Portalegre celebra Dia Mundial da Poesia

A 21 de março, segunda-feira, Portalegre celebra o Dia Mundial da Poesia com atividades na Biblioteca Municipal de Portalegre e na Casa Museu José Régio.

Tendo como público-alvo os Agrupamentos de Escolas e o público em geral, a Biblioteca Municipal de Portalegre associa-se a estas comemorações através da “Maratona de Poesia Sophia de Mello Breyner Andresen”, que consiste em ler ininterruptamente poemas da autora entre as 10 e as 18 horas.

A escolha recaiu nesta autora, uma vez que no dia 22 de março se assinala o Dia Mundial da Água e que a presença recorrente deste elemento na obra de Sophia é uma constante. Este evento, aberto a toda a comunidade, pretende reforçar o ato de ler e divulgar a obra de uma das mais importantes poetisas portuguesas.

A Casa Museu José Régio junta-se à Escola Secundária de São Lourenço (ESSL), à Banda Juvenil Euterpe e à Euterpe Five, para realizar uma atividade lúdico-pedagógica que liga artes várias (poesia, música, pintura e ilustração) e património, num itinerário pela cidade, com destaque para José Régio e outros poetas de língua portuguesa. Com início às 10.30 horas, o percurso começa no Calvário e passa pelo Largo da Câmara Municipal de Portalegre, Largo António José Lourinho, Largo do Café Central, Café Alentejano e Praça da República.

Em cada ponto do percurso, são feitas pequenas referências ao local e à sua ligação ao poeta José Régio e lidos poemas pelos alunos do 9º-A da ESSL. Para culminar, na Casa Museu José Régio, há um momento musical pela Banda Juvenil Euterpe e Euterpe Five, bem como a mostra de um trabalho coletivo, uma tela alusiva a Camões feita por alunos do 9º-A da Escola Secundária de São Lourenço. A coordenação da atividade está a cargo das professoras Helena Antunes e Helena Nabais, com a colaboração do Agrupamento de Escolas do Bonfim e do Agrupamento de Escolas José Régio.