Cuidados com a lagarta-do-pinheiro

A Câmara Municipal de Municipal de Montemor-o-Novo, enquanto entidade pública, não pode proceder à eliminação da lagarta em propriedade privada. No entanto, presta apoio técnico. Por isso, aconselha que caso encontre ninhos ou uma “procissão de lagartas”, em espaço público, a não se aproximar. Informe o Serviço de Ambiente da Câmara Municipal, através do telefone 266 898 100 ou através do email ambiente@cm-montemornovo.pt .

Até abril/maio, as lagartas abandonam os ninhos em direção ao solo. Nesta fase, para se defenderem dos predadores, desenvolvem pelos urticantes, que cobrem a totalidade do corpo. Estes pelos, cujo efeito tóxico produz inchaço, irritação e por vezes dificuldade respiratória, representam um risco para a saúde pública humana e animal. Durante este tempo, deve impedir-se que as crianças, curiosas por natureza, tenham  contacto com as lagartas. Deve ainda impedir-se o acesso dos animais a pinhais, jardins ou bosques, onde existam pinheiros ou cedros. Se vir as lagartas, não deixe que crianças ou animais lhes toquem.

Pode proceder à remoção de ninhos, sem nunca descuidar os cuidados básicos e ter sempre presentes, desde logo a sua saúde e a sua segurança. Para o efeito, deve garantir que protege bem o corpo através da utilização de equipamento adequado (fato e luvas) e o rosto, deviamente protegido com óculos e máscara.