Mil freguesias prioritárias na defesa da floresta

despacho que identifica um total de 1001 freguesias prioritárias, para a fiscalização da gestão de combustível, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, foi publicado em Diário da República. A identificação destas freguesias permite uma eficiente utilização dos recursos humanos e técnicos das entidades envolvidas na fiscalização do cumprimento das regras de limpeza dos terrenos, numa dimensão territorial que excede os 6 milhões de hectares.

O despacho da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, ressalva que o estabelecimento destas prioridades não isenta os agentes fiscalizadores de avaliar o cumprimento de todas as regras previstas legalmente, não limitando a fiscalização às áreas e períodos referidos.

São prioritárias, para efeitos de fiscalização, as 1001 freguesias de acordo com os seguintes prazos: entre 1 e 31 de maio, os terrenos confinantes a edifícios em espaços rurais (numa faixa de 50 metros) e os aglomerados populacionais, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários em espaços florestais (numa faixa de 100 metros); e entre 1 e 30 de junho, nas redes viária, ferroviária e nas linhas de transporte e distribuição de energia elétrica em muito alta e alta tensão (numa faixa de 10 metros para cada um dos lados), bem como nas linhas de distribuição de energia elétrica em média tensão e na rede de transporte de gás natural (numa faixa de 7 metros para cada um dos lados).

Augusto Santos Silva eleito presidente da Assembleia da República

Augusto Santos Silva (na foto) foi eleito, esta terça-feira, dia 29, presidente da Assembleia da República. Dos 230 deputados, 156 votaram a favor. Houve também 63 votos brancos e 11 nulos.

O ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros foi o único candidato ao cargo, indicado pelo Partido Socialista.

Luís Trigacheiro em Vila Viçosa no 25 de abril

Luís Trigacheiro vai estar em concerto em Vila Viçosa, nas comemorações dos 48 anos do 25 de Abril de 1974. O jovem artista alentejano é natural de Beja e tem uma criação musical dedicada à música tradicional portuguesa.

O evento tem lugar na tarde do feriado de 25 de abril, segunda-feira, na Praça da República, com início às 17 horas.

Viana do Alentejo já tem Carta Arqueológica

Devido à importância do património concelhio e à necessidade da sua salvaguarda, o Município de Viana do Alentejo viu aprovado o relatório final da Carta Arqueológica e Patrimonial do Concelho. O conhecimento e a valorização do património arqueológico “é de elevada relevância”, constituindo a Carta Arqueológica “um instrumento de referência que permite salvaguardar, estudar, valorizar e proteger um dos traços identitários da memória do concelho” de Viana do Alentejo, refere o Município vianense.

A Carta Arqueológica foi promovida pelo Município de Viana do Alentejo no âmbito de uma candidatura ao subprograma 3 do Programa de Desenvolvimento Rural, através da associação Terras Dentro. O trabalho de investigação foi efetuado pelo arqueólogo Ulrico Galamba, diretor científico do projeto, e pelo também arqueólogo e historiador Francisco Baião, que assegurou que, apesar do território ser dotado de “abundantes recursos naturais propícios à fixação de grupos humanos desde tempos recuados”, não era conhecida a sua real dimensão, dada a “quase total ausência de estudos”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O arqueólogo garantiu ainda que nos dados disponíveis na base de dados patrimonial Endovélico, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Alentejo, apenas estavam registados 22 sítios com potencial arqueológico. Durante os trabalhos de prospeção para a realização da carta, a equipa de arqueólogos efetuou “120 saídas de campo e perto de 1500 quilómetros” num total de “464 registos” distribuídos pelas três freguesias e pelos diferentes tempos históricos, nomeadamente pré e proto-história, período romano, idade média (islâmica e cristã), idade moderna e idade contemporânea.

No decorrer dos trabalhos, a equipa de arqueólogos deparou-se com algumas dificuldades e surpresas, nomeadamente a identificação de um fragmento de menir na Herdade do Pocinho, “um testemunho da chamada cultura megalítica”, afiançou Francisco Baião, revelando que este se encontra exposto no Núcleo Museológico de Viana do Alentejo, graças à autorização do dono da herdade.

A Carta Arqueológica esteve na base de uma exposição temporária que se encontra patente no Núcleo Museológico, na Praça da República, em Viana do Alentejo.

[/shc_shortcode]

CEAN encerrou Mês do Teatro em Campo Maior

O Clube de Teatro do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN) apresentou, no passado domingo, 27 de março, no Centro Cultural de Campo Maior, a peça “A Pensar Morreu um Burro”, integrada nas comemorações do Mês do Teatro.

Com encenação de Ana Paio e Sancho Moura, a peça de teatro conta com a participação de 28 crianças. A peça encerrou a iniciativa cultural, promovida pela Câmara Municipal, na data em que se assinala o Dia Mundial do Teatro.

“A Pensar Morreu um Burro” é uma “história que põe em causa o pensamento”. “Pensar ou não pensar? Telma e os colegas aventuram-se no mundo do teatro, da filosofia e procuram descobrir o verdadeiro significado do provérbio que dá título à obra”.

Xylella Fastidiosa debatida em seminário promovido pela Nutriprado

No âmbito do projeto “Life Resilience”, a Nutriprado organizou na manhã desta terça-feira, 29 de março, um seminário sobre “Práticas Agrícolas Sustentáveis para prevenir a Xylella Fastidiosa em Sistemas Intensivos de Olivais e Amendoais”, no Forte da Graça, em Elvas.

Este seminário, com a apresentação de algumas medidas que possam ajudar prevenir o aparecimento desta bactéria, considerada uma séria ameaça a várias culturas e produtos agrícolas, resulta de um trabalho de três anos, desenvolvido, em simultâneo, em três explorações, em Portugal, Espanha e Itália, segundo revela Vasco Abreu, da Nutriprado. “Fomos visitar as três explorações modelo, onde a Nutriprado teve a estrutura dos três cobertos vegetais, como a recolha dos insetos, para vermos o que é que beneficia, ou não, quer o amendoal, quer o olival, em relação aos cobertos vegetais”, adianta.

Com os seus parceiros – que vão desde a Greenfield à Universidade de Córdoba – a empresa liderada por Vasco Abreu, elaborou um plano chegar a algumas conclusões, para combater a Xylella Fastidiosa. O grande objetivo do projeto, que será terminado em maio, com a passagem “para o papel”, em Madrid, das práticas agrícolas, é que os agricultores possam, entre outros, receber auxílio e informação técnica, para semear e fazer, da melhor maneira, o maneio das pastagens.

Quanto ao trabalho desenvolvido ao nível do projeto “Life Resilience”, financiado pela União Europeia, o diretor regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, José Manuel Calado, revela que os vários projetos, como este, procuram, acima de tudo, as melhores soluções para colocar em prática para fazer face aos problemas que as plantas possam enfrentar.  “Uma planta, se tiver melhores condições ao nível do solo e do seu ecossistema, tem melhores condições para resistir ao problema”, lembra. “Ainda não temos uma solução única (para a Xylella); temos um conjunto de soluções que temos de colocar em prática, e depois, a partir dessas soluções, teremos os meios para criar uma estratégia”, acrescenta.

As bactérias e os vírus, como é exemplo a Covid-19, adianta o diretor regional, “andam mais depressa que o conhecimento científico”, pelo que, se procuram agora as soluções para minimizar os riscos, no caso do aparecimento da Xylella. “Esperemos que não aconteça, mas se acontecer, teremos aqui alguma solução para minimizar os riscos”, remata José Manuel Calado.

Já Pedro Fevereiro, CEO do InnovPlantProtect, em Elvas, explica que bactéria é esta, que tem mais de 300 plantas hospedeiras: “instala-se nos vasos condutores das plantas”, que impede que a água e os nutrientes, que são capturados pelas raízes, no solo, “subam para a planta e permitam que a planta, com eles, possa desenvolver biomassa e ser produtiva”.

A Xylella Fastidiosa, bactéria em quarentena encontrada na União Europeia em 2000, causa doenças em diversas culturas agrícolas, provocando, entre outros, a deterioração repentina das oliveiras e a queima de folhas de amêndoa. Apesar de uma ampla distribuição nas Américas, Estados-Membros da União Europeia confirmam que, até agora, a sua presença é limitada a Itália, Alemanha, França, Espanha e Portugal.

Instituto Cultural de Évora organiza coletânea de postais poéticos do Alentejo

O Instituto Cultural de Évora e o Grupo Literário Wise Winds-Ventos Sábios encontram-se a organizar a primeira coletânea de postais poéticos do Alentejo e da Grande Área de Lisboa, intitulada “Primavera Poética – Coletânea de Postais Poéticos”.

Neste âmbito, ambas as entidades lançam o desafio poético “Quando chega a Primavera…”, em que todos os poetas de qualquer canto do Mundo são desafiados a escrever até no máximo duas estrofes (dez versos por estrofe), que sejam a continuação da expressão “Quando chega a Primavera…”.

Para quem quiser participar neste marco histórico literário em Portugal, deve inscrever-se através de um questionário online, onde pode submeter o seu poema e ainda escolher um dos dez postais poéticos, que acompanha o seu poema na obra: shorturl.at/twBKR . O prazo final para a submissão dos trabalhos é 31 de maio.

Aos autores não será exigido nenhuma comparticipação e a coletânea vai ser publicada oficialmente em formato e-book na Editora Recanto das Letras. É também a primeira vez em Portugal que uma coletânea poética é organizada com recurso a google forms para os autores submeterem os seus trabalhos; esta opção foi escolhida para que fosse possível os petas participantes escolherem qual o postal que pretendem.

A equipa responsável por este projeto é constituída por Pedro Dos Santos, Cláudia Quintas, António Pinheiro, Ruth Collaço e João Alves, juntamente com a colaboração da autora Rute Alves e da Associação Libermente e respetiva equipa. Esta iniciativa foi inspirada nas coletâneas de postais poéticos organizadas, no norte de Portugal, pelo Grupo Literário Solar de Poetas, coordenado por José Sepúlveda e Rosa Maria Santos.

Esta atividade é promovida pelo Instituto de Ciências Educativas e pela Wise-Winds, em parceria com a Libermente e é apoiada pela Câmara Municipal de Évora, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pelo Corpo Europeu da Solidariedade.

Festival Arte(S)em Palco de abril e julho em Reguengos

A segunda edição do Festival Arte(S)em Palco vai abrir no dia 2 de abril, pelas 17 horas, com um concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz. Intitulado “De Hollywood à Filarmónica”, neste concerto com direção musical de António Menino, vão ser interpretadas as grandes obras musicais e algumas das mais famosas partituras de filmes de Hollywood e da Broadway.

O Quas’In Modus – Quinteto de Sopros vai apresentar dois concertos, proporcionando aos espetadores uma viagem pelos sons do continente americano, numa fusão da música erudita com o jazz e o tango. Este grupo vai atuar no sábado, 2 de abril, às 21.30 horas, no Centro Cultural Caridadense 1º de Maio, na Caridade, e, no dia seguinte, pelas 16 horas, no Centro de Recreio e Convívio Maria Gabriela Leónidas, em Santo António do Baldio.

O Festival Arte(S)em Palco tem entrada livre, decorre nos meses de abril a julho e é promovido pela Bolsa D’Originais Associação Cultural, com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz e das juntas de freguesia do concelho e o patrocínio da Direção Geral das Artes. O programa integra 16 espetáculos musicais, de teatro e de marionetas e pretende levar a cultura ao público mais isolado e envelhecido com atuações em todas as localidades do concelho de Reguengos de Monsaraz.

No sábado 9 de abril, o Quarteto de Cordas Intermezzo vai tocar às 17 horas na Igreja Matriz de São Pedro do Corval. Neste concerto, o grupo vai apresentar um repertório com obras dos períodos Barroco, Clássico e Romântico, de compositores como Mozart, Haydn, Vivaldi e Bach.

O Dueto de Guitarras de Évora vai tocar no dia 7 de maio, sábado, às 18.30 horas, no Centro Cultural, na Cumeada, e, no dia seguinte, pelas 17.30 horas, no jardim público de Perolivas.

“Histórias do 25 de Abril” com Mauricio Rebocho e Versátil Ensemble é um espetáculo de marionetas de luva, que tem como personagem principal o Zé Povinho, vai ser apresentado no dia 21 de maio, sábado, às 21.30 horas, no Centro Cultural e Recreativo da Barrada e, no dia seguinte, pelas 18.30 horas, no Largo da Igreja do Carrapatelo. O espetáculo tem músicas alusivas à época de cantores como Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Paulo de Carvalho.

O Centro de Recreio Popular de Motrinos recebe, a 3 de junho, às 21.30 horas, o Ensemble Med com o concerto “Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval”, um programa intimista que homenageia o património musical medieval de raiz mediterrânica.

“Sons do Deserto” é um espetáculo que é apresentado no dia 18 de junho, sábado, às 21.30 horas, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, e, no dia seguinte, à mesma hora, na Praça de Armas do castelo de Monsaraz.

O grupo Essências de Marimba vai levar, no dia 1 de julho, sexta-feira, pelas 21.30 horas, ao Largo da Fonte, no Telheiro, o concerto “Fados e Choros”, com temas imortalizados pela voz de Amália Rodrigues e pelo virtuosismo de Carlos Paredes, passando pela música popular brasileira e compositores como Tom Jobim e Vinicius de Moraes, mas também por Cabo Verde com as mornas de Cesária Évora. Este espetáculo é repetido no dia seguinte, à mesma hora, no Largo do Cruzeiro, em São Marcos do Campo.

No dia 9 de julho, sábado, às 21.30 horas, o Quarteto Chapa 4 está no Centro de Convívio do Outeiro, com um programa que inclui diferentes estilos e épocas musicais, como os sons renascentistas e tradicionais, mas também a música erudita.

Ponte de Sor é das “cidades ribeirinhas mais encantadoras” da Europa

A cidade de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, foi destacada pelo site “Far & Wide” como uma das “cidades ribeirinhas mais encantadoras” do continente europeu.

De um total de 25 cidades, a cidade alentejana alcançou o sétimo lugar, sendo descrita como um “local com cerca de dois mil hectares de espaços verdes, um curso de água quente da Ribeira de Sor, praias fluviais e acesso a vários desportos náuticos, passeios de barco, observações de aves e pesca”.

À frente de Ponte Sor, nesta seleção, ficaram Bellagio (Itália), Titisee-Neustadt (Alemanha), Bled (Eslovénia), Ascona (Suíça), Kotor (Montenegro) e Patreksfjörður (Islândia).

Nadador Diogo Munhão com bons resultados em Lisboa

Diogo Munhão, do Clube Elvense de Natação (CEN), esteve presente no Torneio Zonal Sul de Infantis de Natação que decorreu entre 25 e 27 de Março, em Manique, Lisboa.

A prova do Calendário da Federação Portuguesa de Natação contou com a participação de 58 clubes, num total de 241 atletas (126 masculinos e 115 femininos).

O atleta elvense disputou quatro provas num sistema de pontuação Rudolph onde alcançou um 9º lugar nos 100 metros mariposa, e ainda uma boa prestação, nas outras três provas realizadas, que lhe valeram mais dois recordes pessoais e um 60º lugar na classificação geral da prova.

Diogo Munhão vai agora preparar o campeonato nacional, em Famalicão, no Verão, prova para a qual também já tem tempo de acesso.

Parque Natural de São Mamede essencial para turismo da região

Foto: agronegocios.eu

O Município de Arronches é um dos quatro municípios que integra a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede.

João Crespo, presidente da câmara de Arronches, refere que “estes municípios estão em fase de criação de uma associação que permita dinamizar ainda mais o turismo nesta área protegida. O turismo para nós é fundamental e, nesse sentido, queremos criar a Associação dos Municípios do Parque Natural da Serra de São Mamede, uma vez que esta é a primeira área do país a ter uma Comissão de Cogestão. O trabalho de dar a conhecer o nosso parque natural acaba por ser uma mais valia para o potencial turístico deste território”.

O trabalho da Comissão de Cogestão do Parque incide, sobretudo, “na divulgação desta área protegida e na criação de portas de entrada do parque, em cada município, não só para os percursos pedestres mas para dar a conhecer este parque”.

João Crespo refere que “o facto do parque natural da Serra de São Mamede ser gerido pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas gera alguns constrangimentos, sobretudo na construção de empreendimentos turísticos. Eu percebo que estamos numa área protegida, mas às vezes, por um metro quadrado, os projetos são chumbados”. Para o autarca “há aqui muito trabalho e muitas portas para nós abrirmos para que o desenvolvimento do território siga em frente”.

A presidência da Comissão, no atual mandato, recaiu no presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita.

Summer CEmp com candidaturas abertas até quinta-feira

Estão abertas, até quinta-feira, dia 31, as candidaturas para a quinta edição do Summer CEmp, que decorre no final de agosto, na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, na ilha de São Miguel, nos Açores.

Esta é uma escola de verão organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, e pretende reunir 30 jovens estudantes do Ensino Superior com diferentes personalidades, entre políticos, jornalistas, empresários, académicos, atletas e artistas, para que possam apresentar as suas expectativas em relação ao trabalho da União Europeia, neste que é o Ano Europeu da Juventude.

A edição deste ano vai incluir a análise dos resultados da Conferência sobre o Futuro da Europa, parte do compromisso da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de colocar os cidadãos no centro da ação da União Europeia e de reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.

A inscrição, para os interessados, tem de ser feita através de formulário disponível online (aqui), que inclui o envio de um vídeo ou uma carta de motivação. As candidaturas estão abertas até às 23.59 horas de 31 de março, sendo que o prazo pode ser antecipado, quando já recebidas 90 candidaturas.

Os 30 selecionados, revela ainda Ana Pereira, que irão participar neste Summer CEmp, terão todas as despesas com viagem de avião, de Lisboa para os Açores, bem como com alojamento e alimentação asseguradas.

Ciclo de Santa Luzia acolhe desfile literário

A Escola E.B 2,3 de Santa Luzia, em Elvas, acolhe esta terça-feira, dia 29, pelas 16 horas, um desfile literário.

Esta atividade faz parte das comemorações do mês da leitura e conta com a participação de alunos de 2º ciclo.

“O Elvas” poderá ter SAD já em maio

A Direção de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos confirmou ontem, 28 de março, aos sócios, em Assembleia Geral, na sede da coletividade, que tem um investidor para avançar com a criação de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD).

A SAD pode ser constituída num modelo em que o clube detém sempre 20 por cento do capital social e o investidor os restantes 80 por cento.

O investidor em questão tem a sua atividade principal no imobiliário, “é um apaixonado por futebol” e não tem qualquer ligação à cidade. Contudo, Paulo Canhão, presidente da Direção de “O Elvas”, acredita que será possível concretizar a SAD com este investidor, que já deu 20 mil euros ao clube. “Acho que estão reunidas as condições para que venha a acontecer em maio, quando acabar a época”, adianta.

“Temos uma pessoa que nos acompanha há cerca de duas semanas, que nos dá garantias, que é uma pessoa séria”, revela Canhão, recordando que uma das promessas da Direção do clube, quando assumiu os destinos de “O Elvas”, foi a constituição da SAD. “Sempre trabalhámos afincadamente para o conseguir”, garante, por mais que não esconda que é “fundamental” que a equipa se mantenha no Campeonato de Portugal. “Os jogadores e a equipa técnica sabem disso. Faltam cinco jogos. Não correu bem o primeiro em Sacavém, mas vamos esquecer isso e começar já a trabalhar, para no domingo vencer em Loures”, diz ainda.

Por outro lado, o presidente da Assembleia Geral, Francisco Espiguinha, considera que houve muitos assuntos não deviam ter sido discutidos pelos sócios neste fórum, assegurando que os mesmos devem ser remetidos à Direção de uma forma “mais formal e pacífica”. Quanto à criação da SAD, espera que, com isso, possa haver investimento e que “O Elvas” possa singrar e “chegar o mais longe possível nos escalões do futebol nacional”.

Na Assembleia Geral do clube azul-e-ouro, foram ontem aprovadas as contas do ano de 2021.