Problema só será resolvido se “trabalharmos em conjunto”, diz Rondão Almeida

Diversas entidades das mais variadas áreas estiveram reunidas ontem, dia 11, numa sessão promovida pela câmara de Elvas, tendo como objetivo abordar e encontrar soluções de trabalho para a questão dos refugiados da Ucrânia.

O presidente da autarquia, comendador José Rondão Almeida, deu início à sessão dando os parabéns ao movimento associativo por se envolverem neste tema e deixando uma palavra de “reconhecimento pelo excelente trabalho que tem vindo a fazer nos últimos dias, com projetos bem elaborados e indo de encontro às necessidades”.

No final da reunião, o presidente, revelou estar muito “satisfeito, uma vez que todas as entidades perceberam os objetivos da autarquia. Estamos perante um grave problema e que só se consegue resolver se trabalharmos em conjunto”.

De acordo com o autarca, disponibilizar o CNT para uma fase inicial da receção de grupos foi uma decisão muito boa pois é um espaço que dá para ter “dormitórios, refeitórios e, inclusive, um espaço de creche para as crianças”.

Para segunda-feira está marcada uma reunião com o secretário de estado da habitação, “que, pela conversa, já está disponível para fazer acórdãos com as próprias câmaras, ou recorrer às próprias unidades hoteleiras, para alojar as pessoas”.

Neste encontro de trabalho marcaram presença a diretora da Segurança Social de Portalegre, Sandra Cardoso; a vogal da ULSNA, Vera Escoto, o comandante da PSP de Elvas, comissário Rui Massaneiro; as diretoras dos Agrupamentos de Escolas, Paula Almeida, Brígida Goncalves e Fátima Pinto, representantes das  IPSS`s, associações e cidadãos envolvidos em movimentos de solidariedade.