Leilão Anual da Coudelaria de Alter este domingo

O Leilão Anual da Coudelaria de Alter vai decorrer neste domingo, dia 24, às 15 horas, e pela primeira vez decorre presencial e on-line.

Este ano, o habitual leilão presencial é complementado em simultâneo com um formato on-line, permitindo que os interessados, mesmo que não possam estar presentes, tenham a oportunidade de licitar e adquirir os cavalos que pretenderem.

Este ano, estão a leilão 21 animais: os poldros e poldras de quatro anos, mas também alguns cavalos com mais idade e ensino e uma égua reprodutora de qualidade comprovada, todos puro-sangue lusitano, nove machos e 12 fêmeas, sendo que 18 são com ferro AR e três com ferro CN, com uma apurada genética e genealogia, o que, fruto das suas aptidões, torna estes cavalos particularmente interessantes tanto para a prática desportiva, equitação de lazer ou um projeto de reprodução.

Os equinos selecionados para venda podem ser observados em fotografias e vídeos, que se encontram disponíveis on-line no website da Coudelaria de Alter (www.alterreal.pt) e canal Youtube alterrealstudfarm, bem como nas redes socias da Coudelaria de Alter.

Este tradicional momento de festa da Coudelaria de Alter, aberto a todos e com entrada livre, será um dia repleto de atividades, das quais se destacam, durante a manhã, a aprovação de garanhões promovida pela Associação de Puro Sangue Lusitano e o concurso de cães da raça autóctone portuguesa Serra d’Aires e, a partir das 15 horas, o leilão, um apontamento pela Escola Portuguesa de Arte Equestre e a saída da eguada AR às 17.30 horas.

Os interessados em participar no Leilão deverão fazer o seu registo prévio na plataforma eletrónica ou através do e-mail geral@alterreal.pt, indicando a sua escolha quanto à forma de participação, virtual ou presencial, até às 11 horas de 24 de abril. Os detalhes do regulamento podem ainda ser consultados no website www.alterreal.pt.

Reguengos festeja os 48 anos do 25 de Abril de 1974

Os 48 anos do 25 de Abril de 1974 vão ser assinalado em Reguengos de Monsaraz com um tributo a Zeca Afonso. No domingo, dia 24, às 21.30 horas, o auditório municipal acolhe um espetáculo com Luís Galrito, que vai homenagear Zeca Afonso interpretando as suas músicas mais conhecidas, mas também as de outros cantores ligados à Revolução dos Cravos.

Natural de Reguengos de Monsaraz, Luís Galrito lançou o primeiro disco de originais em 1996, intitulado “Véu Vermelho”, em 2002 gravou o álbum “Matura Inculta”, seguiu-se “Quero Ser Humano” (2010) produzido por Luís Jardim e o tributo a Zeca Afonso “Seja bem-vindo quem vier por bem” (2015). “Menino do Sonho Pintado” é o seu novo disco de originais que conta com a participação de Dino D’Santiago, João Afonso, Reflect e Napoleão Mira.

O programa organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz continua no feriado nacional de dia 25 de abril, pelas 9.30 horas, com a cerimónia de içar da Bandeira Nacional nos Paços do Concelho.

A Cerimónia do Dia do Combatente, para homenagear os soldados mortos na Grande Guerra e na Guerra Colonial, decorre às 10 horas no Largo dos Combatentes. À mesma hora, parte de São Pedro do Corval a 45ª Estafeta dos Cravos, que vai passar pelas 10.45 horas, na Praça da Liberdade, em Reguengos.

A sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa do 48.º aniversário do 25 de Abril de 1974 realiza-se às 11 horas na Praça da Liberdade e, a fechar o programa, no mesmo local, pelas 17 horas, decorre a atuação do grupo Baila Maria.

Jogos do Alto Alentejo estão de regresso à região

A 20ª. edição dos Jogos do Alto Alentejo arrancou hoje em Portalegre e vai decorrer até outubro, em 14 dos 15 concelhos do Alto Alentejo, uma vez que Monforte não participa.

Esta iniciativa, organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, “conta com cerca de cinco mil participantes”, em diversas modalidades desportivas, de acordo com Hugo Hilário, presidente da entidade organizadora. “Este retomar dos Jogos do Alto Alentejo é muito particular, primeiro porque estivemos privados, durante dois anos, de dar esta resposta às nossas comunidades e, em segundo lugar, porque assinalamos 20 anos de existência o que só é possível graças à concertação que existe entre os municípios para organizar um evento desta escala”.

O presidente da CIMAA, e da câmara municipal de Ponte de Sor, considera que “este é um projeto exemplo pois mantém os municípios unidos em tornos de uma causa que é o desporto, que, além dos benefícios que tem para a saúde, acaba por formar pessoas. Nesse sentido, posso dizer que foi uma boa iniciativa que alguém há 20 anos criou e que nós temos o compromisso de manter e preservar”.

Fermelinda Carvalho, presidente da câmara municipal de Portalegre, enaltece o facto do município que agora preside estar de regresso aos Jogos do Alto Alentejo: “eu entendi que Portalegre tinha que fazer parte desta organização. Por um lado, por este dois anos em que as pessoas estiveram privadas de participar e, por outro, porque Portalegre tem que participar. Sempre fui uma defensora dos Jogos do Norte Alentejano pois permitem às pessoas conviver muito e participar nas diversas modalidades”.

Os jogos adaptados a pessoas com deficiência ou limitações também estão representados nesta iniciativa e a autarca refere que os utentes da Cerci Portalegre e da APPACDM “gostam muito de participar, pelo que é com grande alegria que regressamos a esta iniciativa, no ano em que se assinalam os 20 anos desde a última abertura dos jogos em Portalegre. Passados 20 anos, os Jogos do Alto Alentejo iniciam-se, precisamente, na capital de distrito”.

A cerimónia de abertura dos Jogos do Alto Alentejo decorreu este sábado, dia 23, no Centro de Congressos da Câmara de Portalegre. As atividades, espalhadas pelos vários municípios, encerram no dia 1 de outubro, sendo que em Elvas a primeira atividade está marcada já para o próximo sábado, dia 30, e consiste num passeio de Cicloturismo, organizado pelo Cicloclube BTT de Elvas.

Fotorreportagem: o pavilhão institucional da 38ª Ovibeja

A 38ª Ovibeja, que se realiza até segunda-feira, dia 25 de abril em formato presencial, depois de um interregno de dois anos, conta com cerca de mil expositores das mais diferentes áreas de atividade e aguarda, até ao último dia, milhares de visitantes.

O certame conta, entre outros, com um pavilhão inteiro dedicado aos produtos agroalimentares e um outro cheio de animais, com cerca de 300 exemplares de ovinos, bovinos, caprinos e suínos, representativos de várias raças portuguesas, passando por demonstrações equestres, provas desportivas, exposições empresariais e institucionais, comércio.

Há ainda um amplo espaço dedicado aos mais novos e às suas famílias, o “Aprender +”, que oferece uma grande variedade de oficinas temáticas no Pavilhão Central e atividades lúdico-pedagógicas sobre atividades do campo, da agricultura e da pecuária.

O Pavilhão Terra Fértil contempla também uma exposição interativa dedicada à problemática de “Como Alimentar o Planeta?”, vários colóquios de reflexão sobre o tema, e provas de azeites concorrentes ao 11º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.

O Pavilhão Institucional, o Campo da Feira, o Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios, as tascas de comes e bebes e as famosas “ovinoites” são outros dos espaços e atividades dirigidos a todos os gostos.

Na fotorreportagem abaixo, dá-se a conhecer alguns dos expositores que encontram no Pavilhão Institucional desta Ovibeja.

Elvas: Quinta dos Nabais acolhe workshop de construção em terra

A Quinta dos Nabais, em Elvas, acolhe este fim de semana, dias 23 e 24 de abril, um workshop de construção em terra.

O curso, de cariz teórico e prático, é ministrado pelos arquitetos Bárbara Correia e Fábio Mendes.

As sessões decorrem, este sábado, até às 18 horas e amanhã, domingo, das 9 às 18 horas.

Faleceu Lomelino Bento, antigo capitão de “O Elvas”

Lomelino Santos Bento, de 73 anos, faleceu na passada quinta feira, 21 de abril, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

A fotografia que acompanha esta notícia foi obtida em 17 de setembro de 2020, quando o presidente do clube, Paulo Canhão, em casa de Lomelino, lhe entregou uma recordação de “O Elvas”, dez dias depois da eleição da atual Direção.

Lomelino Bento nasceu em 14 de Janeiro de 1949, em Santa Eulália, onde se estreou no campeonato da FNAT, entre 1966 e 1968. No serviço militar, jogou na atual Guiné-Bissau. Foi defesa central de “O Elvas” entre 1972 e 1983, “capitão” de equipa e marcador de livres e grandes penalidades, onde apontou vários golos. Foi um exemplo de dedicação para companheiros e jovens. Terminou a carreira no Juventude de Santa Eulália.

O funeral de Lomelino Santos Bento realizou-se este sábado, dia 23, de manhã, no cemitério de Santa Eulália.

À família enlutada, a Rádio ELVAS apresenta as mais sentidas condolências.

Candidaturas ao Prémio Mário Soares abrem a 2 de maio

A segunda edição do Prémio Mário Soares, promovido pela Delegação Socialista Portuguesa, é dirigida a estudantes do 3º ciclo do ensino básico e do secundário e premeia os autores de seis trabalhos, com uma visita ao Parlamento Europeu.

Carlos Zorrinho, presidente da Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu afirma, em comunicado que “depois do sucesso da primeira edição, a Delegação Socialista Portuguesa volta este ano a homenagear um grande socialista e um grande defensor dos valores da União Europeia, alargando o Prémio Mário Soares aos alunos do ensino secundário, e incentivando desta forma o conhecimento e o debate do projeto europeu pelos jovens estudantes portugueses.”

O Prémio Mário Soares tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento do sentimento de pertença dos cidadãos à União Europeia e a promoção dos seus valores junto dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e do secundário até aos 18 anos.

O júri será composto pelo presidente da Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu, por um eurodeputado socialista em exercício de mandato, por um membro da família de Mário Soares e por dois deputados da Assembleia da República, indicados pelo Partido Socialista, sendo um da Comissão dos Assuntos Europeus e outro da Comissão da Educação.

As candidaturas podem ser feitas de forma individual ou coletiva, de 2 a 31 de maio, através do site premiomariosoares.eu.

Famílias e amigos convivem na Lapa (Barbacena)

A tradicional Romaria em Honra de Nossa Senhora da Lapa está a decorrer este fim-de-semana em Barbacena.

São muitos os que, em família ou em grupos de amigos, rumaram até à Lapa para passar este fim-de-semana prolongado, uma vez que segunda-feira é feriado nacional.

Hugo Tiago, responsável pela organização do evento, refere que “o tempo está a ajudar e, à partida, as coisas vão correr dentro da normalidade, com as nossas atividades. Há muitas pessoas que fazem questão de marcar presença na procissão que decorre amanhã e depois há os que gostam muito do convívio e da diversão”.

A romaria conta, ao longo do fim-de-semana, com atividades desportivas, tauromáquicas e religiosas, com destaque para a procissão seguida de missa em Honra de Nossa Senhora da Lapa, marcada para amanhã, domingo, ao meio dia.

 

Produtor de Monforte premiado na Ovibeja

A entrega de prémios dos concursos de ovinos e suínos que têm vindo a decorrer na edição deste ano da Ovibeja acontece amanhã, domingo, dia 24, às 15 horas. Entre os três primeiros lugares, na raça merina preta, “está um exemplar de Luís Dentes Campos, um produtor de Vaiamonte, no concelho de Monforte, que noutras classes ganhou mais prémios. Em primeiro e segundo lugar temos dois animais de um criador nosso, da Petigape”, de acordo com Tiago Perloiro, da organização.

O responsável refere que “em todas as edições da Ovibeja são realizados estes concursos que apresentam quatro classes em cada raça, sendo, nas fêmeas, classes de ovelhas, com idades superiores a dois anos, e classes de malatas, com idades entre um e dois anos. Nos machos é igual”.

De acordo com Tiago Perloiro “o Alto Alentejo assume-se como uma zona com bastantes criadores, tanto de merino branco como preto, o que tem permitido um crescimento bastante sustentável da raça. A raça merina é a mais predominante na região alentejana, por ser autóctone e muito bem adaptada ao modo de produção extensiva”.

A concurso, nesta 38ª edição da Ovibeja, estiveram as raças Campaniça, Merina preta e branca e ainda suínos.

Veja algumas das imagens do Torneio de Páscoa Manuel Luís Judas

O 1º Torneio de Páscoa Manuel Luís Judas, de homenagem aos atletas já falecidos Luís Leal, Pedro Caiola e José Cunha, realizou-se este sábado, dia 23, em Vila Boim.

Participaram neste torneio uma equipa da Escola Internacional Hispanolusa de Vila Boim, O Calipolense, de Vila Viçosa e o Clube de Futebol Os Elvenses.

Erasmus+: alunos de Campo Maior viajam até Reus

Foto de arquivo

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior realiza, até final do ano letivo, mais duas mobilidades, ao abrigo do programa Erasmus+.

De amanhã, dia 24 de abril, até ao próximo dia 30, 13 alunos e dois professores vão estar em Reus, no norte de Espanha, para participar num conjunto de atividades relacionadas com a expressão dramática, de acordo com a professora Vanessa Algarvio. Esta mobilidade, adianta, “pertence ao Erasmus + CLIL, que tem como objetivo o desenvolvimento da língua inglesa, em várias vertentes”.

“Em Espanha, vai ter a ver com as artes dramáticas e o que vamos fazer lá é desenvolver atividades com os alunos, neste âmbito”, diz ainda a professora, que adianta que, para além de cinco dias de atividades, a comitiva vai ainda passar dois dias em viagens.

Depois de Espanha, ainda no decorrer deste ano letivo, segue-se uma outra mobilidade, tendo a Turquia como o país de destino.

Corrida de Touros da Ovibeja foi cancelada

A corrida de Touros, marcada para as 17 horas deste sábado, dia 23, na Praça de Toiros José Varela Crujo, em Beja, integrada na 38ª edição da Ovibeja, foi cancelada.

Em praça estariam os cavaleiros João Moura Caetano, Emiliano Gamero e Marcos Bastinhas, assim como os grupos de forcados amadores da Moita, Cascais e Beja, capitaneados, respetivamente, por Pedro Raposo, Paulo Loução e Miguel Sampaio, que iriam pegar seis imponentes toiros das Sesmarias Velhas do Guadiana.

Esta decisão surgiu depois da chuva que tem caído ter deixado a arena sem condições de utilização, tal como se pode ver na imagem publicada, nas redes sociais, pelo cavaleiro elvense Marcos Bastinhas.

Festival do Crato será “o melhor de sempre”

Após um interregno de dois anos, o Festival do Crato e a sua Feira de Gastronomia regressam este verão, entre 23 e 27 de Agosto.

Este evento assume-se como um certame que atrai “jovens, famílias e amantes da gastronomia. É um momento vivido pelos alentejanos com enorme orgulho e que a câmara municipal está a preparar com todo a dedicação”, como nos referiu o presidente Joaquim Diogo (na foto).

“Vamos ter festa, alegria, convívio, tudo aquilo que o Festival do Crato traz. Quero comprometer-me com todos que estamos muito empenhados em proporcionar o melhor Festival do Crato de sempre”, garantiu o autarca.

O Festival do Crato atrai todos os anos milhares de visitantes, quer pela vertente musical, quer pela componente gastronómica e artesanal do evento.

“FIAPE vai ser um grande certame”, garante José Sádio

A FIAPE 2022 decorre entre os dias 27 de abril e 1 de Maio no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

As vertentes agricultura, artesanato, pecuária e gastronomia são os pontos fortes deste certame que já se impôs em Estremoz, que conta também “com grandes nomes na vertente musical, de acordo com o presidente da câmara de Estremoz, José Sádio (na foto).

De acordo com o autarca, “vai ser um grande certame, como sempre. Vamos ter uma aposta muito forte na feira de artesanato, que vai contar com mais expositores. O acesso ao espaço expositivo vai ser gratuito e o único local que vai ser pago vai ser a zona de espetáculos. A FIAPE já vai sendo uma feira de grande sucesso e estamos a criar todas as condições para que Estremoz e o Alentejo se promovam”.

Esta é já a 34ª Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE) e a 36ª Feira de Artesanato. Nomes como Calema, António Zambujo e Diogo Piçarra vão passar pelo palco da FIAPE nos cinco dias de evento.

Concurso Internacional de Azeite da Ovibeja entrega prémios

A entrega dos prémios relativos ao 11º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra tem lugar hoje, sábado, dia 23, na Ovibeja.

Rui Garrido, presidente da Associação dos Agricultores do Sul enaltece o facto de este concurso “ser o único internacional e ter contado com azeite de onze países”, nos azeites mais maduros há prémios portugueses, já nos menos maduros os prémios vão para os espanhóis e italianos. O presidente da ACOS refere ainda que é “um concurso ao qual damos muita importância, porque é muito importante para o setor, uma vez que exportamos muito azeite, para Espanha e Itália”.

Ainda hoje, tem lugar uma corrida de touros às 17 horas e, às 22.30 horas, sobe ao Palco da Ovinoites, Pedro Abrunhosa, seguido da Dj Ana Isabel Arroja.

Ministro cumprimenta duas gerações de militares da GNR de Elvas

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, cumprimenta dois militares da GNR, pai e filho, de Elvas, António José Peixoto e Filipe Gonçalves Peixoto.

O pai António é sargento ajudante e o filho Filipe concluiu o curso em Portalegre, fazendo também agora parte da GNR.

O momento foi registado ontem, em Portalegre, na cerimónia de Compromisso de Honra do Curso de Formação de Guardas.

Compromisso de Honra de formação de Guardas

O Compromisso de Honra do 45.º Curso de Formação de Guardas realizou-se ontem, dia 21 de abril, no Centro de Formação de Portalegre.

A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Administração Interna,  José Luís Pereira Carneiro, contando ainda com a presença do Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Rui Clero e da Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, entre outras entidades militares e civis.

A cerimónia contou com 270 Guardas (240 homens e 30 mulheres) que terminaram com aproveitamento o referido curso, sendo que a mesma marca o final de um período de formação e o início da atividade profissional dos novos Guardas.

Comemorações do 25 de Abril arrancam este sábado em Borba

A Câmara Municipal de Borba vai assinalar os 48 anos do 25 de Abril com um com junto de atividades entre hoje, dia 23, e a próxima segunda-feira, dia 25.

Para este sábado, dia 23, estão marcadas as finais dos jogos da Taça de Formação da Associação de Futebol de Évora, entre as 9.30 e as 17.30 horas, no Campo Municipal de Futebol da cidade.

Pelas 21.30 horas decorre um espetáculo de Artes Circenses pela Ohana, na Praça da República de Borba.

Euromilhões com jackpot de 137 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com jackpot de 137 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

Já o segundo prémio, de 195 mil euros, saiu no estrangeiro a cinco apostadores. Em Portugal, saiu um terceiro prémio, no valo de 25 mil euros.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 6, 11, 21, 35 e 36 e pelas estrelas 1 e 9.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Elvas caminha este domingo contra os maus-tratos na infância

Foto de arquivo

Caminha-se, amanhã, domingo, dia 24, em Elvas, numa homenagem às crianças vítimas de maus-tratos, em mais uma iniciativa promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), neste mês de abril.

“Consciencializar e sensibilizar para esta problemática pública”, garante a presidente da CPCJ de Elvas, Raquel Guerra, é o principal objetivo da iniciativa, para qual convida todos os elvenses a participar. “A participação é gratuita e tem a oferta de uma tshirt, para quem se inscreveu”, adianta. A concentração está marcada para as 9 horas, na Praça da República.

Ainda no âmbito desta mês da prevenção dos maus-tratos na infância, no dia 29, no Estádio Municipal de Atletismo, será formado um laço azul humano, com as crianças dos vários agrupamentos de escolas de Elvas, bem como do Colégio Luso Britânico.

Dia Mundial do Escutismo a 23 de abril

O Dia Mundial do Escutismo celebra-se a 23 de abril em todo o mundo. Esta data é conhecida também como o Dia de São Jorge. Esta santo, que na lenda venceu um dragão, é o patrono mundial do escutismo. O escutismo nasceu em Inglaterra, com Baden-Powell, que confiou a São Jorge, o santo protetor e patrono de Inglaterra, o movimento escutista mundial.

O escutismo apela ao sentido de entreajuda, à união e ao despertar da coragem e da força, com um desejo de cumprir a vontade de Deus, à imagem de São Jorge. É o sentido prático que caracteriza o escuteiro. As pessoas, as atividades como as caminhadas, os acampamentos e os encontros entre agrupamentos são alguns dos aspetos que os escuteiros referem como os mais positivos no escutismo.

Em Portugal, destacam-se duas organizações escutistas: os Escoteiros de Portugal e o Corpo Nacional de Escutas. Este último, em Elvas, tem o Agrupamento 158, ativo há mais de cinco décadas.

Festa de Nossa Senhora dos Prazeres no concelho de Monforte

A festa em Honra de Nossa Senhora dos Prazeres decorre este fim-de-semana, dias 23, 24 e 25 de Abril, em Monforte, numa organização da Associação Cultural e Recreativa de Prazeres.

O programa do primeiro dia, sábado, dia 23, conta com o passeio “Prazeres a pedalar”, às 10 horas; atuação do grupo Cantadeiras de Redondo, às 16.30 horas; baile com MPmusical, às 22 horas e espetáculo com Ruth Marlene, às 23 horas.

No domingo, dia 24, há missa solene às 15 horas; atuação do acordeonista Bernardo Fouto, às 16.30 horas e baile com o Duo Musical Lunar, pelas 22 horas.

Na segunda-feira, dia 25 de Abril, o programa começa às 11 horas com a missa solene seguida de procissão, prova de atletismo em estafeta, pelas 15 horas, espetáculo taurino, às 16 horas, baile com o Duo Musical “Thy-subry”, pelas 21 horas e sorteio das rifas duas horas depois.