Páscoa, em Elvas, é sinónimo de dias e noites de convívio, no campo. Como manda a tradição, no domingo de Páscoa, come-se o borrego.
Na Ajuda, a Rádio ELVAS foi encontrar ao final da manhã desta quarta-feira, 13 de abril, para já, o único grupo que decidiu montar todo um arsenal, incluindo tendas, cozinha, sala de jantar e um salão de baile, ao ar livre, para, até final da semana, fazer do campo casa.
“Somos os primeiros a chegar e os últimos a ir embora”, garantia Nuno Aparício, um dos elementos deste grupo, acabado de acordar por um dos amigos, ainda dentro da sua tenda. Chegados ontem, adianta, “que parece que foi há três dias”, fizeram, durante a noite, “o maior barulho possível”, até porque não tinham vizinhança. Uma “semana de guerra”: assim prevê que seja, mas, mais que a casa às costas, garante Nuno, levaram para a Ajuda, “sobretudo vontade”. Ainda assim, não falta comida e bebida que, nas palavras deste jovem, davam para se governarem durante um mês.
Ao todo, este grupo conta com cerca de 15 elementos, mas, para já, apenas seis se encontram acampados e instalados na Ajuda. Mais logo, “chegam mais três ou quatro campistas”. “Isto vai ser o terror”, diz ainda.
Para passar estes dias no campo, alguns, revela Nuno Munhão, têm de tirar dias de férias ou, se a trabalhar, só comparecem quando podem. “Ontem, viemos, já quase de noite, montar as tendas e as mesas, mas trouxemos logo tudo: umas arcas, um gerador, temos o fogão, o gás, para fazer a comida. É mais ou menos como se estivéssemos em casa, mas no campo”, adianta.
Nuno Munhão, que garante que só vão embora no domingo “à tardinha, a fazer-se noite”, tem esperança que amanhã ou na sexta-feira mais pessoas apareçam na Ajuda, até porque “o pessoal tem vontade disto”.
Dois anos depois, desde a última vez em que estiveram na Ajuda, por esta altura do ano, Roberto Cabral garante que este é “um espaço privilegiado” para que se possa retomar a normalidade, nesta festa que “tem tanto de religioso como de pagão”. Durante estes dias, o grupo espera manter-se em “amena cavaqueira e a beber uns copos”.
Tiago Belchior, por sua vez, para além de revelar o cardápio preparado para estes dias, que inclui desde “sardinhas a frango à tailandesa”, espera que, sobretudo, os visitantes espanhóis não deixem lixo espalhado no campo.


Depois do São Pedro ter dado tréguas, e após dois anos sem a tradição se ter cumprido, devido à pandemia, os campomaiorenses, e não só, estão de regresso ao campo, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara, para um convívio de Páscoa, que dura até à próxima segunda-feira, dia 18 de abril, feriado municipal de Campo Maior.

O Centro de Cycling da Serra d’Ossa, em Rio de Moinhos, no concelho de Borba, foi homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
Um homem, de 67 anos, foi detido, na passada segunda-feira, 11 de abril, no concelho de Campo Maior, por violência doméstica, pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior.
Letrasímpares – editora e livraria é o nome do novo estabelecimento que abriu em Elvas no mês de março.
Os vários espaços turísticos de Campo Maior vão estar encerrados no Domingo de Páscoa, dia 17 de abril.
O Dia Mundial da Voz celebra-se no próximo dia 16 de abril e, para assinalar esta data, o serviço de Otorrinolaringologia do Hospital do Espírito Santo em Évora está a promover um rastreio de patologia vocal em crianças, amanhã.
A Associação CasaNovense, de Santiago Maior, em colaboração com o município de Alandroal está a organizar a caminhada do Dia da Mãe, marcada para 1 de maio.
A União das Freguesias de Barbacena e Vila Fernando vai acender o forno comunitário de Vila Fernando, no próximo sábado, dia 16, para que as pessoas possam confecionar o tradicional assado de borrego ou bolos.
Uma Via-sacra pública vai percorrer hoje, quarta-feira, dia 13, a partir das 21 horas, o caminho entre a Igreja do Senhor dos Aflitos, junto ao Pelourinho, e o Santuário do Senhor Jesus da Piedade.
A Corrida de Touros da edição deste ano da FIAPE, a 34ª Feira Internacional Agropecuária de Estremoz, marcada para o próximo dia 30, às 17 horas, contará, em praça, com os cavaleiros Luís Rouxinol, no ano de comemoração dos seus 35 anos de alternativa, Marcos Bastinhas, António Prates, e o amador Francisco Cortes Jr., na lide de um imponente curro de toiros Pégoras e de um novilho da mesma ganadaria.

O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, vai contar com jackpot de 99 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.
A Casa do Benfica de Campo Maior, a nº1 a nível mundial, está a assinalar os seus 70 anos. Para tal, no fim de semana de 22 a 24 deste mês, realiza um Torneio de Padel, no Parque Desportivo da Junta de Freguesia da Expectação.
As tradicionais Aleluias voltaram a ser festejadas, nesta Páscoa, na Terrugem, no concelho de Elvas, à meia noite de sábado para domingo.