Cerca de 40 técnicos representantes de várias entidades públicas de diferentes países europeus conheceram o Parque Natural da Serra de São Mamede, no âmbito do Encontro Internacional promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) em colaboração com os quatro municípios do Parque Natural: Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre. Este encontro teve lugar, em Castelo de Vide e Marvão.
Partilhar experiências, conhecer projetos, debater práticas, definir estratégias para permitir que as áreas protegidas possam promover o desenvolvimento sustentado e integrado, designadamente as atividades económicas ligadas ao setor do turismo, sem comprometer os valores ambientais e naturais, é um desígnio coletivo e global.
O projeto RAMSAT – Revitalizing Remote And Mountainous areas through Sustainable Alternative Tourism (Revitalização de áreas remotas e montanhosas através do Turismo Alternativo Sustentável), liderado pela CIMAA, surge como resposta à necessidade urgente de incentivar políticas regionais para o uso sustentável dos recursos, quer ao nível do património natural e cultural quer ao nível do turismo alternativo. Este projeto relaciona-se com o objetivo temático da proteção do ambiente e promoção da eficiência dos recursos e da prioridade de investimento: preservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural do programa Interreg Europe.
Os parceiros do projeto compilaram, até à data, 35 boas práticas tendo 16 destas sido aprovadas e publicadas com sucesso na Policy Learning Platform. Decisores políticos, técnicos e outros interessados em toda a Europa poderão consultar estas boas práticas e os bons exemplos referenciados.


A Câmara Municipal de Évora aprovou o Plano Municipal para a Igualdade de Género e Não Descriminação, no decurso da reunião do executivo camarário do passado dia 22.
“Leva para ler” é o nome do projeto que nasceu em 2020, em Marvão, com o objetivo de que as pessoas, acima de tudo, leiam livros.
A edição deste ano do Festival do Crato vai regressar à vila alentejana de 23 a 27 de agosto, e já conta com vários artistas confirmados.
O Município de Avis vai voltar a promover, nos meses de julho e agosto, o programa de ocupação de tempos livres, Biblioférias. Até ao próximo dia 30, crianças e jovens, dos 6 aos 15 anos, podem ser inscritas na Biblioteca Municipal José Saramago, pelo telefone 242 410 089, ou em biblioteca@cm-avis.pt .
O Município Ponte de Sor foi um dos que assinaram, em Idanha-a-Nova, a adesão à Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora (RAID), com homologação do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, no âmbito da realização do I Fórum dos Gabinetes de Apoio aos Emigrantes e ao Investimento da Diáspora, destinado a municípios, comunidades intermunicipais, regiões autónomas, associações empresariais e de desenvolvimento.
O parque infantil da Quinta dos Arcos, em Elvas, foi vandalizado. A destruição gratuita e brutal do património público teve mais um triste episódio.
O São João foi ontem, sábado, 25 de junho, comemorado pela Sociedade de Recreio de Varche, com uma sardinhada.
O atleta Bernardo Maneta, do Barbaris BTT Team, de Barbacena, estabeleceu ontem, 25 de junho, no complexo desportivo Fernando Mamede, em Beja, um novo recorde distrital, ao nível da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, no escalão de juvenis.
Luís Miranda, atleta do Barbaris BTT Team, de Barbacena, foi o grande vencedor da primeira edição do Cross Country, prova de atletismo noturna, promovida ontem, 25 de junho, em Elvas, pela Associação Desportiva Ialbax.

O festival Outro Sons termina este domingo, 26 de junho, em Campo Maior, com os espetáculos de Raiz Lusa e de Bossa & Morna.
A Câmara Municipal de Elvas prestou ontem, 25 de junho, uma homenagem a título póstumo à arqueóloga e historiadora Carmen Balesteros, que deu o seu importante contributo para a investigação sobre a comunidade judaica de Elvas e para a fundação da Casa da História Judaica da cidade.
O conjunto de atos deste sábado arrancou com uma visita às Judiarias de Elvas, à qual se seguiu uma sessão de tributo na Casa da História Judaica. Do lado do Município, a evocação a Carmen Balesteros esteve a cargo da vice-presidente, Anabela Cartas.
A noite de sexta-feira, 24 de junho, do 9º Torneio de Futsal “Cidade de Borba” levou a que totalidade dos jogos fosse disputada no Pavilhão Gimnodesportivo, devido à instabilidade climatérica.
O Jardim Municipal de Campo Maior foi o palco escolhido para o segundo dia do Festival Outro Sons que contou, ontem, 25 de junho, com mais dois concertos.


O livro “Tesouro”, obra coordenada e editada por José Félix Duque, foi apresentado ontem, 25 de junho, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, no dia em que chegou ao fim o XIII Capítulo Geral da Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres.