Feira Taurina em Elvas a 17 e 23 de setembro

Elvas vai ter, novamente em 2022, uma Feira Taurina durante a Feira de São Mateus e Festas do Senhor Jesus da Piedade.

Já são conhecidas as datas das corridas: 17 (sábado) e 23 de setembro (sexta-feira), ambas à noite, no espaço coberto do Coliseu Rondão Almeida, em Elvas.

Desfile infantil e concurso de murgas no dia 25 em Badajoz

Foto arquivo

O Carnaval de Badajoz de 2022 anuncia três realizações de foliões para o próximo dia 25, sexta-feira.

O desfile do Carnaval Infantil tem lugar na manhã deste dia, no centro de Badajoz, com início na Avenida da Europa e chegada à Plaza de Minayo (junto ao Tetaro López de Ayala).

O pregão do Carnaval é feito na varanda do edifício do Ayuntamiento de Badajoz, na Praça de Espanha.

A final do concurso de murgas adultas tem lugar no Teatro López de Ayala. Murgas são grupos de pessoas, uma espécie de tuna de Carnaval, com canções à desgarrada com a temática desta época do ano.

Atiradores do Tiro e Caça de Elvas vencem em Guimarães

O atirador do Clube de Tiro e Caça e Elvas (CTCE) Rodrigo Dourado sagrou-se Campeão da Taça Indústria, no passado fim de semana, dias 19 e 20.

Na categoria de Veteranos, Alves Inácio, atirador do clube, foi o vencedor da prova no Clube Industrial de Pevidém, no concelho de Guimarães.

Município de Vila Viçosa reorganiza os arquivos

Desde 2014, o Arquivo Municipal Intermédio e o Arquivo Municipal Corrente foram instalados no edifício do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, em deficientes condições de acondicionamento e organização.

Em outubro de 2021, o Município de Vila Viçosa aderiu à Rede de Arquivos do Alentejo e está a desenvolver medidas concretas para uma correta gestão da documentação municipal.

Assim, para colocar as pastas que se encontravam dispersas, foram adquiridas estantes, que estão a ser montadas e os serviços técnicos estão a tratar da correta ordenação das pastas, de modo a facilitar o acesso a toda a documentação, em termos cronológicos e por sector.

Raid Internacional CEI2 junta 50 cavaleiros em Montemor

Realizou-se nos passados dias 18 e 19, na Herdade dos Hospitais, em Montemor-o-Novo, o IV Raid Internacional CEI2*, uma iniciativa promovida pela Equimor – Escola de Equitação.

A prova contou com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, teve cerca de cinco dezenas de participantes. Cavaleiros e organização fizeram um balanço muito positivo deste raide, que permitiu desfrutar das bonitas paisagens do nosso concelho, nomeadamente da Herdade dos Hospitais.

Com a prova a decorrer no sábado, no serão de sexta-feira, decorreu um convívio com a participação surpresa de Toy.

CEI2* 120 km: 1º Miguel Brasão (Chelem de Crouz), 2ª Leonor Alves e Almeida (Calimero de Crouz) e 3º Carlos Amaral Paes (Koheilan Kajla).

CEI1* 100 km: 1ª Lobera Sales Cristina (Líder), 2º Leandro Mole (Alcazar Barak) e 3º Juan Carlos Sanchez Herrera (Tirante).

CEP 80 Km: 1º João Pedro Godinho Conceição (Lapillero), 2º Carlos Oliveira (Mary Grace) e 3ª Maria Carapinha Meireles (Milva).

CEP 40 Km: 1ª Catarina Barradas (Jóia), 2º João Cardoso (Gaiata) e 3º André Filipe Soares (Lady).

Na entrega de prémios, para além da Equimor, participaram Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, vereador António Pinto Xavier e Alexandra Conceição, do executivo da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.

Saúde mental dos jovens estremenhos piorou com a pandemia

O estudo “Juventude na Estremadura 2021” destaca a crescente problemática da saúde mental na juventude.

Olga Toscano, presidente do Conselho da Juventude da Estremadura deixou, na apresentação deste estudo, um apelo a todos os partidos políticos para que esta investigação sirva de base para as próximas políticas públicas, direcionadas para a juventude e desenvolvimento da região.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No trabalho, onde participaram 1500 jovens, constam dados muito significativos, como por exemplo, o facto de apenas 12 por cento dos jovens da região conseguirem viver dos seus ordenados, tornando a dependência económica um grave problema. Por outro lado, apenas 10 por cento vive em habitação própria ou com um/a companheiro/a, enquanto 87 por cento dos jovens que participaram têm que dividir casa com a família ou outras pessoas.

O estudo destaca ainda que 70 por cento dos inquiridos está muito satisfeita por viver na Estremadura, identificando-se com o território.

Guillermo Fernández Vara, presidente da Junta de Estremadura, admitiu que conhecia a problemática da saúde mental na juventude, lamentando que tenha aumentado com a pandemia.

O estudo, apresentado pela Assembleia da Estremadura, é fruto da importância que o Conselho da Juventude da Estremadura dá à população jovem e em conhecer a sua realidade.

[/shc_shortcode]

Elvas regista mais um óbito e 40 casos de Covid-19

Elvas regista esta terça-feira, 22 de fevereiro, mais um óbito por Covid-19, 40 novos casos de infeção e 34 recuperações.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 125 casos de infeção, mais cinco do que ontem.

Desde o início da pandemia, em Elvas, já foram registados 40 óbitos, 5.795 casos positivos e 5.630 altas.

Município de Mora faz inquérito sobre habitação no concelho

A Câmara Municipal de Mora está a realizar um inquérito online para levantamento das necessidade habitacionais das famílias residentes no concelho, no âmbito da definição da Estratégia Local de Habitação (ELH). Os resultados do inquérito constituem um passo importante para a definição da ELH e para o planeamento da sua intervenção no âmbito da política de habitação.

Este inquérito pretende identificar as famílias com uma situação de habitação indigna, de sobrelotação e/ou que não disponham de capacidade financeira para suportar os custos de acesso a habitação adequada ou requalificação da habitação própria, de forma a desenvolver uma estratégia e um modelo de intervenção em resposta às diversas necessidades.

Portugal tem 13.103 infetados e 28 óbitos esta terça-feira

Portugal regista esta terça-feira, 22 de fevereiro, mais 13.103 casos de Covid-19 e 28 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 20.813 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 1.763 doentes internados, menos 69 do que ontem, 111 em unidades de cuidados intensivos (UCI), menos três face ao dia anterior.

Desde março de 2020, morreram 20.894 pessoas com esta patologia em território nacional e foram identificados 3.206.281 casos de infeção. Ao todo há agora 2.171.509 doentes recuperados da doença em Portugal.

Montemor comemora 42 anos de “Levantado do Chão” de Saramago

Nesta terça-feira, 22 de fevereiro, assinala-se o 42º aniversário da obra Levantado do Chão, de José Saramago, o único escritor português laureado com o Prémio Nobel da Literatura. Tendo como cenário privilegiado o concelho de Montemor-o-Novo, a obra é uma epopeia da luta dos trabalhadores rurais no Alentejo durante o século XX, que tem por base um trabalho de investigação que se pode aproximar a um estudo etnográfico.

O escritor esteve em Lavre em 1976 e 77, com o intuito de recolher testemunhos, notícias e outros documentos para a redação de um romance que pretendia escrever. Entrevistou muita gente, como, por exemplo, Maria Saraiva, que surge no romance enquanto Maria Graniza, e recolheu outros testemunhos, como o importante manuscrito de João Domingos Serra, que veio a ser editado em 2010, pela Fundação José Saramago, com o título “Uma família do Alentejo”. A família Serra surge como referência histórica da família Mau-Tempo, protagonistas do romance. Também em Montemor, recolheu testemunhos como, por exemplo, o de João Machado, determinante para a construção dos episódios em torno de Germano Vidigal e de José Adelino dos Santos, que mantêm o mesmo nome no romance.

O Município de Montemor-o-Novo convida a conhecer esta relação entre a História e a Ficção na obra Levantado do Chão, através do Roteiro Literário Levantado do Chão. (Re)Descubra o Concelho de Montemor-o-Novo pelas Palavras de José Saramago.

Doçaria conventual e tradicional em fim de março em Portalegre

A XX Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre vai ter lugar no fim-de-semana de 25, 26 e 27 de março, de sexta-feira a domingo. Na sexta-feira, a abertura da feira é às 18 horas; no domingo, o certame encerra às 21 horas.

Esta realização decorre no Convento de Santa Clara e é uma organização da Câmara Municipal de Portalegre.

“StartUP Convida…” em Montemor na quinta-feira

No próximo dia 24, quinta-feira, pelas 16.30 horas, no Edifício startUP Montemor-o-Novo®, localizado na Zona Industrial da Adua, em Montemor, realiza-se a segunda edição “StartUP Convida…”. Organizada pela incubadora de empresas startUP Montemor-o-Novo®, nesta sessão, teremos cinco convidados que não sendo naturais de Montemor, escolheram a nossa cidade para viver e desenvolver projetos profissionais únicos.

Como convidados, vão estar presentes Ana Abreu e Tiago Narciso, fundadores da “Humana Studio”; Margarida Raposo, médica veterinária e fundadora da marca Dvet – Veterinários Holísticos; João Almeida, promotor do empreendimento “Gandum Village”; e Ricardo Ribeiro, fadista e promotor do empreendimento “Villa dos Cantos”.

Aguarda-se que seja um momento de partilha, em que os convidados apresentam o seu projeto, partilham as razões e motivações que os levaram a escolher o concelho de Montemor-o-Novo para viver e investir.

Os lugares são limitados, sendo necessário efetuar inscrição através do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/kPpBAqzK6CR9WjXh8 , ou através de contacto telefónico para 266 898 111.

Município de Arronches aposta em Estratégia Local de Habitação e Turismo

João Crespo é o atual presidente da Câmara de Arronches, tendo, nos últimos oito anos, feito parte do executivo, como vice-presidente. Após cem dias de mandato, o atual presidente pretende fazer uma aposta, tanto na população idosa, como na fixação de jovens do concelho. Para além disso, o investimento relativo ao orçamento municipal, que ronda os sete milhões de euros, recai sobre a habitação social, assim como no turismo.

No que diz respeito à aposta na estratégia local de habitação, revela João Crespo, pretende-se construir mais dez fogos de habitação social, de forma a resolver carências habitacionais no concelho. “Temos uma aposta muito grande na Estratégia Local de Habitação que fizemos e temos intenção, desde logo, de construir dez fogos de habitação social, que vem resolver parte das carências habitacionais do concelho, e se queremos atrair pessoas temos que ter condições para as receber”, sublinha.

Uma intervenção em 79 habitações sociais, dando maior conforto às famílias que ali residem, faz igualmente parte dessa estratégia. “Estas habitações são propriedade do município e a intervenção, que será feita, consiste num melhoramento do conforto térmico, uma vez que são muito antigas, um investimento que ronda os dois milhões de euros”, revela o autarca.

Relativamente à questão turística, o presidente da Câmara de Arronches explica que esta começa desde logo pela recuperação dos passadiços à Beira Rio, que já atraem muitas pessoas. “Temos por concluir a continuação dos passadiços à Beira Rio, a primeira intervenção foi feita na entrada de quem vem de Elvas até à Ponte do Crato e agora vai ser feita daí até à Ponte de Santa Maria, no acesso para Portalegre, e vai permitir que as pessoas possam usufruir da ribeira de Arronches e Rio Caia, e está quase concluída”, explica João Crespo.

Neste momento, revela o presidente da Câmara de Arronches, as pessoas já utilizam estes passadiços e “até pessoas fora do concelho, pelo que é um espaço que já é do agrado de todos e permite à população ter contacto com a ribeira e rio, que não tinham anteriormente e agora já têm, pelo que é uma mais-valia”, revela.

Neste contexto contribui também o parque de caravanas, que permite que os turistas possam pernoitar e visitar o que de melhor o concelho tem para oferecer. “Na primeira fase criámos um espaço para acolher autocaravanas e é com agrado que vemos que o parque está cheio, neste turismo do autocaravanismo verificámos que passam a palavra e vêm mais pessoas”, pelo que João Crespo, considera que “é uma aposta ganha”.

A entrevista completa ao presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, para assistir no vídeo abaixo:

Campo Maior: mais um óbito e 13 casos de Covid-19

Campo Maior regista esta terça-feira, 22 de fevereiro, o 15º óbito relacionado com a Covid-19, bem como mais 13 casos positivos e a recuperação de 26 doentes.

Encontram-se ativos, ao dia de hoje, no concelho, 58 casos de infeção, menos 14 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 2.303 casos de infeção e 2.230 altas.

Campanha de Segurança Rodoviária registou mais acidentes que em 2021

A Campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu entre os dias 15 e 21 de fevereiro e teve como objetivo alertar os condutores para as graves consequências do manuseamento do telemóvel durante a condução.

Pela primeira vez, esta campanha contou com a participação dos serviços das administrações regionais das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com competências atribuídas no continente à ANSR, conferindo assim um caráter verdadeiramente nacional à medida e completando o trabalho que tem sido realizado pelos comandos regionais da PSP.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização da responsabilidade da GNR e PSP, nas localidades de Lisboa, Bragança, Guimarães, Vila Pouca de Aguiar e Cova da Piedade. Idênticas ações ocorreram nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Na campanha foram sensibilizados condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:

– os condutores que utilizam o telemóvel durante a condução são mais lentos em reconhecer e a reagir a perigos;

–  a distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo, o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação;

– e o uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.

Para além da sensibilização presencial, a divulgação por parte dos media, designadamente dos canais televisivos, permitiu alcançar um público vasto e diversificado.

Durante as operações das Forças de Segurança, realizadas entre os dias 15 e 21 de fevereiro, foram fiscalizados presencialmente em Portugal 51.112 veículos, tendo sido registado um total de 15.176 infrações, das quais 1.394 relativas ao manuseamento do telemóvel durante a condução.

No período da campanha, registou-se um total de 2.178 acidentes, de que resultaram 11 vítimas mortais, 30 feridos graves e 618 feridos leves.

As 11 vítimas mortais, todas do sexo masculino, tinham idades entre 19 e 83 anos.

Os acidentes ocorreram nos distritos de Braga, Leiria e Lisboa, com dois acidentes em cada distrito, e ainda nos distritos de Viseu, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja.

Destes acidentes, oito foram despistes, dos quais sete com veículos ligeiros e um com motociclo.

Nas três colisões ocorridas estiveram envolvidos veículos ligeiros, tendo-se verificado dois acidentes envolvendo a colisão com motociclos e um acidente em que a colisão foi com um velocípede.

Nas colisões, as vítimas mortais foram os condutores dos motociclos e do velocípede.

Relativamente ao período homólogo de 2021, verificaram-se mais 817 acidentes, mais seis vítimas mortais, mais cinco feridos graves e mais 219 feridos leves.

Com esta campanha, foi dado mais um passo para o envolvimento dos condutores no desígnio de tornar a segurança rodoviária uma prioridade de todos.

[/shc_shortcode]

Câmara de Elvas reúne esta quarta-feira às 16 horas

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, amanhã, quarta-feira, dia 23, às 16 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho.

A sessão é aberta ao público e tem a ordem de trabalhos seguinte:

1 – Período Antes da Ordem do Dia

2 – Aprovação da Ata da reunião de 10 de fevereiro de 2022

3 – Expediente Geral

3.1 – Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:

– Análises de águas

– Despesas no exercício da atividade de Advocacia

– Despacho nº 14/2022

– Aumento do número de lugares de avença para residentes no Parque Subterrâneo Comendador Rondão Almeida

– Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências

– Pedido de parecer para negócio de compropriedade do prédio misto denominado “Olival Quer Casar” – Elvas

– Processo de obras nº 63/17; nº 5/18; nº 57/18; nº 104/18; nº 122/18

– Direito de preferência do prédio na Rua do Espírito Santo, nºs 43 a 43-B Elvas

– Direito de preferência do prédio na Rua da Carreira, nº 9, fração “C” Elvas

– Direito de preferência do prédio na Rua dos Quartéis, nºs 12 a 12-C, fração “C” – Elvas

– Direito de preferência do prédio na Rua Ramos Horta, nº 12, Fração “F” Elvas

– Direito de preferência do prédio na Estrada das Fontainhas, nº 6 – Elvas

– Direito de preferência do prédio na Rua Joaquim Bastinhas, nº 11-B, lote nº 18 – 1º Frente, fração “M” – Elvas

– Direito de preferência do prédio na Rua das Laranjeiras, nº 47 – Terrugem

– Direito de preferência do prédio na Rua do Botafogo, nºs 2 e 2-A – Elvas

– Direito de preferência do prédio nas Portas de S. Pedro, nºs 1, 1-A, 1-B, 2 e 2-A – Elvas

– Direito de preferência do prédio na Rua do Cabrito, nº 9 – Elvas

– Direito de preferência do prédio na Rua Aqueduto da Amoreira, nº 4, fração “U” – Elvas

– Direito de preferência do prédio na Rua do Touro, nºs 14-B e 15 – Elvas

– Direito de preferência do prédio na Rua Sá da Bandeira, nº 10-C, fração “D” – Elvas

– Direito de preferência do prédio na Rua de S. Pedro, nº 10, fração “A” e “B” Elvas

– Direito de preferência do prédio no Largo Joaquim Cordeiro Vinagre Terrugem

– Direito de preferência do prédio na Courela do Quer Casar, Estrada Ponte das Hortas – Elvas

– Direito de preferência do prédio na Courela do Quer Casar, Estrada Ponte das Hortas – Elvas

– Direito de preferência do prédio na Courela do Quer Casar, Estrada Ponte das Hortas – Elvas

– Direito de preferência do prédio no Parque Residencial do Aqueduto, nº 5 1º andar Esqº (gabinete 7), fração “Q” – Elvas

– Direito de preferência do prédio na Rua Teresa Monteiro Palmeiro, nº 4 Elvas

– Direito de preferência do prédio na Rua Alfredo Mirante, nº 13 – 2º Dtº., fração “X” – Elvas

– Direito de preferência do prédio na Estrada de Stª. Rita, nº 18 R/C traseiras, fração “C” – Elvas

– Direito de preferência do prédio na Estrada de Stª. Rita, nº 18 R/C traseira, fração “C” – Elvas

– Processos despachados de acordo com a delegação de competências

– Processo de loteamento nº 6/21

– Processo de obras nº 1/18, nº 19/21, nº 111/21, nº 115/21, nº 132/21, nº 1/22,

3.2 – Departamento Financeiro e Desenvolvimento:

– Resumo diário de Tesouraria do dia 22 de fevereiro de 2022

– Alteração orçamental

– Compromissos Plurianuais

– Aprovação do Relatório Final de Execução da operação-ALT20 – 04 – 2316 – FEDER-000059–Requalificação da Parada do Castelo

– Proposta de Submissão Reprogramação Temporal, Física e Financeira da operação ALT20-03-0246-FEDER-000031- Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia (CVTT)

– Notificação de anulação da reprogramação AG da operação nº ALT20-01-0853-FEDER-000058- Qualificação das Zonas Industriais da Fontainhas e Gil Vaz

– Candidatura “(Re)Arborização e Beneficiação de Espaços Verdes na Cidade de Elvas”

– Transferência de bens da CIMAA para o Município de Elvas

– Abate de Material

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:

– Empreitada de Adaptação do antigo Lagar dos Lopes a Residência para Estudantes, pedido de suspensão de trabalhos

– Empreitada de Adaptação do antigo Lagar dos Lopes a Residência para Estudantes, trabalhos complementares

– Projeto de execução de Construção de Fogos a Custos Controlados, na Quinta dos Arcos, aprovação de projeto

– Empreitada de Balcão Único, receção definitiva

– Empreitada de vedação na envolvente do Polidesportivo da Calçadinha, receção definitiva

– Empreitada de Remodelação da conduta elevatória de Santa Eulália – Coletor da Murteira, receção definitiva

– Empreitada de Beneficiação de edifício no parque industrial., libertação de caução

– Empreitada de Requalificação do espaço entre o Baluarte do Trem e o Baluarte do Príncipe, libertação de caução

– Empreitada de Requalificação da Rua da Faceira da Cisterna, libertação de caução

– Empreitada de Requalificação das infraestruturas do edifício do parque empresarial, fração M, Horta da Fonte Santa, E. N. 4, libertação de caução

– Empreitada de Requalificação das Fontes da Faceira da Cisterna, libertação de caução

4 – Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores;

4.1- Entrega de pelouros

4.2- Interrupção de suspensão mandato, regresso antecipado

4.3- I Revisão Orçamental

4.4- Regulamento Municipal do Direito à Habitação do Município de Elvas

4.5- Proposta de Alteração do Regulamento de Apoios Sociais do Município de Elvas

4.6- Bailes de Carnaval do Coliseu Comendador Rondão Almeida

4.7- Pedido de cedência do Coliseu para a realização do Alentejo Music Festival

4.8- Pagamento de dívida de refeições fracionado (6)

4.9- Proposta de Protocolo a celebrar entre a Câmara e Municipal de Elvas e a Fábrica da Paróquia do Salvador

4.10- Proposta de Protocolo a celebrar entre a Câmara e Municipal de Elvas e o Turismo de Portugal, I.P.

4.11- Exposição Monográfica do Buldogue Francês

4.12- Visitas guiadas teatralizadas ao Forte da Graça e de Santa Luzia

4.13- Visitas guiadas especiais ao Forte da Graça e ao Forte de Santa Luzia

4.14- Realização da 32ª Exposição Canina Internacional de Elvas

4.15- Comemoração do Dia Internacional da Mulher

4.16- Comemoração do Dia Mundial da Poesia – Apresentação do livro “AHAM” da autora Carmen Martins Ezequiel

4.17- Ciclo de Concertos “A Música Encanta o Património” 2022

4.18- Caminhadas pelo Património

4.19- Percursos pelo Património

4.20- Segundo aditamento ao contrato de patrocínio celebrado em 28 de janeiro de 2016 entre o Município de Elvas e a Fidelidade – Companhia de Seguros, S.A. – Mecenas do Museu de Arte Contemporânea de Elvas

4.21- 26º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”

4.22- Caminhada/convenção do Dia da Mulher “a importância da mulher no desporto e do desporto na mulher”

4.23- Cedência das Piscinas Municipais de Elvas aos Bombeiros Voluntários de Elvas

4.24- Cedência do Auditório São Mateus para sessões de esclarecimento à população desempregada de Elvas

4.25- Cedência de material para o aniversário do Moto Clube Alentejano de Elvas

4.26- Cedência de transporte ao MTA de Elvas

4.27- Cedência de transporte à Associação Arkus

4.28- Designação do encarregado de proteção de dados do Município de Elvas

4.29- Proposta para extinção do procedimento “Concurso Internacional de Prestação de Serviços de Recolha e Transporte de Resíduos Urbanos no Município de Elvas”, parecer jurídico

Atletas do CEN alcançam pódio no triatlo em Ponte de Sor

O Clube Elvense de Natação (CEN), na modalidade atletismo, esteve presente, no passado dia 19, no Triatlo Técnico Regional que se disputou na cidade da Ponte de Sôr, prova da iniciativa da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP).

O triatlo técnico visa proporcionar aos atletas um momento de competição, em pista ao ar livre, apurando o melhor atleta no conjunto de três provas (60 m livres ou barreiras; salto em comprimento e lançamento do peso, ou, 60 m barreiras, lançamento do peso e salto em altura), ou ainda em provas individuais extras de 60 m; lançamento do peso e salto em comprimento

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Das prestações individuais, realçam-se os primeiros lugares obtidos por Sara Liu, nos 60 metros juvenis femininos; Bernardo Sequeira e João Monteiro vencedores nos 60 metros juvenis masculinos nas suas séries respetivas; Maria Boné, no salto em comprimento juvenis femininos, e João Monteiro, no salto em comprimento juvenis masculinos.

Nas prestações de provas combinadas, evidenciaram-se Sara Liu, em juvenis femininos, e João Monteiro, em juvenis masculinos, ambos vencendo o conjunto de provas combinadas de 60 m planos; lançamento do peso e salto em comprimento; a Sara com 1785 pontos acumulados e o João com 1569 pontos acumulados, conseguindo ambos bater os recordes distritais na modalidade triatlo opcional (carecendo ainda de confirmação e validação da AADP).

[/shc_shortcode]

Comunistas contra abate de 1079 sobreiros em Gavião

O ministro do Ambiente considerou de “imprescindível utilidade pública” a central fotovoltaica da Margalha, no Gavião, autorizando o abate de 1079 sobreiros e quatro azinheiras, espécies protegidas, numa área de 15 hectares de povoamento daquelas espécies, no concelho de Gavião.

Esta central fotovoltaica é obra do grupo francês Akuo Energy SAS e pretende fazer um investimento de 95 milhões de euros, que vai estender-se por 278 hectares, entrando pelos concelhos vizinhos de Nisa e Abrantes.

A Direção da Organização Regional de Portalegre (DORPOR) do Partido Comunista Português (PCP) discorda desta “decisão inaceitável”. O que o ministro do Ambiente e o governo do PS consideram “imprescindível”, para os comunistas “não faz o mínimo sentido do ponto de vista de ocupação do território e muito menos do ponto de vista ambiental, porque não é necessário abater cerca de 15 hectares de montado, destruindo, além de árvores autóctones, o nicho ecológico de várias espécies e um ecossistema biodiverso e sustentável”.

A DORPOR do PCP defende a suspensão imediata deste processo de modo a reavaliar todas as alternativas que não impliquem a destruição do montado. Sabendo-se que “os interesses do capital não são verdes e que estes fazem desta necessidade da descarbonização da energia um negócio”, é necessário definir regras que não abram precedentes irreparáveis para o futuro.

A DORPOR do PCP defende a preservação dos ecossistemas mediterrânicos, nomeadamente do montado e áreas florestais com espécies autóctones, e a regulação das áreas de implantação de painéis solares, salvaguardando os valores ambientais e patrimoniais, incluindo a paisagem. A DORPOR do PCP “compromete-se a acompanhar este processo e a tudo fazer em defesa do ambiente, dos territórios e das populações”.

Juramento de Bandeira do Curso de Formação de Guardas da GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, no passado dia 18, no Centro de Formação da Figueira da Foz, a Cerimónia do Juramento de Bandeira dos formandos do 47º Curso de Formação de Guardas que ainda não o tivessem efetuado nas Forças Armadas.

O Juramento de Bandeira representa o compromisso solene dos guardas-provisórios para com a Pátria, constituindo uma data muito importante na vida de qualquer militar. Trata-se de uma cerimónia em que os militares se comprometem a cumprir a Constituição, as demais leis da República, bem como todo os deveres militares, ao serviço da GNR, jurando defender a Pátria, mesmo com o sacrifício da própria vida.

Dos 311 guardas-provisórios que estão a frequentar o curso, 197 (168 homens e 29 mulheres) realizaram o seu juramento em cerimónia pública, perante o Estandarte Nacional.

Tiago Candeias: o primeiro português entre os Jovens Embaixadores do Património Cultural Europeu

O elvense Tiago Candeias, de 24 anos, é um dos 20 novos Embaixadores Jovens do Património Cultural Europeu 2022, neste que é o Ano Europeu da Juventude, definido pela Comissão Europeia.

Este jovem elvense é o primeiro português a integrar o programa European Heritage Youth Ambassadors (EYHA), que nasceu no final de janeiro de 2021, pelas mãos da Europa Nostra (EN), da European Students ‘Association for Cultural Heritage (ESACH) e do European Heritage Tribune (EHT).

Para além de se dizer “super entusiasmado por ser o primeiro embaixador português”, Tiago Candeias, através das redes sociais, garante que “mal pode esperar” para começara trabalhar com outros 19 embaixadores, que descreve como “amigos incríveis”.

O programa EYHA destina-se a jovens estudantes ou profissionais da área do património cultural, que procura dar uma voz ativa às novas gerações e potenciar a criação de relações entre a juventude, o património cultural e a comunidade.

Tiago Candeias é licenciado em Património Cultural e estudante de Mestrado em História e Património na Universidade do Algarve, trabalha como Project Manager na candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura em 2027 e como freelancer para algumas organizações, sobretudo, na área da educação patrimonial. É ainda embaixador do Museu de Arte Contemporânea de Elvas e da R-EU-FTOP Academy Nomad.

Câmara de Campo Maior celebra centenário do nascimento de Saramago

O Município de Campo Maior quis associar-se às comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, o primeiro autor de Língua Portuguesa a receber o Prémio Nobel da Literatura, com uma exposição na Biblioteca Municipal João Dubraz.

Desta exposição, segundo revela a vereadora São Silveirinha, fazem parte as cerca de 23 novas edições da obra do autor, que agora estão disponíveis ao público em geral. “Esta é uma das muitas iniciativas, que irão decorrer ao longo de todo este ano”, adianta ainda.

As novas edições de livros tão marcantes como “Memorial do Convento”, “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” ou “Ensaio Sobre a Cegueira” estão agora ao dispor de todos os campomaiorenses.

A exposição fica patente ao público, até final deste mês, mas, lembra São Silveirinha, “as obras continuarão na biblioteca municipal”, pelo que espera que a comunidade em geral, incluindo a escolar, possa passar por aquele equipamento municipal para conhecer a obra de Saramago.

Elvas é o concelho com mais alojamentos locais no distrito

O concelho de Elvas tem, segundo dados do Registo Nacional de Turismo, 70 unidades de alojamento local com capacidade para acolher, no total, 633 hóspedes, o número mais elevado do distrito, que na soma de todas as unidades tem capacidade para 3518 hóspedes.

O crescimento destas unidades, nos últimos tempos, tem sido transversal a todo o país e surge “devido ao aumento da procura por parte dos turistas. Por outro lado, a criação do alojamento local permitiu legalizar muitos negócios que estavam ilegais”, segundo Vítor Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

“O alojamento local tem premissas mais fáceis para poder abrir. Em primeiro lugar, precisa apenas da autorização da respetiva autarquia, enquanto que os restantes espaços de alojamento, como os hotéis ou turismo rural, precisam de aprovação do Turismo de Portugal. Portanto, houve muita gente que percebeu que tinha uma oportunidade de negócio e decidiu fazê-lo dentro da lei”, sublinhou.

Vítor Silva refere que havendo mais alojamentos locais, a competitividade é maior. No entanto, por norma, “a qualidade e as condições dos alojamentos locais não estão ao nível de outros tipos de alojamento, como hotéis ou turismo rurais”.

O concelho de Elvas é, a nível distrital, o que apresenta o número mais elevado de camas de alojamento local, com 426 camas disponíveis, seguindo-se Ponte de Sor, com 344 camas e Castelo de Vide com 287 camas.

Os estabelecimentos de alojamento local (AL) são aqueles que prestam serviços de alojamento temporário, nomeadamente a turistas, mediante remuneração desde que não reúnam os requisitos para serem considerados empreendimentos turísticos.