Compromisso familiar “de não vender o grupo Nabeiro”

Esta semana, o CEO do Grupo Nabeiro, Rui Miguel Nabeiro em entrevista ao Expresso no caderno de Economia, onde é capa, tornou publico o acordo familiar que definiu as regras para manter o grupo na família. Os netos do Comendador Rui Nabeiro passaram a acionistas e foi criada uma Comissão Executiva, informação já divulgada no ano passado.

Ao semanário foi garantido que ” o Grupo Nabeiro deverá continuar nas mãos da família Nabeiro durante muito tempo”.  Após o protocolo familiar assinado pelo senhor Comendador Rui Manuel Azinhais Nabeiro, os seus dois filhos, João Manuel e Helena, e os quatro netos. Aos 91 anos, o empresário campomaiorense tem a garantia de que a estrutura do seu grupo — que, além da produção de café e distribuição alimentar e de bebidas, inclui também negócios na área imobiliária, turística e de serviços — está bem definida e fica blindada.

O Expresso menciona a informação divulgada no ano pasado pelo grupo, quando foi oficializada a passagem de Rui Miguel Nabeiro a presidente executivo — na realidade era já visto como o sucessor natural na liderança e havia mesmo quem achasse que nos últimos anos tinha sido já ele a exercer o cargo de presidente, pois passou por Rui Nabeiro um dos projetos de maior sucesso e visibilidade do grupo, o lançamento das cápsulas Delta-Q. O próprio reconhece que o seu dia a dia não mudou muito. “Foi com muita naturalidade e sem qualquer conflito ou atrito que as coisas aconteceram assim”, afirma, explicando que com esta passagem — que foi feita “com tranquilidade, sem levantar obstáculos, sem ninguém se sentir posto de lado” — deixou de haver discussão sobre como vai ser o futuro. “O futuro é hoje, está a acontecer.” E dessa forma os 3.800 colaboradores já sabem com o que podem contar.

Foram contratadas duas consultoras, que ajudaram a definir o protocolo familiar que, segundo Rui Miguel Nabeiro, “define as regras” para que o grupo continue a ser um grupo familiar. Esse protocolo foi assinado por todos os membros da família e determina o compromisso entre eles de manter o negócio. E há um acordo parassocial onde está estipulado que, caso algum deles queira vender a sua participação, terá de dar o direito de preferência aos outros. “A mensagem que estamos a passar é que a família está comprometida com o negócio, não está vendedora nem agora nem no futuro”, explica ao Expresso, o CEO do Grupo Nabeiro.

O comendador Rui Nabeiro revela o Expresso “promoveu também mudanças na estrutura acionista — os dois filhos aumentaram as participações de 8% para 16% cada um e os netos, Rui, Rita, Ivan e Marcos, passaram a ter 8% cada um, ficando o restante capital nas mãos do empresário. Rui Miguel Nabeiro assumiu a presidência da Comissão Executiva entretanto criada, onde partilha as decisões com a irmã Rita Nabeiro e o primo Ivan (filho de Helena Nabeiro). Cabem-lhe a ele as áreas de desenvolvimento e de negócio, o primo Ivan ficou responsável pela área industrial e a irmã  Rita com os recursos humanos e a sustentabilidade, além da Adega Mayor, que já tinha. O Conselho de Administração continua a ser presidido por Rui Nabeiro — está nos estatutos e será assim até ele querer e poder — e inclui ainda, além destes três netos, os filhos e António Cachola, ex-diretor financeiro e que entretanto se reformou, sendo o único elemento exterior à família.

“O meu avô não abdica, está presente. Não mudou nada para ele, continua a ter a mesma intervenção diária, que é excecional. E com o meu pai é a mesma coisa”, diz Rui Miguel Nabeiro.

entrevista em Expresso.pt

Vir à Volta “é prémio de carreira”, diz capitão da GNR

A Volta a Portugal em Bicicleta, que está na estrada até dia 15, conta com um destacamento de trânsito eventual, da Guarda Nacional Republicana, que pretende manter a segurança, quer de ciclistas, quer de quem assiste à prova.

O capitão Rui Costa (na foto), da Guarda Nacional Republicana (GNR), refere que “o destacamento de trânsito eventual que acompanha a volta é composto por 27 militares da GNR, distribuídos por 21 motas e quatro viaturas ligeiras, contando com o apoio dos destacamentos territoriais e de trânsito, bem como da PSP. Torna-se bastante importante para nós, todos este apoio, para conseguirmos manter a segurança de toda a prova, dos ciclistas e de todos os utentes da via”.

O capitão refere que este “é um serviço em que os riscos são acrescidos mas a GNR faz um trabalho de preparação para manter a segurança de todos”.

A participar pela primeira vez numa Volta a Portugal, o capitão da GNR garante que os militares da GNR esperam pela sua vez para fazer esta prova, assumindo-se com o “um prémio de carreira para todos os militares que constituem este destacamento eventual”.

A Volta a Portugal em Bicicleta decorre até dia 15 de Agosto.

Fibra ótica em Rio de Moinhos poderá estar para breve

A Câmara Municipal de Borba vai reunir amanhã, segunda-feira, dia 8, com os responsáveis da empresa pela instalação de fibra ótica na freguesia de Rio de Moinhos.

António Anselmo (na foto), presidente da câmara de Borba, refere que “é intenção da autarquia que todos os habitantes do concelho tenham acesso à fibra ótica, sobretudo quem estuda, trabalha e precisa da internet”.

“No período as crianças tinham aulas em casa, fornecemos os computadores mas deparámo-nos com alguns problemas no acesso à internet. E nós não queremos isso. É a terceira reunião que vamos ter com eles e estou convencido que as coisas vão correr bem”, garantiu o autarca.

De recordar que, no concelho de Borba, as localidades de Barro Branco e Nora já têm instalada a fibra ótica, assim como a sede de concelho. Falta resolver a instalação em Orada e Rio de Moinhos.

Monforte: Anta do Belo alvo de escavações arqueológicas

Já decorreu a primeira campanha de escavações arqueológicas na anta do Belo, situada na freguesia e concelho de Monforte.

Este monumento funerário de pequenas dimensões, do período Neolítico, foi intervencionado “por uma equipa de arqueólogos e estudantes de arqueologia pertencentes ao Município de Monforte e à Universidade de Évora, entidades que colaboram desde há vários anos ao abrigo de um protocolo institucional, como nos referiu o presidente da câmara”, Gonçalo Lagem.

A Paróquia e a Santa Casa da Misericórdia de Monforte foram também entidades parceiras, fundamentais no apoio logístico de alojamento e alimentação fornecidos à equipa. Colaboraram ainda nestes trabalhos três jovens estudantes de Monforte, enquadrados no programa OMTJ.

“Embora os materiais identificados sejam escassos, recolheram-se pequenas lascas de sílex e quartzo, cerâmica manual e de roda e pequenos fragmentos de metal. Depois de recolhidos, estes materiais são transportados para outro local para uma análise mais detalhada”, garantiu o presidente.

A anta do Belo é um dos mais pequenos monumentos funerários até agora intervencionados no concelho de Monforte e um dos testemunhos mais antigos e menos frequentes dessa época identificados até agora.

Município de Campo Maior remodela parques infantis

O Município de Campo Maior procedeu  à remodelação dos Parque Infantis do Parque Verde e do Jardim Municipal, de forma a que os pequenos que frequentam os espaços possam usufruir dos mesmos com todas as condições de segurança e conforto necessárias.

As intervenções ficaram concluídas este fim-de-semana e os espaços já estão abertos às brincadeiras dos mais novos.

Secretário de Estado da Juventude e Desporto faz roteiro no Alentejo

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia (na foto), acompanhado da vice-presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Selene Martinho, visitam as instalações do IPDJ de Portalegre, Évora e Beja amanhã e terça-feira, dias 8 e 9 de agosto.

A visita do Secretário de Estado, tutela do IPDJ, tem como objetivo conhecer, de perto, a realidade dos serviços, dos trabalhadores/as e das entidades parceiras.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No dia 8 de agosto, segunda-feira, pelas 10 horas, João Paulo Correia e a comitiva são recebidos no IPDJ de Portalegre pelo Diretor Regional do Alentejo, do IPDJ, Miguel Rasquinho, e pela Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho.

A primeira linha de resposta às necessidades dos/das cidadãos/cidadão está nos serviços regionais, pelo que um dos pontos altos da visita é a deslocação ao IPDJ de Portalegre e o contacto com o corpo técnico que aí trabalha, bem como a visita à Casa de Associações, onde estão alojadas cinco entidades deste concelho ligadas ao desporto e associativismo jovem.

A tarde inicia-se pelas 14.30 horas, com a visita aos serviços do IPDJ de Évora, onde para além dos/das trabalhadores/as, acontecerá, também, um momento de interação com jovens voluntários/as do programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas», que ali se encontram em formação. Segue-se, às 15h30, a visita à Pousada de Juventude da cidade eborense, terminando o dia, pelas 16.30 horas, no Complexo Desportivo de Évora. Esta infraestrutura, propriedade do IPDJ, está sob gestão da autarquia local. Nesta visita, destaca-se, ainda, a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá.

A manhã do segundo dia, terça-feira, dia 9, arranca, às 10 horas, com uma visita ao IPDJ de Beja e à Casa de Associações. O Secretário de Estado terá oportunidade de contactar com a equipa do IPDJ,  com as seis entidades juvenis e desportivas ali sediadas, bem como com a equipa da Pousada de Juventude. A meio da manhã, e acompanhado pelo Presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, é dado a conhecer o projeto da autarquia bejense, «Beja Safe Forest 2022», iniciativa integrada no Programa do IPDJ «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas». De referir que, este projeto, foi premiado em 2019 pelo IPDJ, no âmbito do Prémio «Boas Práticas do Associativismo Jovem» entregue no Dia do Voluntário, 5 de dezembro.

Fado Luz apresentado na Praça da República de Elvas

O projeto musical “Fado Luz” subiu ao palco da Praça da República ontem, sábado 6 de agosto, em mais um espetáculo integrado na edição 2022 das Noites de Verão.

Olinda Moriano na voz, Ricardo Ventura nos teclados e João Carriço na bateria são os elementos-base do grupo, ao qual se juntou como convidado o saxofonista Nuno Pires.

Com temas clássicos como “Nem às paredes confesso”, “Lágrima” e “Meu fado”, entre outros, o repertório do coletivo “Fado Luz” faz uma fusão entre a canção nacional e as sonoridades da música ligeira e do jazz.

Servicontrol e Medialentejo em convívio na praia fluvial

A Servicontrol, com sede em Elvas, e a Medialentejo, com sede em Beja, realizaram ontem, sábado, dia 6 de agosto, o seu convívio anual.

Ambas as empresas se destinam à área da medicina, segurança e higiene no trabalho e, pelo oitavo ano consecutivo, organizam esta iniciativa.

Este ano, o local escolhido foi a praia fluvial de Azenhas d’El Rei, em Montejuntos, no concelho de Alandroal.

Obras de manutenção da Junta de Freguesia em São Vicente

A Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, tem vindo a desenvolver um conjunto de obras de manutenção de vários edifícios, assim como melhoramento ao nível das ruas da freguesia.

João Charruadas, presidente da Junta de Freguesia, revela alguns dos melhoramentos que já foram feitos, nomeadamente em edifícios da junta, bem como iluminação e uma primeira fase de melhoramentos da Praça de Touros. “Temos feito muita manutenção, ao nível de pintura dos edifícios anexos à juntas, no Pavilhão Multiusos, igreja, casas de banho, jardins e uma parte da Praça de Touros também, assim como colocação de nova iluminação na oliveira do adro”.

Na Associação de Apoio à Infância e à Terceira Idade (ADAITI), foi feita a instalação de rega gota a gota, algo que o presidente da junta considera fulcral, principalmente “com os problemas que existem da falta de água”.

Também algumas ruas foram intervencionadas, com a “reparação de pavimentos, reposição de calçadas, colocação de sinalização, que estava danificada, bem como os pontões das estradas, que poderiam meter em perigo a circulação rodoviária e de peões”.

João Charruadas acrescenta que a junta de freguesia mantém o apoio às associações da freguesia, como de fora, e também na parte social, com transporte de pessoas, a nível da saúde, e mantém-se a entrega de cabazes alimentares”.

A partir de setembro, revela João Charruadas, pretende-se avançar, entre outras obras, para “a segunda fase de requalificação da Praça de Touros,  assim como a requalificação das janelas do centro de saúde”.

A Junta de Freguesia de São Vivente e Ventosa leva a cabo um conjunto de obras de requalificação a vários níveis, na freguesia.

Comendador Rui Nabeiro foi agraciado pelo Exército

Foto: Exército Português

A Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, 1ª classe foi imposta pelo chefe do Estado-Maior do Exército, general José Nunes da Fonseca, num cerimónia que decorreu nas Caves Manuelinas do Museu Militar de Lisboa, tendo sido entregue ao comendador Rui Manuel Azinhais Nabeiro.

Foto: Exército Português

O chefe do Estado-Maior do Exército, general José Nunes da Fonseca, presidiu à cerimónia de condecoração, que contou com a presença de familiares do comendador Rui Nabeiro, do vice-chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general Rui Guerra Pereira, e do presidente do Conselho Superior de Disciplina do Exército, tenente-general João Nunes dos Reis, entre outras entidades militares.

Foto: Exército Português

A concessão da Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, imposta pelo chefe do Estado Maior do Exército ao comendador Rui Nabeiro, materializa o reconhecimento pela forma como, ao longo de cerca de 25 anos, manifestou permanente e intensa disponibilidade em apoiar o Exército, demonstrando singular espírito de cooperação e elevada consideração institucional.

A Medalha D. Afonso Henriques destina-se a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Exército Português.

Esther Merino de Badajoz vence o prémio mais importante do flamenco

Esther Merino (na foto), cantora de flamenco natural de Badajoz, ganhou a “Lámpara Minera” do festival Internacional de Canto das Minas da União, em Múrcia.

Este festival, que decorre anualmente, é considerado o evento mais importante no mundo do flamenco.

Esther Merino nasceu em 1984 em Gévora e é considerada, por muitos, como uma das vozes flamencas com maior potencial de crescimento. No entanto, nem sempre Esther se dedicou ao flamenco, uma vez que na origem da sua carreira musical está o fado.

Torneio de malha encerra este domingo Festas de Degolados

Um torneio de malha encerra este domingo, 7 de agosto, as Festas em honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados.

Para além deste torneio que “vai reunir diversas equipas do distrito de Portalegre”, revela o presidente da Junta, João Cirilo, durante a manhã há também um encontro de Pesca na Barragem do Caia que culmina com um almoço convívio no centro polivalente da freguesia.

O torneio de malha, que encerra a edição deste ano das Festas em honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados decorre, a partir das 9.30 horas, nos campos de jogos Rogério Martins.

Moura Encantada e Novo Ritmo nas Festas da Terrugem

Foto: Carolina Pernas

As festas em Honra de Santo António da Terrugem prosseguem hoje. O programa conta com arruada pela charanga ZuluBand, às 9 horas, e pelas 10 horas missa seguida de procissão.

Para as 18 horas está marcada uma garraiada, seguida do pregão e entrega do pendão de Santo António para as festas de 2023, às 20 horas.

A atuação do grupo Moura Encantada está marcada para as 22.30 horas e o baile com Novo Ritmo começa uma hora depois. À meia noite há fogo de artificio e a discoteca começa às 3.30 horas com Dj’s Kiss Kiss Bang Bang.

João Matias vence segunda etapa da Volta

João Matias foi o vencedor da segunda etapa da Volta a Portugal em bicicleta. O ciclista da Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados terminou a prova em 04h 42m 21s. Em segundo ficou Scott Mcgill (vencedor da primeira etapa) e Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi terceiro.

Na chegada a Castelo Branco, Rafael Reis, da Glassdrive-Q8-Anicolor, que mantém a camisola amarela, referiu que “a mudança de líder e de objetivos vai acontecer na etapa de hoje. A camisola amarela não passa por mim nesta etapa e há que continuar a lutar por isso”.

Ao quarto dia de prova, a Volta vai chegar à Torre. O dia de hoje será o primeiro de verdadeira montanha com a chegada ao ponto mais alto do continente português e o início da seleção dos melhores valores que têm pretensões aos melhores lugares da classificação geral.

Sem bonificações nas chegadas e com curtas diferenças estabelecidas no Prólogo, a longa subida na Serra da Estrela irá testar os que se assumem como candidatos ao triunfo na Volta.

A etapa da Torre vai começar na Sertã e não se apresenta fácil, pois antes da subida de Categoria Especial haverá outras dificuldades nos 159 quilómetros de percurso. Serão quatro Prémios de Montanha: 2.ª categoria na Serra de Alvelos (40 Km), seguida de uma 4.ª categoria aos 60,8, 3.ª cat. na aldeia do Orvalho (72,7), e a contagem principal a coincidir com o final na Torre. As metas volantes vão dar pontos em Oleiros (49,6Km), Fundão (119) e Covilhã (138,8).