Badajoz: Festas do Povo em grande destaque na Feira dos Mayores

As Festas do Povo de Campo Maior ganharam, na edição deste ano da Feira dos Mayores, em Badajoz, um grande destaque, com um stand, que na realidade é uma pequena rua totalmente engalanada e, no qual, algumas campomaiorenses procuram ensinar aos visitantes do certame a fazer flores de papel.

Para a vereadora da Câmara Municipal de Campo Maior, São Silveirinha, este stand acaba por ser “um prémio”, sobretudo para os mais velhos que, ao longo dos anos, se têm dedicado, de alma e coração, às Festas do Povo, depois da distinção destas enquanto Património Imaterial Cultural da Humanidade, pela UNESCO. “Foram eles que, sendo persistentes e empreendedores, não deixaram de transmitir aos mais novos todo o conhecimento que foram adquirindo, nunca deixando morrer esta tradição”, assegura.

São Silveirinha diz ainda que, para o ano, à partida, já se irá festejar, “em grande” a conquista do selo da UNESCO, com a realização de mais uma edição das festas.

Já o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, revela que as Festas do Povo foram incluídas neste certame, que decorre até amanhã, nos pavilhões da IFEBA, dedicado aos idosos, sobretudo da Extremadura, não só pela distinção que receberam no final do ano passado, mas também devido à especial relação que a cidade pacense tem com Campo Maior.

A ensinar os visitantes da Feira dos Mayores a fazer flores de papel encontra-se Sol Saragoça que confessa que, até ao momento, a iniciativa tem estado “a correr bem” e que os espanhóis gostam muito de aprender a fazer flores. Fátima Clemente, outra das pessoas que está a ensina a fazer flores de papel, explica que, no decorrer da feira, ensinam apenas a fazer as mais simples.