Município de Elvas coloca contentores na cidade
Jorge Goes atua sábado em Castelo Branco
O fadista elvense Jorge Goesa atua no próximo sábado, dia 7 de Maio, numa noite de fados em Castelo Branco.
Jorge Goes conta, ainda este ano, com mais alguns espetáculos, nomeadamente em Olivença, no dia 11 de junho, Villa Franca de los Barros (Espanha), a 14 de Julho e a 15 de Novembro, no aniversário do Museu de Fotografia de Elvas.
Peregrinação de famílias ao Santuário de Vila Viçosa é dia 28
As famílias da Arquidiocese de Évora vão realizar, no próximo dia 28, sábado, uma peregrinação ao Santuário de Vila Viçosa. Depois da concentração das famílias, às 10 horas, junto da Igreja de São Bartolomeu, em Vila Viçosa, realiza-se uma procissão para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, lê-se no programa.
Na celebração, presidida por D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora, há um momento especial para os casais que celebram 25 e 50 anos de matrimónio. De tarde realiza-se o Got Talent Famílias e é feita uma mensagem uma mensagem do arcebispo de Évora. No link, pode encontrar as regras de participação: https://tinyurl.com/yecp82sv .
Três pessoas detidas após buscas da PJ e da GNR
Três pessoas foram detidas, nos concelhos de Portalegre e Elvas, no âmbito da operação “Way of Life”, realizada esta terça-feira, dia 3, pela Polícia Judiciária, com a colaboração do Comando Territorial de Portalegre da GNR e ainda da Unidade de Intervenção – Operações Especiais da GNR. Duas dessas três pessoas foram detidas fora de flagrante delito, por mandados emitidos pela autoridade judiciária competente e outra, em flagrante delito, por detenção de arma e munições proibidas, com idades compreendidas entre os 24 e os 40 anos.
A operação de larga escala deu cumprimento a 51 mandados de buscas domiciliárias e mais de uma dezena de buscas não domiciliárias, localizadas em Campo Maior, Monforte, Loures, Almeirim, Avis e Figueira da Foz.
Esta operação visou recolher elementos probatórios em mais de uma centena de inquéritos em investigação todos versando o crime de burla informática e nas comunicações no fenómeno conhecido como “Burla por MBWAY”. As investigações em curso tiveram origem em 2019 estendendo-se até à atualidade, por suspeita da prática reiterada de crimes de natureza informática, num enriquecimento ilícito de cerca de 200 mil euros.
Os detidos, residentes no concelho de Portalegre e Elvas, com antecedentes criminais, irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial, para aplicação de medidas de coação.
Nascimento de Artur Pastor assinalado pela DRC do Alentejo
A Direção Regional de Cultura (DRC) do Alentejo assinala o centenário do nascimento de Artur Pastor, um dos mais notáveis fotógrafos do século XX, com a exposição Évora Património – Fotografias de Artur Pastor, que inaugura a 4 de maio, quarta-feira, às 17 horas, na Igreja do Salvador, em Évora.
Artur Pastor foi um dos mais notáveis fotógrafos do século XX: muito eclético, fotografou um Portugal, em parte desaparecido, com as suas gentes e os seus costumes, sendo a sua obra o grande repositório de fotografias do Portugal Rural das décadas compreendidas entre 1940 1990. Foi em Évora, cidade onde fez a sua formação académica, que descobriu o gosto pela fotografia que o fascinou até ao fim da vida.
Esta exposição surge na sequência de doação à DRC do Alentejo, por parte da família de Artur Pastor, de um conjunto de 92 fotografias, a cores, realizadas por este artista fotógrafo na década de 80, do século XX, sobre a sua cidade de criação.
As fotografias foram preparadas para uma exposição pelo seu autor, que acabou por nunca acontecer, apesar de várias diligências realizadas por Artur Pastor ao longo do ano de 1987. Só agora, no âmbito das comemorações do seu centenário, vai ser apresentada uma seleção das mesmas, realizada com base nas consideradas mais representativas e que mostram claramente a visão que este fotógrafo tinha da cidade de Évora, uma cidade patrimonial.
Artur Pastor retratou o património eborense com um rigor de arquivista e o seu monumento de eleição era a catedral, muito mais fotografada que todos os outros monumentos. Associada às fotografias, foi também disponibilizada à DRC do Alentejo uma listagem manuscrita relativa às respetivas legendas, utilizada frequentemente para as tabelas realizadas.
Com esta exposição, que conta com o apoio da Arquidiocese de Évora, a Direção Regional de Cultura do Alentejo pretende associar-se às comemorações do centenário deste grande fotógrafo alentejano. A mostra está patente ao público até dia 23 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9 ao meio-dia e meia hora e das 14 às 17.30 horas.
Exposição de fotografia na Galeria Municipal de Montemor
Na próxima quarta-feira, dia 4, pelas 17.30 horas, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, é inaugurada a exposição do V Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo”. A mostra é composta pelas obras finalistas que se apresentaram a este concurso.
Esta é uma iniciativa do Centro Unesco de Extremadura e da Direção Geral de Ação Exterior da Junta de Extremadura, através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças. Este prémio reforça a sua natureza transfronteiriça entre Espanha e Portugal, tendo como tema o património natural e cultural da Eurorregião EUROACE, que integra o Alentejo e o Centro, em Portugal, e a Estremadura espanhola.
O prémio é patrocinado pela Direção Geral de Ação Exterior do Governo Regional da Estremadura, através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, com a participação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e do Centro, e com financiamento europeu através do programa Interreg.
Homem detido pela suspeita de crime de homicídio em Arraiolos
Um homem, de 68 anos, foi detido pela presumível autoria de um crime de homicídio qualificado, perpetrado na via pública, no concelho de Arraiolos, de acordo com a Polícia Judiciária.
O arguido, após uma altercação ocasional motivado por desavenças anteriores, terá empurrado violentamente a vítima, que tombou e embateu, desamparado, com a cabeça e tórax no solo.
Posteriormente dirigiu-se ao Posto da GNR onde, após recolha de elementos indiciários do caso, foi formalizada a detenção, pela Unidade Local de Investigação Criminal de Évora da PJ.
O detido, sem antecedentes criminais, irá ser presente às autoridades judiciárias competentes, para interrogatório judicial e aplicação de medidas coação.
Centro de Recuperação de Menores de Assumar expõe em Monforte
No âmbito do projeto “Janela Aberta”, promovido pelo Centro de Recuperação de Menores de Assumar (CRMA), em parceria com o Município de Monforte, foi inaugurada, no passado dia 28, na galeria da capela do Centro de Estudos, Formação e Universidade Sénior (CEFUS), em Monforte, a exposição de trabalhos (pinturas, artesanato, poemas…) criados pelas utentes do referido centro.
Os trabalhos foram executados em colaboração com a Universidade Sénior do Município de Monforte, escolas e IPSS’s do concelho, designadamente, o Centro Social de Santo António de Vaiamonte, Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo e Fundação Vaquinhas e Velez do Peso de Assumar e a Santa Casa da Misericórdia de Monforte.
A inauguração da exposição foi precedida pelas intervenções do diretor do CRMA, Pedro Valente, do presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, e das técnicas responsáveis pelo projeto: a psicóloga Patrícia Santos, a professora Isabel Vaz e a psicomotricista Carolina Carvalho.
Seguiu-se a apresentação de uma encenação por um grupo de utentes do CRMA e um momento musical conduzido por Lina Chapa, uma das professoras responsáveis pela disciplina “Cantares e Tradições”, lecionada na Universidade Sénior, e protagonizado pelos alunos que frequentam a disciplina.
O projeto “Janela Aberta” foi lançado em 2021, em pleno contexto pandémico, com o objetivo de promover a comunicação e a socialização interinstitucional, enviando e recebendo afetos e sorrisos através desta janela que se abriu a toda a comunidade. A exposição dos trabalhos está patente ao público até ao próximo dia 13, de segunda-feira a sexta-feira, das 10 às 12.30 horas e das 14 às 15.30 horas.
CRP da Boa-Fé acolhe 3º Open Cidade de Elvas de Setas
O 3º open cidade de Elvas, em jogos de setas, decorre n o próximo fim-de-semana, entre os dias 6 e 8 de maio, no CRP da Boa-Fé, em Elvas.
Esta edição do torneio “conta com 100 inscritos” e, de acordo com Ruben Mendes, da organização, as inscrições tiveram que ser encerradas “devido ao elevado número interessados e à falta de um espaço maior e com as condições necessárias”.
“Em jogo estão prémio monetários atribuídos, na categoria de individual, até ao 8º classificado”, segundo Ruben Mendes. os jogos vão dividir-se nas categorias “pares cegos, individuais, femininos e pares e vão marcar presença jogadores de várias partes do país e também de Espanha”
O 3º open cidade de Elvas é organizado por Ruben Mendes e João Perico e decorre entre os dias 6 e 8 de maio, no CRP da Boa-Fé.
CEN teve vários pódios e finais com 17 atletas em Coruche
O Clube Elvense de Natação (CEN) esteve presente no sábado, dia 30, no Torneio Inter- Regional de velocidade de natação, em Coruche, prova conjunta com a organização da Anicentro, Andsantarem e Analentejo (associações de natação do Interior Centro, Santarém e Alentejo).
O torneio teve a participação de 18 clubes, num total de 210 participantes (109 masculinos e 101 femininos). O clube esteve presente com 17 nadadores: Sara Ventura, Bárbara Franco, Ana Caldes, Gabriela Conceição Pinto, Stefania Chitic, Inês Escarduça, Inês Trindade, Filipa Gervásio, Benedita Carapinha, João Caldeirinha, Luís Franco, Miguel Rangem, Luís Velez, Diogo Munhão, Tiago Costa, João Sanguinho e Manuel Sanguinho.
A prova realizou-se no sistema de eliminatórias, da parte da manhã, e finais, da parte da tarde.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
O clube ressalva o “bom desempenho dos atletas”, atingindo várias finais, pódios e ainda recordes pessoais, onde se destacam os seguintes resultados:
Sara Ventura, escalão absoluto, em três finais com um 2º lugar em 50m costas e um 6º lugar a 50m livres e 3º a 4x50m estilos;
Bárbara Franco, escalão absoluto, em três finais com um 3º lugar a 100m estilos e 6º lugar a 50m Bruços em absoluto e 3º lugar a 4x50m estilos;
Ana Caldes em três finais escalão absoluto com um 5º lugar a 50m bruços e 5º lugar a 50m mariposa em absoluto e 3º lugar 4x50m estilos;
Gabriela Conceição escalão juvenil em duas finais com um 2º lugar a 500m bruços e 4º lugar a 100m estilos;
Inês Escarduça em três finais escalão juvenil com um 4º lugar a 50 livres e 8º lugar a 50m costas em Jovens e 3º lugar a 4x50m estilos;
Stefania Chitic escalão juvenil, em duas finais com 7º lugar a 50m livres e 50m bruços;
Filipa Gervásio em três finais em escalão Infantil com um 1º lugar a 50m costas, 2º lugar a 50m bruços e 5º lugar a 100m estilos;
Benedita Carapinha em escalão infantil com 6º lugar a 50m mariposa;
João Caldeirinha no escalão juvenil com uma final e 7º lugar a 4x50m estilos;
Luís Franco, no escalão juvenil em duas finais com um 7º lugar a 50m bruços e 7º lugar a 4x50m estilos;
Miguel Rangem no escalão juvenil em duas finais escalão juvenil com um 8º lugar a 50m bruços e 7º lugar a 4x50m estilos;
Diogo Munhão no escalão infantil em 3 finais, com um 3º lugar a 50m mariposa, 3º lugar a 50m livres e 2º lugar a 4x50m livres;
Luís Velez no escalão Juvenil com 1 final, com um 7º lugar a 4x50m estilos;
João Sanguinho no escalão infantil com duas finais, com um 7º lugar a 50m bruços e 2º lugar a 4x 50m livres;
Manuel Sanguinho no escalão infantil com uma final, com um 2º lugar a 4x 50m livres;
e Tiago Costa no escalão infantil com uma final, com um 2º lugar a 4x 50m livres.
[/shc_shortcode]
Campanha Viajar sem pressa tem menos acidentes e mais mortos
A Campanha de Segurança Rodoviária “Viajar sem pressa”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu nos dias 26 de abril a 2 de maio e teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas.
Esta campanha contou uma vez mais com a participação do serviço da administração regional da Região Autónoma da Madeira, com competências atribuídas no continente à ANSR, completando o trabalho que tem sido realizado pelos comandos regionais da PSP.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR no Continente, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e pela PSP, em Sintra, Trofa, Viana do Castelo, Santa Maria da Feira e Évora. Idênticas ações ocorreram na Região Autónoma da Madeira.
Na campanha foram sensibilizados 382 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens: a velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais; quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece” e “Numa viagem de 10 km, aumentar a velocidade de 45 para 50 km/hora permite ganhar apenas 1 minuto e 20 segundos. Viaje sem pressa”.
Durante as operações das Forças de Segurança no âmbito desta campanha, realizadas entre os dias 26 de abril e 2 de maio, foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar 2.004.836 veículos, 85% dos quais pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Dos veículos fiscalizados, 14.586 circulavam com excesso de velocidade, dos quais 6.463 foram detetados pelos radares das Forças de Segurança e 8.123 pelos da ANSR:
No período da campanha, de 26 de abril a 2 de maio, registou-se um total de 1.831 acidentes, de que resultaram oito vítimas mortais, 28 feridos graves e 419 feridos leves. Relativamente ao período homólogo de 2021, verificaram-se menos 274 acidentes, mais seis vítimas mortais, menos quatro feridos graves e menos 219 feridos leves. As oito vítimas mortais, sete das quais do sexo masculino, tinham idades entre 21 e 83 anos.
Os acidentes na origem das vítimas mortais ocorreram maioritariamente no Norte e Centro, nos distritos de Bragança, Braga, Aveiro (2), Viseu (2), e ainda nos distritos de Lisboa e Beja. Estes acidentes consistiram em três colisões (três motociclos com velocípede e veículos ligeiros), dois despistes (um ligeiro e um motociclo) e três atropelamentos de peões.
[/shc_shortcode]
Alunos de Santa Luzia no ateliê de Joana Leal e MACE
Os alunos das turmas A e B de 9º ano, da Escola Básica de Santa Luzia, no âmbito do Projeto Cultural de Escola e das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e com o apoio da Biblioteca Escolar vão ter oportunidade de fazer uma visita à cidade.
O objetivo desta visita é dar a conhecer e permitir a experiência de estar em contacto com diversas formas artísticas de expressão, visitando o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (arte) e uma importante artesã da sua cidade (artesanato e património), Joana Leal.
A visita decorre amanhã, quarta-feira, dia 4 de maio, onde às 9.30 horas irão visitar o ateliê da artesã Joana Leal, onde terão a oportunidade de conhecer a artesã e de desenhar, através de aguarela, pormenores dos seus bordados, fazendo um levantamento da iconografia usada.
Esta atividade será desenvolvida no exterior, na Rua de Alcamim, no espaço adjacente à loja e ateliê, onde serão colocados alguns cavaletes e “improvisado” um estendal; os alunos depois de uma conversa com a artesã terão a oportunidade de conhecer os seus trabalhos e artefactos e registar pormenores e iconografia, através da técnica de aguarela de modo a realizar posteriormente uma “manta de retalhos”, como forma de fazer uma homenagem à mesma.
Já pelas 11.15 horas os alunos visitam o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, onde os alunos têm oportunidade de conhecer as diversas obras e realizar atividades lúdico-artísticas propostas pelo museu.
Fraternidade Leiga de São Domingos retoma procissão das velas
Depois de dois anos de interrupção, devido à pandemia, a Fraternidade Leiga de São Domingos vai retomar a tradicional procissão de velas, em louvor a Nossa Senhora de Fátima. A cerimónia vai decorrer no dia 13 de Maio, sexta-feira, com missa solene da Festa de Nossa Senhora de Fátima, às 20.30 horas, seguida de Procissão de Velas, com saída da igreja de São Domingos.
O percurso que será o seguinte: Largo de São Domingos, Rua dos Frades, Rua do Padrão, Largo das Almas, Rua de São Lourenço, Rua da Cadeia, Rua de Alcamim, Portas de Olivença, Avenida de São Domingos e Largo de São Domingos.
GNR regista 27 acidentes e detém 14 pessoas no distrito
O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 25 de abril a 1 de maio, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.
Das ações realizadas resultaram 14 detidos em flagrante delito, sendo 11 por condução sob o efeito do álcool; um por condução sem habilitação legal e um por furto.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
No que diz respeito ao trânsito verificaram-se 154 infrações, destacando-se 68 por excesso de velocidade; 16 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; dez por falta de inspeção periódica obrigatória e sete por falta de seguro de responsabilidade civil.
Registaram-se 27 acidentes de viação dos quais resultaram sete feridos leves.
A GNR efetuou ainda 216 ações no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 222 idosos; 127 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 153 comerciantes e 40 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 159 pessoas da comunidade escolar.
[/shc_shortcode]
Inscrições abertas para o percurso do Contrabando do Café em Marvão
O Percurso do Contrabando do Café está de regresso a Marvão, depois de dois anos de interregno, e vai decorrer no próximo dia 7 de maio.
Para o presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, esta é uma iniciativa que “enaltece a memória dos contrabandistas e de todas as vivências da fronteira, sendo que o contrabando era uma forma de rendimento para as famílias, na altura”.
A concentração está marcada para as 8 horas, no Largo da Igreja de Galegos, onde o município vai oferecer o pequeno-almoço composto por café preto e migas. Relativamente ao percurso em si, Luís Vitorino explica que tem partida marcada para as 9 horas, tendo a duração de três horas e conta com animação, alusiva ao contrabando.
As inscrições, que são gratuitas e incluem seguro, pequeno-almoço e reforço alimentar, devem ser feitas até dia 5 de maio, no Posto de Turismo de Marvão, ou através do contacto telefónico, 245 909 131, ou enviando um email com nome, data de nascimento, NIF e contato telefónico para turismo@cm-marvao.pt.
O presidente da Câmara de Marvão, explica ainda que o Percurso conta com muitos participantes espanhóis, dada a proximidade com Valência de Alcântara, um município com o qual Marvão colabora em diversas iniciativas culturais”.
Agressão provoca uma morte em Arraiolos
Um homem, com 71 anos, morreu na sequência de uma agressão, num posto de abastecimento de combustíveis em Arraiolos, ontem, dia 2 de maio, ao fim da tarde.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora, o alerta foi dado às 19.30 horas e, no local, estiveram seis viaturas, uma da Polícia Judiciária, duas da Guarda Nacional Republicana, a VMER de Évora e os Bombeiros Voluntários de Arraiolos, num total de 12 elementos.
Fotos de 30 animais de Campo Maior no Be My Friend
A Associação Amigos dos Animais de Campo Maior acolheu o fotógrafo João Azevedo, do projeto Be My Friend Portugal, com o objetivo de fotografar, cerca de 30 animais, quer da associação quer do canil municipal.
O projeto tem como objetivo fotografar, de forma profissional, os animais que estão aos cuidados deste tipo de Associações, como explica uma das voluntárias da Associação, Mafalda Ensina, adiantando que em 2020 foi graças a este projeto que conseguiram uma família para uma cadela de Campo Maior.
Este fotógrafo está a fazer um tour pelos canis e associações do Alentejo, e Campo Maior não foi exceção, “para divulgar os animais, pelo país inteiro, através das redes sociais”.
Mafalda Ensina garante que este projeto se torna positivo, na medida em que, as redes sociais são essenciais para “promover os animais e tentar adoções, através das fotografias, mais profissionais”, que a seu ver, “são mágicas”.
As imagens captadas por este fotógrafo estão disponíveis nas redes sociais e no site do projeto Be My Friend Portugal, onde constam todas as informações acerca de cada animal, bem como da Associação que o acolhe.
Decoração de árvores em Campo Maior adiada para 1 de junho
A iniciativa de colocar uma manta de retalhos nas árvores da Avenida Calouste Gulbenkian, em Campo Maior, programada para esta terça-feira, foi adiada para o Dia da Criança, dia 1 de junho, informa a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Concelho.
De recordar que esta manta é composta por diversos pedaços de tecido, onde as crianças escreveram um mensagem ou fizeram um desenho alusivo ao Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
Rastreio de retinopatia diabética na USF Amoreira (Elvas)
Um rastreio de retinopatia diabética está a decorrer na Unidade de Saúde Familiar Amoreira, no Centro de Saúde de Elvas.
“A iniciativa destina-se a maiores de 12 anos, independentemente do tipo de diabetes que tenham, e pretende analisar o impacto que a diabetes está a ter na retina das pessoas”, de acordo com o médico António Perez (na foto), Coordenador da USF Amoreira.
“Atualmente, a USF Amoreira tem identificados cerca de 1300 diabéticos, não contando com as pessoas que podem sofrer da doença sem saber”. O médico explica que “as pessoas vão ser contactadas, por através de chamada ou carta, para fazerem o rastreio, uma vez que a ARS Alentejo possui já a lista de todos os diabéticos que existem”.
O rastreio está a decorrer até final do mês de junho, na Unidade de Saúde Familiar Amoreira, e a partir de Julho começam a ser convocados os utentes da Unidade de Saúde Familiar Amoreira Uadiana.