Tiago Candeias: o primeiro português entre os Jovens Embaixadores do Património Cultural Europeu

O elvense Tiago Candeias, de 24 anos, é um dos 20 novos Embaixadores Jovens do Património Cultural Europeu 2022, neste que é o Ano Europeu da Juventude, definido pela Comissão Europeia.

Este jovem elvense é o primeiro português a integrar o programa European Heritage Youth Ambassadors (EYHA), que nasceu no final de janeiro de 2021, pelas mãos da Europa Nostra (EN), da European Students ‘Association for Cultural Heritage (ESACH) e do European Heritage Tribune (EHT).

Para além de se dizer “super entusiasmado por ser o primeiro embaixador português”, Tiago Candeias, através das redes sociais, garante que “mal pode esperar” para começara trabalhar com outros 19 embaixadores, que descreve como “amigos incríveis”.

O programa EYHA destina-se a jovens estudantes ou profissionais da área do património cultural, que procura dar uma voz ativa às novas gerações e potenciar a criação de relações entre a juventude, o património cultural e a comunidade.

Tiago Candeias é licenciado em Património Cultural e estudante de Mestrado em História e Património na Universidade do Algarve, trabalha como Project Manager na candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura em 2027 e como freelancer para algumas organizações, sobretudo, na área da educação patrimonial. É ainda embaixador do Museu de Arte Contemporânea de Elvas e da R-EU-FTOP Academy Nomad.