Marvão e Castelo de Vide vão integrar rota de judeus

Marvão e Castelo de Vide participaram numa reunião de trabalho dedicada ao “De Sefarad para o Mundo”, um projeto de cooperação transfronteiriça que pretende ser um importante contributo para o desenvolvimento da raia luso-espanhola, inserida no território do Tejo Internacional. “De Sefarad para o novo Mundo” quer ser um produto turístico diferenciador, de recriação histórica e simbólica do percurso que os judeus fizeram aquando da sua expulsão de Espanha, pelos Reis Católicos, em 1492.

Uma rota transfronteiriça que vai ligar Cáceres a Castelo de Vide, com cerca de 170 quilómetros, e que pode ser feita das mais diversas formas (a pé, de bicicleta, de autocaravana, ou de autocarro), com diferentes experiências interativas e atividades, em cada das etapas (locais de passagem do itinerário). Este pretende ser um projeto piloto, não apenas direcionado ao turismo judaico ou sefardita, mas a todos os públicos, através da sua difusão nos mais diversos mercados internacionais e agências de viagens, como também no mercado nacional, através da componente educativa que vai ser explorada, com a dinamização de atividades com as escolas.

Esta reunião foi realizada em Brozas, na Estremadura espanhola, contou ainda com as presenças de Álvaro Sánchez Cotrina (Diputación Provincial de Cáceres), Jorge Villar (Ayuntamiento de Cáceres), António Pita (presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide), Walter Wasercier (mentor do projeto), e dos autarcas de Brozas, Membrio, Alcántara e Valencia de Alcántara.

Nos próximos meses, as autarquias envolvidas vão assinar uma carta de compromisso e de manifestação de interesse para o arranque deste projeto, que terá a Diputación Provincial de Cáceres como chefe de fila e o importante apoio institucional das Embaixadas de Israel em Portugal e Espanha.

No concelho de Marvão, o ponto de passagem do itinerário será feito junto às emblemáticas Ponte Quinhentista e Torre da Portagem, por onde se estima que mais de quatro mil judeus tenham entrado no nosso País, após a sua expulsão de Espanha.