Dois anos depois, campomaiorenses estão de regresso à Enxara

Depois do São Pedro ter dado tréguas, e após dois anos sem a tradição se ter cumprido, devido à pandemia, os campomaiorenses, e não só, estão de regresso ao campo, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara, para um convívio de Páscoa, que dura até à próxima segunda-feira, dia 18 de abril, feriado municipal de Campo Maior.

Desde ontem à noite, sobretudo, que vários grupos começaram a transportar, de suas casas, tendas, cadeiras, mesas e tantos outros utensílios e instrumentos necessários para passar, nas melhores condições possíveis, estes dias ao ar ao livre.

Nuno Serra e o seu grupo de amigos chegaram, na manhã desta quarta-feira, dia 13, sendo que a Rádio ELVAS foi encontrá-los a montar uma tenda. Este jovem conta que os próximos dias serão, sobretudo, “de diversão e muita adrenalina”. Muita cerveja, a tenda e lenha, adianta, são essenciais para que a festa se faça da melhor maneira possível.

“Eu tenho 59 anos e desde que me lembre de ser gente, sempre vim com os meus pais. Eles já não estão, mas o meu marido também gosta e a tradição passou de geração em geração”, conta, com as lágrimas a escorrer pelo rosto, Francisca Damião. O espaço, que ocupam com as suas tendas, é o mesmo, desde sempre. O convívio, diz ainda, é o principal desta romaria. Já a filha, Sara, revela que, de casa para o campo, tiveram de levar, entre outros, loiças, mantas e “roupa quentinha, porque à noite faz frio”. Montaram tudo no domingo, mas só esta quarta-feira ficam para passar a noite.

Já Luís Hortas, acompanhado de Cláudia e Francisco, prevê uns dias “duros”, bem regados a álcool, sendo esta a primeira vez que ruma até à Enxara para, com os amigos, conviver e desfrutar do ar puro da natureza. Cláudia, por sua vez, garante que as suas expectativas para estes próximos dias são bastante altas. Francisco, pela primeira vez, vem de Alcácer do Sal para a Enxara, sendo que, com os amigos que tem na vila, espera fazer desta uma grande festa.

Da programação prevista, as festas em honra de Nossa Senhora da Enxara incluem, no domingo, dia 17, missa da ressurreição, pelas 15 horas, garraiada, pelas 17 horas, e baile com o duo Jorge e Célia Pedras, a partir das 21 horas. Já na segunda-feira, dia 18, há missa de ação de graças, pelas 16 horas, seguida de procissão. Até segunda-feira, no recinto junto ao Santuário, são alguns os carrosséis e os estabelecimentos de comes e bebes ambulantes disponíveis para quem ali permanece por estes dias.