Jogos do Alto Alentejo estão de regresso à região

A 20ª. edição dos Jogos do Alto Alentejo arrancou hoje em Portalegre e vai decorrer até outubro, em 14 dos 15 concelhos do Alto Alentejo, uma vez que Monforte não participa.

Esta iniciativa, organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, “conta com cerca de cinco mil participantes”, em diversas modalidades desportivas, de acordo com Hugo Hilário, presidente da entidade organizadora. “Este retomar dos Jogos do Alto Alentejo é muito particular, primeiro porque estivemos privados, durante dois anos, de dar esta resposta às nossas comunidades e, em segundo lugar, porque assinalamos 20 anos de existência o que só é possível graças à concertação que existe entre os municípios para organizar um evento desta escala”.

O presidente da CIMAA, e da câmara municipal de Ponte de Sor, considera que “este é um projeto exemplo pois mantém os municípios unidos em tornos de uma causa que é o desporto, que, além dos benefícios que tem para a saúde, acaba por formar pessoas. Nesse sentido, posso dizer que foi uma boa iniciativa que alguém há 20 anos criou e que nós temos o compromisso de manter e preservar”.

Fermelinda Carvalho, presidente da câmara municipal de Portalegre, enaltece o facto do município que agora preside estar de regresso aos Jogos do Alto Alentejo: “eu entendi que Portalegre tinha que fazer parte desta organização. Por um lado, por este dois anos em que as pessoas estiveram privadas de participar e, por outro, porque Portalegre tem que participar. Sempre fui uma defensora dos Jogos do Norte Alentejano pois permitem às pessoas conviver muito e participar nas diversas modalidades”.

Os jogos adaptados a pessoas com deficiência ou limitações também estão representados nesta iniciativa e a autarca refere que os utentes da Cerci Portalegre e da APPACDM “gostam muito de participar, pelo que é com grande alegria que regressamos a esta iniciativa, no ano em que se assinalam os 20 anos desde a última abertura dos jogos em Portalegre. Passados 20 anos, os Jogos do Alto Alentejo iniciam-se, precisamente, na capital de distrito”.

A cerimónia de abertura dos Jogos do Alto Alentejo decorreu este sábado, dia 23, no Centro de Congressos da Câmara de Portalegre. As atividades, espalhadas pelos vários municípios, encerram no dia 1 de outubro, sendo que em Elvas a primeira atividade está marcada já para o próximo sábado, dia 30, e consiste num passeio de Cicloturismo, organizado pelo Cicloclube BTT de Elvas.