Projeto da UÉ finalista em programa de capacitação

O Sensepredict é um projeto empresarial, que resulta do trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Fisiologia Animal Aplicada, do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora (UÉ), e está comprometida em desenvolver uma tecnologia que permita a quantificação precisa de características sensoriais, como por exemplo a adstringência é um dos dez projetos finalistas do próximo programa de capacitação HiTech 2022.

Elsa Lamy, investigadora do MED, da UÉ, coordena este projeto cuja ideia de negócio assenta no desenvolvimento de um teste para avaliar a adstringência e o paladar amargo de um vinho, sem ser necessário recorrer a um provador, como é atualmente a prática. O teste tornaria este processo mais preciso e objetivo, baseando o resultado na interação saliva-vinho.

A investigadora sublinha que a inovação deste teste permite um resultado quantificável, da intensidade da adstringência, mais preciso do que as soluções existentes atualmente, sobretudo baseado em características biológicas altamente responsáveis pela adstringência. Outras vantagens é a de eliminar a subjetividade inerente a provadores, e complementar as análises físico-químicas.

Para além de Elsa Lamy, a equipa do projeto Sensepredict é composta por Carla Simões, estudante de Doutoramento do MED e a frequentar o programa de Doutoramento em Bioquímica na UÉ, bem como Inês Caeiro, licenciada em Biologia Humana pela UÉ e mestre em Neurociências pela Universidade Nova de Lisboa.