Arkus arranca gargalhadas no Improvis’ARTE na Secundária de Elvas

Teve início esta segunda-feira, 4 de abril, na Secundária D. Sancho II, em Elvas, uma semana aberta, que se estende também à Escola Básica de Vila Boim, recheada de atividades, que vão desde o teatro, ao desporto, passando por diversas artes e momentos de reflexão e de aprendizagem, através de palestras.

Há ainda um leque de atividades relacionadas com as matérias curriculares, sendo que a iniciativa arrancou, esta manhã, com um momento de dança, por parte de um grupo de alunos de Vila Boim. “Temos a decorrer três palestras, uma mais de caráter mais formal, relacionada com os alunos de Engenharia Agronómica, com um engenheiro agrónomo que vem aqui dar o seu testemunho e fazer a relação da parte académica com a parte do emprego; e depois temos palestras sobre temas relacionados com este período que estamos a atravessar: uma relacionada com distúrbios alimentares e outra com saúde mental”, revela a diretora do Agrupamento nº 3 de Elvas, Fátima Pinto.

Inserida na programação desta Semana Aberta encontra-se a 24.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Elvas, “Improvis’ARTE”, que hoje, no anfiteatro da escola, apresentou, pela mão do grupo de teatro da escola e da Arkus, a peça “Isto é que vai aqui uma açorda”. Este, recorda o professor Carlos Beirão, responsável pela associação juvenil elvense, é um dos festivais de teatro mais antigos do país e o mais antigo de todo o distrito de Portalegre. “Para nós é muito marcante, porque aquilo que se começou há 25 anos acabou por continuar

Esta 24ª edição “segue a linha dos festivais” que têm vindo a ser realizados, ao longo dos últimos anos, que envolve sempre “muito trabalho”, e que conta com cerca de 15 sessões, até sexta-feira, dia 8, e a participação de dez grupos de teatro. Os alunos das escolas, de fora do concelho, que atuam neste festival, adianta Carlos Beirão, têm ainda oportunidade de conhecer Elvas, através das já tradicionais visitas teatralizadas, promovidas pela Arkus.

Quanto à peça “Isto é que vai para aqui uma açorda”, revela ainda o professor, envolve vários mistérios, com o público a ser convidado a envolver-se na trama. Ana Sofia Bastos é uma das atrizes que integra o elenco. Garante que esta é uma peça feita de “muita confusão e balbúrdia”, que se traduzem em muita animação e dinamismo.

A atriz, que é educadora de infância, garante ainda que foi com muita felicidade que foi convidada a participar nesta peça e a voltar à casa onde deu os primeiros passos no mundo do teatro. Ana Sofia Bastos assegura ainda que os seus conhecimentos ao nível de teatro estão muito ligados à sua atual profissão, garantindo que tem muito prazer em poder pisar os palcos da cidade.

Outro dos jovens atores que integra o elenco é Vicente Duarte, que, por mais goste muito de teatro, não se vê enquanto ator, no futuro, preferindo enveredar por outro caminho a nível profissional. Ainda assim, não tem dúvidas que ficará sempre “o bichinho”.