Encontro internacional no Parque Natural de São Mamede

Cerca de 40 técnicos representantes de várias entidades públicas de diferentes países europeus conheceram o Parque Natural da Serra de São Mamede, no âmbito do Encontro Internacional promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) em colaboração com os quatro municípios do Parque Natural: Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre. Este encontro teve lugar, em Castelo de Vide e Marvão.

Partilhar experiências, conhecer projetos, debater práticas, definir estratégias para permitir que as áreas protegidas possam promover o desenvolvimento sustentado e integrado, designadamente as atividades económicas ligadas ao setor do turismo, sem comprometer os valores ambientais e naturais, é um desígnio coletivo e global.

O projeto RAMSAT – Revitalizing Remote And Mountainous areas through Sustainable Alternative Tourism (Revitalização de áreas remotas e montanhosas através do Turismo Alternativo Sustentável), liderado pela CIMAA, surge como resposta à necessidade urgente de incentivar políticas regionais para o uso sustentável dos recursos, quer ao nível do património natural e cultural quer ao nível do turismo alternativo. Este projeto relaciona-se com o objetivo temático da proteção do ambiente e promoção da eficiência dos recursos e da prioridade de investimento: preservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural do programa Interreg Europe.

Os parceiros do projeto compilaram, até à data, 35 boas práticas tendo 16 destas sido aprovadas e publicadas com sucesso na Policy Learning Platform. Decisores políticos, técnicos e outros interessados em toda a Europa poderão consultar estas boas práticas e os bons exemplos referenciados.

Évora aprova Plano Municipal para Igualdade de Género

A Câmara Municipal de Évora aprovou o Plano Municipal para a Igualdade de Género e Não Descriminação, no decurso da reunião do executivo camarário do passado dia 22.

Tecer redes para a igualdade com base na realidade do concelho de Évora, este foi um trabalho desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, coordenada pela Divisão Municipal de Educação e Intervenção Social, que contou com a colaboração de especialistas de outras entidades.

O plano foi estruturado em torno de três pilares essenciais – “Igualdade entre Mulheres e Homens”, “Violência Contra Mulheres e Violência Doméstica” e “Orientação Sexual e Identidades” –, o Plano assenta num diagnóstico realizado interna e externamente, envolvendo um extenso número de agentes, incluindo os trabalhadores da Câmara de Évora. Foram identificados problemas, estudadas soluções e apontado um leque de 49 medidas de intervenção.

Segundo aponta o próprio Plano, estas devem ser concretizadas em trabalho de parceria que possa unir e rentabilizar o conhecimento e os recursos necessários para a intervenção que cada vez mais urge concretizar no meio social do concelho de Évora. A Câmara Municipal de Évora deu a sua aprovação com votos unânimes de felicitação pelo trabalho executado.

“Leva para ler” disponibiliza livros gratuitos para amantes da leitura

“Leva para ler” é o nome do projeto que nasceu em 2020, em Marvão, com o objetivo de que as pessoas, acima de tudo, leiam livros.

O projeto teve início na freguesia de Santo António das Areias, passando por outras freguesias do concelho de Marvão e chegou agora ao mercado municipal de Portalegre.

Estrela da Paz foi a impulsionadora do projeto, uma vez que tal como explica, trabalha no ramo imobiliário, e via que muitas pessoas deixavam os livros para trás, até que começou a recolhe-los e partilhá-los numa cabine telefónica em Santo António das Areias. “Há casas que vendo, em que as pessoas pensam deixar livros para o lixo e eu penso que é um crime, por isso, ia recolhendo e guardando em casa, já no confinamento achei que havia pessoas que gostariam de ler, e comecei a coloca-los numa cabine telefónica em Santa António das Areias, revela.

Depois desta iniciativa e de criado o grupo no facebook, “as pessoas começaram a doar muitos livros”, pelo que Estrela começou a levá-los para o mercado e, depois estendeu o projeto em São Salvador da Aramenha, também para Castelo de Vide, e em Portalegre.

O objetivo passa pelo facto de as pessoas levarem os livros para ler, não havendo “qualquer obrigatoriedade de devolver o livro, que pode fazer a diferença na vida de uma pessoa e gostamos que estejam acessíveis a quem os queira levar”, acrescenta Estrela.

Até à data, Estrela da Paz já recebeu cerca de 4500 livros, e deram saída cerca de dois mil.

Estrela da Paz lança o repto para que o projeto possa chegar também a Elvas, caso se alguém se voluntarie para o acolher, porque acredita que, “é simples, não dá tanto trabalho assim e é muito gratificante”.

“Leva para ler” conta já com cerca de dois mil membros na sua página de Facebook. Um projeto criado por Estrela da Paz e Maria Teresa Serra.

Crato prepara “um grande festival”, garante presidente da câmara

A edição deste ano do Festival do Crato vai regressar à vila alentejana de 23 a 27 de agosto, e já conta com vários artistas confirmados.

A organização está a preparar “um grande festival. As pessoas têm muita ânsia de estar juntas e festejar, esperemos que seja possível. Com esta nova realidade estamos também a criar condições para que o recinto do festival possa acolher as pessoas com toda a dignidade”, garantiu o presidente da câmara do Crato, Joaquim Diogo.

“No que diz respeito ao campismo, vai estar disponível a partir de domingo, dia 21. O recinto do festival vai contar com um restaurante oficial e diversas tasquinhas, mantendo também a vertente do artesanato, onde vamos dar destaque a todas as artes da região que foram já classificadas pela UNESCO”, sublinhou o autarca.

As mais recentes confirmações são Bárbara Tinoco, com as convidadas Carolina de Deus e Nena, e o britânico St. Lundi. A estes artistas juntam-se ainda os já confirmados Paula Fernandes, Nenny e Maninho (23 de agosto), Dino D’Santiago, Gabriel O Pensador, Carlão e Dillaz (24), The Happy Mess e Miguel Araújo com os convidados Ana Bacalhau, António Zambujo e César Mourão (25) e, por último, The Jesus and Mary Chain e Amor Electro (27 de agosto).

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e na Ticketline.

Férias na Biblioteca de Avis para crianças e jovens

O Município de Avis vai voltar a promover, nos meses de julho e agosto, o programa de ocupação de tempos livres, Biblioférias. Até ao próximo dia 30, crianças e jovens, dos 6 aos 15 anos, podem ser inscritas na Biblioteca Municipal José Saramago, pelo telefone 242 410 089, ou em biblioteca@cm-avis.pt .

Inteiramente gratuito, o Biblioférias aproveita o período de férias escolares para oferecer aos mais novos diversas atividades lúdicas e culturais, que prometem valorizar a sua curiosidade e criatividade. Entre jogos de tabuleiro, leituras, ateliês, teatro, escrita criativa, expressão plástica, desporto, visitas, jogos tradicionais, peddy-paper, workshops e a celebração do Dia dos Avós, sugestões não faltam.

A Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, organiza as oficinas que, este ano, se apresentam, divididas em dois períodos semanais: terças e quartas-feiras, das 9.30 às 12.30 horas, para crianças dos 6 aos 10 anos; e quintas e sextas-feiras, das 14 às 16.30 horas, para jovens dos 11 aos 15 anos.

Ponte de Sor integra Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora

O Município Ponte de Sor foi um dos que assinaram, em Idanha-a-Nova, a adesão à Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora (RAID), com homologação do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, no âmbito da realização do I Fórum dos Gabinetes de Apoio aos Emigrantes e ao Investimento da Diáspora, destinado a municípios, comunidades intermunicipais, regiões autónomas, associações empresariais e de desenvolvimento.

Através do Gabinete de Apoio ao Emigrante, que tem um papel fundamental no Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), o Município de Ponte de Sor, em articulação com os restantes membros da Rede, tem como missão criar condições para que os portugueses emigrados e lusodescendentes sejam atraídos a fazer investimentos no país, concretamente na sua terra de origem, permitindo desenvolver a economia local, mas também nacional, com vantagens nomeadamente, no combate ao despovoamento e à desertificação do território.

A RAID é um projeto que tem como objetivos atrair investimento para Portugal e apoiar emigrantes portugueses ou lusodescendentes. Com a criação desta Rede, o Governo pretende “atrair os cerca de cinco milhões de emigrantes e lusodescendentes a investir em Portugal”, contribuindo para o desenvolvimento das economias local e nacional.

Parque infantil da Quinta dos Arcos vandalizado

O parque infantil da Quinta dos Arcos, em Elvas, foi vandalizado. A destruição gratuita e brutal do património público teve mais um triste episódio.

Aconselhamos quem testemunhe estas situações para a necessidade, de imediato, de alertar a PSP de Elvas.

Atletismo: Bernardo Maneta bate novo recorde distrital

O atleta Bernardo Maneta, do Barbaris BTT Team, de Barbacena, estabeleceu ontem, 25 de junho, no complexo desportivo Fernando Mamede, em Beja, um novo recorde distrital, ao nível da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, no escalão de juvenis.

O atleta percorreu 400 metros, em pista ao ar livre, em 55.12 segundos.

Esta é já a terceira vez que Bernardo Maneta faz história a nível de recordes distritais, sendo que, em pista coberta, em Braga, o atleta já tinha batido os recordes dos 1500 e dos 3000 metros.

O clube, em nota enviada à redação da Rádio ELVAS, endereça os parabéns, quer a Bernardo Maneta, quer ao seu treinador, David Fernandes.

Luís Miranda vence primeiro Ialbax Cross Country

Luís Miranda, atleta do Barbaris BTT Team, de Barbacena, foi o grande vencedor da primeira edição do Cross Country, prova de atletismo noturna, promovida ontem, 25 de junho, em Elvas, pela Associação Desportiva Ialbax.

Para além de Luís Miranda, percorreram toda a envolvência das muralhas à cidade de Elvas, numa distância de oito quilómetros, mais três atletas do Barbaris BTT Team: António Vinagre, Nuno Martins e César Lopes.

Raiz Lusa e Bossa & Morna encerram festival Outros Sons

O festival Outro Sons termina este domingo, 26 de junho, em Campo Maior, com os espetáculos de Raiz Lusa e de Bossa & Morna.

Raiz Lusa atuam no Jardim do Palácio Visconde d’Olivã às 18 horas, sendo que o festival encerra às 21.30 horas, no Largo Dr. Regalla, com o concerto de Bossa & Morna.

Raiz Lusa é como se chama o mais recente projeto de música tradicional portuguesa, inspirado no nosso inigualável e riquíssimo cancioneiro. “Era uma vez um humilde rapaz chamado Filipe Silva que aprendeu a tocar alguns instrumentos de corda, mais propriamente o cavaquinho, o bandolim e a viola braguesa. Certo dia, ao vasculhar o vasto cancioneiro tradicional português, encontrou alguns temas que achou muito interessantes, os quais começou a trautear ao som dos seus sonantes instrumentos. Achou que a sua voz e os seus cordofones não eram suficientes para transmitir tão bela música e decidiu juntar-se a dois amigos de estrada com os mesmos gostos musicais, enriquecendo assim os arranjos com a linda voz e a pura guitarra folk da Paula Navarro e as infinitas percussões do singular Manu Teixeira … e assim nasceu Raiz Lusa.”

Os Bossa & Morna nascem através de um encontro inesperados de três músicos com influências e origens diferentes, Brasil Portugal e África. A conexão foi instintiva e energética. Temas de Cesária Évora, Sara Tavares, Djavan, Jorge Ben Jor, entre outros são as maiores influências dos três músicos.

Carmen Balesteros homenageada pelo Município de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas prestou ontem, 25 de junho, uma homenagem a título póstumo à arqueóloga e historiadora Carmen Balesteros, que deu o seu importante contributo para a investigação sobre a comunidade judaica de Elvas e para a fundação da Casa da História Judaica da cidade.

Falecida em 2013, Carmen Balesteros, natural de Evoramonte, foi professora na Universidade de Évora e na Escola Secundária Gabriel Pereira daquela cidade, além de autarca na Assembleia Municipal de Évora.

O conjunto de atos deste sábado arrancou com uma visita às Judiarias de Elvas, à qual se seguiu uma sessão de tributo na Casa da História Judaica. Do lado do Município, a evocação a Carmen Balesteros esteve a cargo da vice-presidente, Anabela Cartas.

O programa deste tributo encerrou com um concerto de música judaica-sefardita pelo duo MILO, na Casa da História Judaica, no âmbito do ciclo “A Música Encanta o Património”.

Torneio de Futsal Cidade de Borba com boa moldura humana

A noite de sexta-feira, 24 de junho, do 9º Torneio de Futsal “Cidade de Borba” levou a que totalidade dos jogos fosse disputada no Pavilhão Gimnodesportivo, devido à instabilidade climatérica.

Segundo a organização, da responsabilidade do Sport Clube Borbense e do Grupo União de Veteranos Borbenses, a noite contou com “uma boa moldura humana e com bons momentos de futsal”.

Na organização do evento, os dois clubes contam com o apoio do Município de Borba e da Junta de Freguesia Matriz (Borba).

Quanto aos resultados de sexta-feira, 24 de junho:

Benjamins

Só Viemos Brincar, 0 – CF Estremoz, 3

Juvenis

Tropas da Bola, 1 – Centrauto Alberto Busca Lda, 6

Seniores – grupo A

Rodrifaz, Lda., 3 x Imprevistus Bar Pub, 1

Unossobar, 4 x Elétrico Pub / Pocalentejo, Lda., 2

Os resultados dos jogos de ontem, sábado, 25 de junho:

Infantis

Junta Freguesia Matriz, 0 – Imprevistus Bar Pub, 2

Juvenis

SC Bencatelense, 2 – UF S. Bento Cortiço e Stº Estevão / Team Marcelo, 6

Seniores –  Grupo A

No Limits / 20 Age Cuts, 3 x Café “O Bairro”, 2

Veteranos

Malta 80/81 e Apêndices, 2 x Cafetaria Casais de Santa Maria / Mercearia Pelourinho, 3

Karyna Gomes e Os Sabugueiros com músicas de outras paragens em Campo Maior

O Jardim Municipal de Campo Maior foi o palco escolhido para o segundo dia do Festival Outro Sons que contou, ontem, 25 de junho, com mais dois concertos.

Durante a tarde, “Os Sabugueiros”, um grupo composto por elementos de várias nacionalidades, radicado no distrito de Portalegre, deu um animado concerto, onde as influências dos vários elementos do grupo se fizeram sentir.

Mais tarde, foi a vez de Karyna Gomes levar os ritmos quentes de África até Campo Maior, num concerto cheio de ritmo e de sentimento.

“Tesouro” com escritos da fundadora das Irmãs Concepcionistas apresentado em Elvas

O livro “Tesouro”, obra coordenada e editada por José Félix Duque, foi apresentado ontem, 25 de junho, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, no dia em que chegou ao fim o XIII Capítulo Geral da Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres.

A obra, coordenada inclui todos os escritos da fundadora das Irmãs Concepcionistas, Madre Maria Isabel da Santíssima Trindade, natural de Santa Eulália, no concelho de Elvas, e de seu nome Maria Isabel Picão Caldeira Carneiro.

Durante o XIII Capítulo Geral da Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, que decorreu em Elvas, a irmã Célia Cabecinhas foi eleita superiora geral da Congregação, a irmã Ivone Coelho como vigária geral, e as irmãs Emília Ribeiro, Josina Tinga e Lucia Pat como conselheiras, para um mandato de seis anos.

Na apresentação do livro, o Município de Elvas fez-se representador pelo vereador Cláudio Monteiro.