Dia do Agricultor alerta para necessidade de produção nacional

‘Soberania Alimentar e Agricultura em Portugal’ foi o tema central das comemorações do Dia do Agricultor, que decorreram esta terça-feira, dia 17, no pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

Nuno Canada, presidente do INIAV, explica que “o Dia do Agricultor é um espaço de debate e partilha de opiniões, entre investigadores, agricultores e industriais da distribuição, sendo que o tema deste ano é mais importante do que nunca, tendo em conta as crises vividas nos últimos dois anos, com o intuito de aumentar a produção de alimentos no país. Para aumentar essa produção, é necessário que existam locais destinados ao conhecimento e tecnologia, como tem sido feito no pólo de Elvas do INIAV”.

Estando Portugal “muito dependente da importação de cereais, as crises que ocorrem, bem como a guerra na Ucrânia, vieram tornar muito claro que é necessário aumentar a produção nacional de cereais. Há uma estratégia já definida, para aumentar essa produção, e estes acontecimentos vieram tornar mais urgente a implementação efetiva dessa estratégia”, sublinhou.

Para Benvindo Maçãs, diretor do pólo de Elvas do INIAV, “é essencial que o país seja olhado como um todo e se alie a produção animal à produção vegetal. A grande intenção deste evento é alertar para a necessidade de produção de alimentos que garantam o mínimo de soberania. Não podemos olhar só para aquelas áreas onde há uma maior intensificação, mas também para o território que costumamos chamar de sequeiro e que tem grandes potencialidades”.

No decorrer dos trabalhos, foi assinado o protocolo de parceria para o desenvolvimento do projeto “Searas com biodiversidade – salvemos a Águia – caçadeira”, entre MODELO CONTINENTE, BIOPOLIS/CIBIO, ANPOC e PALOMBAR.

José Palha, presidente da ANPOC (Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais), uma das entidades envolvidas neste projeto, explica que “o objetivo é sensibilizar os agricultores para a preservação dos ninhos desta espécie, muitas vezes instalados em plena plantação de cereais. Trata-se de um protocolo muito interessante, e que não costuma surgir habitualmente, que começou por localizar os ninhos e pretende agora preservar esta espécie e aumentar a quantidade de indivíduos adultos que existem”.

Para o presidente da ANPOC, “a guerra da Ucrânia veio acentuar ainda mais a dependência portuguesa do trigo importado. Nesse sentido, a meta das associações relacionadas com a produção de cereais é chegar aos 20 por cento de produção nacional”.

Depois de uma parte mais teórica, que decorreu no renovado auditório do pólo de Elvas do INIAV, o Dia do Agricultor ainda com visitas de campo.

O Dia do Agricultor é organizado pela Associação de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC), em conjunto com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).