Atletas portuguesas dominam Meia e Maratona de Badajoz

Foto: Fundación Municipal de Deportes de Badajoz

Os atletas portugueses dominaram a meia-maratona e a maratona de Badajoz.  O madeirense Bruno Moniz, de 30 anos, venceu a maratona com um tempo de 2 horas 21 minutos 39 segundos, seguido de André Filipe Costa, de Almada e David Pérez.

Na meia-maratona, o português  Roberto Ladeiras desfez o recorde da prova, com 1 hora 8 minutos 46 segundos, seguido de Juan Luis González, de Montijo, na segunda posição e Luis Mendoza, de Badajoz, chegou em terceiro.

Na corrida feminina, a maratona foi ganha por María Mercedes Pila Viracocha com 2 horas, 53 minutos e 21 segundos. A segunda posição foi para Rebeca Ruiz e a terceira para Ana Belén Hermosa.

Já na meia maratona, a vencedora foi Fátima Guerrero, de Villafranca de los Barros, gastando 1 hora, 26 minutos e 41 segundos.  Tina María Ramos e Rebeca Candelario, seguiram no pódio, respetivamente em segundo e terceiro.

A prova foi organizada pela Fundação  Municipal de Desportos de Badajoz

 

Município de Mora investe no Parque Ecológico do Gameiro

O Município de Mora finalizou os trabalhos levados a cabo no Parque Ecológico do Gameiro, numa intervenção que decorreu durante os últimos meses e permitiu transformar a zona balnear.

O desassoreamento do local e a limpeza do areal foram duas das principais intervenções, possibilitando o aumento da zona de banhos e aumentando a qualidade, segurança e capacidade do número de turistas que podem usufruir do Parque Ecológico do Gameiro.

“André do Karaté” a 2 de abril em Campo Maior

André Martins apresenta, no próximo dia 2 de abril, no Centro Cultural de Campo Maior, pelas 21.30 horas, o espetáculo “André do Karaté”.

Neste espetáculo de Stand Up Comedy, André Martins fará uma viagem ao seu passado, recordando a sua infância e as vivências que teve na tropa.

Além de fazer uma das maiores revelações da sua vida durante o espetáculo, o público terá oportunidade de saber se ele é merecedor do apelido que lhe foi atribuído em criança: “André do Karaté”.

Os bilhetes encontram-se à venda no Centro Cultural, no Posto de Turismo e online, em https://bit.ly/andredokaratecccm

Orluis Aular vence 39ª Volta ao Alentejo em Bicicleta

Apesar de Juan José Lobato, da Euskaltel-Euskadi, ter vencido, em Évora, a quinta e última etapa da Volta ao Alentejo, na tarde deste domingo, a chegada em pelotão, permitiu a Orluis Aular, da Caja Rural-Seguros RGA, manter a camisola amarela.

O venezuelano Orluis Aular terminou à frente do espanhol Xabier Azparren, da ​​​​​​​Euskaltel-Euskadi, sendo José Neves, da W52-FC Porto, o melhor português, ao terminar na terceira posição.

Na derradeira etapa, o sprint de Évora, Lobato levou a melhor sobre Daniel Freitas, da RP-Boavista, e João Matias, da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados.

Faleceu Ester Baptista, antiga funcionária da Câmara de Elvas

Morreu este domingo, 20 de março, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, Ester Maria Velez do Peso Camoesas Baptista, aos 73 anos. Era viúva, tinha dois filhos e quatro netos.

Natural de Monforte, radicou-se em Elvas há  mais de 50 anos, trabalhou numa unidade hoteleira do centro histórico e, durante muitos anos, na Câmara Municipal de Elvas. Era conhecida, na cidade, por muitas pessoas, através da sua fácil comunicação.

O corpo está no Complexo Funerário de Elvas, onde fica em câmara ardente, a partir das 17 horas deste domingo. A missa de corpo presente realiza-se amanhã, segunda-feira, dia 21, pelas 12.45 horas.

À família enlutada, a Rádio ELVAS endereça as mais sentidas condolências.

Universidade de Évora atribui doutoramento honoris causa a Braga de Macedo

A Universidade de Évora (UÉ) vai atribuir o doutoramento honoris causa ao economista e professor universitário Jorge Braga de Macedo, numa cerimónia agendada para o próximo dia 23, quarta-feira, pelas 11 horas, na sala de atos do Colégio Espírito Santo da UÉ, estando o discurso laudatório a cargo de Aníbal Cavaco Silva, professor universitário e antigo Presidente da República.

A reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, recorda “a excelência do currículo académico na área da Economia e o reconhecimento, tanto a nível nacional como internacional, da competência do Professor Braga de Macedo”, realçando ainda a “sua forte ligação à Universidade de Évora, particularmente ao Departamento de Economia” que motivaram a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa.

Além do ensino e da investigação, Jorge Braga de Macedo é autor de uma vasta obra bibliográfica, que abrange os domínios da Economia, Ciência Política, Relações Internacionais e Direito.

Jorge Braga de Macedo é licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, completou mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Yale, em New Haven, Connecticut (EUA). Também obteve um Mestrado em Economia em Yale, onde se doutorou em 1979. Pertenceu à Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) e, entre 1988 e 1991, à Comissão Europeia em Bruxelas.

A nível nacional, foi presidente da Comissão Parlamentar para os Assuntos Europeus (1994-1995) e ministro das Finanças (1991-1993). Deu aulas no Centre Européen d’Education Permanente em Fontainebleau, na Universidade Católica de Lisboa e na Universidade de Princeton, entre outras. Foi consultor do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, das Nações Unidas, do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. Atualmente, é professor de Economia na Universidade Nova de Lisboa, leciona no Institut d’Etudes Politiques (SciencesPo) em Paris.

É diretor do Centro de Globalização e Governação (CG & G) da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, presidente do Instituto de Pesquisa Tropical (IICT) e membro do Conselho de Governadores do Centro Internacional de Inovação na Governação Internacional em Waterloo, Canadá. Foi nomeado membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, a 20 de fevereiro 2012.

Praia Fluvial de Azenhas d’El Rei em Alandroal quase concluída

A praia fluvial de Azenhas d’El Rei, em Montejuntos, no concelho de Alandroal, está praticamente concluída.

O presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, espera que no início da época balnear, ou seja, no início de junho possa estar já ao serviço da população, adiantando que espera que uma segunda praia fluvial possa nascer, no concelho. “É a nossa primeira praia de Alqueva e, temos intenção de ter, pelo menos, mais uma nas Águas Frias, no Rosário, o centro náutico, em Juromenha, e estamos a pensar projetar uma intervenção em Terena, aproveitando ou Barragem do Lucefécit ou um espaço próximo”.

João Grilo admite saber que “estas áreas recreativas do Alqueva estão a ter uma procura muito grande e a despertar um interesse muito grande, trazendo mais pessoas e mais habitantes, pelo que é extremamente interessante”, acrescenta.

Praia Fluvial de Azenhas D’ El Rei, em Montejuntos que no início de junho estará ao dispor de todos aqueles que queiram usufruir deste espaço. Este é um projeto que resulta de um investimento, por parte da autarquia, de cerca de 550 mil euros, financiados em parte pelo Turismo de Portugal com um incentivo de 300 mil euros.

Portalegre celebra Dia Mundial da Poesia

A 21 de março, segunda-feira, Portalegre celebra o Dia Mundial da Poesia com atividades na Biblioteca Municipal de Portalegre e na Casa Museu José Régio.

Tendo como público-alvo os Agrupamentos de Escolas e o público em geral, a Biblioteca Municipal de Portalegre associa-se a estas comemorações através da “Maratona de Poesia Sophia de Mello Breyner Andresen”, que consiste em ler ininterruptamente poemas da autora entre as 10 e as 18 horas.

A escolha recaiu nesta autora, uma vez que no dia 22 de março se assinala o Dia Mundial da Água e que a presença recorrente deste elemento na obra de Sophia é uma constante. Este evento, aberto a toda a comunidade, pretende reforçar o ato de ler e divulgar a obra de uma das mais importantes poetisas portuguesas.

A Casa Museu José Régio junta-se à Escola Secundária de São Lourenço (ESSL), à Banda Juvenil Euterpe e à Euterpe Five, para realizar uma atividade lúdico-pedagógica que liga artes várias (poesia, música, pintura e ilustração) e património, num itinerário pela cidade, com destaque para José Régio e outros poetas de língua portuguesa. Com início às 10.30 horas, o percurso começa no Calvário e passa pelo Largo da Câmara Municipal de Portalegre, Largo António José Lourinho, Largo do Café Central, Café Alentejano e Praça da República.

Em cada ponto do percurso, são feitas pequenas referências ao local e à sua ligação ao poeta José Régio e lidos poemas pelos alunos do 9º-A da ESSL. Para culminar, na Casa Museu José Régio, há um momento musical pela Banda Juvenil Euterpe e Euterpe Five, bem como a mostra de um trabalho coletivo, uma tela alusiva a Camões feita por alunos do 9º-A da Escola Secundária de São Lourenço. A coordenação da atividade está a cargo das professoras Helena Antunes e Helena Nabais, com a colaboração do Agrupamento de Escolas do Bonfim e do Agrupamento de Escolas José Régio.

Festa do Teatro levou “Menino do Lapedo” a Barbacena

O espetáculo “O Menino do Lapedo – Uma história da Pré-História”, da companhia de teatro de marionetas Valdevinos levou ontem, 19 de março, muitas crianças, ao final da tarde, ao Pavilhão Multiusos de Barbacena.

A apresentação deste espetáculo, inserido na programação do Acto – A Festo do Teatro em Elvas, iniciativa da associação cultural Um Coletivo, com o apoio do Município e Juntas de Freguesia do concelho, conta a história da descoberta do esqueleto de uma criança da Pré-História, na região de Leiria.

A partir da obra de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço, “O Menino do Lapedo” tem adaptação de Ângela Ribeiro, que interpreta com Fernando Cunha.

A programação do Acto prossegue este domingo, dia 20 de março, com a apresentação de “Achimpa”, pela mesma companhia, a partir das 18 horas, no Pavilhão Multiusos de São Vicente.

Orquestra Sinfónica Juvenil atua este domingo na Igreja de São Domingos

O ciclo de concertos “A Música Encanta o Património”, organizada pela Câmara Municipal de Elvas em colaboração com a Academia de Música de Elvas, prossegue este domingo, dia 20 de março.

A Orquestra Sinfónica Juvenil, sob direção do Maestro Christopher Bochmann, atua hoje, na Igreja de São Domingos, pelas 18 horas.

A iniciativa, que se realiza até agosto, agrega o património cultural e a música clássica, permitindo ao espectador conhecer o monumento e ao mesmo tempo assistir a um concerto de música de alta qualidade, com grupos de referência.

Câmara de Mora mantém isenção de taxas

O município de Mora, devido à pandemia de Covid-19, decidiu isentar do pagamento das taxas de publicidade e ocupação de espaços públicos, os negócios locais, com o objetivo de aliviar as consequências sentidas, ao longo deste período.

A presidente da Câmara Municipal de Mora, Paula Chuço explica que “esta medida pretende ajudar os pequenos empresários do concelho, que têm sido muito prejudicados com a pandemia. A isenção estava prevista até este mês de março. No entanto, a situação será novamente avaliada, de três em três meses, consoante as necessidades. Estão abrangidos todos os espaços que tenham taxas de publicidade, ou que tenham espaços públicos no concelho”.

Paula Chuço revela que “alguns edifícios que sejam da autarquia também estão isentos de renda. Esperamos que daqui por um mês ou dois possamos regressar à nossa vida normal”.

O município de Mora analisa, de três em três meses, a situação dos empresários do concelho para decidir quanto aos apoios que disponibiliza.

Poetas de Campo Maior celebram Dia da Poesia esta segunda-feira

De forma a assinalar o Dia Mundial da Poesia, que se celebra a 21 de março, o Município de Campo Maior preparou um programa que vai levar as palavras dos poetas a vários locais do concelho.

Durante a manhã da próxima segunda-feira vão acontecer momentos de declamação de poesia em vários locais públicos.

À tarde, a partir das 15 horas, no Largo do Barata, junto à Biblioteca Municipal João Dubraz, vários poetas locais vão, também eles, dar voz aos seus poemas.

Évora junta-se a 36 cidades resilientes portuguesas

A Câmara Municipal de Évora aprovou a adesão da Cidade à Rede de Cidades Resilientes, orientada para a redução local do risco de catástrofes e para a resiliência das cidades. A Rede das Cidades Resilientes foi criada em 2010 por sete municípios na sequência da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes, que encoraja as cidades a implementar medidas que contribuam para o aumento da resiliência a catástrofes.

A Rede das Cidades Resilientes também designada Programa “Cidades Resilientes das Nações Unidas em Portugal” ou, campanha “Cidades Resilientes em Portugal” tem como objetivo: reduzir o risco com enfoque na prevenção; antecipar a incerteza e ameaça; resistir ao desastre, através de melhor socorro e rápida recuperação.

Num universo de mais de duas mil cidades reconhecidas mundialmente, estão reconhecidas formalmente 36 “Cidades Resilientes” portuguesas: Albufeira, Almada, Alcoutim, Aljezur, Amadora, Angra do Heroísmo, Braga, Cascais, Castro Marim, Faro, Funchal, Gondomar, Guimarães, Lagoa, Lagos, Lisboa, Loulé, Lourinhã, Maia, Mafra, Matosinhos, Mirandela, Monchique, Óbidos, Odivelas, Olhão, Portimão, Porto, Santo Tirso, São Brás de Alportel, Setúbal, Silves, Tavira, Torres Vedras, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Em Portugal, a Rede de Cidades Resilientes, que doravante vai contar com a presença de Évora, conta com a participação efetiva da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, integrando por essa via a Plataforma Nacional para a Redução de Riscos de Catástrofes.

União Futebol de Degolados assinala 94 anos

O clube União Futebol de Degolados assinala hoje, dia 20 de março, 94 anos de existência.

“A data vai ser assinalada com um jogo de malha e um almoço convívio para sócios. Seguindo todas as regras de segurança, o retomar destes eventos é de extrema importância para promover o animo pessoal e estimular as associações”, como nos referiu Florival Cirilo (na foto), presidente da direção do clube.

O União Futebol de Degolados conta, atualmente, com as modalidades de “futsal, atletismo e malha, havendo a intenção de criar uma equipa de futebol 11 na próxima época”, garantiu o responsável.

O jogo de malha decorre a partir das 10 da manhã, no Parque Verde de Degolados e o almoço decorre no Centro Polivalente da localidade. Ambas as atividades destinam-se apenas aos sócios do clube.

Dia Internacional da Felicidade celebra-se a 20 de março

Rir é o melhor remédio e em Dia Internacional da Felicidade, a Rádio ELVAS assinala este dia com Sabrina Tacconi, master trainer de Yoga do Riso, que explica quais as vantagens que as sessões de riso podem ter na vida de uma pessoa.

Esta é uma data que visa promover a felicidade das pessoas e mostrar como este é um sentimento é fundamental para o bem-estar.

Segundo Sabrina Tacconi explica que “este é um dia importante de assinalar porque nós precisamos, neste momento, de sentirmo-nos mais alegres”, algo que pode ser descoberto a partir da procura desta felicidade. São várias as técnicas que podem ajudar a manter um equilíbrio emocional, tais como “praticar desporto, yoga, meditação”, adianta a master trainer.

Graças a alguns minutos de gargalhadas segundo a master trainer, “mesmo que o meu riso não seja verdadeiro, estou a dizer ao meu cérebro que eu estou bem”, soltando assim todas as hormonas da felicidade. Sabrina garante que “esses minutos de gargalhadas vão fazer com que o nosso dia e perspetiva mudem completamente”.

Sabrina Tacconi explica como funciona uma sessão de Yoga do Riso, “uma dinâmica de riso de grupo de 45 minutos a uma hora, onde nós estamos a trabalhar o nosso riso induzido”, atividade que pode ser feita também sozinho. Esta é uma sessão que conta com “uma parte interativa em pé”, seguindo depois para “uns minutos de dança porque dançar também ajuda no processo de encontrar a felicidade”, que continua mais tarde com “a meditação do riso”.

Sabrina aconselha ainda a retirar objetos que tragam memórias negativas do seu ambiente, “aquelas peças ou objetos que não trazem boas memórias, deve trocar”, adianta. Manter “hábitos saudáveis, o mais possível, além da boa alimentação e exercício”, ajudam a manter a boa disposição. A master trainer encoraja a que se comece esta atividade, com apenas 5 minutos de riso, todos os dias, durante uma semana, sendo possível, a partir dai, ver melhorias.

A master trainer entende que “é um bocado estranho rir sozinho, do nada, mas é simplesmente começar”, incentivando assim a que se pratique o riso.

Estudos revelam que Portugal é um dos países mais infelizes da Europa. Numa escala de 0 a 10, Portugal apresenta uma avaliação média de felicidade de 5,1. Portugal é até o terceiro país europeu com maior uso de antidepressivos.

A criação do Dia Internacional da Felicidade surge por sugestão do Butão, um pequeno reino budista localizado nos Himalaias sendo assim possível a assinalar e promover a felicidade, no mundo.

Fotos de Nuno Abelho até dia 29 no Museu da Fotografia

A exposição “Luz Azul”, de Nuno Abelho, está disponível para visita, no Museu Municipal de Fotografia de Elvas, até final do mês.

A mostra é composta “por trabalhos de fotografia, feitos a partir de uma Polaroid e de Cianotipia”, segundo explica o autor. “A Cianotipia é uma técnica que remonta ao século XIX, assumindo-se como um processo alternativo, sem utilização de máquina fotográfica. Esta técnica foi descoberta em 1842 por astrônomo inglês Sir John Herschel e utilizado, pela primeira vez, pela botânica e fotógrafa inglesa Anna Atkins”, adianta.

Nuno Abelho retratou, sobretudo, “imagens do corpo humano e de alguns monumentos de Elvas e Évora”.

A mostra Luz Azul, inaugurada a 26 de fevereiro, está patente ao público até dia 29 de março, no Museu Municipal de Fotografia de Elvas.

Orluis Aular reforça liderança no contrarrelógio da Alentejana

Há apenas dois ciclistas venezuelanos na 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés, mas ambos têm concentrado as atenções e repartido vitórias nas etapas já realizadas. Ontem, Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) repetiu a vitória como aconteceu no primeiro dia e reforçou a liderança ao triunfar no contrarrelógio de Castelo de Vide.

Partindo com três segundos de vantagem para a penúltima etapa, Aular, campeão desta especialidade na Venezuela em 2019, rubricou o melhor tempo nos 8,4 quilómetros e ainda ganhou dois segundos ao principal adversário, Xabier Azparren (Euskaltel.Euskadi) o que dilatou a diferença na classificação geral para cinco segundos. “É uma grande motivação estar na liderança. Fiz um bom contrarrelógio e agora estou a desfrutar do momento. Aproveitamos a oportunidade”, disse sorridente. Sobre o último dia, o venezuelano acredita que pode sair vencedor da “Alentejana”, mas precisa de estar atento porque a vantagem é pouca. “Muita coisa pode acontecer, mas confio na equipa e vamos defender a Camisola (Amarela)”, concluiu Orluis Aular após descer do pódio onde além de envergar nova Camisola Amarela Delta Cafés também repetiu a Camisola Vermelha Correio da Manhã dos Pontos.

Ao gastar os mesmos dois segundos que Azparren, José Fernandes (W52-FC Porto) foi terceiro classificado no crono e o melhor português do dia saltando para a terceira posição da geral a 24 segundos da liderança.

As etapas de contrarrelógio costumam revirar várias contas e o que se passou entre os principais candidatos a inscrever o nome na lista de ilustres vencedores do principal evento desportivo da região já aqui foi ilustrado. Falta acrescentar as mudanças na classificação da juventude. O espanhol Pelayo Sanchez (Burgos- BH) chegou ao primeiro lugar entre os corredores mais novos e vestiu a Camisola Branca CMTV destronando Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) que mantém a Camisola Verde Carclasse Jaguar do Prémio da Montanha.

A 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés chega ao fim este domingo após quase 725 quilómetros e cumpridas cinco etapas. O quinto e derradeiro dia tem um percurso de 171,9 quilómetros, a começar em Castelo de Vide, às 11h30. O destino é Évora. A Praça do Giraldo no centro histórico da cidade património mundial da humanidade vai acolher o pelotão e consagrar os diversos vencedores. Com metas volantes em Estremoz, Vila Viçosa e Redondo, além das bonificações de tempo à chegada prevê-se mais uma etapa muito rápida.