A Câmara Municipal de Portalegre organiza, de 15 a 30 de junho, a Quinzena Gastronómica da Cereja de São Julião, com o objetivo de divulgar um dos produtos mais caraterísticos e apreciados da região que, poderá ser degustado em 17 estabelecimentos do concelho de Portalegre, entre eles restaurantes, unidades hoteleiras e gelatarias.
Simultaneamente, a Quinzena irá englobar um programa diversificado, destacando-se, no dia 18 de junho, a Caminhada de quilómetros ao Monte das Cerejeiras, que inclui a apanha da cereja.
O ponto de encontro da Caminhada será às 8.30 horas, na Rotunda do Porto da Azinheira (cruzamento para o Porto da Espada), seguindo depois para a Cascata do Monte Sete (subida opcional), com o lanche no Café da Cascata, terminando a Caminhada no Monte das Cerejeiras, com a tradicional apanha da cereja, onde os participantes poderão vivenciar esta experiência.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no Posto de Turismo de Portalegre, através do telefone 245 307 445, até às 13 horas do dia 15 de junho.
Também no dia 18 de junho, decorrerá o Mercadinho da Cereja de São Julião, no Rossio de Portalegre, das 17 às 20 horas, onde os visitantes poderão adquirir este delicioso produto ex-libris da nossa região.
Finalmente, no dia 24 de junho, decorrerá um ateliê de pintura ao vivo, pelo professor Bentes Bravo, subordinado ao tema “A Cereja de S. Julião”, na Galeria de S. Sebastião, às 15 horas.
As inscrições serão feitas no Posto de Turismo de Portalegre, até ao dia 18 de junho, com um máximo de 15 participantes, por ordem de inscrição.
Este evento será uma oportunidade para os visitantes e os habitantes da região poderem desfrutar um dos produtos endógenos mais ricos de Portalegre, a nossa Cereja de São Julião, única e saborosa, que cresce e desabrocha na nossa majestosa Serra de São Mamede.
Os pomares de cerejeiras inseridos na Serra de São Mamede contribuem também para tornar mais belos os variados percursos pedestres, que fazem deste um parque único em Portugal.
Pode consultar o programa completo, aqui.


A Associação Desportiva IALBAX esteve representada no Trail Noturno de Monforte, no sábado, 11 de junho, onde Cristina Canário alcançou o terceiro lugar da geral e primeiro no escalão, na distância de 28 quilómetros, onde participou também Manuel Mexia.
Elvas vai contar com um curso na área do Turismo Cultural e Patrimonial, que visa preparar os alunos para o exercício de funções técnicas e de gestão em serviços, equipamentos e sítios turísticos e/ou culturais.
Jorge Almeida (na foto), natural de Angola, chegou a Elvas no ano de 1980 para vestir, enquanto guarda-redes, a camisola de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, vindo do Mangualde.
AromaTouch é o nome da terapia alternativa, da qual os utentes da APPACDM de Elvas puderam beneficiar esta manhã de segunda-feira, 13 de junho, através de um workshop.


No âmbito dos domínios de autonomia curricular, ao nível da Educação para a Cidadania, realizou-se no passado dia 5 de maio, no auditório da Escola Secundária de Campo Maior, uma palestra sobre os recursos naturais, mais precisamente sobre os solos (olival intensivo e superintensivo de regadio).
A edição deste ano da iniciativa O Tapete está na Rua, que terminou ontem em Arraiolos, teve um sabor especial, uma vez que é a primeira edição que se realiza após a inscrição da candidatura do Tapete de Arraiolos no registo nacional de inventário.
A diretora regional de cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira (na foto à direita), explica que “nenhuma candidatura pode ser apresentada à UNESCO sem estar primeiro inscrita no registo nacional de inventário. Foi preciso cumprir esse procedimento estando uma parte da candidatura já feita”.
As Jornadas Culturais, uma iniciativa desenvolvida pelos alunos do Agrupamento de Escolas nº2 de Elvas, decorrem hoje e amanhã, dias 13 e 14 de junho, na escola sede do agrupamento.
Desde final de abril que Degolados, no concelho de Campo Maior, passou a ter um local específico para depósito de tampas de plástico, que resultam, em muitas situações, na angariação de fundos com vista a ajudar pessoas com necessidades especiais.
A temperatura do ar em Elvas era de 39,5 graus, às 17 horas deste domingo, dia 12, na estação meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No Alentejo, este valor de Elvas apenas foi superado em duas localidades: Amareleja (Moura) com 40,4 graus e São Pedro do Corval (Reguengos de Monsaraz) com 40,1 graus.
A visita pastoral do Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, ao concelho de Elvas, teve início no dia 17 de maio, nas freguesias da Terrugem e Vila Boim e terminou ontem, com uma Eucaristia na Sé de Elvas.