que a atividade operacional é maior, é bastante importante encontrar novos elementos para fazer face à área de atuação da corporação”, como nos referiu o comandante Tiago Bugio (na foto).

As vagas destinam-se a pessoas “dos 17 aos 45 anos, sendo que caso tenham curso superior podem ter até 55 anos, que queiram fazer alho em prol da sociedade”-

Tiago Bugio garante que o ingresso de novos operacionais “pode acontecer em qualquer altura do ano. No entanto, esta é a fase mais propícia para formação prática, uma vez que a atividade é maior”.

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Elvas conta já com sete estagiários. Os interessados em pertencer ao corpo de bombeiros podem dirigir-se ao quartel e fazer a sua inscrição.