Voto de Pesar da Câmara de Elvas pelo falecimento de Joaquim Trindade

A Câmara Municipal de Elvas enviou-nos uma nota de pesar pelo falecimento do antigo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Joaquim Lourenço Ventura Trindade.

O comendador Rondão Almeida, em seu nome e da Câmara Municipal de Elvas, assinou “o voto de pesar em honra à vida e à memória do autarca, decretando também dois dias, 16 e 17 de abril de 2022 , como dias de luto municipal, expressando o mais profundo e sentido pesar pelo triste acontecimento, em nome do executivo.

Ao apresentar sentidos pêsames à família, a Câmara Municipal recorda o trabalho de Joaquim Ventura Trindade, de 88 anos, natural de Elvas.

“Foi eleito presidente da Câmara Municipal de Elvas para o triénio 1980-1982, pela AD – Aliança Democrática (coligação PPD/PSD, CDS e PPM).

O ex-autarca fez parte do I Governo Constitucional, liderado por Mário Soares entre 1976 e 1978, tendo desempenhado funções no Ministério da Agricultura e Pescas, como assessor no gabinete do secretário de Estado da Estruturação Agrária.

Para além de ter feito parte da Comissão Política Nacional do PPD – Partido Popular Democrático, foi membro do Conselho de Fiscalização no 1º Congresso do partido, em Novembro de 1974.

E em outubro de 1980, foi nomeado para o Conselho Distrital de Portalegre, por resolução do Gabinete do primeiro-ministro, Diogo Freitas do Amaral.

Depois de deixar a vida política, Joaquim Ventura Trindade continuou a desenvolver atividades públicas, na área social e religiosa, tendo também colaborado com diversos órgãos de comunicação social, onde abordava temas da atualidade”.

Joaquim Ventura Trindade faleceu ontem aos 88 anos, conforme noticiámos ontem (ver aqui).

Procissão do Enterro do Senhor esta Sexta-feira Santa em Elvas

Foto de arquivo

Está marcada para as 21.30 horas desta Sexta-feira Santa, dia 15 de abril, em Elvas, o início da Procissão do Enterro do Senhor. A procissão sai da igreja da Sé.

Antes, também na Sé, há Oração cantada de Laudes, pelas 10 horas. Às 16.30 horas, decorre a Celebração Litúrgica da Paixão do Senhor com Adoração da Santa Cruz.

Bastinhas, Moura Caetano e Gamero a 23 de abril em Beja

A Praça de Toiros José Varela Crujo, em Beja, será palco de uma imponente corrida, integrada na 38ª edição da Ovibeja, a 23 de abril, com os cavaleiros João Moura Caetano, Emiliano Gamero e Marcos Bastinhas (na imagem).

Atuam também os grupos de forcados amadores da Moita, Cascais e Beja, capitaneados, respetivamente, por Pedro Raposo, Paulo Loução e Miguel Sampaio, que irão pegar seis imponentes toiros das Sesmarias Velhas do Guadiana.

A corrida, que tem início marcado para as 17 horas, será abrilhantada pela Sociedade Filarmónica da Capricho Bejense.

As reservas e compra antecipada dos bilhetes podem ser feitas através do número 300 501 989. Os bilhetes estarão ainda à venda nas bilheteiras da Praça de Toiros na véspera e no dia da corrida.

Furto de rede de vedação e metais em Elvas

Durante a tarde de ontem, quinta-feira, 14 de abril, a PSP identificou indivíduos a furtar vários metros de rede da vedação, das instalações da empresa Centro Logístico Transportes Lafões, (nas antigas instalações do Restaurante A Lareira), na Avenida do Dia de Portugal, em Elvas.

Já durante a manhã, informou fonte policial, na Urbanização da Piedade foram também registados furtos, nomeadamente, de caixas de eletricidade e tampas de esgoto.

Pode ver abaixo as imagens que documentam, o estado em que ficou tanto a vedação, como as ruas na Urbanização da Piedade, depois destes furtos.

Terras do Borrego’22 tem prato próprio

Foto: Convento Do Espinheiro

Quem visitar Sousel, bem como os restantes municípios do Alto Alentejo, até ao dia 24 deste mês, pode degustar, nos mais de 100 restaurantes aderentes, pratos à base de borrego, como é o caso do Assado lento de borrego com acelgas, confecionado pelo chef Jorge Peças (na foto), natural de Sousel.

Luís Rosinha, presidente da câmara de Campo Maior, valoriza a integração “de todos os municípios neste projeto que dá destaque aos produtos endógenos da região, como é o caso do borrego”.

De acordo com Martinho Azinheira, vice-presidente da câmara municipal de Alter do Chão, a vila tem um prato bastante característico feito à base de borrego: “temos a tradição do ensopado de borrego com arroz amarelo, uma vez que leva açafrão, e é confecionado, sobretudo, na altura da Páscoa”.

Esta quinzena gastronómica irá ocorrer todos por altura da Páscoa, com o intuito de apoiar a economia local e contribuir para o desenvolvimento turístico de Sousel e da região.

Ovibeja: “reunidas todas as condições para a grande feira do Alentejo”, diz Rui Garrido

A Ovibeja está regresso este ano, para aquela que é a sua 38ª edição, e vai decorrer entre os dias 21 e 25 deste mês, depois de dois anos, sem se realizar, pelo menos nos moldes habituais.

“Como alimentar o planeta” é o tem central desta edição da Ovibeja. Rui Garrido, presidente da Associação de Agricultores do Sul (ACOS), entidade organizadora, revela que é objetivo falar dos vários tipos de agricultura e, sem tabus ou preconceitos, sendo necessário todos os tipos de agricultura para alimentar o planeta, um tema que faz ainda mais sentido com a guerra que vive na Ucrânia. “Escolhemos um tema, ao qual a guerra veio dar mais força, e que vem no seguimento dos temas das anteriores edições, que estavam relacionados com a sustentabilidade, na agricultura, económica e ambiental, porque queremos falar dos vários tipos de agricultura sem preconceitos nem tabus, porque com o aumento de população temos que arranjar forma de alimentar as pessoas e todos os tipos de agricultura são bem-vindos”.

“A ciência e investigação são fundamentais para ajudar a combater as alterações climáticas, bem como a ter uma agricultura mais sustentável”, pelo que a manhã do primeiro dia de certame será dedicada também a uma grande conferência, sobre estes temas.

Relativamente à feira em si, conta este ano com mais expositores, “cerca de mil”, revela Rui Garrido, e também “mais espaço de exposição, nomeadamente no campo da feira, mais vocacionado para máquinas e equipamentos agrícolas, bem como mais área de exposição”.

“Mais uma vez as instituições aderiram ao certame, porque a Ovibeja se faz com todos, com um conjunto de pessoas e entidades que proporcionam a grandiosidade da feira”, pelo que “estão assim reunidas todas as condições para a grande feira do Alentejo”, remata o presidente da ACOS.

A edição 38 da Ovibeja tem a sua abertura oficial no dia 21 deste mês, contando com a presença do presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e a atuação da Charanga a Cavalo da GNR. Também neste dia regressam as Tunas Académicas aos palcos das “ovinoites”. Já no dia 22 Blaya sobe ao palco da Ovibeja, seguindo-se no dia 23, Pedro Abrunhosa e no dia 24, Paula Fernandes.

Feira do Queijo “é positiva para a freguesia, concelho e pessoas” diz António Anselmo

A Feira do Queijo em Rio de Moinhos foi inaugurada esta manhã de sexta-feira, 15 de abril, nesta freguesia do concelho de Borba, onde decorre até domingo, 17 de abril.

António Anselmo, presidente Câmara de Borba afirma que é um “orgulho” trazer o certame para Rio de Moinhos e, promover o que de bom há no concelho. O autarca acredita que “a festa vai correr bem, para a freguesia de Rio de Moinhos, para o concelho de Borba e principalmente, para as pessoas”.

O evento abriu com desfile de crianças, bem como alguns grupos musicais. Um desses grupos foi o Rancho Folclórico da Casa da Cultura da Orada, e um dos membros, Paulo, explica que costumam participar sempre neste tipo de eventos culturais, para “ajudar naquilo que seja possível e a Feira do Queijo é um exemplo disso”.

A Oficina da Criança promoveu o desfile infantil, com ovelhas em cartão, numa recriação da arte de fazer queijo, como explica Maria João, deste grupo.

Também o Grupo dos Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho desfilou na abertura do certame, com 22 elementos. O presidente do grupo, Francisco Galhós, refere que esta é a primeira vez que desfilam em Rio de Moinhos, sendo que “é uma grande alegria” voltar a este tipo de iniciativas, revelando ainda que os chocalheiros são “uma tradição muito antiga”.

A Feira do Queijo conta ainda hoje às 15 horas, com o colóquio “O leite e o queijo na saúde”, numa organização da Associação Borba Compassiva. Às 16.30 horas, espetáculos com Flash Dance e artistas de Rio de Moinhos (poetas populares e artistas). Às 18.30 horas, espetáculo os Garridos e convidados, no âmbito do projeto Cante Alentejo, da AssociArte e Comunidade Intermunicipal de Alentejo Central.

Às 21.30 horas, Procissão do Enterro do Senhor, pelas ruas de Rio de Moinhos, numa organização da Paróquia de Rio de Moinhos. Às 22.30 horas, espetáculo com Vítor Noruegas, numa organização do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de São Tiago de Rio de Moinhos. E, à meia-noite, começa a Noite Jovem, com o DJ S-Silva e Layer ’00, numa organização do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de São Tiago de Rio de Moinhos.

Procissão do Enterro do Senhor esta sexta-feira em Campo Maior

Foto arquivo

Hoje, é Sexta-feira Santa, um feriado religioso que se celebra na sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, crucificação, morte e enterro de Jesus Cristo, através de diversos rituais religiosos.

Em Campo Maior, esta sexta-feira Santa, dia 15, há às 15 horas  a adoração da Cruz e a Procissão do Enterro do Senhor às 21 horas, com partida da Igreja Matriz.

 

Mais 70 casos Covid registados na última semana em Campo Maior

Campo Maior registou, desde o passado sábado, 9 de abril, até hoje, 15 de abril, 70 novos casos de Covid-19 e 72 recuperações da doença.

No concelho, encontram-se ativos 61 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 2.933 casos positivos, 19 óbitos e 2.853 altas.

Imagens da Procissão de Nossa Senhora de la Soledad em Badajoz

A Procissão de Nossa Senhora de La Soledad percorreu ontem, quinta-feira, 14 de abril, as ruas de Badajoz. Uma cerimónia inserida nas comemorações da Semana Santa da cidade pacense.

O Arcebispo D. Celso, refere que, nesta procissão “toda a comunidade saiu à rua”, uma vez que se trata da padroeira de Badajoz, demonstrando “a confiança nela e na sua proteção”.

Já o Alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera refere que esta semana santa “é o reencontro, entre todos, depois de dois anos sem a poder compartilhar e da celebrar”, com as ruas cheias de pessoas, por isso este é “um dia de grande festa em Badajoz”.

Ignacio Gragera acrescenta que estas manifestações religiosas da Semana Santa são bastante atrativas e atraem sempre muitos turistas até à cidade pacense. “Estas manifestações religiosas, da Semana Santa, tem relevância nacional e atraem muita gente que nos quer visitar, nestas dadas, e acima de tudo é algo que Badajoz pode mostrar a nível turístico, sendo uma grande aposta da cidade e vamos continuar a potenciá-la, para que a cada ano, possamos atrair cada vez mais visitantes e turistas a Badajoz”, remata o alcaide.

Concerto de homenagem ao Comendador Rui Nabeiro em Campo Maior

O Comendador Rui Nabeiro foi homenageado ao final da tarde de ontem, 14 de abril, com um concerto, no Mosteiro de Campo Maior.

O concerto, de música sacra Stabat Mater, foi promovido e teve a direção do Maestro campomaiorense Vasco Pereira. O maestro explica que se trata de “um hino, do século XII, dedicado a Nossa Senhora que normalmente se canta na quinta-feira santa”, que estreou em Elvas, em 2016, e que decidiu, este ano, “dedicar ao Comendador, em Campo Maior, na minha terra”, revela, e pretende homenageá-lo, “pela pessoa que é, para Campo Maior e, para o país inteiro”.

O comendador Rui Nabeiro demonstrou-se “muito feliz” e agradecido por esta homenagem, feita pelo Maestro que é seu primo, que para si “é um homem muito ligado à música e sabe o que está a fazer”.

Feira do Queijo tem início esta sexta-feira em Rio de Moinhos

A Feira do Queijo é uma organização da Câmara Municipal de Borba, que decorre em Rio de Moinhos, entre hoje, dia 15, e domingo, 17 de abril, em fim de semana alargado da Páscoa, de sexta-feira a domingo. A Rádio ELVAS apresenta o programa deste primeiro dia do certame.

Às 10 horas, desfile com a Oficina da Criança e arruada pelo Grupo dos Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho. Uma hora depois, abertura da Feira do Queijo, com as presenças da Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba e da Oficina da Criança.

Às 15 horas, decorre o colóquio “O leite e o queijo na saúde”, numa organização da Associação Borba Compassiva. Às 16.30 horas, espetáculos com Flash Dance e artistas de Rio de Moinhos (poetas populares e artistas). Às 18.30 horas, espetáculo os Garridos e convidados, no âmbito do projeto Cante Alentejo, da AssociArte e Comunidade Intermunicipal de Alentejo Central.

Às 21.30 horas, Procissão do Enterro do Senhor, pelas ruas de Rio de Moinhos, numa organização da Paróquia de Rio de Moinhos. Às 22.30 horas, espetáculo com Vítor Noruegas, numa organização do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de São Tiago de Rio de Moinhos. E, à meia-noite, começa a Noite Jovem, com o DJ S-Silva e Layer ’00, numa organização do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de São Tiago de Rio de Moinhos.