Universidade de Évora atribui doutoramento honoris causa a Braga de Macedo

A Universidade de Évora (UÉ) vai atribuir o doutoramento honoris causa ao economista e professor universitário Jorge Braga de Macedo, numa cerimónia agendada para o próximo dia 23, quarta-feira, pelas 11 horas, na sala de atos do Colégio Espírito Santo da UÉ, estando o discurso laudatório a cargo de Aníbal Cavaco Silva, professor universitário e antigo Presidente da República.

A reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, recorda “a excelência do currículo académico na área da Economia e o reconhecimento, tanto a nível nacional como internacional, da competência do Professor Braga de Macedo”, realçando ainda a “sua forte ligação à Universidade de Évora, particularmente ao Departamento de Economia” que motivaram a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa.

Além do ensino e da investigação, Jorge Braga de Macedo é autor de uma vasta obra bibliográfica, que abrange os domínios da Economia, Ciência Política, Relações Internacionais e Direito.

Jorge Braga de Macedo é licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, completou mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Yale, em New Haven, Connecticut (EUA). Também obteve um Mestrado em Economia em Yale, onde se doutorou em 1979. Pertenceu à Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) e, entre 1988 e 1991, à Comissão Europeia em Bruxelas.

A nível nacional, foi presidente da Comissão Parlamentar para os Assuntos Europeus (1994-1995) e ministro das Finanças (1991-1993). Deu aulas no Centre Européen d’Education Permanente em Fontainebleau, na Universidade Católica de Lisboa e na Universidade de Princeton, entre outras. Foi consultor do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, das Nações Unidas, do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. Atualmente, é professor de Economia na Universidade Nova de Lisboa, leciona no Institut d’Etudes Politiques (SciencesPo) em Paris.

É diretor do Centro de Globalização e Governação (CG & G) da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, presidente do Instituto de Pesquisa Tropical (IICT) e membro do Conselho de Governadores do Centro Internacional de Inovação na Governação Internacional em Waterloo, Canadá. Foi nomeado membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, a 20 de fevereiro 2012.