Phi4tech vai produzir em 2024 supercondensadores para armazenar energia em Badajoz

Foto: El Periodico Extremadura

A Phi4tech já finalizou as datas do seu projeto de armazenamento de energia na Extremadura, que começará no início de 2024 com a fabricação de supercondensador na plataforma logística de Badajoz; e com o início de atividade no centro de I&D que será instalado junto a este edifício.

A atividade começará com cerca de 150 empregos, dos quais 100 corresponderão ao centro de investigação e outros 50 à  zona de supercapacitores, segundo dados divulgados pelo presidente da Phi4tech, Alejandro Ayala.

O projeto tem um investimento total de mais de mil milhões de euros, com previsão de criação de 1.300 empregos. A segunda fase do projeto industrial será a que mais postos de trabalho cria para a  fábrica de Badajoz, cerca de 200.

O projeto começará a ser visível em Badajoz nos próximos meses. Na terça-feira, 5 de julho, o projeto será apresentado no Ayuntamiento para dar início à primeira fase da fábrica na Plataforma Logística do Sudoeste Europeu. Estima-se que em seis meses o projeto executivo e ambiental possa estar concluído e que as obras comecem a 1 de março de 2023 e terminem em dezembro.

A empresa pretende iniciar a produção de supercondensadores de armazenamento de energia no início de 2024, destinados a clientes com os quais já têm contratos fechados até essa data, na área dos centros de dados e renováveis. Os supercondensadores permitem gerir, por exemplo, a energia produzida por um parque eólico ou solar, para que a indústria associada atinja, sempre, exatamente a mesma intensidade das suas máquinas. A fábrica será alimentada por um central fotovoltaica que será instalada nas proximidades da plataforma logística e a previsão é que os supercondensadores que ali são fabricados “sejam capazes de otimizar a eficiência das energias renováveis até 15% graças ao seu carregamento rápido capacidade e descarga”, segundo Ayala.

A fábrica de Badajoz vai produzir 600 mil unidades destes supercondensadores por ano, “o que a torna uma das fábricas mais relevantes da Europa”, destacou ainda.

A mudança de células de baterias genéricas para supercondensadores (mais especializados e também menos dependentes de lítio) permite à empresa acelerar os planos de trabalho e iniciar a produção em menos tempo. Em seguida, haverá uma segunda fase, que será lançada assim que a Junta da Extremadura e o Ayuntamiento concluírem alguns procedimentos de que depende o desenvolvimento do projeto e que permitirá a instalação de mais uma linha de consensadores híbridos: metade supercondensador e metade bateria. Estes últimos são os que já precisarão de lítio no processo de fabricação.

A primeira fase, que arranca em 2024, será ainda complementada por um centro de referência de investigação e desenvolvimento de nanomateriais para utilização no armazenamento de energia, que funcionará em conjunto com o Centro Ibérico de Investigação em Armazenamento de Energia de Cáceres e Universidade da Extremadura (Uex). Essa é a parte do projeto global que foi reformulada para aprimorar as linhas de pesquisa que a Phi4tech já tem em andamento, pois dentro do seu aglomerado de empresas há algumas especializadas em química de nanomateriais.

A empresa apresentará o projeto base deste centro ao Ayuntamiento de Badajoz, que ficará localizado junto à fábrica de células de supercondensadores. Os trabalhos neste caso terão início em abril de 2023, e a inauguração também será no início de 2024. Serão incorporados 100 investigadores e a previsão é que chegue aos 200 sejam, até o final desse ano. A fábrica e o centro de pesquisa atingirão 250 empregos, embora a maioria esteja no centro de investigação.