Rei de Espanha inaugura exposição em Plasencia

A exposição “As Idades do Homem” vai ser inaugurada hoje, quarta-feira, dia 11 de maio, em Plasencia, pelo Rei Felipe VI de Espanha e vai estar patente até dezembro na catedral desta cidade do norte da Extremadura (190 km de Elvas).

A visita é aconselhada, pois são 180 obras de arte sacra, peças únicas, dispostas na verdade em duas catedrais já que ambas estão inacabadas e unidas por um simbólico muro que
chama a atenção do visitante.

Na verdade trata-se de um percurso por quatro séculos de historia.

A exposição “As Idades do Homem” pode ser visitada de 11 de maio até ao final do ano de manhã entre as 10 e 14 e à tarde das 16 às 20 horas (hora local) de terça a sexta-feira. sábados, domingos e feriados das 10 às 20 horas, segunda está encerrado. O bilhete custa 6 euros.

Iluminação do parque da Piedade para a Feira de Maio

A iluminação do Parque da Piedade, em Elvas, já está preparada para a realização da Feira de Maio deste ano.

A abertura está prevista para esta sexta-feira, dia 13, e a animação estará junto ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade até domingo.

Portugal apurado para a final da Eurovisão

Portugal está na final do Festival Eurovisão da Canção 2022. A primeira semifinal decorreu esta terça-feira à noite, no PalaOlimpico, em Turim, Itália, o país vencedor da edição de 2021 e, por isso, o anfitrião deste ano.

MARO, com o tema “saudade, saudade”, foi uma das mais votadas da primeira semifinal do concurso.

Na primeira semifinal, além de Portugal, conquistaram passaporte para a final Suíça, Arménia, Islândia, Lituânia, Noruega, Grécia, Ucrânia, Moldávia e os Países Baixos. Os finalistas foram anunciados de forma aleatória, sendo que as pontuações só serão reveladas depois da final.

Os restantes finalistas serão apurados esta quinta-feira, 12 de maio, na segunda semifinal do concurso internacional de música.

Encontro de VW Carocha dia 28 em Cabeço de Vide

O décimo Encontro de Volkswagen (VW) Carocha vai ter lugar no próximo dia 28, sábado, em Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira.

João Ribeirinho Leal é o impulsionador desta iniciativa que reúne um dos modelos mais clássicos da marca alemã e elaborou um programa onde se destacam: concentração na Avenida da Libertação, às 11 horas; desfile pela vila, meia hora depois; e almoço, com entrega de prémios, ao meio-dia e meia hora, em Arronches.

Da parte da tarde, para encerrar o encontro, há duas visitas a dois espaços museológicos em Arronches: Museu (A)Brincar e Museu Rural.

Taça de Portugal: os factos interessantes

A final da Taça de Portugal está agendada para o dia 22 de maio, pelas 17h15, no Estádio Nacional do Jamor, com o Futebol Clube do Porto e o Clube Desportivo de Tondela a disputar a conquista da Taça.

A “festa do futebol”, prova organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, remonta a 1938, contudo já em 1921, a prova a eliminar, com o nome de Campeonato de Portugal, tinha o mesmo troféu e o mesmo sistema de eliminação que a prova atual.

Se gosta de futebol e quer viver o desporto de uma forma mais divertida e informada, veja aqui os dados mais interessantes, os calendários, as estatísticas, o histórico e os resultados atuais de cada competição.

Os primeiros anos da Taça de Portugal

De 1938 a 1944, a final da Taça de Portugal teve o Estádio do Lumiar, em duas finais, e o Campo das Salésias, em cinco finais, como palco principal. Apenas a partir da época 1945/46, o Estádio do Jamor passou a ser o palco da final da Taça de Portugal. Depois de, nas duas últimas edições, a final ter sido realizada no Estádio Cidade de Coimbra, a final 2021/22 regressa ao Estádio do Jamor.

A primeira final da Taça de Portugal foi disputada, no Campo das Salésias, em Lisboa, entre o Académica e o SL Benfica, com a equipa de Coimbra a sagrar-se campeã, vencendo a partida por 4-3.

O Clube de Futebol Os Belenenses esteve presente nas três finais seguintes, tendo perdido a primeira contra o Benfica, a segunda contra o Sporting, mas sagrando-se vencedor na terceira final, em 1941/42, contra o Vitória de Guimarães.

De 1942 a 1955, o Benfica e o Sporting dominaram as finais da Taça de Portugal, com sete e quatro taças, respetivamente.

A Taça de Portugal em números

  • A Taça de Portugal 2021/22 é a 82ª edição da prova;
  • 14 das Finais foram decididas após prolongamento, com três a chegar às grandes penalidades;
  • O SL Benfica lidera com 26 troféus conquistados, em 38 finais disputadas
  • O FC Porto e o Sporting CP conquistaram 17 Taças de Portugal, cada um;
  • No Top-5, o Boavista com cinco Taças conquistadas e o Vitória de Setúbal, com três;
  • O FC Porto é a equipa com mais derrotas em Finais da Taça, tendo perdido 14 no total;
  • A 82ª edição foi disputada por 154 equipas, dos 4 campeonatos nacionais, mais 41 representantes dos Campeonatos Distritais;

A edição 2021/22

Pela primeira vez na sua história, o CD Tondela chega à final da Taça de Portugal, depois de vencer o primeiro jogo e empatar o segundo, com o Mafra. Já o FC Porto venceu os dois jogos das semifinais contra o Sporting.

Assim, as duas equipas lutam pela Taça na Prova Rainha do Futebol, em Maio.

Primeira semifinal do Festival da Eurovisão decorre esta terça-feira

MARO (na foto) representa Portugal na 66ª edição do Festival Eurovisão da Canção e sobe ao palco na primeira semifinal com a canção “Saudade, Saudade”.

O concurso decorre no PalaOlimpico, em Turim, Itália, com as semifinais agendadas para os dias 10 e 12 de maio e a grande final para dia 14 de maio.

A primeira semifinal do Festival da Eurovisão da Canção 2021 acontece esta terça-feira, dia 10 de maio, e sobem ao palco os representantes da Albânia, Letónia, Lituânia, Suíça, Eslovénia, Ucrânia, Bulgária, Holanda, Moldávia, Portugal, Croácia, Dinamarca, Áustria, Islândia, Grécia, Noruega, Arménia.

Feira Medieval altera trânsito em Avis

A Feira Medieval Ibérica de Avis, que se realiza nos próximos dias 13, 14 e 15, de sexta-feira a domingo, para que possam ser desenvolvidos os trabalhos de preparação do evento, obriga à necessidade de se proceder a restrições ao nível da circulação e estacionamento de veículos.

A partir de dia 10, há constrangimentos na circulação de trânsito e estacionamento no Largo Cândido dos Reis (Largo do Convento), Rua Dr. Manuel de Arriaga, Largo Dr. Sérgio de Castro, Praça Serpa Pinto e Passeio Dr. Manuel Lopes Varela.

Entre os dias 12 e 16, há corte total de circulação de trânsito e não devem existir veículos estacionados na Rua Dr. Manuel de Arriaga, Largo Dr. Sérgio de Castro, Praça Serpa Pinto, Largo Cândido dos Reis (Largo do Convento), Passeio Dr. Manuel Lopes Varela, Travessa dos Vinagres, Rua Conselheiro José de Alpoim e Rua Joaquim de Figueiredo.

Durantes estes dias, a entrada no interior da muralha, pela Rua de São Roque e pela Rua dos Calados, será apenas permitida aos moradores, portadores de dístico que possibilita estacionar em alguns locais.

O Município de Avis apela “à compreensão de munícipes e visitantes, pois trata-se de procedimentos necessários à concretização da Feira Medieval Ibérica de Avis” e deixa “um convite à participação de todos nesta celebração da nossa História”.

INIAV assina protocolo de geminação com ARVALIS

O polo de Inovação de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) assinou esta terça-feira, 10 de maio, um protocolo de geminação com o ARVALIS, o Instituto do Vegetal, em França, para marcar “o compromisso conjunto que os dois institutos assumem há dez anos, no sentido de desenvolver e divulgar soluções de adaptação às alterações climáticas para o setor dos cereais”.

O protocolo foi assinado pelo presidente do INIAV, Nuno Canada, e pela presidente do ARVALIS, Anne-Claire Vial, dando seguimento a uma estreita parceria de um modelo de investigação aplicada com benefícios mútuos para o sul de França e Portugal, que “enfrentam o problema comum da irregularidade climática característica das regiões mediterrânicas, o qual tem vindo a ser agravado com as alterações climáticas. Partilham assim do desafio comum de promover a adaptação dos sistemas de agricultura”.

Ainda antes da cerimónia de geminação, foi feita uma visita ao Programa de investigação comum e ao Programa de Melhoramento de Cereais, em Elvas.

Exposição de veículos em miniatura no Museu Militar de Elvas

O Museu Militar de Elvas inaugura, a 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, uma exposição temporária subordinada ao tema “Veículos militares em miniatura”.

A exposição, com entrada gratuita neste dia, pretende mostrar aos visitantes os vários modelos de veículos militares que equiparam os exércitos durante a 2ª Guerra Mundial e décadas seguintes.

Os bens culturais expostos foram doados ao Museu Militar de Elvas. Esta exposição fica disponível para visita ao público até final de junho, entre as 9 e 18.30 horas.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente no dia 18 de maio, foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Para 2022, o ICOM propõe, como tema, “O poder dos museus”.

Adega Mayor conquista certificação de produção sustentável

A Adega Mayor acaba de receber a certificação de produção sustentável pelo Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), desenvolvido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, que vem reforçar a consistência do trabalho desenvolvido pela empresa ao longo dos últimos anos e o seu compromisso com as gerações presentes e futuras.

E como uma marca sustentável é mais do que uma instituição que defende boas práticas ambientais, o PSVA avalia diversos fatores de desempenho como a aposta na economia circular, a regeneração da biodiversidade, a redução de encargos financeiros, o desenvolvimento sócio económico da região, entre outros parâmetros, da produção de uva à produção de vinho.

“É com grande satisfação que recebemos este selo do PSVA que reforça o nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável da Adega Mayor. Um passo importante no caminho interminável da sustentabilidade. Importa dizer que ser sustentável, é mais do que apenas poupar recursos naturais. É olhar para uma marca como elemento transformador da comunidade onde se insere – dos solos que cultiva, aos recursos que utiliza, passando pelo apoio das famílias que a trabalham, à visão de negócio que tem de ser cada vez mais ágil e eficiente. Só assim se trabalha o futuro, pela mão do que cultivamos hoje”, sublinha Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor.

A proteção do meio ambiente, o suporte social e económico desenvolvido há já 15 anos na região onde se insere – Campo Maior, a adoção das melhores práticas no tratamento da vinha e dos vinhos, assim como a melhoria contínua na gestão eficiente dos recursos naturais, são algumas das preocupações da Adega Mayor desde o primeiro dia e que agora se refletem através da conquista desta certificação de produção sustentável.

Mais de 60 carros nos dez anos dos Clássicos de Estremoz

A Associação de Veículos Clássicos de Estremoz organiza no próximo domingo, 15 de maio, um passeio automóvel comemorativo dos dez anos deste coletividade.

Hoje, no Magazine de Informação e Música da Rádio ELVAS, o presidente da coletividade, Joaquim Mira (na imagem), recordou a fundação da mesma, com “uma necessidade que existia em Estremoz”. “Um grupo de amigos uniu-se, criou a associação, que está no bom caminho”, acrescenta, adiantando que, aos dias de hoje, a coletividade tem cerca de 180 sócios.

Para além uma associação de veículos clássicos, garante Joaquim Mira, esta é uma coletividade que tem uma componente solidária. “Nós todos os anos realizamos eventos com um parte solidária, para IPSS do concelho. Todos os finais de ano, oferecemos bens alimentares, para além de também fazermos donativos em dinheiro para os Bombeiros de Estremoz, à Cruz Vermelha, ao IPO de Lisboa e também oferecemos brinquedos à ala de pediatria do Hospital de Évora”, revela.

Quanto ao passeio de domingo, os participantes devem concentrar-se às 9 horas, no Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz. Às 9.45 horas decorre um simulacro de um acidente rodoviário, tendo o passeio início às 10.30 horas.

A primeira paragem do passeio acontece na freguesia de São Lourenço de Mamporcão, meia hora depois, onde será servido um beberete e onde se cantará os parabéns à associação. Depois de retomado, pelas 11.45 horas, o passeio terá nova paragem, para almoço, por volta das 13 horas.

Fernando Daniel no dia 22 em Portalegre

Fernando Daniel vai atuar em Portalegre, no próximo dia 22, domingo, num espetáculo integrado nas Festas da Cidade.

A atuação decorre no palco da Avenida George Robisson, às 22 horas, da véspera do feriado municipal portalegrense.

As festas da Cidade são uma organização da Câmara Municipal de Portalegre, que se realizam entre os próximos dias 20 e 23.

CLDS de Campo Maior celebra Dia da Família com yoga

O CLDS 4G “Campo Maior Vila Solidária da Europa”, em parceira com o Município de Campo Maior, vai celebrar, no próximo domingo, 15 de maio, o Dia da Família, com uma atividade de yoga.

A iniciativa, revela a coordenadora do CLDS de Campo Maior, Maria Manuel Valentim, irá decorrer entre as 10 horas e o meio-dia, no jardim municipal da vila, sendo que os interessados em participar deverão fazer a sua inscrição, até ao final desta quarta-feira, dia 11. “Inscrevendo-se, têm direito a uma tshirt e a um saquinho com mais umas surpresas”, adianta.

A coordenadora do CLDS de Campo Maior garante que esta será uma atividade “diferente, para relaxar e trabalhar as emoções”, de contacto com a natureza em família.

Aos interessados em participar, é solicitado que levem, consigo, no domingo, um colchão ou um tapete de ginástica. As inscrições podem ser feitas aqui.

Rede TransAlentejo apresentada esta terça-feira em Arronches

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo, em parceria com os 47 municípios do Alentejo, implantou a Rede de Percursos Pedestres – TransAlentejo, que pretende ser a oferta global do “Produto Walking” para os mercados nacional e internacional.

Após a sua estruturação, a Turismo do Alentejo pretende agora avançar com a capacitação do território, “tarefa para a qual é essencial a opinião e participação do maior número de interessados no desenvolvimento turístico do Alentejo”.

Nesse sentido, hoje, no Hotel Rural Santo António, em Arronches, será feita a apresentação da Rede TransAlentejo. Serão abordados temas como fatores de sustentabilidade, estruturação dentro de outras redes de percursos – regionais e municipais, meios promocionais e distribuição, promoção nacional e internacional e embaixadores TransAlentejo.

No final da apresentação, será feita uma ronda de recolha de opiniões.