“Sempre e Nunca Mais”: exposição alusiva ao 25 de Abril inaugurada em Elvas

São mais de 60 as obras de arte da coleção António Cachola que compõem a exposição “Sempre e Nunca Mais”, inaugurada na tarde deste sábado, 3 de fevereiro, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), na presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Integrada no programa nacional das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, esta exposição teve o seu momento inaugural no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, sendo que os presentes foram, posteriormente, convidados, em visita livre, a conhecer a mostra.

Lembrando que um dos propósitos do 25 de Abril foi a democratização do acesso à cultura, o ministro Pedro Adão e Silva considera que estas comemorações, mais que uma evocação histórica, são importantes para que se possa “projetar os próximos 50 anos da democracia”. A colecionadores de arte como António Cachola, o ministro agradece a “generosidade” de colocarem as suas coleções particulares ao dispor da população.

Ao todo, revela o comendador António Cachola, são 38 os artistas que estão representados nas 66 peças em exposição. Muito satisfeito com a presença de diversas entidades na abertura da exposição, o colecionador diz ainda que é “muito bom” que a mostra esteja integrada no programa nacional das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Para o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, esta foi uma forma “muito interessante” de se começar a celebrar, na cidade, a data. O autarca lembra ainda o investimento feito por António Cachola em todas estas obras de arte, bem como a forma como o colecionador consegue mobilizar, quer as mais diversas entidades, quer os mecenas.

Esta exposição, segundo explica a curadora Ana Cristina Cachola, é “um apelo direto à liberdade”. Com “Sempre e Nunca Mais”, apela-se, sobretudo, ao pensamento crítico de cada um em torno do tema. Levar “a uma ação responsável para que o 25 de Abril se continue a cumprir”, diz ainda Ana Cristina Cachola, é um dos grandes objetivos desta exposição, que é feita das mais diversas temáticas.

Ana Cristina Cachola contou, nesta exposição, que pode ser visitada até junho, com a assistência de curadoria de Tiago Candeias. Na abertura da exposição estiveram presentes, entre outras entidades, vários autarcas da região, como o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e o presidente do Município de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.

Na ocasião foram ainda dados a conhecer os três novos jovens embaixadores do MACE: Alexandre Marrafa, João Malhado e Leonor Beicinha.