Viana do Alentejo comemora 48 anos do 25 de Abril

O Município de Viana do Alentejo está a assinalar os 48 anos do 25 de Abril de 1974, com um conjunto de atividades de cariz cultural e desportivo. Passeio de Gente Rija, visitas guiadas e livres gratuitas a monumentos do concelho, apresentação de um livro, atividades intergeracionais, espetáculos musicais e de dança, corrida da liberdade, Futebol Kids, arruada, exibição de documentários e a sessão protocolar são alguns dos ingredientes das comemorações do Dia da Liberdade no Concelho de Viana do Alentejo.

No próximo dia 18, segunda-feira, ao longo do dia, no âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, estão agendadas visitas livres gratuitas ao conjunto arquitetónico do Castelo de Viana, incluindo o acesso à capela de Santo António.

No dia 19, terça-feira, a visita guiada acontece no Paço dos Henriques, às 15 horas, sob o tema “Quando a água acorda as conchas”. Ao final da tarde, na Junta de Freguesia de Aguiar, destinada a crianças e idosos, tem lugar a primeira sessão da atividade “Dar Asas à Liberdade – Ontem, Hoje e Sempre”, organizada pela Terras Dentro, que decorre também no dia 20, a partir das 10 horas.

No sábado, dia 23, o jornalista Miguel Carvalho apresenta, no Paço dos Henriques, o livro “Amália, Ditadura e Revolução – a história secreta”, acompanhada com momentos musicais por Rute Belga e Inês Villa-Lobos, numa organização da Junta de Freguesia de Alcáçovas.

Dia 24, o destaque vai para o espetáculo com Rogério Charraz e atuação do Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo, no Jardim Público, em Alcáçovas, a partir das 22 horas, o espetáculo “Memórias a Dois” com José Miguel Rego e Miguel Rego e atuação do Grupo Coral Os Trabalhadores de Alcáçovas, no Cineteatro Vianense, e para o churrasco, atuação do Grupo Coral de Aguiar e baile com João Realista, no Jardim da Cooperativa, em Aguiar, organizado pelo Município e Junta de Freguesia de Aguiar. À meia-noite, os 48 anos do 25 de Abril de 1974 são celebrados ao som da música “Grândola Vila Morena” e lançamento pirotécnico, nas três freguesias.

A manhã do dia 25 de abril começa uma arruada nas três freguesias, seguida de animação infantil na Quinta da Joana, em Viana do Alentejo, e jardim Público, em Alcáçovas. À tarde, pelas 14.30 horas, no Jardim da Cooperativa, em Aguiar, realiza-se o Jogo da Malha, organizado pelo Grupo Coral de Aguiar. A sessão protocolar que assinala as comemorações do 48º aniversário da revolução de abril está marcada para as 15 horas, no Cineteatro Vianense. Em Aguiar, pelas 16 horas, a Junta de Freguesia promove a Corrida da Liberdade.

À mesma hora, no Paço dos Henriques, é exibido o filme “Capitães de Abril”. No âmbito da atividade “Dar Asas à Liberdade – Ontem, Hoje e Sempre” são lançados papagaios de papel, junto ao Polo da Biblioteca Municipal em Aguiar. No ringue do Jardim da Cooperativa, em Aguiar, pelas 17.30 horas, o Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar, promove a iniciativa Futebol Kids. Ao final da tarde, são exibidos dois documentários, “A Cantiga era uma Arma”, no Cineteatro Vianense, e “A Noite do Golpe de Estado”, no salão da Cooperativa, em Aguiar.

A 29 de abril, sexta-feira, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Viana do Alentejo apresenta pelas 21 horas, no Cineteatro Vianense, o Plano Local de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens de Viana do Alentejo. As comemorações dos 48 anos do 25 de Abril de 1974 terminam dia 30, com o espetáculo “Dançar Abril”, no Cineteatro Vianense, a partir das 21.30 horas.