Escola Superior Agrária de Elvas com a maior oferta formativa de sempre

O novo ano letivo tem início esta segunda-feira, 27 de setembro, na Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), sendo que, em 25 anos de existência deste estabelecimento de ensino superior, esta é a vez em que se há uma maior oferta formativa, com quatro cursos técnicos superiores, três licenciaturas e dois mestrados, um deles novo, na área da Enfermagem Veterinária, relacionado com animais de companhia.

Hoje, de acordo com o diretor da Agrária, José Manuel Rato Nunes, começam as aulas para todos os alunos, à exceção dos de primeiro ano. “Não vamos começar os primeiros anos porque os resultados do concurso nacional de acesso, da primeira fase, só saíram no fim de semana, e nós precisamos de uns dias para fazer as matrículas e eles começarão uma semana depois”, explica.

Este ano, há um maior número de candidatos aos Mestrados lecionados nesta instituição de ensino. “Foi talvez o nosso melhor ano de sempre, porque nós normalmente abrimos o Mestrado que temos – o de Agricultura Sustentável – com dez, 12, 14 alunos, e neste momento temos 21 candidatos, sendo que só temos vinte clausus, pelo que irá ficar um aluno de fora, o que também é inédito, nunca tinha acontecido”, revela Rato Nunes.

A expectativa do diretor da ESAE é que todas as vagas disponíveis, nos diferentes cursos e ciclos de ensino, e à semelhança do que aconteceu nos últimos anos, possam voltar a ser totalmente preenchidas, podendo-se registar, ainda assim, uma subida do número de alunos que escolhem Elvas e a Agrária para estudar.

Das três Licenciaturas, Enfermagem Veterinária é aquela que acolhe maior número de alunos, sendo que, recorda Rato Nunes, Equinicultura, na Agrária de Elvas, continua a ser o único curso de ensino superior do país. Enfermagem Veterinária acolhe cerca de 55 alunos, Agronomia entre 30 a 35 e Equinicultura cerca de 15.

Relativamente aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), serão este ano lecionados os de Cuidados Veterinários, Desporto e Formação Equestre, Produção Agropecuária e Viticultura e Enologia: este último que, no último ano, não teve alunos suficientes para formar turma.

José Manuel Rato Nunes é o convidado de hoje do Magazine de Informação e Música, na Rádio Elvas. A entrevista sobre o arranque do novo ano letivo na Escola Superior Agrária de Elvas, para ouvir, depois do noticiário do meio-dia.