Rodolfo Carola, de 22 anos, natural de Elvas, vai participar amanhã no concurso de ovelhas Suffolk que vai decorrer na FIAPE, em Estremoz.
Criador de ovelhas Suffolk há cerca de quatro meses, Rodolfo Carola conta com um efetivo de sete fêmeas e dois machos. O jovem explica que quando começou com esta raça já tinha ovelhas merinas aqui da região. Entretanto, através do Facebook, comecei a falar com alguns criadores e a achar graça à raça. Após pesquisas na internet, percebi que é uma raça que tem um rendimento muito superior e a capacidade de parir mais borregos que as outras raças, sendo também muito rentável do ponto de vista alimentar”.
O criador elvense refere que teve alguns receios quando começou, devido às particularidades da raça, uma vez que “estas ovelhas podem ter alguns problemas de parto, por terem um porte muito superior. Nós temos criadores com borregos que nascem com uma média de 11 quilos, quando a média de nascimento do nosso borrego merino é de três quilos. Mas depois de começar a criar e a perceber as suas exigências, fui tendo ainda mais interesse”.
O concurso de raça Suffolk realiza-se amanhã, sábado, na FIAPE e Rodolfo Carola tem algumas esperanças em ganhar um prémio: “temos sempre alguma esperança nos nossos animais, apesar de estar a competir com o top5 dos melhores criadores de Portugal. Vamos ver como corre”.
Rodolfo Carola refere ainda que “a participação na FIAPE tem sido muito boa e a particularidade de apresentar estas ovelhas “amarelas” suscita muita curiosidade às pessoas. Logo nos primeiros dias de feira tivemos aqui muitas pessoas a perguntar porque é que elas são amarelas. Elas não são amarelas. As ovelhas Suffolk, muito dóceis por natureza, são pintadas por nós com um pó dissolvido em água”.