Guia Prático Cidadãos pela Conservação dos Polinizadores no “Ambiente em FM”

O “Guia Prático Cidadãos pela Conservação dos Polinizadores” é uma publicação da Comissão Europeia, traduzido pela Quercus, e que dá sugestões de ações concretas que a população pode pôr em prática.

Este guia destina-se a qualquer pessoa que se preocupa com os polinizadores e que têm como ambição unir esforços para inverter o seu declínio.

Na edição desta semana do “Ambiente em FM”, José Janela da Quercus explica que “na Europa, os abelhões, as abelhas solitárias e os sirfídeos (ou moscas-das-flores) são os polinizadores que polinizam mais, mas outros insetos como borboletas, traças, vespas, escaravelhos e moscas também são importantes.

A função dos polinizadores é “polinizar as culturas de que dependemos para a nossa alimentação e outros recursos, assim como as plantas silvestres, pelo que constituem uma parte crucial de um ecossistema funcional e são indispensáveis para a produção de alimentos e fibras para os humanos (frutas, frutos secos, hortaliças, óleos vegetais, algodão e linho)”.

Os polinizadores têm enfrentado muitas ameaças e muitas espécies encontram-se em declínio ou em extinção, pelo José Janela adianta que, para inverter esta situação, é necessária “uma ação decisiva e colocar as populações de polinizadores no caminho da recuperação”, revelando que uma equipa internacional de peritos avaliou as principais ameaças aos polinizadores selvagens, como: alterações no uso da terra e perda de habitat, agricultura intensiva e pesticidas, poluição (incluindo poluição luminosa), espécies exóticas invasoras e alterações climáticas, e o fator mais importante foi a perda de flores silvestres das nossas paisagens”.

A boa notícia, para o ambientalista é que os jardins e espaços verdes das cidades e vilas podem “ser habitats importantes para os polinizadores que lutam para sobreviver em terras agrícolas e florestas geridas intensivamente”.

Neste Guia Prático podemos encontrar conselhos úteis e ações concretas, incluindo histórias de sucesso inspiradoras, para ajudar os polinizadores no dia a dia. “As nossas ações darão um contributo crucial para os esforços da União Europeia no combate ao declínio dos polinizadores”.

O Guia Prático Cidadãos pela Conservação dos Polinizadores é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”.