Redondo distribui árvores pela população

Através do projeto “Além Risco”, a Câmara Municipal de Redondo distribuiu árvores pela população do concelho. Salgueiros, medronheiros, sobreiros, adernos, loendros e choupos foram algumas das árvores autóctones que foram distribuídas, gratuitamente, aos munícipes no Jardim Municipal de Redondo.

A iniciativa “Quero Árvores” decorreu no seguimento do projeto “Além Risco”, que se compromete a plantar no concelho, até 2023, cerca de 3500 árvores como arma poderosa de combate às alterações climáticas. À entrega das árvores somaram-se jogos tradicionais e a pintura de um mural.

O projeto “Além Risco” desafia os cidadãos a adotar medidas preventivas de combate às ondas de calor, é financiado por um mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu e cofinanciado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Fundação Calouste Gulbenkian.

Francisco Gonçalves ganha jornada da malha em Santa Eulália

Francisco Gonçalves, com cinco derrubes, em seniores, foi o vencedor da segunda jornada do 26º Torneio da Malha do Concelho de Elvas, disputada no Campo de Jogos Picão Caldeira em Santa Eulália, na tarde deste sábado, dia 12. José Branca, Nuno Conceição e Andrelino Fialho, todos também com cinco pancadas, ficaram nos lugares seguintes.

Em veteranos, venceu Manuel Fernandes, com cinco derrubes; em femininos, ganhou Joana Lopes, de Borba, com uma pancada; e em sub-13, triunfou João Malhado, de Vila Viçosa, com cinco derrubes.

Após as duas primeiras jornadas, as classificações gerais são lideradas por Francisco Gonçalves em seniores, Joana Lopes em senhoras, João Malhado em sub-13 e António Serafim e António Conceição em veteranos.

A terceira jornada deste Torneio da Malha disputa-se em Barbacena, no próximo sábado, dia 19, às 14.30 horas, junto ao castelo.

Inscrições para workshop com Marcantonio Del Carlo em Campo Maior

No âmbito da iniciativa “Março Mês do Teatro 2022”, o Município de Campo Maior promove um workshop de interpretação, conduzido pelo ator Marcantonio del Carlo (na foto).

Esta formação está dirigida a pessoas com idades entre os 16 e os 45 anos e está limitada a 20 vagas que serão preenchidas por rigorosa ordem de inscrição.

A formação é gratuita, tem uma duração de 14 horas, distribuídas pelos dias 19 e 20 deste mês, e terá lugar no Centro Cultural de Campo Maior. Os horários finais serão comunicados posteriormente.

Neste workshop pretende-se desenvolver com cada um dos participantes uma linguagem prática na aprendizagem das técnicas básicas do trabalho do ator (voz, corpo, memória sensorial, texto/subtexto), transmitir um conhecimento válido no que diz respeito ao trabalho do ator e da sua participação no processo criativo de uma peça de teatro, de um filme, de uma telenovela e ainda mostrar aos alunos e refletir com eles sobre o trabalho do ator, de uma forma prática e eficaz, revelando e descobrindo com cada um deles, a melhor forma de sentir, olhar e representar uma personagem, num palco, ou para uma objetiva de uma câmara.

IPDJ promove Clube Top para clubes desportivos

O Clube Top, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), é um programa de capacitação de clubes desportivos, que apoia os clubes com formação para os seus dirigentes e colaboradores, com conselhos práticos de gestão e reconhece aqueles que fazem bem o seu trabalho.

Assim, no âmbito do Programa Clube Top – Medida Formação, a Direção Regional do Alentejo do IPDJ vai realizar três ações de formação: uma em Beja, no sábado 19 de março, entre as 15 e as 19 horas, no IPDJ, sobre o tema “Erasmos+ Desporto”; outra em Évora, no IPDJ, no sábado 26 de março, entre as 10.30 e as 12.30 horas, sobre “Proposta de Patrocínio”; e uma terceira em Portalegre, também no próximo dia 26, das 15 às 17 horas, no IPDJ, sobre “Como construir candidaturas à Bandeira da Ética”.

Os interessados nestas formações devem estar registados na Base de Dados Única e, seguidamente, realizar a inscrição na formação pretendida. Para qualquer esclarecimento adicional, devem contactar na Direção Regional do Alentejo do IPDJ: em Beja, Sónia Gaudêncio (sonia.gaudencio@ipdj.pt); em Évora, Dora Duarte (dora.duarte@ipdj.pt); e em Portalegre, Dina Crespo (dina.crespo@ipdj.pt).

Torneio de râguebi junta 200 jovens atletas em Elvas

Cerca de duas centenas de crianças e jovens dos escalões de formação de râguebi participaram hoje no Torneio Cidade de Elvas, organizado pelo Rugby Clube de Elvas no Estádio Municipal de Atletismo.

Luís Carvalho, presidente da direção do clube, refere que “este torneio foi mais contido, no que diz respeito ao número de participantes, devido à pandemia, mas a intenção da organização é alargar à participação de clubes de mais localidades”.

De Montemor-o-Novo, participaram cerca de 30 atletas dos escalões de sub-10, 12 e 14 do clube local e a treinadora Matilde Sousa Coutinho garantiu-nos que o mais importante é que as crianças se divirtam: “não quero saber de resultados nem de pontuação. O mais importante é que eles não se magoem e, acima de tudo, se divirtam. É por isso que tentamos participar em todos os torneios que decorrem na região. Sabemos que nem sempre é fácil para os pais estarem presentes, devido às distâncias, mas a verdade é que eles adoram. Conhecem novas pessoas e fazem novos amigos”.

Rondão Almeida, presidente na Câmara Municipal de Elvas, referiu que a presença destes jovens atletas na cidade é a prova de que “Elvas tem excelentes condições desportivas e não está tão apagada como alguns querem fazer crer”.

O torneio contou, além do Rugby Clube de Elvas, com clubes de Évora, Montemor-o-Novo, Lisboa, Badajoz e Cáceres. Da capital, vieram equipas de Agronomia, CDUL e Direito.

Em simultâneo com esta edição 2022 do Torneio Cidade de Elvas, o Rugby Clube realizou uma campanha de angariação de bens alimentares e outros artigos de primeira necessidade para enviar aos refugiados ucranianos.

 

Autocarro que leva ciência espacial às crianças vai estar em Estremoz

Spatiobus, o autocarro que leva ciência espacial a sete cidades do interior, vai estar em Estremoz, entre os dias 15 e 18 deste mês de março.

Em parceria com a Portugal Space e o Ciência Viva, o autocarro Spatiobus vai sair de Toulouse e vai permanecer em Portugal durante três semanas, visitando diversos pontos do país.

Equipado a rigor com ferramentas e diversos programas de entretenimento, o Spatiobus foi concebido para levar às escolas do Ensino Básico e Secundário projetos educativos lúdicos.

O projeto nasceu em França, pela CNES e tem como objetivo permitir aos jovens, mas também ao público em geral, descobrir mais sobre o espaço, assim como as suas aplicações práticas do nosso quotidiano.

Além das explicações sobre o funcionamento de um foguetão, as crianças têm oportunidade de construir foguetões em papel e de simular o seu lançamento no espaço através de um dispositivo mecânico que lhe permitiu atingir vários pés de altitude e ainda podem aprender como funciona um satélite.

O Spatiobus chega a Portugal numa parceria entre as entidades no âmbito da Temporada Cruzada, uma ponte cultural recíproca que liga Portugal e França.

Programa da Ludoteca de Évora começa este domingo

A Câmara Municipal de Évora, com o objetivo de “sensibilizar as crianças, a comunidade educativa e a população em geral para a emergente mudança de atitudes”, lança uma programação anual para a Ludoteca.

O programa tem início no próximo domingo, dia 13, pelas 10.30 horas, com um espetáculo de teatro para a infância: a peça “O Marinheiro dos Sonhos” surge com “o fundamento de alertar e sensibilizar a comunidade para as problemáticas ambientais”, segundo a autarquia eborense.

Com a situação pandémica, as crianças foram privadas da sua liberdade de brincar, de experimentar, de partilhar, de conviver, de aprender e de crescer de forma saudável. Assim, as entidades públicas “têm o papel fundamental de garantir os direitos das crianças e a Ludoteca é um local privilegiado para desenvolver atividades que contribuam para o seu desenvolvimento sustentável e crescimento saudável”, segundo o Município da capital do Alentejo.

A iniciativa requer inscrições, devido à limitação do espaço, pelo telefone 266 701 789 ou e-mail ludoteca@cm-evora.pt .

Alunos das agrárias do país reúnem em Castelo Branco

A Escola Superior Agrária de Castelo Branco acolhe, este ano, a 31ª edição da Taça das Agrárias, uma iniciativa organizada anualmente e tem como objetivo primordial promover o convívio e o “espírito agrário” entre os alunos das escolas agrárias de todo o país.

A última edição das Taça das Agrárias decorreu em Elvas, em 2019.

“Com Alma…”: pintura exposta na Casa da Cultura de Elvas até quinta-feira

A Casa da Cultura de Elvas acolhe, até quinta-feira, 14 de abril, uma exposição coletiva de pintura de alunas do GADICE, intitulada “Com Alma…”.

A mostra, que foi inaugurada a 11 de março, conta com mais de três dezenas de obras de arte, com diversas temáticas das alunas do curso de pintura.

As obras são da autoria de Ana Cortes, Lucília Dias, Piedade Magéssi, Marianne Van Acht e Occilda Borges.

Os trabalhos em exposição para conhecer na galeria abaixo:

Badajoz: Festas do Povo em grande destaque na Feira dos Mayores

As Festas do Povo de Campo Maior ganharam, na edição deste ano da Feira dos Mayores, em Badajoz, um grande destaque, com um stand, que na realidade é uma pequena rua totalmente engalanada e, no qual, algumas campomaiorenses procuram ensinar aos visitantes do certame a fazer flores de papel.

Para a vereadora da Câmara Municipal de Campo Maior, São Silveirinha, este stand acaba por ser “um prémio”, sobretudo para os mais velhos que, ao longo dos anos, se têm dedicado, de alma e coração, às Festas do Povo, depois da distinção destas enquanto Património Imaterial Cultural da Humanidade, pela UNESCO. “Foram eles que, sendo persistentes e empreendedores, não deixaram de transmitir aos mais novos todo o conhecimento que foram adquirindo, nunca deixando morrer esta tradição”, assegura.

São Silveirinha diz ainda que, para o ano, à partida, já se irá festejar, “em grande” a conquista do selo da UNESCO, com a realização de mais uma edição das festas.

Já o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, revela que as Festas do Povo foram incluídas neste certame, que decorre até amanhã, nos pavilhões da IFEBA, dedicado aos idosos, sobretudo da Extremadura, não só pela distinção que receberam no final do ano passado, mas também devido à especial relação que a cidade pacense tem com Campo Maior.

A ensinar os visitantes da Feira dos Mayores a fazer flores de papel encontra-se Sol Saragoça que confessa que, até ao momento, a iniciativa tem estado “a correr bem” e que os espanhóis gostam muito de aprender a fazer flores. Fátima Clemente, outra das pessoas que está a ensina a fazer flores de papel, explica que, no decorrer da feira, ensinam apenas a fazer as mais simples.

 

“A gastronomia faz mover as pessoas”, garante presidente da ERT

Vítor Silva

A cozinha tradicional alentejana tem como base incontornáveis o pão e as ervas aromáticas colhidas no campo.

Cada vez mais há eventos, um pouco por toda a região, relacionados com a gastronomia, como é o caso da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, que está a decorrer em Alandroal até amanhã.

Para Vítor Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, “hoje em dia, a gastronomia é algo que move pessoas e que acaba por uma alavanca para a atividade económica. Estes eventos, relacionados com a gastronomia, são muito importantes. Aqui há vinte anos, ninguém pensava que as pessoas se podiam deslocar, até

Foto: Nuno Mendes

entre países, movidos pela gastronomia. Hoje em dia, há pessoas que se deslocam aqui ao Alandroal, vindos de Lisboa, Porto e outras regiões, para degustar estes pratos”.

Reconhecida como “simples, a gastronomia alentejana acaba por ser das mais imaginativas do país. Eu sou suspeito para dizer que é a melhor do país, porque sou alentejano, mas a verdade é que a gastronomia alentejana, integrada na gastronomia mediterrânica, com o toque atlântico da nossa costa, acaba por se tornar extraordinária”, garantiu.

João Grilo

João Grilo, presidente da câmara municipal de Alandroal, refere que “os restaurantes têm feito um esforço muito grande para, todos os anos, apresentarem novidades mas nunca perdendo aquilo que é o tradicional. A base é o envolvimento das pessoas e de quem conhece e sempre viveu com as tradições do rio”.

Até amanhã, domingo, dia 13, é ainda possível degustar pratos à base de peixe do rio nos diferentes restaurantes do concelho de Alandroal que aderiram a esta mostra gastronómica, organizada pela Câmara Municipal de Alandroal.

Euromilhões com jackpot de 40 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com jackpot de 40 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

Já o segundo prémio, de 684 mil euros, saiu no estrangeiro a um apostador, assim como o terceiro prémio, no valor de 15 mil euros, que saiu a dez apostadores no estrangeiro.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 12, 19, 22, 23 e 48 e pelas estrelas 2 e 6.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

“Condenadas, mas Pouco!” no Centro Cultural de Campo Maior

“Condenadas, mas pouco” é a peça de teatro que sobe hoje, sábado, 12 de março, ao palco, do Centro Cultural de Campo Maior, promovida pela Associação Cultural Farrapo D’ Arte, de Lisboa.

Trata-se de uma comédia, protagonizada pelas atrizes Marina Albuquerque e Paloma del Pillar, que pretende acima de tudo divertir o público presente, como revela a produtora e encenadora do espetáculo, Marisa Carvalho, adiantando que “pretende animar Campo Maior, contando com musicas nacionais e internacionais e trata a vida de duas criminosas, mãe e filha, que cometem vários crimes e são peritas em fugir da prisão”.

 Depois do longo tempo em que os espetáculos culturais estiveram suspensos, devido à pandemia, Marisa Carvalho afirma que este “Condenadas, mas pouco” é uma forma de se reerguerem e “levar alegria, que é o que gostamos de fazer e julgo que é o que o público gosta de ver, de se divertir, cantar e dar umas boas gargalhadas, e espero que venham e que gostem”.

O espetáculo está marcado para hoje às 21.30 horas, no Centro Cultural de Campo Maior, sendo obrigatório o uso de máscara.

Problema só será resolvido se “trabalharmos em conjunto”, diz Rondão Almeida

Diversas entidades das mais variadas áreas estiveram reunidas ontem, dia 11, numa sessão promovida pela câmara de Elvas, tendo como objetivo abordar e encontrar soluções de trabalho para a questão dos refugiados da Ucrânia.

O presidente da autarquia, comendador José Rondão Almeida, deu início à sessão dando os parabéns ao movimento associativo por se envolverem neste tema e deixando uma palavra de “reconhecimento pelo excelente trabalho que tem vindo a fazer nos últimos dias, com projetos bem elaborados e indo de encontro às necessidades”.

No final da reunião, o presidente, revelou estar muito “satisfeito, uma vez que todas as entidades perceberam os objetivos da autarquia. Estamos perante um grave problema e que só se consegue resolver se trabalharmos em conjunto”.

De acordo com o autarca, disponibilizar o CNT para uma fase inicial da receção de grupos foi uma decisão muito boa pois é um espaço que dá para ter “dormitórios, refeitórios e, inclusive, um espaço de creche para as crianças”.

Para segunda-feira está marcada uma reunião com o secretário de estado da habitação, “que, pela conversa, já está disponível para fazer acórdãos com as próprias câmaras, ou recorrer às próprias unidades hoteleiras, para alojar as pessoas”.

Neste encontro de trabalho marcaram presença a diretora da Segurança Social de Portalegre, Sandra Cardoso; a vogal da ULSNA, Vera Escoto, o comandante da PSP de Elvas, comissário Rui Massaneiro; as diretoras dos Agrupamentos de Escolas, Paula Almeida, Brígida Goncalves e Fátima Pinto, representantes das  IPSS`s, associações e cidadãos envolvidos em movimentos de solidariedade.

Camarata Atlântica atua no Cineteatro Municipal

A iniciativa “A Musica encanta o Património” realiza-se este sábado, dia 12, no Cineteatro Municipal de Elvas. O espetáculo, com a Camarata Atlântica, “uma orquestra produzida por dois mentores: Ana Beatriz Manzanilla, violinista da Orquestra Gulbenkian, e Pedro Muñoz, violetista da Orquestra Sinfónica Portuguesa, está marcado para as seis da tarde”, de acordo com Luís Zagalo, responsável pela academia de música de Elvas.

A anteceder o espetáculo, realiza-se uma sessão de contextualização histórica sobre o espaço onde decorre, uma vez que “a ideia fundamental do ciclo é ensinar mais sobre este património”, sublinhou o músico.

O ciclo de concertos “A Musica encanta o Património” conta com dez espetáculos que decorrem até Julho, em diversos espaços patrimoniais da cidade de Elvas. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Elvas e pela Academia de Música da cidade.