Feira do Queijo “é positiva para a freguesia, concelho e pessoas” diz António Anselmo

A Feira do Queijo em Rio de Moinhos foi inaugurada esta manhã de sexta-feira, 15 de abril, nesta freguesia do concelho de Borba, onde decorre até domingo, 17 de abril.

António Anselmo, presidente Câmara de Borba afirma que é um “orgulho” trazer o certame para Rio de Moinhos e, promover o que de bom há no concelho. O autarca acredita que “a festa vai correr bem, para a freguesia de Rio de Moinhos, para o concelho de Borba e principalmente, para as pessoas”.

O evento abriu com desfile de crianças, bem como alguns grupos musicais. Um desses grupos foi o Rancho Folclórico da Casa da Cultura da Orada, e um dos membros, Paulo, explica que costumam participar sempre neste tipo de eventos culturais, para “ajudar naquilo que seja possível e a Feira do Queijo é um exemplo disso”.

A Oficina da Criança promoveu o desfile infantil, com ovelhas em cartão, numa recriação da arte de fazer queijo, como explica Maria João, deste grupo.

Também o Grupo dos Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho desfilou na abertura do certame, com 22 elementos. O presidente do grupo, Francisco Galhós, refere que esta é a primeira vez que desfilam em Rio de Moinhos, sendo que “é uma grande alegria” voltar a este tipo de iniciativas, revelando ainda que os chocalheiros são “uma tradição muito antiga”.

A Feira do Queijo conta ainda hoje às 15 horas, com o colóquio “O leite e o queijo na saúde”, numa organização da Associação Borba Compassiva. Às 16.30 horas, espetáculos com Flash Dance e artistas de Rio de Moinhos (poetas populares e artistas). Às 18.30 horas, espetáculo os Garridos e convidados, no âmbito do projeto Cante Alentejo, da AssociArte e Comunidade Intermunicipal de Alentejo Central.

Às 21.30 horas, Procissão do Enterro do Senhor, pelas ruas de Rio de Moinhos, numa organização da Paróquia de Rio de Moinhos. Às 22.30 horas, espetáculo com Vítor Noruegas, numa organização do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de São Tiago de Rio de Moinhos. E, à meia-noite, começa a Noite Jovem, com o DJ S-Silva e Layer ’00, numa organização do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de São Tiago de Rio de Moinhos.