Município de Vila Viçosa pondera penalizar consumo excessivo de água

O consumo de água, no concelho de Vila Viçosa, quase que triplicou em relação ao período do inverno. Uma situação muitas vezes associada às piscinas, regas e lavagens de automóveis, mais frequentes nesta altura do ano.

Com o intuito de “penalizar os consumidores excessivos, a autarquia vai fazer uma análise dos consumos, até final do mês de setembro, para depois aplicar os devidos aumentos”, referiu-nos Inácio Esperança (na foto), presidente da câmara de Vila Viçosa.

A teoria de que “por uns pagam todos” não se aplica neste caso, uma vez que a câmara “vai ver o consumo médio ou máximo de uma família e a partir daí penalizar os escalões que consuma mais”, garantiu o autarca.

Neste momento, estão a ser consumidos cerca de seis mil metros cúbicos por dia. Tendo em conta que o município de Vila Viçosa, à semelhança de outros em redor, é abastecido por furos artesianos, dificilmente é possível fazer uma avaliação correta do que temos de futuro. Logo, é essencial poupar água. Não queremos aumentar a água no que é essencial mas vamos ter que penalizar os consumos excessivos”.