Hermenegildo Rodrigues e a Volta em Elvas: um “sonho antigo” concretizado

Depois de “meses de muito trabalho”, o vice-presidente da Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, não podia estar mais satisfeito com a concretização de “um sonho antigo”, que viu esta sexta-feira cumprido: 20 anos depois, a Volta a Portugal voltou a contar com uma etapa na cidade Património da Humanidade.

Com um “orgulho imenso”, por ter trazido para a cidade a festa maior do ciclismo em Portugal, Hermenegildo Rodrigues faz um balanço “francamente positivo” deste dia, sendo que, agora, assegura, é necessário continuar a trabalhar. “Temos de apostar naquilo que é nosso, na nossa cidade, levar a nossa cidade além fronteiras. Se conseguirmos isso, podemos criar sinergias, rentabilizar o investimento e trazer cada mais gente a Elvas”, garante.

Conhecendo a realidade da Volta a Portugal, e apesar das críticas da população, devido, sobretudo, aos cortes de trânsito que a competição implicou, Hermenegildo Rodrigues assegura que não havia melhor local que a Avenida de Badajoz para a meta da prova em Elvas. Confessa que chegou a sugerir que a chegada do pelotão acontecesse junto ao Forte da Graça, mas que, nesse caso, a organização desistiria de trazer a Volta a Elvas.

O vice-presidente da Câmara assegura ainda que junto ao forte seria impossível acolher a “imensidão de infraestruturas e de serviços” que acabaram por ser instalados na Avenida de Badajoz.

“Isto é o culminar de um sonho que alimento há muitos anos”, diz ainda Hermenegildo Rodrigues, em declarações à Rádio ELVAS, visivelmente emocionado.

Inscrições abertas para a Expo São Mateus

O espaço da Expo São Mateus, tal como em edições anteriores, vai contar com três zonas, para as quais se podem candidatar os interessados conforme a área de atividade.

O município disponibiliza uma zona empresarial e de exposição (Praça da Feira), uma zona de gastronomia (Restaurantes e Street Food) e zona lúdica e cultural (Espetáculos e espaços de diversão noturna).

Para mais informação sobre as candidaturas deve consultar as normas de participação em www.cm-elvas.pt/sao-mateus-elvas-2022.

De recordar que a Expo São Mateus, inserida na programação das Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade, e que este ano decorre de 16 a 25 de setembro.

Primeira etapa da Volta com passagens por Montemor-o-Novo e Borba

Após o prólogo de ontem, em Lisboa, disputou-se esta sexta-feira, 5 de agosto, a primeira etapa da 83.ª Volta a Portugal em Bicicleta, que ligou Vila Franca de Xira a Elvas, numa distância de 193,5 quilómetros.

Esta etapa, vencida pelo norte-americano Scott McGill, da Wildlife Generation, contou com passagens, entre outras localidades, por Montemor-o-Novo e Borba.

A passagem por Montemor-o-Novo deu-se pelas 14h36, um pouco antes da hora prevista, Com um Prémio de Montanha de 4.ª Categoria instalado na Avenida Gago Coutinho, em frente ao Tribunal, foi “com alegria que os montemorenses acolheram esta passagem”. João Macedo (LA Alumínios/Credibom/Marcos Car) venceu este Prémio de Montanha em Montemor, com Fergus Browning (Trinity Racing), o ciclista mais jovem da Volta (fará 19 anos no próximo mês de dezembro), a alcançar a 2.ª posição, e José Maria Garcia (Electro Hiper Europa-Caldas) a ficar em 3.º lugar.

Com um total de dez etapas, esta edição da Volta termina a 15 de agosto, em Vila Nova de Gaia.

Fonte e imagens: Municípios de Montemor-o-Novo e Borba

Scott McGill vence em Elvas primeira etapa da Volta a Portugal

O norte-americano Scott McGill, da Wildlife Generation, foi o grande vencedor da primeira etapa da Volta a Portugal, que teve esta tarde a sua chegada a Elvas, com a meta instalada na Avenida de Badajoz.

Oliver Rees, da Trinity Racing, terminou em segundo, seguido de Mauricio Moreira, da Glassdrive.

Com a meta a ser cortada cerca de vinte minutos antes do previsto, esta etapa ligou Vila Franca de Xira à cidade Património Mundial, num total de 193,7 quilómetros.

O vencedor do prólogo, disputado ontem em Lisboa, Rafael Reis, da Glassdrive, foi um dos muitos ciclistas que caíram a dois quilómetros da meta. Continua, ainda assim, a ser o líder da classificação geral, mantendo a camisola amarela.

Amanhã, a Volta a Portugal começa em Badajoz, terminando em Castelo Branco, com um percurso de 181,5 quilómetros.

Passeio noturno na Praia Fluvial das Azenhas D’el Rei

O passeio noturno – Rota do Contrabando decorre na próxima sexta-feira, dia 12, às 21 horas, na Praia Fluvial das Azenhas D’el Rei, em Alandroal.

A atividade, organizada pela câmara de Alandroal, conta com inscrições gratuitas que podem ser feitas no Posto de Turismo de Alandroal, ou através do e-mail pturismo.adl.dsscd@cm-alandroal.pt ou do telefone 268440045

Toy, José Malhoa e Luís Trigacheiro nas Festas de Estremoz

As festas da Exaltação da Santa Cruz, em Estremoz, decorrem entre 2 e 4 de setembro e contam com fogo de artificio, cerimónias religiosas e animação de rua, entre outras atividades.

Na sexta-feira, dia 2, atuam Toy e Miguel Bravo; dia 3, José Malhoa e Trolaró e no dia 4 é a vez de Luís Trigacheiro.

Os espetáculos decorrem no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

Com paragem em Elvas, chef Chakall faz a Volta a Portugal em receitas

O chef Chakall foi desafiado pelo Continente, o patrocinador oficial da 83ª Volta a Portugal, a criar dez receitas regionais, uma por cada etapa da prova de ciclismo.

Com a chegada prevista para as 17h30 desta sexta-feira, 5 de agosto, dos ciclistas a Elvas, depois da primeira etapa iniciada em Vila Franca de Xira, o chef esteve hoje a promover um showcooking, aberto à participação do público, na sua “bicicleta-fogão”, no Continente Modelo da cidade.

Em declarações à Rádio Elvas, o chef revela que, para Elvas, preparou uma receita “especial” de pataniscas de bacalhau com cenoura e outros produtos frescos, como coentros. A ideia desta iniciativa, adianta, “é dar a volta a Portugal, com dez receitas criadas, tendo sempre por base os produtos locais”. Sendo o Continente “o patrocinador oficial da Volta, fazia sentido ligar a prova à comida e estar com o público local”, diz ainda.

Quanto a Elvas, o chef garante que é uma cidade “linda e preciosa”, que conhece bem, destacando, por um lado, as muralhas, e, por outro, as pessoas, que são “muito simpáticas”.

Todas as receitas desta iniciativa, incluindo das pataniscas hoje confecionadas em Elvas, estão disponíveis na plataforma Continente Feed e nas 15 lojas Continente por onde passa a Volta a Portugal. Depois de Elvas, o chef irá ainda promover outros showcookings nos Continentes de Castelo Branco, Covilhã, Fafe e de Cabeceiras de Basto.

 

 

“Pedala na Volta” com atividades para os jovens na Avenida de Badajoz

O projeto “O Ciclismo vai à escola”, da Federação Portuguesa de Ciclismo, está instalado na zona de chegada da Volta a Portugal em bicicleta, na Avenida de Badajoz, em Elvas.

Irina Guerreiro (na foto), coordenadora do projeto, explica que “o objetivo é promover o uso da bicicleta em jovens entre os 3 e os 12 anos. Normalmente, desenvolvemos este projeto em época escolar, para incentivar as crianças a ir de bicicleta para a escola. Agora, com a volta, estamos aqui com o “Pedala na volta”, que pretende fazer com que as crianças se interessem mais pela modalidade”.

As crianças “vêm até aqui, inscrevem-se e habilitam-se ainda a ganhar uma bicicleta adequada à sua idade. Esta circuito destina-se quer para crianças que já saibam andar de bicicleta, quer para as que ainda estão a aprender porque nós também podemos dar uma ajuda”.

Pedala na volta acompanha a Volta a Portugal em bicicleta com atividades para os mais novos. Em Elvas, as atividades decorrem na Avenida de Badajoz, até às seis da tarde.

Cartaz completo do Festival do Crato já foi divulgado

O Festival do Crato, que decorre de 23 a 27 de agosto, conta com a sua 36ª edição enquanto Feira de Artesanato e Gastronomia, com animação programada a partir de 21 deste mês.

O emblemático evento desta histórica vila alentejana volta a ser paragem obrigatória no roteiro familiar e dos festivaleiros e a apostar num cartaz eclético, dirigido a todas as gerações, que o tornou num dos maiores eventos realizados no Alentejo e um dos festivais mais acarinhados pelo público português.

Para além dos espetáculos no palco principal, o público poderá usufruir do “Before Hours”, das 20 às 22 horas, uma das novidades desta edição, com o Dj Luís Sousa a dar as boas vindas a todos no recinto do Festival, dos After-Hours com DJs a agitar as madrugadas quentes, da já tão popular Feira de Artesanato e Gastronomia com entrada gratuita e de uma zona de camping ocasional.

Quanto ao cartaz:

21 de agosto – Silent Party – Receção ao Campista

22 de agosto – DJs e animação – Receção ao Campista

23 de agosto – Maninho + Nenny + Paula Fernandes + Afterhours Dj Rob Willow

24 de Agosto – Dino D’Santiago + Dillaz + Gabriel O Pensador (convidado especial Carlão) + Afterhours Dj Ana Isabel Arroja

25 de Agosto – The Happy Mess + Bárbara Tinoco (convidadas especiais Carolina de Deus e Nena) + Miguel Araújo (convidados especiais Ana Bacalhau, António Zambujo e César Mourão) + Afterhours Dj Wilson Honrado

26 de Agosto – St. Lundi + Matias Damásio + Jessie J + Afterhours Dj Diego Miranda + Dj Nuno Luz

27 de Agosto – Chico da Tina + Amor Electro + The Jesus and Mary Chain + Afterhours  Vini Vici + Dj Matcho

Todos os anos, o Festival atrai milhares de pessoas ao Crato oferecendo, para além dos espetáculos no palco principal, a já bem conhecida Feira de Artesanato e Gastronomia (F.A.G.) que faz deste evento uma referência singular entre os certames do género.

Trata-se de uma zona de acesso livre que oferece aos visitantes o melhor dos produtos regionais, onde marcam presença as numerosas iguarias e petiscos da comida tradicional alentejana e uma seleção do melhor artesanato do Concelho do Crato e de Portugal. A F.A.G. inclui ainda o Palco 2 do Festival, onde o público terá acesso gratuito e poderá desfrutar de espetáculos diários de raiz cultural. Folclore, Cante Alentejano, Fado, entre outros, têm lugar especial e de destaque neste espaço, cujo programa será anunciado brevemente.

Haverá também uma rede especial de transportes, informa o município, sendo que na Rede Expressos há um desconto de 25% na compra do bilhete de ida e volta de qualquer ponto do país para o Crato. O desconto é aplicado sobre o preço base (não acumulável com outras promoções) para viagens realizadas entre dia 21 e 29 de agosto, devendo apresentar o bilhete / passe do festival no momento do embarque. Para usufruir do desconto aceda ao site ou APP da Rede Expresso e ao adquirir o seu bilhete no passo «passageiro & seleção de lugares» no item «Promo Code» insira o código CRATO2022. Todos os horários e linhas podem ser consultados em www.rede-expressos.pt

Para maior comodidade e segurança de todos quantos vão deslocar-se ao Crato nos dias do Festival, é aconselhada a utilização dos oito circuitos que a Rodoviária do Alentejo, em parceria com o Festival do Crato, dispõe:

Circuito 1 – Tolosa/ Gáfete/ Vale do Peso/ Flor da Rosa/ Crato e regresso

Circuito 2 – Alagoa/ Fortios/ Portalegre/ Crato e regresso

Circuito 3 – Ponte de Sôr/ Chança/ Cunheira/ Seda/ Crato e regresso

Circuito 4 – Pisão/ Crato/ Pisão

Circuito 5 – Nisa/ Alpalhão/ Crato e regresso

Circuito 6 – Avis / Fronteira/ Cabeço de Vide/ Alter do Chão/ Crato e regresso

Circuito 7 – Gavião/ Comenda/ Monte da Pedra/ Aldeia da Mata/ Crato e regresso

Circuito 8 – Portagem/ Castelo de Vide/ Alpalhão/ Crato e regresso

Os bilhetes diários e os passes de 5 dias estão à venda nos locais habituais, a 15 euros, para os dias 23, 24 e 25 e 20 euros para os dias 26 e 27.

O passe de cinco dias sem campismo custa 55 euros e com campismo 70 euros.

As crianças até aos 11 anos não pagam, se acompanhadas por um adulto.

Torneio de Futsal da ADBC retomado esta sexta-feira

O Torneio de Futsal da Associação Desportiva do Bairro das Caixas (ADBC) prossegue, na noite desta sexta-feira, dia 5, no Polidesportivo do Jardim Municipal de Elvas, com os jogos da sétima jornada: às 21 horas em veteranos, Meu Super/Quinas – Unossobar/Cláudia Viagens; às 22 horas em veteranos, ADBC – Boa-Fé; e às 23 horas em veteranos, Boa-Fé – Revoltilho.

Em seniores, no grupo A, a classificação está fechada: 1º Cidade Nova, nove pontos; 2º Cláudia Viagens, quatro pontos; 3º ADBC, dois pontos; e 4º Century 21, um ponto.

No grupo B, Unossobar tem nove pontos; Revoltilho e Boa-Fé têm três pontos; e Matraquilhos tem zero pontos.

Na classificação dos veteranos, em primeiro Unossobar/Cláudia Viagens, com nove pontos; segundos ADBC e Revoltilho têm seis pontos; e quartos Boa-Fé e Meu Super/Quinas têm ambas zero pontos.

Este torneio principiou a 22 de julho e termina no próximo dia 19, num total de 12 jornadas. Em seniores, os quatro encontros dos quartos-de-final disputam-se em 8 e 10 de agosto. Em veteranos, as duas partidas das meias-finais têm lugar nos próximos dias 10 e 12. A entrada do público é livre, em todas as jornadas.

Feira Anual do Vimeiro (Arraiolos) decorre este fim de semana

A Feira Anual do Vimieiro tem início esta sexta-feira, 5 de agosto, no Parque Urbano, e decorre até domingo, dia 7, nesta freguesia do concelho de Arraiolos.

Trata-se de uma feira anual, que tal como revela Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, é organizada pela Junta de Freguesia, com o apoio do município e “promove esta localidade, os seus empresários, artesãos e grupos musicais desta localidade”.

A Feira Anual de Vimieiro tem a sua abertura hoje, às 18.30 horas, no Parque Urbano da localidade.

António Anselmo: regresso da Volta a Portugal ao Alentejo “é bom para todos”

A 83ª Volta a Portugal em Bicicleta passa esta sexta-feira, dia 5, por Borba, na primeira etapa, antes de chegar a Elvas. Esta passagem está prevista para as 16h25.

“A Volta passa na Nacional 4, aqui próximo do centro de Borba e qualquer pessoa pode ir ver e acho que é sempre uma volta bonita, em termos de movimento e cor”, começa por dizer o presidente da Câmara de Borba, António Anselmo. O autarca garante ainda que este regresso da Volta a Portugal ao Alentejo é “bom para todos”.

A etapa, que começou ao início da tarde desta sexta-feira, em Vila Franca de Xira, e que termina em Elvas, “passa por quase todo o Alentejo”, recorda ainda. “Apesar do calor, espero que, a partir das 16h25, as pessoas possam acompanhar, bater palmas e apoiar os ciclistas”, diz ainda António Anselmo.

Fraca qualidade de cobertura de rede móvel na rubrica da DECO

A fraca qualidade de cobertura de rede móvel é uma realidade que afeta a população mais isolada da região do Alentejo e, de forma a conseguirem alterar esta situação, os consumidores têm apresentado diversas reclamações à Deco, com vista a melhorar este serviço.

Segundo Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, “na sequência de uma ação de itinerância, porta-a-porta que fizemos, num concelho aqui do Alentejo, em Arraiolos”, foi possível trazer a debate a “realidade de vários consumidores que têm fraca cobertura de rede de telecomunicações, de comunicações eletrónicas”, bem como a falta de cobertura durante “vários dias seguidos sem serviço fixo, móvel, internet e de televisão”, adianta.

A Deco “está a denunciar esta situação junto das autoridades competentes, não só das próprias operadoras, como da entidade reguladora, neste caso na Anacom, e efetivamente reportamos a existência dessas vicissitudes”, revela a jurista.

A fraca cobertura de rede na região do Alentejo é o tema em destaque esta semana na rubrica da Deco. Para ouvir hoje na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas.

Terrugem está em festa este fim-de-semana

As festas em honra de Santo António da Terrugem têm início hoje, sexta-feira, dia 5, e decorrem até segunda-feira, 8 de Agosto.

A abertura oficial das festas, com arruada e entrega do pendão, está marcada para as 19 horas de hoje, seguindo-se, pelas 21.30 horas, a inauguração do parque de festas, início do arraial e jogo do bicho. À mesma hora, decorre uma garraiada abrilhantada pela charanga ZuluBand.

O grupo “Porqué Si” atua às 23.30 horas, o baile com David Melão está marcado para a uma da manhã e a discoteca, com Dj Brat, começa às 3.30 horas.

GNR tem Destacamento de Trânsito eventual na Volta a Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai desempenhar diferentes missões no decorrer da Volta a Portugal em Bicicleta: “por um lado, há militares a acompanhar toda a prova e, por outro, há militares em pontos fixos, como é o caso dos que estão afetos ao Destacamento de Elvas”, como nos referiu a capitão Maria Coutrim, comandante em suplência do Destacamento Territorial de Elvas da GNR.

A GNR constitui, neste tipo de eventos, “um destacamento de trânsito eventual que fica apenas afeto, neste caso, à Volta a Portugal”, garantiu a capitão.

O Destacamento de Trânsito Eventual da GNR, responsável pela segurança da 83.ª Volta a Portugal, é composto por um oficial, três sargentos e 23 guardas, dispondo de quatro viaturas ligeiras e 21 motociclos da GNR.

Festas de Verão têm início este fim de semana em Vaiamonte

As festas de verão têm início este fim-de-semana no concelho de Monforte, com as festas em honra de Nossa Senhora das Neves, em Vaiamonte.

Durante o mês de Agosto e início de setembro, “as festas populares decorrem em todas as freguesias do concelho. É uma oportunidade para muitas pessoas regressarem à sua terra natal e desfrutarem, numa altura em que a pandemia começa a dar tréguas”, diz o presidente da câmara, Gonçalo Lagem.

“Estas festas de verão contam com o apoio logístico e monetário das juntas de freguesia e câmara de Monforte e não poderia ser de outra maneira. Por outro lado, há a lamentar o facto de cada vez existirem menos associações e tenham que ser as juntas de freguesia a organizar os eventos”, lamenta o presidente.

Vaiamonte está em festa no fim-de-semana de 5 a 7 de Agosto, Monforte de 12 a 14, Santo Aleixo de 19 a 21 e Assumar de 2 a 4 de setembro.

“Há Volta” da RTP já anima Praça da República de Elvas

Já decorre na Praça da República de Elvas, durante esta manhã de sexta-feira, 5 de agosto, o programa da RTP “Há Volta”.

Um programa que acompanha a 83ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que tem hoje chegada a Elvas, depois da partida de Vila Franca de Xira.

O programa conta com momentos de entretenimento, música e muita animação, e entrevistas a alguns elvenses.

Volta a Portugal condiciona trânsito em Badajoz a partir desta sexta-feira

Devido à segunda etapa da 83ª Volta a Portugal em Bicicleta, amanhã, sábado, 6 de agosto, que liga Badajoz a Castelo Branco, num total de 181,5 Km percorridos, e com saída prevista às 12.25 horas, da cidade pacense, o Ayuntamiento de Badajoz informa que haverá condicionamento de trânsito em diversos locais.

Haverá um amplo dispositivo no evento, por parte de membros da Proteção Civil, voluntários da Fundação Municipal de Desporto e agentes da Polícia Local, que irão colocar mais de 300 delimitações perimetrais, durante a passagem da prova.

Desta forma, informa o Ayuntamiento, a partir das 17 horas (hora portuguesa), desta sexta-feira, 5 de agosto, está cortada a zona conhecida como Entrepuentes, desde a saída da Puente de la Universidad até à saída da Puente de la Autonomia (Rotunda dos Três Poetas). Estará também cortada, a partir da mesma hora, em toda a sua extensão, a Ponte de Plamas e calle Prim, desde o cruzamento com a calle Santo Domingo até à Porta Palmas.

Já amanhã, sábado, 6 de Agosto, durante a amanhã estão cortadas várias ruas e avenidas de Badajoz, que pode consultar no documento abaixo:

“La noche en Blanco” volta a Badajoz a 3 de setembro

Foto arquivo

Badajoz volta a celebrar “La Noche en Blanco”, já no dia 3 de setembro depois de dois anos de interregno, devido à pandemia.

Depois das férias em agosto, chega a Badajoz, o reencontro mais esperado, com a cultura local, numa noite em que os monumentos e espaços artísticos e culturais abrem as suas portas até às duas da manhã.

O Ayuntamiento de Badajoz publicou já, esta semana, diversos concursos, assim como a informação de que mantêm os principais  espaços para atividades como a Plaza de San Atón (encenações teatrais e espetáculos infantis), Museu Municipal Luis de Morales (encenações teatrais, espetáculos musicais e monólogo), Casas Mudéjar (espetáculos musicais e leitura dramatizada com música, Praça Soledad (espetáculos musicais e mágicos) e Praça San Andrés (espetáculos musicais e mágicos).

A estes juntam-se outros espaços públicos e privados e negócios de hotelaria com inúmeras atividades.

Mónica Sintra atua esta noite nas Festas de Degolados

Têm início hoje, sexta-feira, 5 de agosto, as Festas em honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados, nesta freguesia do concelho de Campo Maior, depois de três anos de interregno.

Hoje é Mónica Sintra quem sobe ao palco das Festas, pelas 23.30 horas, sendo que antes, há tourada à vara larga (Ganadaria Tinoco), às 18.30 horas; pelas 20 horas abre a quermesse e, às 21.30 horas, dá-se início à festa com a “Charanga das Fresquinhas”.

A animação das Festas em Degolados prossegue noite dentro com o Dj Diazz a animar o largo da junta de freguesia.