Um morto em despiste de motociclo em Rio de Moinhos (Borba)

Um morto é o resultado de um despiste de um motociclo que ocorreu ao final da tarde de ontem, sábado, 19 de fevereiro, em Rio de Moinhos, no concelho de Borba.

O homem, com 56 anos, despistou-se na estrada municipal 1044, junto à Serra D’Ossa.

O alerta para a ocorrência foi dado às 19.33 horas e no local estiveram os Bombeiros de Borba, a VMER, o INEM e a GNR, num total de 19 operacionais, apoiados por nove viaturas, segundo o CDOS de Évora.

Evenepoel vence quarta etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta

O belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) conquistou este sábado, 19 de fevereiro, a Camisola Amarela, depois de vencer a quarta etapa da Volta ao Algarve, um contrarrelógio individual de 32,2 quilómetros, entre Vila Real de Santo António e Tavira.

Evenepoel teve menos 58 segundos do que o suíço Stefan Kung (Groupama-FDJ), e 1.06 minutos do que o britânico Ethan Hayter (INEOS).

A quinta e última etapa, desta 48.ª Volta ao Algarve em Bicicleta, tem lugar amanhã, domingo, 20 de fevereiro, e vai ligar Lagoa e o Malhão (Loulé), num percurso de 173 quilómetros.

Festa dos Prazeres em Terena no fim de abril

A Festas dos Prazeres, em honra de Nossa Senhora da Boa Nova, em Terena, no concelho de Alandroal, regressa este ano. A Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova revelou que as tradicionais festas se realizam entre 23 e 26 de abril, entre sexta e terça-feira, no fim-de-semana alargado do feriado de 25 de Abril.

A Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova está “consciente da importância do evento, não só para a comunidade de Terena, mas para o concelho do Alandroal e para a própria região”,  Nuno Pereira, juiz da Confraria.

A Confraria reuniu em Assembleia Geral para apresentação de contas, tendo, neste ato, sido o comendador Rui Nabeiro nomeado sócio honorário, pelas ofertas e ajudas prestadas ao santuário de Nossa Senhora da Boa Nova.

Cante Alentejano na apresentação do livro “Vidas de Espuma” de Etelvina Castel-Branco

“Vidas de Espuma” é o livro da autoria de Etelvina Castel-Branco, que foi apresentado este sábado, 19 de fevereiro, no Centro Cultural de Campo Maior.

Uma apresentação que contou com a atuação do Grupo Coral Ceifeiros de Cuba, localidade alentejana onde a autora cresceu.

Etelvina Castel-Branco é professora e reside em Elvas, há vários anos. Aos nossos microfones explica que “o amor é o fio condutor de toda esta obra, em que  a personagem principal procura o sentido da sua vida, e neste percurso interno vê que a vida é volátil e fugaz, e há que dar-lhe um sentido e, esse sentido passa pelo amor”.

Questionada sobre o facto desta apresentação em Campo Maior, onde lecionou por vários anos, a autora revela que “quase metade” do seu coração está em Campo Maior, pelo que se sente muito feliz por apresentar ali o seu livro, recordando os tempos em que lecionava em Campo Maior. “é uma terra com muitas semelhanças psicológica se  sociológica s a minha terra, Cuba, e portante, eu identifico-me  imenso e adoro Campo Maior”.

Etelvina Castel-Branco confessa-se amante do cante alentejano, revelando que o seu pai foi fundador de um dos grupos de Cuba, “O Amigos do Cante” pelo que, diz que viveu no “meio do cante, que é triste, profundo, de batalhas e lutas de vida, de homens humildes que trabalhavam o campo, pelo que nada mais apropriado do que convidar este grupo, para a apresentação do meu livro”, remata.

A vereadora no município de Campo Maior, São Silveirinha, escreveu o prefácio do livro e considera esta apresentação “muito especial”, uma vez que foi aluna da autora e com ela partilha vários momentos literários.  A vereadora acrescenta que, Etelvina completa hoje mais um aniversário, pelo que a seu ver, “nada melhor do que conseguirmos trazer a sua terra para este momento, tão especial para ela.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, marcou presença nesta apresentação, destacando a forte amizade que tem para com a autora e esperando que a obra possa vir também a ser apresentada em Elvas. O presidente garante que a autora “recebeu Elvas no coração e é uma grande amiga minha, pelo que não poderia deixar de estar presença e de lhe fazer o convite para apresentar o seu livro, na nossa Biblioteca, que será em breve”.

Desporto para todos já tem candidaturas abertas

Mantendo a aposta na promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis em todos os segmentos da população, este ano o Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT) contará com uma verba de 1,65 milhões de euros, destinada a projetos desportivos que fomentem o Desporto para Todos e a prática não formal, recreativa, intergeracional, não competitiva e não federada.

Nesta edição, será valorizada a parceria ou ligação com a comunidade educativa local, no âmbito do plano de recuperação de aprendizagens “Plano 21|23 Escola+”.

As candidaturas à 1ª fase do PNDpT 2022, destinada a clubes desportivos e associações promotoras de desporto estão a decorrer até dia 25 de março. As candidaturas à 2ª fase, reservada a instituições do ensino superior e de ciência, abrem no dia 21 de fevereiro e terminam a 31 de março.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Na edição deste ano do PNDpT, será privilegiado o apoio, entre outros, a programas de desenvolvimento desportivo que promovam a prática desportiva dos alunos de todos os níveis de ensino, através de projetos que incluam estabelecimentos de educação e/ou ensino, no âmbito da medida “E depois da escola?”, do “Plano 21|23 Escola+”. Pretende-se, com isto, aproximar as escolas da sua comunidade e, assim, potenciar a interação do aluno com valências exteriores, concorrendo de forma expressa para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, através de dinâmicas de educação não formal.

As instituições que no ano de 2022 obtenham o “Selo Estudante-Atleta”, cujas candidaturas se encontram a decorrer, poderão ver em 2023 as suas candidaturas ao PNDpT majoradas.

Desde o seu início, em 2014, o PNDpT já apoiou mais de 1800 projetos, num investimento total que supera os 21 milhões de euros.

O PNDpT foi elaborado de acordo com as orientações internacionais do movimento “Desporto para Todos” e adota a definição consagrada na Carta Europeia do Desporto, do Conselho da Europa, na qual se entende por Desporto, todas as formas de atividades físicas que, através de uma participação organizada ou não, têm por objetivo a expressão ou a melhoria da condição física e psíquica, o desenvolvimento das relações sociais ou a obtenção de resultados na competição a todos os níveis.

Todas as informações e a forma de candidatura podem ser encontradas no portal do IPDJ: https://ipdj.gov.pt/programa-nacional-de-desporto-para-todos e as candidaturas podem ser feitas aqui.

Vídeo PNDpT: https://www.youtube.com/watch?v=wBjaQ6T1BgY.

[/shc_shortcode]

Portugal regista mais 14.160 casos Covid e 37 mortes

Portugal regista este sábado, 19 de fevereiro, mais 14.160 casos de Covid-19 e 37 mortes, associadas à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 26.828 casos de recuperação, em todo o país.

Em todo o território nacional, a situação hospitalar continua a a melhorar: há 1.799 doentes internados, menos 137 do que ontem, dos quais 118 em unidades de cuidados intensivos, menos nove face ao dia anterior.

Desde março de 2020, morreram 20.796 pessoas com esta patologia em território nacional, foram identificados 3.178.029 casos de infeção e reportadas 2.653.048 recuperações.

Mais 37 casos Covid registados em Elvas

Elvas regista este sábado, 19 de fevereiro, 37 novos casos de Covid-19, assim como três recuperações, da doença.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 180 casos de infeção, mais 34 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas regista 5.736 casos positivos, 39 óbitos e 5.517 recuperações.

Anuel AA no São João de Badajoz

A edição deste ano da Feira de São João, em Badajoz, já conta com um primeiro concerto, na sua programação para o próximo mês de junho. Trata-se do cantor Anuel AA, que incluiu Badajoz na sua tournée com o título Las leyendas nunca mueren.

A notícia foi dada a conhecer pelo Ayuntamiento de Badajoz, numa nota de Imprensa, onde se dá a conhecer que a autarquia de Badajoz vai “continuar a trabalhar num programa completo e atrativo de concertos e atividades para a Feira de São João”.

Cuidados com a lagarta-do-pinheiro

A Câmara Municipal de Municipal de Montemor-o-Novo, enquanto entidade pública, não pode proceder à eliminação da lagarta em propriedade privada. No entanto, presta apoio técnico. Por isso, aconselha que caso encontre ninhos ou uma “procissão de lagartas”, em espaço público, a não se aproximar. Informe o Serviço de Ambiente da Câmara Municipal, através do telefone 266 898 100 ou através do email ambiente@cm-montemornovo.pt .

Até abril/maio, as lagartas abandonam os ninhos em direção ao solo. Nesta fase, para se defenderem dos predadores, desenvolvem pelos urticantes, que cobrem a totalidade do corpo. Estes pelos, cujo efeito tóxico produz inchaço, irritação e por vezes dificuldade respiratória, representam um risco para a saúde pública humana e animal. Durante este tempo, deve impedir-se que as crianças, curiosas por natureza, tenham  contacto com as lagartas. Deve ainda impedir-se o acesso dos animais a pinhais, jardins ou bosques, onde existam pinheiros ou cedros. Se vir as lagartas, não deixe que crianças ou animais lhes toquem.

Pode proceder à remoção de ninhos, sem nunca descuidar os cuidados básicos e ter sempre presentes, desde logo a sua saúde e a sua segurança. Para o efeito, deve garantir que protege bem o corpo através da utilização de equipamento adequado (fato e luvas) e o rosto, deviamente protegido com óculos e máscara.

Torneio convívio de Rugby decorre em Elvas (c/fotos e vídeo)

O Rugby Clube de Elvas (RCE) organizou este sábado, 19 de fevereiro, um torneio convívio, nos escalões de sub-16 e sub-19, no Estádio Municipal de Atletismo.

Neste torneio participaram mais dois clubes: Colégio St. Julian’s Rugby, de Carcavelos e Rugby Clube de Loulé, num total de cerca de cem atletas.

Nuno Carvalho, diretor de equipa no Rugby Clube de Elvas explica que este torneio serve, sobretudo, “para que os atletas possam praticar a modalidade, uma vez que, este ano, não há campeonato, devido à pandemia”, considerando os torneios “fundamentais para manter a motivação dos atletas”.

Já um dos treinadores dos escalões sub-16 e sub-19, no Rugby Clube de Elvas, Francisco Picão Abreu, refere que, “o torneio está a correr bem”, apesar de ter havido “um imprevisto”, uma vez que as outras duas equipas que iriam participar, não puderam comparecer devido à Covid-19. O treinador do RCE revela que estes torneios são “especialmente importantes, numa altura em que fases do campeonato são canceladas, em virtude da pandemia, e para nós é muito complicado ter os atletas a treinar sem ter a motivação e desafio dos jogos, daí promovermos estes torneios, para que possam testar aquilo que trabalhamos ao alongo da semana”.

Falámos também com o Ricardo Castro, treinador da equipa do Colégio St. Julian’s, que esta é uma “forma de implementar a modalidade para equipas que ainda não estão no topo, mas que aspiram lá chegar”.

Já Filipe Otão, treinador do Clube de Loulé garante que este “é um torneio muito relevante para manter os atletas ativos e ligados ao Rugby, e em Elvas somos sempre bem recebidos”. Filipe Otão considera que esta uma modalidade em expansão, mas não tanto quanto gostaria, porque a seu ver “podia haver outra organização e outro tipo de apoios”, no entanto continua a tentar “cativar os atletas, o que não é fácil, mas temos conseguido”.

Torneio de convívio de Rugby que juntou três equipas da modalidade este sábado, no Estádio de Atletismo de Elvas.

 

Músico de Montemor admitido na Orquestra Gulbenkian

O músico Thierry Redondo, da Banda Filarmónica Simão da Veiga da Casa do Povo de Lavre, no concelho de Montemor-o-Novo, é o vencedor do concurso de admissão para Trombone Baixo na Orquestra Gulbenkian. Esta é uma orquestra portuguesa sediada em Lisboa, fundada em 1962, pela Fundação Calouste Gulbenkian, sendo uma das mais conceituadas do país.

O jovem músico, de 27 anos, explica que esta “foi uma audição para o lugar de solista B, de trombone baixo”, para integrar o naipe de trombones da Orquestra Gulbenkian. “Foi um sonho tornado realidade, porque para nós, músicos portugueses, como temos tão poucas orquestras em Portugal e temos tão bom nível, chegar até aqui é o reconhecimento do trabalho enquanto músico profissional”, garante o músico.

Thierry Redondo está na Alemanha há cinco anos. “Mas sempre foi um objetivo de vida, quando um dia essa posição abrisse (de solista B, de trombone baixo), eu teria de concorrer”, confessa. O músico passou por três rondas de audição, onde foi ouvido por um numeroso e aclamado júri, chegando até à final, que acabou por vencer.

O músico, que começou a estudar trombone na Banda Filarmónica Simão da Veiga da Casa do Povo de Lavre, “com aproximadamente nove anos” começou por “ter aulas de solfejo” e, uns meses depois, pôde escolher um instrumento. A escolha recaiu sobre o trombone, surgindo assim esta paixão. Mais tarde, em 2011/2012, teve a oportunidade de prestar provas para ingressar na Escola Profissional Metropolitana de Lisboa, com o professor Reinaldo Guerreiro, tendo terminado e feito provas, novamente, “para a universidade, também na Metropolitana, na Academia Nacional Superior de Orquestra”, onde concluiu a “licenciatura, também com o professor Reinaldo Guerreiro”.

Após terminar a licenciatura, “com muitos apoios da família e amigos”, Thierry Redondo decidiu sair do país para prosseguir os estudos, “para fazer mestrado fora de Portugal e também para alargar horizontes, conhecer outras pessoas, outras técnicas da música”.

Thierry acabou por entrar, em mestrado, em 2017, na Hochschule für Musik und Theater “Felix Mendelssohn Bartoldy”, em Leipzig, na Alemanha, sob orientação do professor Thomas Leyendecker, trombonista baixo da Orquestra Filarmónica de Berlim. No entanto, o músico revela que acabou por não concluir o mestrado: “após dois anos fiz uma audição para a Staatskapelle, de Berlim, que foi considerada uma das melhores óperas do ano de 2018, com direção de orquestra de Daniel Barenboim, ingressando nesse ano”. Quanto à experiência enquanto academista da orquestra Staatskapelle, de Berlim, o músico explica que foi um grande impulso enquanto músico.

Assim que surge a oportunidade de entrar na Orquestra Gulbenkian, Thierry Redondo confessa que “o objetivo foi dar tudo”: “quis dar o meu melhor, para tentar conseguir juntar-me a esta orquestra fantástica e tive a sorte, o trabalho e o apoio de muita gente”.

Nestes últimos cinco anos, Thierry Redondo tem estado em Berlim, “a trabalhar com variadas orquestras”, todas elas de renome e aclamadas mundialmente, “com diversos maestros e grandes músicos”. No que toca a planos para o futuro, está preparado para começar uma nova etapa, com a Orquestra Gulbenkian. “É uma orquestra que está, atualmente, muito jovem”, uma vez que estão a abrir vagas para diversos lugares, algo que não acontecia há 40 anos.

Para o músico “é um prazer imenso poder fazer parte desta orquestra e tentar levar a música erudita a um nível mais alto possível e tentar chegar o mais perto possível do público, tentar trazer um pouco mais de cultura ao nosso país”, deixando ainda o convite e desejos para que, cada vez mais, os portugueses se interessem por este lado da música em Portugal.

Thierry Redondo prepara-se agora para começar a trabalhar na Orquestra da Gulbenkian.

Borba regulamenta o apoio ao associativismo desportivo

O Município de Borba encontra-se, neste momento, a elaborar um novo Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo. Assim, durante os próximos 15 dias (até dia 8 de março), as associações podem constituir-se como interessadas no procedimento de elaboração do regulamento e apresentar os seus contributos mediante apresentação de requerimento. Estes requerimentos estão disponíveis no Serviço de Desporto, Educação e Juventude do Município de Borba.

Findo este prazo, a Comissão de Análise vai promover reuniões individuais com todas as associações interessadas. Vai ser ainda promovido um momento de reflexão e discussão coletivo, com a presença de todas as associações interessadas. O Município estima que todo este processo esteja concluído no final de abril.

 

Tamborada abre festividades de Carnaval em Badajoz este sábado

O Carnaval em Badajoz, recentemente classificado como festa de interesse turístico internacional, vai viver-se de 25 de fevereiro a 1 de março. No entanto as festividades têm início já hoje, sábado, 19 de fevereiro, com a Tamborada que vai decorrer nos pavilhões da IFEBA, a partir das 20 horas.

Apesar de algumas restrições, tendo em conta a situação pandémica, os desfiles contarão com mais de 3.700 participantes, 45 comparsas de adultos, 31 de crianças, 11 grupos mais pequenos e 27 carros alegóricos.

O alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera adianta quais as medidas tomadas para este Carnaval, destacando o entusiasmo e a vontade que existiam de retomar esta festa tão característica da cidade pacense. “Este será um Carnaval diferente, vamos tentar potenciar várias zonas, para que as pessoas possam ter mais espaço para sair, e tomaremos medidas especiais para que os bares sejam na rua, para que as pessoas não tenham que entrar no seu interior, e tínhamos muita vontade de retomar esta que é a festa mais característica da cidade, que para além disso foi considerada, recentemente, de interesse turístico internacional, pelo que estamos ao nível de grandes carnavais como de Cadiz, Tenerife, Colónia ou Nothing Hill”, refere o alcaide.

Ignacio Gragera afirma que neste momento a situação pandémica, na cidade, está controlada e não há pressão hospitalar, o que permite assim retomar o desenvolvimento de algumas atividades. “A incidência subiu muito rápido, mas também desceu muito rápido, e a verdade é que com esta nova variante, a Omicron, a pressão hospitalar não foi afetada, pelo que razoavelmente, vamos mantendo algumas medidas e estamos conscientes que a situação é muito melhor, o que nos permite fazer certas atividades”.

Festividades de Carnaval, em Badajoz que têm início hoje com a Tamborada, na IFEBA, às 20 horas. O desfile das crianças realiza-se na próxima sexta-feira, dia 25. Já dois dias depois acontece o momento alto do evento e cabe à comparsa de Olivença “Donde Vamos La Liamos” abrir o desfile de dia 27.

Campo Maior regista mais 17 casos de Covid-19

Campo Maior regista este sábado, 19 de fevereiro, mais 17 casos de Covid-19.

Sem recuperações, nas últimas 24 horas, no concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 106 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 2.286 casos de Covid-19, 14 óbitos e 2.166 recuperações.

Ouguela destacada como uma das 12 aldeias secretas a visitar

A aldeia de Ouguela, no concelho de Campo Maior, surge em sexto lugar, num artigo da Vortex Magazine, que destaca 12 aldeias quase secretas, para visitar em Portugal.

Segundo o artigo, estas aldeias “são autênticas guardiãs a história, dos costumes e das tradições dos nossos antepassados. É nelas que ainda se mantém viva a vontade de preservar aquilo que Portugal tem de mais valioso e de mais genuíno: as suas gentes e os seus hábitos. E embora estejam cada vez mais ao abandono… vão resistindo como podem”.

Para além de Ouguela, este artigo destaca também a seguintes aldeias: Alvoco da Serra, no concelho de Seia; Brotas, no concelho de Mora; São Xisto, em São João da Pesqueira; Branda da Aveleira, no Parque Natural da Peneda Gerês; Candal, na Serra da Lousã, Veiros, no concelho de Estremoz; Lapa dos Dinheiros, no concelho de Seia; Alcaide, no concelho do Fundão; Lamas de Olo, no concelho de Vila Real; Alte, em Loulé; e Querença, em Pedralva, no Algarve.

Confirmada a presença do lobo ibérico na vizinha Estremadura

A 29 de julho do ano passado, em Villanueva de la Vera, no nordeste da província de Cáceres, na região espanhola viinha da Estremadura, a equipa técnica da Direção Geral de Sustentabilidade recolheu uma mostra fresca de excrementos, dentro do enquadramento das amostras sistemáticas que estão a ser realizadas para detetar a presença do lobo ibérico, no âmbito da aplicação da Estratégia do Lobo do Estado e dos censos nacionais.

Esta mostra, que foi recolhida numa área bastante aberta com nascentes próximas, foi enviada para análise genética à Universidade do Porto, que é membro do Centro Europeu de Investigação de Excelência Cibio-Biópolis, com o qual existe um acordo para o desenvolvimento destas ações do Projeto Interreg Biotrans.

O resultado da análise confirma que pertence a uma fêmea reprodutiva. O haplótipo genético corresponde a uma espécie de lobo do centro/norte de Espanha que, note-se, é diferente da portuguesa. Este facto foi comunicado ao Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico para a sua inclusão no inventário da biodiversidade.

Desde a confirmação desta análise genética, esta semana já se intensificaram as buscas, naquela área e arredores, para verificar ou descartar a presença do lobo, uma vez que não existiram outros indícios que comprovam a sua presença, não havendo, atualmente, evidências de que seja estável.

De acordo com a “Junta de Extremadura”, vai ser realizada uma reunião com o ministério, para coordenar os passos a seguir, para posteriormente serem adotados mecanismos de colaboração com departamentos da própria Administração da Estremadura e outras entidades e organismos externos, que possam ser afetados pela candidatura da atual Estratégia para a conservação e gestão do lobo, em Espanha, que data de 2005, quando não havia registo de fêmeas reprodutoras na Estremadura.

Na Extremadura não existe plano de recuperação do lobo, onde é uma espécie protegida. A porta está aberta para a elaborar, como resultado dessa nova presença do lobo, na região e deve estar, de qualquer forma, alinhada com o que é aprovado em nível estatal.

O Ministério da Transição Ecológica e Sustentabilidade garante o fluxo de informações com os setores envolvidos, para acordar as medidas consideradas necessárias, para a conservação e gestão desta espécie, caso se confirme sua presença na região.

Acesso às urgências do Hospital de Portalegre feito por uma via paralela devido a obras

As obras de remodelação do Serviço de Imunohemoterapia do Hospital Doutor José Maria Grande de Portalegre têm início na próxima segunda-feira, 21 de fevereiro.

Para tal, será necessária a instalação do Estaleiro que ocupará a via de acesso ao Serviço de Urgência, no seu atual trajeto.

O acesso ao Hospital continuará a fazer-se, como atualmente, já o acesso ao Serviço de Urgência (SU) será corrigido, em função da instalação do Estaleiro, passando a fazer-se pela via paralela à atual, com viragem à direita e entrada no SU, no mesmo sentido que se usa atualmente.

A saída do Hospital continuará a fazer-se normalmente.

Pode ver o novo circuito, para aceder ao serviço de urgência, no mapa abaixo:

E-Redes oferece viatura aos Bombeiros de Arronches na segunda-feira

A cerimónia de doação de uma viatura, por parte da empresa E- Redes, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches tem lugar na segunda-feira, 21 de fevereiro, às 10.30 horas, no quartel da Associação.

Trata-se de um veículo todo-o-terreno, usado, e, após a necessária transformação, irá suprir uma lacuna existente no Corpo de Bombeiros ao nível das viaturas ligeiras de apoio ao combate a incêndios.

A Direção da Associação agradece, “reconhecidamente à empresa e-Redes este gesto altruísta e de grande responsabilidade social”.

A cerimónia contará com a presença de membros do Conselho de Administração da e-Redes, do presidente da Câmara Municipal de Arronches e presidente da Direção da AHBV de Arronches, do Comandante do Corpo de Bombeiros de Arronches, bem como membros dos órgãos sociais da Associação e do Corpo de Bombeiros.

Campos da Estremadura estão no limite devido à seca

Foto ilustrativa

O campo, na Estremadura Espanhola, e à semelhança do que acontece no Alentejo e em Portugal, continua sem ver chuva, e a Agência Meteorológica não prevê qualquer precipitação abundante na região, pelo menos nos próximos dias.

Consequentemente, se a situação de seca que a Estremadura vive, continua prolongar-se, daqui a duas semanas, a produção de culturas como tomate, arroz ou milho poderá ser seriamente reduzida. É o que afirmam as organizações agrárias ao El Periodico Extremadura, que concordam exigir que as administrações públicas implementem medidas urgentes para tentar aliviar uma situação que hoje é “insustentável”.

O porta-voz do governo regional, Juan Antonio González, adiantou ontem, que os ministros da Agricultura de Espanha e Portugal vão realizar na próxima segunda-feira um encontro com responsáveis ​​europeus para reclamar fundos comunitários para ajudar a mitigar os efeitos da falta de água. Na conferência de imprensa após o Conselho do BCE, González transmitiu “o compromisso” do Executivo com o sector agropecuário, uma vez que é “fundamental” no Produto Interno Bruto (PIB) da Estremadura.

O presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, sobre este assunto, sublinhou que o setor agroalimentar da Extremadura representa “uma parte importante da nossa economia e do nosso modo de vida, que temos de defender”.

Por outro lado, as organizações agrárias manifestam a sua preocupação com a situação nos campos da Estremadura, uma vez que não podem esperar mais, para que sejam tomadas medidas a este respeito. “As culturas de sequeiro e as pastagens estão no limite, se não chover em 15 dias podem perder-se”, lamenta o presidente da Asaja Extremadura, Ángel García. “A situação é catastrófica e esperamos que o Conselho de Ministros tome uma decisão em breve. Isso pode ser amenizado com medidas de natureza fiscal ou auxílio direto aos agricultores, autorizadas pela União Europeia e pelo Governo”.

Já o presidente da Apag Extremadura, Juan Metidieri, concorda que a situação é “muito complicada”. “A alimentação, nas nossas pastagens, para o gado é praticamente inexistente e tem de ser complementada com ração”. A isto junta-se o facto de as albufeiras da Extremadura estarem a 38,12% da sua capacidade total. “Não temos qualquer tipo de resposta das Administrações quando o que pedimos é certeza”.

“Precisamos de um plano de choque, do ponto de vista económico, com medidas urgentes”, afirma o secretário de Agricultura da UPA-UCE Extremadura, José Cruz. “Muitas famílias estão a ser afetadas e a situação é muito preocupante, não só na agricultura e pecuária, mas também para as empresas auxiliares que complementam essas atividades”, afirma. “As pastagens para o gado estão a ser consumidas e as culturas irrigadas precisam de muita água”, diz Cruz, que acrescenta que a seca pode ter consequências negativas “na economia da Extremadura como um todo”.

As organizações agrárias exigiram, ontem, que o seguro de compensação de pastagens mostre a realidade que vive o campo da Estremadura, perante a pior seca, dos últimos 25 anos, e que não está refletido nas últimas leituras publicadas pela Agroseguro. Metidieri assegurou ontem que este seguro está “condenado a desaparecer” por se tratar de um “golpe e engano” aos agricultores, para o qual solicita o parecer de peritos, no terreno, e não por satélite como se faz atualmente.

Para tornar clara esta reclamação pública, os agricultores da região estiveram ontem em frente às instalações da Agroseguro, na Estremadura, em Cáceres, com um cartaz que dizia: “Agroseguro, sinto-me enganado”.

Euromilhões com jackpot de 40 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 40 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 349 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro. O terceiro prémio, de 32 mil euros saiu cinco apostadores, também fora do território nacional.

O quarto prémio de 1.640 euros saiu a 31 apostadores, um dos quais com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 25 – 38 – 41 – 43 – 50 e pelas estrelas 06 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Polidesportivo da Expectação tem balizas insufláveis para crianças

Um pequeno campo de futsal para crianças, será inaugurado assim que a pandemia o permita, no polidesportivo da Expectação, em Campo Maior.

Para Hugo Milton, presidente da Junta de Freguesia da Expectação, a Covid-19 tem vindo a atrasar “muitos eventos que há em agenda, adiantando que este campo que conta “com balizas insufláveis que os mais novos possam levar os seus amigos, por exemplo, numa festa de aniversário, e usufruir daquele espaço, está para inaugurar, considerando que esta foi “uma boa iniciativa que o anterior executivo iniciou” e que a sua equipa finalizou.

A Junta de freguesia irá também proceder “à substituição da rede envolvente ao polidesportivo, mas ainda irá levar alguns meses”, e que, todo o polidesportivo foi pintado, inclusive “o pequeno anexo que pertence à Associação de Caça e Pesca, e com a pintura foram mudados também os toldos, o que acaba por fazer sombra, pelo que a zona envolvente, tem, agora, outro aspeto”, revela.

Campo de futsal para crianças está disponível no Polidesportivo da Expectação, em Campo Maior, e será inaugurando quando a pandemia o permita.

Motoclube de Elvas: o desejado regresso à normalidade nos festejos do 30º aniversário

O Motoclube Alentejano de Elvas comemora este sábado, 19 de fevereiro, o seu 30º aniversário, numa altura em que a coletividade, devido à pandemia, não tem enfrentado tempos fáceis.

As próprias comemorações deste aniversário, revela o relações-públicas do Motoclube, Luís Rosário (na imagem), estiveram em causa, até há cerca de três semanas.

Os dois últimos anos foram “os mais complicados da história” desta casa, que tem proporcionado noites de grandes festas a quem a visita, sobretudo pelo encerramento a que foram obrigados, durante largos meses.

Agora, espera Luís Rosário, com o alívio das restrições, ao nível dos bares e discotecas, que a normalidade, antes da pandemia, possa estar de regresso. “Com as medidas que estavam a ser impostas, sabemos que é difícil. A apresentação de teste, teste feito com 24 horas, certificado de vacinação, isto afasta as pessoas deste tipo de espaços”, recorda.

Quanto à festa de aniversário, que é privada, reunirá, sobretudo, amigos e colaboradores. Conta com jantar, cerimónia de entrega de lembranças, bolo de aniversário e música com banda ao vivo e DJ pela noite dentro.