IPDJ coordena programa “Trajetos” para reduzir desemprego jovem

O Programa Trajetos, lançado recentemente pelo Ministério da Educação e da Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, será operacionalizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Miguel Rasquinho, diretor do IPDJ no Alentejo refere que este programa pretende, acima de tudo, “reduzir o desemprego jovem”. “O IPDJ, obviamente, estando perto dos jovens, conhecendo a realidade da juventude e os seus problemas, particularmente também no que diz respeito ao desemprego, coordena este programa”, adianta.

O diretor regional no Alentejo do IPDJ afirma que este programa se divide em duas medidas, por um lado, o “Empreende Já”, e Afirma-te Já.

No que diz respeito ao “Empreende Já” pretende apoiar “a criação do emprego, desenvolvendo as competências e ideias dos jovens para constituição de empresas e do seu posto de trabalho”. Esta não é uma medida nova, revela Miguel Rasquinho, sendo que devido à pandemia, há três anos que não era implementada e consiste “no facto de os jovens apresentarem as suas ideias de candidatura, numa primeira fase, de negócio ou de projetos, que serão analisadas e os projetos vencedores recebem entre 12 a 14 mil euros, para criação da própria empresa”.

“Afirma-te Já” é uma nova medida, que tem ainda de ser regulamentada, e destina-se a jovens “com outras vulnerabilidades, com contextos diferentes e apoia projetos de intervenção local para diminuir os obstáculos do acesso à educação, formação profissional e reduzir estas assimetrias, que se encontram nesta camada da população, explica o diretor regional do Alentejo do IPDJ.

Esta nova medida assenta em dois eixos: “de aprendizagem, de aquisição de competências que promove o empoderamento e desenvolvimento pessoal e projetos de vida dos jovens; e o outro eixo relacionado com a empregabilidade e apoio projetos de aquisição de competências linguísticas digitais e literacia financeira”.

Miguel Rasquinho revela ainda que no Alentejo foram apoiadas três candidaturas, em edições passadas, no âmbito da medida “Empreende Já”, que “foram muito interessantes, havendo todas as condições para relançar esta medida”.

Programa Trajetos que tem a coordenação do Instituto Português do Desporto e da Juventude, assente nas medidas Empreende Já e Afirma-te já. Pode consultar mais informações aqui.