Esta semana, o CEO do Grupo Nabeiro, Rui Miguel Nabeiro em entrevista ao Expresso no caderno de Economia, onde é capa, tornou publico o acordo familiar que definiu as regras para manter o grupo na família. Os netos do Comendador Rui Nabeiro passaram a acionistas e foi criada uma Comissão Executiva, informação já divulgada no ano passado.
Ao semanário foi garantido que ” o Grupo Nabeiro deverá continuar nas mãos da família Nabeiro durante muito tempo”. Após o protocolo familiar assinado pelo senhor Comendador Rui Manuel Azinhais Nabeiro, os seus dois filhos, João Manuel e Helena, e os quatro netos. Aos 91 anos, o empresário campomaiorense tem a garantia de que a estrutura do seu grupo — que, além da produção de café e distribuição alimentar e de bebidas, inclui também negócios na área imobiliária, turística e de serviços — está bem definida e fica blindada.
O Expresso menciona a informação divulgada no ano pasado pelo grupo, quando foi oficializada a passagem de Rui Miguel Nabeiro a presidente executivo — na realidade era já visto como o sucessor natural na liderança e havia mesmo quem achasse que nos últimos anos tinha sido já ele a exercer o cargo de presidente, pois passou por Rui Nabeiro um dos projetos de maior sucesso e visibilidade do grupo, o lançamento das cápsulas Delta-Q. O próprio reconhece que o seu dia a dia não mudou muito. “Foi com muita naturalidade e sem qualquer conflito ou atrito que as coisas aconteceram assim”, afirma, explicando que com esta passagem — que foi feita “com tranquilidade, sem levantar obstáculos, sem ninguém se sentir posto de lado” — deixou de haver discussão sobre como vai ser o futuro. “O futuro é hoje, está a acontecer.” E dessa forma os 3.800 colaboradores já sabem com o que podem contar.
Foram contratadas duas consultoras, que ajudaram a definir o protocolo familiar que, segundo Rui Miguel Nabeiro, “define as regras” para que o grupo continue a ser um grupo familiar. Esse protocolo foi assinado por todos os membros da família e determina o compromisso entre eles de manter o negócio. E há um acordo parassocial onde está estipulado que, caso algum deles queira vender a sua participação, terá de dar o direito de preferência aos outros. “A mensagem que estamos a passar é que a família está comprometida com o negócio, não está vendedora nem agora nem no futuro”, explica ao Expresso, o CEO do Grupo Nabeiro.
O comendador Rui Nabeiro revela o Expresso “promoveu também mudanças na estrutura acionista — os dois filhos aumentaram as participações de 8% para 16% cada um e os netos, Rui, Rita, Ivan e Marcos, passaram a ter 8% cada um, ficando o restante capital nas mãos do empresário. Rui Miguel Nabeiro assumiu a presidência da Comissão Executiva entretanto criada, onde partilha as decisões com a irmã Rita Nabeiro e o primo Ivan (filho de Helena Nabeiro). Cabem-lhe a ele as áreas de desenvolvimento e de negócio, o primo Ivan ficou responsável pela área industrial e a irmã Rita com os recursos humanos e a sustentabilidade, além da Adega Mayor, que já tinha. O Conselho de Administração continua a ser presidido por Rui Nabeiro — está nos estatutos e será assim até ele querer e poder — e inclui ainda, além destes três netos, os filhos e António Cachola, ex-diretor financeiro e que entretanto se reformou, sendo o único elemento exterior à família.
“O meu avô não abdica, está presente. Não mudou nada para ele, continua a ter a mesma intervenção diária, que é excecional. E com o meu pai é a mesma coisa”, diz Rui Miguel Nabeiro.
entrevista em Expresso.pt


A Volta a Portugal em Bicicleta, que está na estrada até dia 15, conta com um destacamento de trânsito eventual, da Guarda Nacional Republicana, que pretende manter a segurança, quer de ciclistas, quer de quem assiste à prova.
A participar pela primeira vez numa Volta a Portugal, o capitão da GNR garante que os militares da GNR esperam pela sua vez para fazer esta prova, assumindo-se com o “um prémio de carreira para todos os militares que constituem este destacamento eventual”.
A Câmara Municipal de Borba vai reunir amanhã, segunda-feira, dia 8, com os responsáveis da empresa pela instalação de fibra ótica na freguesia de Rio de Moinhos.
Já decorreu a primeira campanha de escavações arqueológicas na anta do Belo, situada na freguesia e concelho de Monforte.
O Município de Campo Maior procedeu à remodelação dos Parque Infantis do Parque Verde e do Jardim Municipal, de forma a que os pequenos que frequentam os espaços possam usufruir dos mesmos com todas as condições de segurança e conforto necessárias.
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia (na foto), acompanhado da vice-presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Selene Martinho, visitam as instalações do IPDJ de Portalegre, Évora e Beja amanhã e terça-feira, dias 8 e 9 de agosto.
O projeto musical “Fado Luz” subiu ao palco da Praça da República ontem, sábado 6 de agosto, em mais um espetáculo integrado na edição 2022 das Noites de Verão.
A Servicontrol, com sede em Elvas, e a Medialentejo, com sede em Beja, realizaram ontem, sábado, dia 6 de agosto, o seu convívio anual.
A Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, tem vindo a desenvolver um conjunto de obras de manutenção de vários edifícios, assim como melhoramento ao nível das ruas da freguesia.




Esther Merino (na foto), cantora de flamenco natural de Badajoz, ganhou a “Lámpara Minera” do festival Internacional de Canto das Minas da União, em Múrcia.
Um torneio de malha encerra este domingo, 7 de agosto, as Festas em honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados.


João Matias foi o vencedor da segunda etapa da Volta a Portugal em bicicleta. O ciclista da Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados terminou a prova em 04h 42m 21s. Em segundo ficou Scott Mcgill (vencedor da primeira etapa) e Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi terceiro.