UÉ na criação e classificação do Paúl da Gouxa (Alpiarça)

A Comissão Europeia aprovou o projeto para a criação e classificação do Paúl da Gouxa, no concelho de Alpiarça, como reserva natural.

A Universidade de Évora (UÉ) participa num projeto, recentemente aprovado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizonte Europa, com o objetivo de criar sete Laboratórios Abertos (Open Labs), em diversos países europeus. A finalidade é  promover as zonas húmidas terrestres, as turfeiras e as planícies aluviais como sumidouros de carbono e gases com efeito de estufa, fomentando o restauro e a conservação sustentável destas zonas.

Em Portugal, a Universidade de Évora presta o apoio técnico/científico para a criação e classificação do Paúl da Gouxa como reserva natural, dado que nesta zona se encontra uma importantíssima turfeira baixa no contexto europeu com uma extensão considerável.

É neste local que o nosso País vai contar com um Laboratório Aberto que envolve o Município de Alpiarça, a Quinta da Atela, bem como diversos atores regionais, entre eles organizações não governamentais, agricultores e decisores políticos.