Prémio para a Sociedade Civil tem candidaturas até 31 de julho

O Comité Económico e Social Europeu promove, desde 2006, o Prémio para a Sociedade Civil, através do qual procura recompensar e encorajar as iniciativas de organizações da sociedade civil ou de pessoas singulares, que tenham contribuído significativamente para promover a identidade e a integração europeias.

O prémio deste ano, segundo explica Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, irá ser atribuído a quem tenha promovido iniciativas eficazes, inovadoras e criativas que tenham, por um lado, procurado criar um futuro melhor para e com a juventude europeia, respondendo às necessidades específicas dos jovens e contribuindo para a sua capacitação e participação em todas as esferas da vida económica e social e, por outro, ajudado os civis que sofrem como resultado da guerra na Ucrânia.

Para se poderem candidatar a este prémio, as iniciativas devem reunir quatro requisitos: não terem fins lucrativos; já terem sido implementadas; cumprirem os critérios de elegibilidade temática estabelecidos para cada uma das categorias; e serem realizadas no território da UE.

O Comité pretende atribuir, no máximo, três prémios por categoria. O primeiro é de 14 mil euros e o segundo e terceiro de oito mil. A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se a 14 e 15 de dezembro de 2022, durante a reunião plenária do Comité Económico e Social Europeu.

As candidaturas devem ser apresentadas, através de um formulário online, até dia 31 de julho.

O programa para ouvir no podcast abaixo: